Análise Polestar 2 Long range Dual motor Performance – Desempenho que deixa um sorriso na cara

Depois de testarmos o Polestar 2 Long Range Single Motor, tivemos a oportunidade de passar para um modelo mais equipado e completo.

Falamos do Polestar 2 Long Range Dual Motor apimentado com o pack Performance que oferece o melhor que este carro tem para oferecer.

Conheça a nossa análise, opinião e ensaio a um dos carros elétricos mais apetecíveis do mercado.

analise polestar 2
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Ensaio Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack – Conforto aliado a uma excelente performance

Depois de uma excelente experiência com o Polestar Long Range Single Motor, foi nos proposto dar um salto para uma opção mais completa e focada no desempenho.

Falamos do Polestar 2 Long Range Dual Motor, que por si só já é um salto relevante, mas melhorado ainda com o Pack Performance.

Antes de passarmos aos detalhes desta versão, convidamos a ler a análise detalhada do Polestar 2 Long Range Single Motor. Como ambos os carros partilham grande parte dos extras e componentes, vamos falar neste artigo apenas das mudanças relevantes, deixando o restante para leitura da análise anterior.

Voltando às novidades deste novo Polestar 2, passa a estar equipado com um motor duplo de 310 kW com os dois motores distribuídos pelo eixo dianteiro e eixo traseiro.

Esta opção de tração integral oferece uma potência de 421 CV e uma aceleração dos 0-100 km/h em 4.5 segundos que é melhorada quando adicionado o pack performance.

Este pack extra integra um motor duplo de 350 kW com 476 CV, 740 nm e aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4.2 segundos. A velocidade máxima está fixada nos 205 km/h.

Olhando a outra parte importante, a autonomia, o Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack integra uma bateria de 82 kWh que promete até 591 km de viagem numa única carga.

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Já o carregamento pode ser realizado até 205 kW o que permite, em condições ótimas, carregar o carro dos 10 aos 80% em 28 minutos.

Nesta versão Performance Pack são também atualizados outros detalhes.

As jantes de liga leve passam a ser forjadas com 4 multi raios Black Polished de 20″ e o chassis passa a ser de alto desempenho Polestar Engineered.

Integra pinças de travão dianteiras fixas Brembo com quatro pistões, em alumínio, na cor Swedish Gold com discos ventilados e perfurados. Na traseira, as pinças de travão são também em Swedish Gold.

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Os amortecedores foram também otimizados, passando a integrar umas unidades da Öhlins de válvula de fluxo duplo com 22 regulações.

Por fim, no interior, os cintos de segurança são também em Swedish Gold.

O preço base do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack é de 66 900€.

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Design e mudanças estéticas

O Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack mantém praticamente o mesmo design das restantes versões.

No nosso entender, este é um carro bastante elegante que, embora com design discreto e sóbrio, não passa despercebido na estrada.

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No tempo que esteve conosco, fez mesmo jus ao mote do “Primeiro estranha-se e depois entranha-se”, com várias pessoas a desgostarem ao início do visual do carro, mas que rapidamente retificaram a opinião.

Nesta versão em análise quase tudo permanece igual e nos mesmos sítios face à versão Single Motor ou Dual Motor standard, mas há uns pequenos pormenores que mudam.

Para começar, desde o exterior é possível observar o aumento das jantes para as 20″ e o visual mais agressivo.

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Esta alteração vem acompanhada por umas novas pinças de travão Brembo com quatro pistões numa cor amarela chamativa e característica a que a marca chamou Swedish Gold.

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Esta cor é depois aplicada também nos pipos em alumínio e nos cintos de segurança no interior do carro para lhe dar um ar mais desportivo e arrojado.

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Os cintos foi mesmo o que mais intrigou quem entrava no carro ou passava por ele, sendo também mote de muita discussão sobre a sua elegância.

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Qualquer que fosse o gosto, havia contudo algo que ninguém conseguia contestar. Ao abrir o carro e ver os cintos num amarelo forte não há forma de, no momento, aquele pequeno detalhe não chamar a atenção e de não ser ligado a uma versão especial, desportiva e até a lembrar os carros de competição de rally.

Na verdade, visualmente as diferenças são poucas, mas marcam um posicionamento e um estatuto que o Polestar 2 Long Range Dual Motor Performance Pack pretende transmitir com esta versão.

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Exterior, habitáculo, sistema de infoentrenimento e sistemas de segurança

Além destas mudanças de cor, jantes, sistema de travagem e amortecedores, o Polestar mantém toda a essência das versões menos equipados.

Tal como referido na análise do Polestar 2 Long Range Single Motor, um dos maiores defeitos deste carro, o espaço em habitáculo, mantém-se com o espaço para condutor a ser um pouco apertado.

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Alguém mais forte deve sentir-se apertado, além da posição da mão na coluna central não ter uma localização ótima para grandes viagens.

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Os bancos traseiros estão também muito subidos, levando a que uma pessoa com pouco mais de 1.80 metros bata com a cabeça na teto.

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O espaço de arrumação também não é muito, com a consola central a integrar poucos espaços para guardar objetos.

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Mantém-se toda a versatilidade e simplicidade do Android Automotive no sistema de infoentretenimento e o sistema de som mantém-se também na Harmon Kardon.

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Está também disponível a App Polestar para que o dono do carro consiga acompanhar remotamente o estado do carro e até abrir/fechar remotamente, programar e controlar carregamentos, aceder à localização do carro, controlar a climatização, entre outras funcionalidades.

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A tecnologia de segurança na condução mantém-se também com identificação dos sinais de trânsito, auto travagem, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e câmara 360º, controlo de velocidade adaptativo e monitorização de sonolência do condutor.

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Experiência de condução

Vamos então entrar num dos pontos essências deste carro. A evolução de experiência de condução da versão Long Range Dual Motor com Pack Performance quando comparada com o modelo analisado anteriormente.

Neste ponto, não notamos qualquer diferença em termos de estabilidade e controlo do carro, com uma direção direta e bem reativa, uma boa estabilidade em curva e uma elevada segurança na estrada, característica típica de qualquer carro Polestar ou Volvo.

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No entanto, a isto somam-se outras melhorias. A suspensão, alterada para uma solução Öhlins de válvula de fluxo duplo com 22 regulações, é mais rígida, transmitindo toda uma componente desportiva extra a este modelo. No entanto, a afinação está bem feita, uma vez que o carro se mantém bastante confortável em viagens.

As pinças de travão dianteiras fixas passaram a ser Brembo com quatro pistões em alumínio e discos ventilados e perfurados, garantindo uma maior segurança na travagem, especialmente quando estamos a realizar uma viagem com uma velocidade mais elevada e é necessário uma travagem rápida, segura e sem falhas.

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Em termos de desempenho, nota-se claramente a presença do pack performance neste modelo. Mal carregamos no acelerador notamos uma força totalmente diferente, projetando-nos contra o banco com relativa facilidade.

Quer seja para fazer uma ultrapassagem ou uma aceleração mais afincada, basta um ligeiro pressionar no pedal para que o carro responda de imediato e consiga alcançar velocidades altas num curto espaço de tempo e de estrada.

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Realizando o típico launch control, explorando a sensação de aceleração no expoente máximo deste carro, conseguimos experienciar o que é chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos. O impacto é alto e transmite uma sensação próxima de uma viagem numa montanha russa.

Esta extrema força, potenciada pelos 740 Nm e 476 CV, torna-se até viciante, sendo qualquer reta desimpedida desculpa para brincar um pouco com o pedal direito.

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Embora tenha uma vertente agressiva e desportiva, este carro, surpreende, no entanto, por permitir uma grande versatilidade na condução. Tanto permite uma condução mais tempestuosa, como permite fazer uma condução cuidada e económica com a mesma facilidade e disponibilidade.

Em termos de desempenho, este Polestar 2 mostra-se irrepreensível sendo um fiel companheiro para qualquer tipo de viagens.

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Autonomia e carregamento

Todo esta potência e excelente desempenho vem com um custo acrescido caso não tenha cuidado com a condução e o pedal direito.

Embora seja possível realizar o mesmo consumo do modelo Single Motor, mesmo que por vezes a realizar uma condução extremamente cuidada, a verdade é que a força do carro acaba por nos puxar a fazer acelerações e manobras mais bruscas.

É difícil em ultrapassagens ou em estradas abertas e com pouco trânsito não puxar pelo que o carro tem para oferecer, o que acaba por elevar de forma considerável o consumo.

Pela nossa experiência, o Polestar 2 Long Range Dual Motor manteve uma média de cerca de 18 kWh/100 km para condução em cidade e cerca de 27 kWh para autoestrada com velocidades entre os 125 e os 130 km/h.

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Estes valores apontam assim para os cerca de 485-500 quilómetros de autonomia em cidade, que podiam ser ampliados com a regeneração em travagens, e cerca de 300 quilómetros em autoestrada.

Estes valore são sempre variáveis e dependem do percurso e tipo de condução aplicada. Com uma condução mais cuidada, é possível aproximar ligeiramente dos 591 quilómetros prometidos pela marca.

Estes bons resultados devem-se também à gestão que o Polestar 2 faz da tração integral que permite ao carro ativar/desativar ou retardar o 2º motor consoante a necessidade da condução, ajudando a poupar bateria.

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Em termos de carregamento, manteve-se tudo igual à versão que testámos anteriormente.

Sendo um modelo Long Range permite carregamentos até 205 kW que, em condições perfeitas, carrega a bateria de 10 a 80% em 28 minutos.

Na nossa análise, um carregamento doméstico a 13A, equivalente a 3.45 kW, necessitava de 23 horas a carregar, um valor que é acelerado para cerca de 8 horas se usada uma tomada de 16A, com conector industrial, que eleva o carregamento para cerca de 11 kW.

Na rua, o carregamento do Polestar 2 depende muito da potência do posto. No entanto, num carregador rápido de 60 kW, grande parte das vezes o carregamento é realizado por um valor inferior – a rondar os 30 a 40 kW – precisando de pouco mais de 2 horas para uma carga completa.

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Opinião do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack

O Polestar 2 Long Range Dual Motor Performance Pack oferece o que melhor a Polestar tem para oferecer, por agora, ao mercado.

Um carro com aspeto discreto e sóbrio que esconde no seu interior um desempenho excepcional que apenas é revelado pelos apontamentos em Swedish Gold que ajudam a despertar a curiosidade.

Com o Polestar 2 Long Range Dual Motor Perfomance pack é possível realizar uma condução mais cuidada e económica, próxima do modelo Single Motor, como também permite uma condução mais desportiva.

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Os 476 CV e os 740 Nm escondem-se atrás do pedal prontos para ser libertados, algo que acaba muitas vezes por ganhar a uma condução menos dispendiosa.

A aceleração deste carro é digna de uma montanha russa, indo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos, além de responder bastante bem em ultrapassagens ou manobras que exijam que a sua realização deva ser realizada com celeridade.

Tal como o título desta análise sugere, a condução deste carro, com a potência a aceleração entregue, garante sempre uma condução bem disposta que não fica nada atrás dos modelos com motor térmico.

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Em termos de autonomia, apresenta valores bastante bons para um carro com esta potência, sendo possível alcançar os 500 quilómetros em cidade e os 300 quilómetros em autoestrada.

O Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack está já disponível para compra no website da fabricante com preços a começar nos 66 900€, um preço que não é barato, mas não é excessivo para o que este carro oferece.

Atualmente, a Polestar tem já em pré-venda os Polestar 3 e Polestar 4, dois modelos que irão surgir numa base 100% elétrica e que deverá corrigir vários dos problemas de habitáculo deste carro.

O Techbit agradece à Polestar a cedência do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack para análise.

Polestar 2 Long Range Dual Motor Performance Pack

66 900€
9

Conforto

8.5/10

Condução

9.5/10

Funcionalidades

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Carregamento

9.0/10

Pros

  • Aceleração bastante disponível
  • Apontamentos desportivos em Swedish gold
  • Android Automotive

Contras

  • Espaço e arrumação no habitáculo
  • Chave com visual muito desfasado do preço do Polestar 2
  • Falta de Android Auto para integração com smartphone
Participe no passatempo:
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