Problemas de Internet são uma constante na grande maioria das casas nos dias que correm. A Mercusys pretende preencher um lugar no mercado com equipamentos mais acessíveis, mas igualmente capazes de realizar todas as funções necessárias para resolver este tipo de problemas e outros.
Com o Halo H50G, a empresa coloca no mercado um sistema mesh completo, com uma cobertura bastante generosa e com um preço muito mais competitivo quando comparado com outros equipamentos com características semelhantes.
Nos últimos tempos tivemos a oportunidade de conhecer a marca e testar o pack de 3 unidades do Halo H50G. Deixamos-lhe aqui a nossa opinião sobre aquele que poderá ser o melhor sistema mesh em termos de preço/qualidade aos dias de hoje.
Três cubos e pouco mais, é o Halo H50G
Tratando-se de uma marca com equipamentos mais acessíveis, podemos perceber logo essa característica pela caixa e o seu conteúdo.
A embalagem do pack de 3 que recebemos é muito mais contida que o que estamos habituados neste tipo de aparelhos, com apenas três cubos muito leves no interior, um cabo de rede RJ 45 e três adaptadores bastante simples também.
Os cubos, que na verdade são os Halo H50G, tratam-se de equipamentos de facto pequenos, com dimensões de 88 x 88 x 88 mm, totalmente brancos com a exceção da base que é cinza escura. Desta forma, têm um design simples que pode ser integrado na maioria das decorações sem chamar muito a atenção.
O sistema Halo H50G conta com uma luz em cada equipamento, um pequeno LED na parte frontal, que vai mudando de cor consoante o seu estado, ficando branco quando se encontra a funcionar sem problemas.
Características do equipamento
O Halo H50G é bastante completo apesar do aspeto frágil e o preço reduzido. Conta com padrões wireless IEEE 802.11 a/n/ac 5 GHz, IEEE 802.11 b/g/n 2.4 GHz e consegue atingir os 1300 Mbps na rede de 5 GHz e 600 Mbps na rede de 2.4 GHz.
O sistema mesh em questão pode ser configurado como router e como access point, dependendo da necessidade de cada utilizador.
Cada um dos Halo H50G conta ainda com três portas Gigabit de forma a poder ligar mais equipamentos através de cabo de rede caso exista essa necessidade. Em termos de equipamentos ligados em simultâneo, a Mercusys promete que é possível ligar mais de 100 dispositivos em simultâneo.
O pack de 3 Halo H50G consegue oferecer uma cobertura de até 550 m2, enquanto o pack de 2 consegue alcançar “apenas” os 350 m2.
Tratando-se de um equipamento com capacidades mesh permite que se desloque pela casa sem problemas de ligação, uma vez que os equipamentos vão mudando o ponto e acesso consoante a força de sinal sem que exista a necessidade de cortar a ligação para criar uma nova ligação a outro ponto.
Configuração inicial e aplicação Mercusys
A configuração inicial do Halo H50G é muito simples e intuitiva. Tudo acontece dentro da aplicação Mercusys (disponível para Android e iOS) e, após a criação de conta, é só começar a configurar a rede.
É necessário ligar um unidade como sendo a principal de todo o sistema mesh que vamos criar e seguindo os passos da aplicação não deve demorar nem 5 minutos até concluir o processo.
Após a instalação do primeiro, os restantes são ainda mais rápidos, demorando talvez mais tempo cada unidade a ligar e ficar pronta para ser configurada do que depois a configuração em si e a ligação à rede.
Após a criação da rede pretendida ficamos com o controlo de todos os Halo H50G na ponta dos dedos e podemos aceder aos diversos equipamentos ligados à rede, de forma individual, de forma a gerir cada um como prioritário, como equipamento normal ou como dispositivo com restrições.
Com o Controlo Parental presente na aplicação, é possível criar diferentes perfis para cada membro da família e aplicar diferentes regras de utilização a cada pessoa. Além disso pode ainda aplicar filtros específicos com base na idade de cada membro que se vai ligar à rede assim como colocar em pausa a ligação dos equipamentos ou impor limites de tempo a cada um.
Sempre que um novo dispositivo se liga à rede, o utilizador vai receber uma notificação com esse alerta para que possa estar sempre atento a quem está a usar a rede de sua casa. O Halo H50G permite ainda criar uma rede de convidados para que não tenha de partilhar a rede principal com ninguém do exterior.
Capacidades do Halo H50G
O Halo H50G conseguiu surpreender-nos durante os testes devido à capacidade que mostrou em manter uma ligação estável para todos os equipamentos da casa além de ter sido capaz de resolver um grande problema de cobertura existente.
Tratando-se de uma casa com mais que um piso, existe um escritório no piso abaixo da casa onde o sinal de Internet emitido pelo router da operadora não chega nem perto de ser detetado pela grande maioria dos equipamentos. O mesmo problema era sentido com o recurso a repetidores de sinal mais simples uma vez que não era possível a ligação no ponto intermédio dos dois andares.
Um sistema baseado apenas na ligação através de power line também não era uma opção viável uma vez que o escritório em questão se encontra ligado a um quadro elétrico diferente. Até ao momento, a única solução que havia resolvido o problema passava sempre por sistemas mesh de gamas altas (por exemplo o já testado por nós, Deco X90 ou o Deco X60).
Foi então que a Mercusys nos conseguiu surpreender ao conseguir criar uma ligação estável neste escritório e ainda conseguir oferecer velocidades que não desiludem com um sinal muito baixo no que diz respeito à ligação criada como é possível ver na imagem acima.
Conclusões finais
Não temos muito a apontar ao Halo H50G. Ao início pareceu-nos um equipamento fraco, devido à sua construção, mas de facto é apenas uma questão de toque ao pegar no equipamento.
São três cubos extremamente leves e com um plástico comum, o que não transmite a maior segurança ao primeiro toque. No entanto, após a configuração da rede, a opinião muda numa questão de segundos.
Durante o tempo que estivemos a testar estes três cubos, nunca houve um único problema com a ligação à rede, nem em termos de velocidade nem em termos de falhas de ligação à rede, algo que costuma ser comum todas as noites quando contamos apenas com o router da operadora.
Além disso, a cobertura de até 550 m2 com o pack de 3 foi mais que suficiente para preencher a casa inteira e deixamos de ter qualquer ponto sem ligação à rede nos dois andares da habitação.
Os diversos equipamentos ligados contam sempre com transmissões de streaming em 4K, alguns equipamentos IoT, os smartphones de todas as pessoas da casa e nunca houve uma única falha com algum dos dispositivos ligados.
Com o design simples, pequeno e minimalista, é fácil encaixar os diversos Halo H50G em pontos estratégicos da casa sem destoar da decoração e sem chamar demasiado a atenção como outros modelos existentes no mercado que se mostram muito grande para estarem à vista.
O facto de cada Halo H50G contar com três portas de ligação à rede é um fator positivo pois, em alguns casos, pode haver a necessidade de ligar mais que um equipamento por cabo, oferecendo assim essa hipótese aos utilizadores.
O preço do Halo H50G é, sem sombra de dúvidas, muito positivo e permite a que quase qualquer pessoa consiga ter acesso a uma solução mesh em casa sem dispensar grandes quantias.
O Halo H50G pode ser adquirido em packs de 3 cubos por um PVPR de 119.99€ e em packs de 2 cubos por um PVPR de 79.99€.
Agradecemos à Mercusys por nos disponibilizar o Halo H50G para testarmos.
Excelente avaliação técnica.
Só estou em dúvida se é possível ligar os H50G, através de cabo ethernet pela própria porta RJ45, para locais onde o sinal WI-FI do roteador primário não alcança.
Ainda estou avaliando este modelo ou TP-Link S7.
Obrigado.
Olá, Alex
Obrigado pelo comentário. Quanto à tua dúvida, sim, pode ser ligado diretamente com o cabo RJ45, no entanto, acredito que não seja necessário tal solução dado o alcance que estes pequenos cubos conseguiram demonstrar.
Entre o TP-Link e este não tens muitas diferenças, até porque a base de funcionamento é a mesma 😄