Análise OPPO Find N2 Flip – Um dobrável pronto a conquistar o seu espaço no mercado

O mercado dos smartphones está a evoluir rapidamente. Se por um lado existe uma grande aposta na melhoria da capacidade fotográfica, algumas marcas têm também tentado explorar a versatilidade dos smartphones dobráveis.

Depois de lançar a primeira geração exclusivamente na China, a OPPO apostou em expandir o alcance dos seus modelos ao lançar o seu primeiro dobrável no mercado europeu este ano, o OPPO Find N2 Flip.

Nas últimas semanas, tivemos oportunidade de testar este equipamento e partilhamos agora nesta análise a nossa opinião.

oppo find n2 flip - review
Publicidade

OPPO Find N2 Flip Review –

A OPPO tem realizado um grande investimento no mercado europeu para ganhar notoriedade e conquistar uma quota significativa.

Depois de se tornar uma das marcas mais apetecíveis na gama média e lançar modelos de relevo na gama alta, decidiu trazer para o mercado europeu o seu primeiro dobrável.

O OPPO Find N2 Flip oferece uma experiência “em concha” que permite tornar o smartphone mais compacto para transportar ou arrumar.

oppo find n2 flip - review

Para garantir a qualidade da “dobra”, a marca chinesa desenvolveu um novo sistema de dobradiça, a Flexion Hinge, que oferece uma durabilidade superior aos restantes modelos do mercado e que reduz o efeito de vinco na zona de dobra.

Uma vez que este equipamento é para usar fechado, a OPPO apostou num ecrã de 3.6″, o maior do segmento até ao momento, onde é possível ver notificações, aceder a widgets ou alterar as definições rápidas deste dispositivo.

oppo find n2 flip - review

No interior, encontrarmos um ecrã LTPO AMOLED de 6.8″, com resolução FullHD+, taxa de atualização de 120 Hz adaptativo e 240 Hz de taxa de toque.

oppo find n2 flip - review

O processador é o Mediatek Dimensity 9000+, acompanhado por 8 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Para fotografia, encontramos um conjunto de câmaras com cunho Hasselblad com sensor principal de 50 MP (f/1.8; FOV 86°) e apoiada por uma câmara ultra grande angular de 8 MP (f/2.2; FOV 112°). A câmara frontal é de 32 MP (f/2.4; FOV 90°).

oppo find n2 flip - review

Já a bateria incluída no OPPO Find N2 Flip é de 4300 mAh com carregamento rápido SUPERVOOC a 44W, mas sem carregamento sem fios.

Em termos de conectividade, traz suporte a WLAN 2.4GHz, 5.1GHz, 5.8GHz, Bluetooth v5.3, NFC e USB-C.

Em termos de preço, o OPPO Find N2 Flip pode ser adquirido por 1099€.

Na caixa

  • OPPO Find N2 Flip
  • Carregador
  • Cabo USB
  • Manuais e ferramenta de ejetar cartão
  • Capa de proteção
  • Adaptador USB-C para USB-A
oppo find n2 flip - review

Design e construção

O OPPO Find N2 Flip é um smartphone elegante, com boa construção e confortável utilizar na mão, embora sem capa o equipamento escorregue um pouco.

oppo find n2 flip - review

Quando aberto, este equipamento apresenta um ecrã LTPO AMOLED de 6.8″ com resolução FullHD+, taxa de atualização de 120 Hz adaptativo e 240 Hz de taxa de toque que ocupa 88% da parte frontal.

A câmara frontal surge num recorte no ecrã e, logo acima, encontramos uma das colunas.

oppo find n2 flip - review

Na parte traseira encontramos as 2 câmaras colocadas na parte superior, com saliência, e um ecrã de 3.6″ para aceder rapidamente a alguns conteúdos e notificações.

oppo find n2 flip - review

Ao fechar, o OPPO Find N2 Flip apresenta um tamanho não muito grande e que se utiliza bem no bolso das calças.

oppo find n2 flip - review

Na lateral esquerda não encontramos nada, enquanto na parte direito encontramos o botão de ligar/desligar com sensor de impressões digitais e os botões de controlo do som.

Em cima, estão posicionados os microfones, enquanto, na inferior, encontramos a coluna, o conector USB-C, microfones e o slot para DualSIM.

Ecrã para aceder a conteúdo quando fechado

Ao fechar o OPPO Find N2 Flip, encontramos um ecrã de pequenas dimensões que ajuda a realizar algumas tarefas mais simples.

oppo find n2 flip - review

Em vez de estar sempre a desdobrar para ver notificações, tirar uma foto ou alterar uma definição rápida, basta carregar no ecrã e navegar pelas opções oferecidos.

Ao fazer slide de cima para baixo acedemos às definições, de baixo para cima às notificações e, para os lados, aos vários widgets.

oppo find n2 flip - review

Além de ler e responder a notificações com respostas pré-definidas, é ainda possível tirar fotos, cronometrar, controlar a música e earbuds, ver a meteorologia ou outras opções.

oppo find n2 flip - review

Além de ajudar com o smartphone dobrado, permite ainda ser utilizado quando o OPPO Find N2 Flip se encontra todo desdobrado, uma vez que o utilizador pode optar por projetar qualquer aplicação ou janela neste ecrã ou ainda mostrar o ângulo da foto quando estamos a tirar um retrato a outra pessoa.

oppo find n2 flip - review

Ecrã interior com dobra disfarçada

Uma das grandes dúvidas neste tipo de equipamento são as dobras do ecrã.

No caso do OPPO Find N2 flip, esta foi bastante trabalhada e já não apresenta o vinco característico deste modelo.

oppo find n2 flip - review

Embora seja possível identificar a olho onde a dobra é realizada (zona mais esbranquiçada e ligeiro sentido ao toque), está bastante disfarçado e não perturba na utilização do equipamento.

oppo find n2 flip - review

Em termos de ecrã principal, o painel AMOLED LTPO de 6.8″ apresenta uma boa qualidade de imagem, com bom detalhe e cores, assim como excelentes ângulos de visão.

oppo find n2 flip - review

Dobrar em concha dá realmente jeito?

A grande dúvida sobre os dobráveis está no conceito. É realmente o flip algo que dá jeito e seja durável?

oppo find n2 flip - review

Durante a nossa utilização, o sistema de dobra funcionou sempre de forma perfeita e nunca se notou um sinal de fragilidade. Nesta análise é impossível perceber a resistência a anos de abertura e fecho deste sistema, mas a OPPO garante quatrocentos mil ciclos de abertura, um valor testado em laboratório e que é mais do dobro da solução idêntica da Samsung.

oppo find n2 flip - review

Já do lado da praticabilidade, o sentido é misto. Se por um lado se torna mais compacto e fácil de transportar, especialmente no caso das malas das senhoras, a verdade é que, no meu caso, o sistema flip não é tão prático.

Se em outros tempos os formatos concha funcionavam porque a utilização do equipamento era menos intensiva, durante a análise via-me a estar constantemente a ter de tirar o smartphone do bolso e a desdobrar (algo que recomendamos que seja sempre feito com as duas mãos), algo que se tornava maçador e pouco prático.

oppo find n2 flip - review

Embora o ecrã pequeno permitisse visualizar coisas rápidas, a verdade é acabava sempre por ter de abrir para dar respostas personalizadas que não estivessem incluídas nos modelos rápidos.

No entanto, não digo que este modelo não seja útil. Além da arrumação e transporte já mencionados, permite ainda tornar-se o próprio suporte, sendo facilmente aberto em modo tenda ou na lateral.

oppo find n2 flip - review

Além disso, com a tecnologia FlexForm, é possível adaptar algum conteúdo a esta dobra, como o caso da câmara, onde é possível dividir de forma automática a área de captação de imagens e os controlos de captação.

oppo find n2 flip - review

E como funcionam as capas para estes equipamentos?

De forma a garantir a proteção destes equipamentos, existem vários tipos de capas disponíveis que pode utilizar.

Junto com o OPPO Find N2 Flip está já incluída uma transparente que vem dividida em duas partes e que são encaixadas em cada uma das extremidades. As únicas zonas que ficam sem grande proteção são o ecrã secundário e a zona da dobra.

oppo find n2 flip - review

Já quanto ao ecrã principal, este leva uma política que se adapta à dobra, embora esteja também mais protegido uma vez que não está tão exposto ao embate e a ser riscado por outros objetos.

Desempenho

Para garantir o máximo desempenho, o OPPO Find N2 Flip conta com o processador Mediatek Dimensity 9000+.

Embora a marca chinesa não tenha ainda convencido todos os utilizadores da sua qualidade, pairando fantasmas sobre más experiências anteriores, a verdade é que o desempenho deste processador é impressionante.

oppo find n2 flip - review

Os resultados aproximam-se dos principais processadores da Qualcomm, mesmo que a custo mais baixo, e nunca sentimos nenhum tipo de travagem ou dificuldade em executar alguma aplicação ou jogo.

Em termos de benchmark, obtivemos estes valores:

  • Antutu Benchmark V9 – 678 821 pontos
    • CPU – 137046
    • GPU – 296925
    • MEM – 121193
    • UX – 123657
  • Geekbench 6
    • Single-core – 1114 pontos
    • Multi-core – 3245 pontos
oppo find n2 flip - review antutu

Câmara

Se por um lado o ecrã dobrável é um dos grandes destaques do OPPO Find N2 Flip, a câmara também não fica muito atrás.

Neste equipamento, a OPPO apostou num sensor principal Sony IMX890 de 1/1.56”, f/1.8, DOL-HDR e PDAF omni-direcional, conjugado com um sensor secundário de 8 MP com efeito ultra grande angular de 112º. A câmara frontal é de 32 MP. Para extrair o máximo de desempenho contam com a ajuda do processador de imagem MariSiliconX e da afinação da Hasselblad.

oppo find n2 flip - review

Em termos de desempenho, esta câmara mostrou-se à altura dos desafios quer de dia como de noite.

Com boa luz, as fotos ficam com excelente detalhe e pormenor e umas excelentes cores, mesmo que por vezes demasiado contrastadas, permitindo extrair toda a riqueza do plano que estamos a fotografar.

Em termos de amplitude, é possível captar imagens em grande angular (0.8x), modo normal (1x) ou zoom ótico (2x).

Tanto no modo normal como nos modos de retrato o reconhecimento das extremidades funcionou bem, sendo até possível definir qual a abertura de lente que pretendemos para determinada fotografia (de f/1.8 a f/4)

Infelizmente, detetamos que, num número residual de imagens, é possível verificar um efeito aguarela, algo que foi mais notória em algumas fotografias captadas com zoom ótico. No exemplo abaixo, é possível ver que a cara ficou com um efeito estranho que se assemelha a uma aguarela/cartoon.

oppo find n2 flip review - exemplo de foto -59

Passando às fotografias noturnas, aqui é onde o OPPO Find N2 Flip mais surpreendem. Existe uma boa captação das luzes e do fundo preto, algo que levámos ao limite ao fotografar as fortes luzes dos carrosséis das feiras populares.

Mesmo fotografando pessoas, é possível obter um bom desempenho na captação de imagens, sendo possível manter um bom nível de focagem e detalhe sem que o grão seja exagerado.

Em vídeo, os resultados foram também muito bons, com a câmara a conseguir uma boa estabilização, uma transição fluída e suave no zoom e bons detalhes quer de dia como de noite.

Autonomia

A autonomia do OPPO Find N2 foi também um ponto relevante. Foi muito raro o dia em que não cheguei ao final do dia com ainda alguma bateria, mostrando estar à altura, mesmo para utilizações um pouco mais exigentes.

Algo que contribui para este resultado é, sem dúvida, o ecrã pequeno, uma vez que para algumas tarefas basta ligar o ecrã mais pequeno para resolver o que pretendemos.

Para carregar, o OPPO Find N2 Flip utiliza um sistema de carregamento rápido de 44W que permite restituir o total da bateria num pouco menos de 1 hora. Infelizmente, não existe tecnologia de carregamento sem fios.

oppo find n2 flip - review

Em resumo…

O mercado dos smartphones dobráveis começa a crescer a bom ritmo quer em utilizadores como em opções.

A OPPO foi uma das últimas marcas a apresentar um destes equipamentos no mercado global e fê-lo com todo o mérito.

oppo find n2 flip - review

Além de uma dobradiça mais resistente e discreta, aliou ainda um ecrã secundário de maiores dimensões para o tornar ainda mais útil e completo e adicionou-lhe um conjunto de câmaras muito competente e uma bateria que promete fazer frente aos dias mais intensos.

oppo find n2 flip - review

Para quem procura um dobrável o OPPO Find N2 Flip é sem dúvida uma solução a ter em conta, sendo já capaz de ombrear com soluções da Samsung neste mercado.

oppo find n2 flip - review

O OPPO Find N2 Flip pode ser adquirido por 1099,99€ e está disponível nas principais lojas da especialidade e operadoras.

Compra recomendada Techbit 2023

O Techbit agradece à OPPO a cedência do OPPO Find N2 Flip para análise.

OPPO Find N2 Flip

1099.99€
9.1

Construção e design

9.5/10

Desempenho

9.0/10

Interface

8.5/10

Câmara

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Pros

  • Dobra bem disfarçada
  • Utilidade do ecrã secundário
  • Bom desempenho em fotografias noturnas

Contras

  • Falta carregamento sem fios
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory