Depois de testarmos o Polestar 2 Long Range Single Motor, tivemos a oportunidade de passar para um modelo mais equipado e completo.
Falamos do Polestar 2 Long Range Dual Motor apimentado com o pack Performance que oferece o melhor que este carro tem para oferecer.
Conheça a nossa análise, opinião e ensaio a um dos carros elétricos mais apetecíveis do mercado.
Ensaio Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack – Conforto aliado a uma excelente performance
Depois de uma excelente experiência com o Polestar Long Range Single Motor, foi nos proposto dar um salto para uma opção mais completa e focada no desempenho.
Falamos do Polestar 2 Long Range Dual Motor, que por si só já é um salto relevante, mas melhorado ainda com o Pack Performance.
Antes de passarmos aos detalhes desta versão, convidamos a ler a análise detalhada do Polestar 2 Long Range Single Motor. Como ambos os carros partilham grande parte dos extras e componentes, vamos falar neste artigo apenas das mudanças relevantes, deixando o restante para leitura da análise anterior.
Voltando às novidades deste novo Polestar 2, passa a estar equipado com um motor duplo de 310 kW com os dois motores distribuídos pelo eixo dianteiro e eixo traseiro.
Esta opção de tração integral oferece uma potência de 421 CV e uma aceleração dos 0-100 km/h em 4.5 segundos que é melhorada quando adicionado o pack performance.
Este pack extra integra um motor duplo de 350 kW com 476 CV, 740 nm e aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4.2 segundos. A velocidade máxima está fixada nos 205 km/h.
Olhando a outra parte importante, a autonomia, o Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack integra uma bateria de 82 kWh que promete até 591 km de viagem numa única carga.
Já o carregamento pode ser realizado até 205 kW o que permite, em condições ótimas, carregar o carro dos 10 aos 80% em 28 minutos.
Nesta versão Performance Pack são também atualizados outros detalhes.
As jantes de liga leve passam a ser forjadas com 4 multi raios Black Polished de 20″ e o chassis passa a ser de alto desempenho Polestar Engineered.
Integra pinças de travão dianteiras fixas Brembo com quatro pistões, em alumínio, na cor Swedish Gold com discos ventilados e perfurados. Na traseira, as pinças de travão são também em Swedish Gold.
Os amortecedores foram também otimizados, passando a integrar umas unidades da Öhlins de válvula de fluxo duplo com 22 regulações.
Por fim, no interior, os cintos de segurança são também em Swedish Gold.
O preço base do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack é de 66 900€.
Design e mudanças estéticas
O Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack mantém praticamente o mesmo design das restantes versões.
No nosso entender, este é um carro bastante elegante que, embora com design discreto e sóbrio, não passa despercebido na estrada.
No tempo que esteve conosco, fez mesmo jus ao mote do “Primeiro estranha-se e depois entranha-se”, com várias pessoas a desgostarem ao início do visual do carro, mas que rapidamente retificaram a opinião.
Nesta versão em análise quase tudo permanece igual e nos mesmos sítios face à versão Single Motor ou Dual Motor standard, mas há uns pequenos pormenores que mudam.
Para começar, desde o exterior é possível observar o aumento das jantes para as 20″ e o visual mais agressivo.
Esta alteração vem acompanhada por umas novas pinças de travão Brembo com quatro pistões numa cor amarela chamativa e característica a que a marca chamou Swedish Gold.
Esta cor é depois aplicada também nos pipos em alumínio e nos cintos de segurança no interior do carro para lhe dar um ar mais desportivo e arrojado.
Os cintos foi mesmo o que mais intrigou quem entrava no carro ou passava por ele, sendo também mote de muita discussão sobre a sua elegância.
Qualquer que fosse o gosto, havia contudo algo que ninguém conseguia contestar. Ao abrir o carro e ver os cintos num amarelo forte não há forma de, no momento, aquele pequeno detalhe não chamar a atenção e de não ser ligado a uma versão especial, desportiva e até a lembrar os carros de competição de rally.
Na verdade, visualmente as diferenças são poucas, mas marcam um posicionamento e um estatuto que o Polestar 2 Long Range Dual Motor Performance Pack pretende transmitir com esta versão.
Exterior, habitáculo, sistema de infoentrenimento e sistemas de segurança
Além destas mudanças de cor, jantes, sistema de travagem e amortecedores, o Polestar mantém toda a essência das versões menos equipados.
Tal como referido na análise do Polestar 2 Long Range Single Motor, um dos maiores defeitos deste carro, o espaço em habitáculo, mantém-se com o espaço para condutor a ser um pouco apertado.
Alguém mais forte deve sentir-se apertado, além da posição da mão na coluna central não ter uma localização ótima para grandes viagens.
Os bancos traseiros estão também muito subidos, levando a que uma pessoa com pouco mais de 1.80 metros bata com a cabeça na teto.
O espaço de arrumação também não é muito, com a consola central a integrar poucos espaços para guardar objetos.
Mantém-se toda a versatilidade e simplicidade do Android Automotive no sistema de infoentretenimento e o sistema de som mantém-se também na Harmon Kardon.
Está também disponível a App Polestar para que o dono do carro consiga acompanhar remotamente o estado do carro e até abrir/fechar remotamente, programar e controlar carregamentos, aceder à localização do carro, controlar a climatização, entre outras funcionalidades.
A tecnologia de segurança na condução mantém-se também com identificação dos sinais de trânsito, auto travagem, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e câmara 360º, controlo de velocidade adaptativo e monitorização de sonolência do condutor.
Experiência de condução
Vamos então entrar num dos pontos essências deste carro. A evolução de experiência de condução da versão Long Range Dual Motor com Pack Performance quando comparada com o modelo analisado anteriormente.
Neste ponto, não notamos qualquer diferença em termos de estabilidade e controlo do carro, com uma direção direta e bem reativa, uma boa estabilidade em curva e uma elevada segurança na estrada, característica típica de qualquer carro Polestar ou Volvo.
No entanto, a isto somam-se outras melhorias. A suspensão, alterada para uma solução Öhlins de válvula de fluxo duplo com 22 regulações, é mais rígida, transmitindo toda uma componente desportiva extra a este modelo. No entanto, a afinação está bem feita, uma vez que o carro se mantém bastante confortável em viagens.
As pinças de travão dianteiras fixas passaram a ser Brembo com quatro pistões em alumínio e discos ventilados e perfurados, garantindo uma maior segurança na travagem, especialmente quando estamos a realizar uma viagem com uma velocidade mais elevada e é necessário uma travagem rápida, segura e sem falhas.
Em termos de desempenho, nota-se claramente a presença do pack performance neste modelo. Mal carregamos no acelerador notamos uma força totalmente diferente, projetando-nos contra o banco com relativa facilidade.
Quer seja para fazer uma ultrapassagem ou uma aceleração mais afincada, basta um ligeiro pressionar no pedal para que o carro responda de imediato e consiga alcançar velocidades altas num curto espaço de tempo e de estrada.
Realizando o típico launch control, explorando a sensação de aceleração no expoente máximo deste carro, conseguimos experienciar o que é chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos. O impacto é alto e transmite uma sensação próxima de uma viagem numa montanha russa.
Esta extrema força, potenciada pelos 740 Nm e 476 CV, torna-se até viciante, sendo qualquer reta desimpedida desculpa para brincar um pouco com o pedal direito.
Embora tenha uma vertente agressiva e desportiva, este carro, surpreende, no entanto, por permitir uma grande versatilidade na condução. Tanto permite uma condução mais tempestuosa, como permite fazer uma condução cuidada e económica com a mesma facilidade e disponibilidade.
Em termos de desempenho, este Polestar 2 mostra-se irrepreensível sendo um fiel companheiro para qualquer tipo de viagens.
Autonomia e carregamento
Todo esta potência e excelente desempenho vem com um custo acrescido caso não tenha cuidado com a condução e o pedal direito.
Embora seja possível realizar o mesmo consumo do modelo Single Motor, mesmo que por vezes a realizar uma condução extremamente cuidada, a verdade é que a força do carro acaba por nos puxar a fazer acelerações e manobras mais bruscas.
É difícil em ultrapassagens ou em estradas abertas e com pouco trânsito não puxar pelo que o carro tem para oferecer, o que acaba por elevar de forma considerável o consumo.
Pela nossa experiência, o Polestar 2 Long Range Dual Motor manteve uma média de cerca de 18 kWh/100 km para condução em cidade e cerca de 27 kWh para autoestrada com velocidades entre os 125 e os 130 km/h.
Estes valores apontam assim para os cerca de 485-500 quilómetros de autonomia em cidade, que podiam ser ampliados com a regeneração em travagens, e cerca de 300 quilómetros em autoestrada.
Estes valore são sempre variáveis e dependem do percurso e tipo de condução aplicada. Com uma condução mais cuidada, é possível aproximar ligeiramente dos 591 quilómetros prometidos pela marca.
Estes bons resultados devem-se também à gestão que o Polestar 2 faz da tração integral que permite ao carro ativar/desativar ou retardar o 2º motor consoante a necessidade da condução, ajudando a poupar bateria.
Em termos de carregamento, manteve-se tudo igual à versão que testámos anteriormente.
Sendo um modelo Long Range permite carregamentos até 205 kW que, em condições perfeitas, carrega a bateria de 10 a 80% em 28 minutos.
Na nossa análise, um carregamento doméstico a 13A, equivalente a 3.45 kW, necessitava de 23 horas a carregar, um valor que é acelerado para cerca de 8 horas se usada uma tomada de 16A, com conector industrial, que eleva o carregamento para cerca de 11 kW.
Na rua, o carregamento do Polestar 2 depende muito da potência do posto. No entanto, num carregador rápido de 60 kW, grande parte das vezes o carregamento é realizado por um valor inferior – a rondar os 30 a 40 kW – precisando de pouco mais de 2 horas para uma carga completa.
Opinião do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack
O Polestar 2 Long Range Dual Motor Performance Pack oferece o que melhor a Polestar tem para oferecer, por agora, ao mercado.
Um carro com aspeto discreto e sóbrio que esconde no seu interior um desempenho excepcional que apenas é revelado pelos apontamentos em Swedish Gold que ajudam a despertar a curiosidade.
Com o Polestar 2 Long Range Dual Motor Perfomance pack é possível realizar uma condução mais cuidada e económica, próxima do modelo Single Motor, como também permite uma condução mais desportiva.
Os 476 CV e os 740 Nm escondem-se atrás do pedal prontos para ser libertados, algo que acaba muitas vezes por ganhar a uma condução menos dispendiosa.
A aceleração deste carro é digna de uma montanha russa, indo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos, além de responder bastante bem em ultrapassagens ou manobras que exijam que a sua realização deva ser realizada com celeridade.
Tal como o título desta análise sugere, a condução deste carro, com a potência a aceleração entregue, garante sempre uma condução bem disposta que não fica nada atrás dos modelos com motor térmico.
Em termos de autonomia, apresenta valores bastante bons para um carro com esta potência, sendo possível alcançar os 500 quilómetros em cidade e os 300 quilómetros em autoestrada.
O Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack está já disponível para compra no website da fabricante com preços a começar nos 66 900€, um preço que não é barato, mas não é excessivo para o que este carro oferece.
Atualmente, a Polestar tem já em pré-venda os Polestar 3 e Polestar 4, dois modelos que irão surgir numa base 100% elétrica e que deverá corrigir vários dos problemas de habitáculo deste carro.
O Techbit agradece à Polestar a cedência do Polestar 2 Long Range Dual Motor com Performance Pack para análise.