Análise Philips S9000 – Agora também já se pode barbear com a ajuda da inteligência artificial

Uma das últimas novidades da Philips para a higiene pessoal foi uma máquina de barbear potenciada pela inteligência artificial para simplificar a tarefa do corte da barba.

Identificada como a máquina mais inteligente do mundo, quisemos testar para perceber se poderia realmente tornar-se numa boa ferramenta para esta tarefa corriqueira.

Fique a conhecer a nossa análise e opinião à Philips S9000, uma das mais avançadas e tecnológicas máquinas de barbear do mercado.

analise philips s9000
Publicidade

Philips S9000 Review – Um corte de barba suportado por inteligência artificial

Embora barbear possa parecer uma tarefa fácil e simples, nem sempre é fácil chegar a um corte perfeito que permita ter a pele lisa e suave em pouco tempo.

Essa é precisamente a proposta da Philips S9000, uma recém lançada máquina de barbear que foi apresentada recentemente com o título de “máquina de barbear mais inteligente do mundo”.

Para quem não conhece, este equipamento apresenta um elevado conforto ao dispor de uma série de ferramentas que ajudam a proteger a pele.

analise philips s9000

No topo, são utilizadas 72 lâminas duplas SteelPrecision, que permitem efetuar 150.000 ações de corte por minuto, que estão integradas na cabeça flexível que roda 360º para seguir os contornos do rosto.

A juntar a isso encontramos uma linha completa de funcionalidades inteligentes que ajudam a facilitar o corte da barba:

  • Revestimento Protective SkinGlide – Permite um deslize mais suave para proteção da pele
  • Sensor Pressure Guard – Oferece um indicador visual para que saiba qual a pressão perfeita que deve realizar no corte.
  • Sensor Power Adapt – Analisa a tua barba e deteta a sua densidade até 500 vezes por segundo, ajustando-se à mesma para um barbear sem esforço​
  • Sensor Motion Control – Um sensor que orienta para conseguir uma técnica de barbear aprimorada e com menos passagens

Pode ser usada para barbear tanto a seco como em áreas húmidas permitindo que se adapte ao local onde pretende cortar a barba, quer esteja no lavatório como na banheira.

analise philips s9000

Para um maior contacto com o utilizador, integra um ecrã OLED dinâmico que permite visualizar a bateria, acompanhar o SkinIQ, oferecer conselhos de limpeza entre outras mais funções.

Em termos de bateria, promete uma autonomia de 60 minutos que pode ser depois restabelecida por carregamento rápido de 5 minutos ou carregamento completo de 1 hora.

Conta ainda com um aparador de precisão no fim de forma a ser possível aparar patilhas ou algum detalhe mais pormenorizadamente.

A Philips S9000 pode ser já comprada em Portugal com valor a rondar os 319.99€.

Na caixa

  • Máquina de barbear Series 9000
  • Estojo de viagem
  • Manuais
  • Escova de limpeza
  • Suporte para a máquina
analise philips s9000

Design e qualidade de construção

A Philips S9000 apresenta uma excelente qualidade de construção com uma qualidade robusta e boa ergonomia e conforto na mão.

analise philips s9000

No topo, encontramos as lâminas duplas SteelPrecision que integram a tecnologia SkinIQ com sensores que irão apoiar as funcionalidades apoiadas por inteligência artificial.

analise philips s9000

Logo abaixo encontramos um pequeno botão que permite abrir o compartimento por baixo das lâminas para permitir uma correta limpeza da máquina.

analise philips s9000

Em volta da cabeça, foi colocado um LED que dá feedback visual durante o corte da barba.

analise philips s9000

No punho, localiza-se um botão para ligar/desligar a máquina, um ecrã OLED para apresentação de informação e um botão de interação logo abaixo.

analise philips s9000

Na base, está inserido o conector para carregamento que pode ligar diretamente ao carregador ou à base de carga incluída na caixa.

analise philips s9000

Por fim, na parte traseira está integrado um aparador de precisão.

analise philips s9000

A acompanhar a Philips S9000 vem uma bolsa de armazenamento e transporte em tecido com estrutura reforçada.

analise philips s9000

Tecnologia SkinIQ

Cortar a barba é algo que, para muitos, aparenta não ter ciência. No entanto, é algo que exige também alguns cuidados para não irritar a pele e permitir um corte eficiente e no menor tempo possível.

Uma das grandes vantagens da Philips S9000 é a integração da tecnologia SkinIQ que, através de sensores e inteligência artificial, permite educar o utilizador para a melhor técnica de corte de barba.

Para isso, utiliza 4 tecnologias distintas.

Revestimento Protective SkinGlide

O topo das lâminas é revestido por uma camada de proteção que permite um deslize mais suave de forma a proteger a pele.

analise philips s9000

Sensor Pressure Guard

A Philips S9000 utiliza sensores de pressão que reconhecem a força que o utilizador está a realizar no corte e indica, através de um indicador visual se está a fazer demasiado/pouca força ou se está no nível correto.

  • Se acende luz laranja está a ser exercida pouca pressão
  • Com luz azul/lilás está a ser aplicada demasiada pressão
  • Caso acenda a luz verde então a pressão aplicada é perfeita e indicada para a sua pele
analise philips s9000

Sensor Power Adapt

Além do sensor de pressão, integra também um outro sensor que analisa a densidade da barba, com uma frequência de 500 vezes por segundo, de forma a detetar o tamanho da barba em cada zona da sua cara e adaptar de forma constante a potência de corte.

analise philips s9000

Sensor Motion Control  

Por fim, conta com um último sensor, o Motion Control, que permite identificar a orientação de corte que está a realizar de forma a guiá-lo na melhor técnica para minimizar o número de passagens e, assim, cuidar melhor da sua pele.

Ecrã OLED

Para uma melhor interação com a máquina, a Philips S9000 inclui um ecrã OLED.

Neste painel é possível ter acesso rápido à percentagem de bateria restante, à pontuação de utilização da máquina com o SkinIQ, à função de ligar ou desligar a luz LED ou à configuração de integração com o smartphone.

App GroomTribe

Para complementar a experiência de corte com a Philips S9000, é possível instalar uma app de companhia que irá permitir interagir com esta máquina de barbear.

A app GroomTribe da Philips está disponível para Android e iOS e é bastante simples de utilizar e configurar.

Para sincronizar a máquina e a app, deve ter o bluetooth ligado no smartphone, iniciar o emparelhamento na aplicação e ter a Philips S9000 a funcionar e com a função de desbloquear ativa.

analise philips s9000

Após tudo configurado, pode começar a usufruir da integração com o seu smartphone.

No ecrã inicial pode encontrar um resumo da utilização da máquina com acesso à bateria restante e diversas estatísticas.

analise philips s9000

Ao carregar nos dados de bateria, tem acesso à percentagem restante, à autonomia prevista para esta capacidade restante e ao número de sessões de barbear que ainda será possível realizar (contabilizando cerca de 3 minutos por sessão).

analise philips s9000

No histórico de utilizações, consegue aceder aos gráficos de pressão, movimento e duração para analisar ao detalhe cada sessão de corte de barba, conseguindo saber quanto tempo durou e qual a percentagem de tempo com movimento e pressão correta.

Outro ponto interessante é a possibilidade de barbear com orientação, sendo possível aceder a um indicador de pressão e movimento para que saiba, em tempo real, qual a sua pontuação.

Por fim, é possível ainda visualizar os vídeos explicativos deste modelo e o início da limpeza da Philips S9000.

analise philips s9000

Qualidade de corte de barba

Embora pareça uma máquina de barbear tradicional, a Philips S9000 tem pequenos detalhes que fazem com que se destaque.

Ao barbear, desliza bastante bem pela cara, não se sentindo os pelos a serem puxados ou as lâminas a arranhar na cara, mesmo com o pelo um pouco maior.

analise philips s9000

Durante toda a operação a Philips S9000 vai indicando, através do LED, se estamos a aplicar a pressão correta, guiando-nos para atingir um corte perfeito. Na verdade, acaba por se tornar um jogo, uma vez que tentamos competir conosco para ter o máximo de período verde possível.

analise philips s9000

Caso não pretenda utilizar a luz, é algo que pode desligar.

A máquina faz também a monitorização da orientação de corte, indicando através da app se estamos a realizar o movimento certo ou não. Segundo a Philips devem-se fazer movimentos circulares para garantir que se apanham os vários pelos, uma vez que têm orientações diferentes.

analise philips s9000 45 Philips S9000

Em termos de corte, comecei por desafiar esta máquina ao corte de uma barba com mais de 10 dias para perceber como se comportava. Com a barba um pouco crescida, levou cerca de 20 minutos a finalizar o corte, mas realizou a tarefa com sucesso.

No entanto, a partir daí, e com barba com 2/3 dias, bastavam apenas 3 a 5 minutos para ter a barba pronta para mais um dia de trabalho.

analise philips s9000

O corte apresenta uma boa qualidade, ficando a cara lisa e sem grande irritação. Foram raras as vezes que foi necessário recorrer a uma gilete para finalizar, mostrando a boa capacidade de adaptação à pele e ao pelo da barba.

A aplicação GroomTribe surge ainda como bónus, permitindo educar, através dos vários sensores, para um melhor corte da barba, além de manter um registo, com todas as estatísticas, de cada operação.

analise philips s9000

Embora seja recomendado o corte da barba com a pele seca, esta máquina está preparada para ambientes húmidos e secos, podendo assim ser utilizada durante o banho.

Embora o contacto com a pele molhada não seja igual, manteve um excelente desempenho nestas condições.

Passando para o aparador de precisão, funciona bem tanto em patilhas como para acertar as linhas da barba.

analise philips s9000 41 Philips S9000

Limpeza

A limpeza desta máquina é bastante simples. No pack básico está incluída uma pequena escova que permite ajudar a remover os pelos do interior da máquina.

analise philips s9000

Já no kit mais avançado, ou para quem comprar a Quick Clean Pod, a higienização da máquina é ainda mais simples. Basta mergulhar a máquina de barbear no pequeno recipiente para que, em apenas 1 minuto, seja limpa e lubrificada.

Ao utilizar este acessório, a máquina irá apresentar no ecrã a percentagem de evolução da limpeza.

analise philips s9000

Autonomia e carregamento

Em termos de autonomia, a Philips S9000 promete 60 minutos de operação, algo que se confirmou durante os nossos testes. A nossa utilização, através de vários cortes de barba, rondou sempre uma autonomia superior aos 50 minutos.

analise philips s9000

Já o carregamento, é totalizado em cerca de 1 hora, mas basta uma pequena carga rápida de 5/10 minutos para aguentar um corte completo.

Com uma base de carregamento incluída, no final de cada barbear, basta colocar a máquina na base a carregar de forma a estar pronta para a operação seguinte.

analise philips s9000

Opinião da Philips S9000

A Philips S9000 apresenta-se como a máquina de barbear mais avançada do mercado com a integração de inteligência artificial.

Depois de testarmos este equipamento, podemos concluir que, além de um excelente desempenho no corte tradicional, com as lâminas a tratarem gentilmente a pele, inclui também bastante tecnologia que, além de apoiar no corte, acaba por nos educar.

analise philips s9000 42 Philips S9000

Quer seja pela parte visual do LED quer pelos dados da aplicação, temos acesso a vários tipos de informação que nos permitem otimizar o nosso corte e desafiar-nos constantemente na procura de uma pontuação mais próxima de um barbear perfeito.

No final, o barbear acaba por se tornar quase um jogo onde a nossa pele acaba por sair como a grande vencedora ao ser menos castigada com as constantes pressões e excesso de tempo de barbear.

Um fator que pesa é, no entanto, o preço com a Philips S9000 a custar cerca de 319.99€.

compra recomendada techbit

O Techbit agradece à Philips a cedência da Philips S9000 para análise.

Philips S9000

319.99€
9.1

Qualidade de construção

9.0/10

Montagem e configuração

9.0/10

Qualidade de corte

9.5/10

App

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Pros

  • Variedade de sensores para ajudar no corte
  • Barbear bastante suave e não agressivo para a pele
  • Bolsa de transporte e base de carregamento incluídos
  • Indicação visual com LED com feedback do corte
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory