Análise Redmi Note 13 Pro+ 5G – o novo líder da gama média dos smartphones

A linha Redmi sempre teve o lugar no mercado dos smartphones bem vincado. A marca da Xiaomi pretende oferecer equipamentos com características superiores a um preço mais acessível.

Com o sucesso das linhas Note anteriores, em 2024 a empresa apresentou os novos Redmi Note 13, com o modelo Redmi Note 13 Pro+ 5G a ser o modelo superior de toda a linha, oferecendo todas as características de uma gama superior a um preço de gama média.

nas últimas semanas andámos com o Redmi Note 13 Pro+ 5G no bolso e partilhamos agora a nossa opinião sobre este smartphone de gama média com características em comum com alguns topo de gama.

Redmi Note 13 Pro+ 5G
Publicidade

Características gerais do Redmi Note 13 Pro+ 5G

O Redmi Note 13 Pro+ 5G é um equipamento que pretende ser mais do que custa, pelo que a empresa teve de pensar muito bem como iria conseguir obter este efeito sem deixar de lado a qualidade por detrás do fabrico destes smartphones.

Apostando numa ligeira mudança de visual face às gamas anteriores, o Redmi Note 13 Pro+ 5G surge agora com um design muito mais polido, com toque agradável e uma construção com bons acabamentos que não permite perceber onde acaba a traseira de vidro e começa o ecrã do equipamento.

o smartphone é grande o suficiente e confortável de segurar, contando com 161,4 mm x 74,2 mm x 8,9 mm e um peso total de 204,5g. A traseira tanto pode ser em vidro como em pele sintética ecológica, dependendo da cor escolhida.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

A nível de ecrã, o Redmi Note 13 Pro+ 5G conta com um CrystalRes AMOLED de 6,67 polegadas com uma taxa de atualização de até 120Hz e um brilho máximo de até 1800 nits. O ecrã tem ainda uma resolução de 2712×1220 e está protegido com Corning Gorilla Victus.

Suporta Dolby Vision e conta com HDR10+ Certificado pela TÜV Rheinland Low Blue Light. O ecrã do smartphone alberga ainda o leitor de impressões digitais.

Dentro do equipamento encontramos o processador MediaTek Dimensity 7200 Ultra, um processador que já foi anteriormente utilizado em topos de gama, que conta com velocidades até 2,8 GHz e uma GPU ARM Mali-G610 MC4.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

O Redmi Note 13 Pro+ 5G pode ser adquirido na versão com 8GB de RAM e 256GB de memória interna ou na versão com 12GB de RAM e 512GB de memória interna.

No que diz respeito ás câmaras do equipamento, a Xiaomi quis tornar todos os momentos icónicos com esta nova linha de smartphones e, como tal, os modelos da gama Pro contam todos com um sensor principal de 200MP.

Neste caso, o Redmi Note 13 Pro+ 5G tem esse mesmo sensor principal de 200MP acompanhado por uma Ultra Grande Angular de 8MP e uma câmara para macro de 2MP. Na parte da frente encontramos uma câmara de 16MP.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

Para manter o equipamento a funcionar longe da tomada encontramos uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento de 120W HyperCharge através da ligação USB-C.

O Redmi Note 13 Pro+ 5G conta ainda com NFC, Bluetooth 5.3, Sensor de proximidade, Sensor de luz ambiente, Acelerômetro, Bússola eletrônica, Blaster IR, Giroscópio e Motor linear de eixo X.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

De origem o smartphone vem com a MIUI 14 a correr por cima do sistema Android 13. Aqui estavamos à espera de contar com o novo sistema, o HyperOS, logo de origem no equipamento, sendo necessário esperar até que a empresa disponibilize essa atualização de software para ter o mais recente OS da Xiaomi.

Dentro da caixa do Redmi Note 13 Pro+ 5G vem tudo aquilo que o utilizador necessita para começar a utilizar o smartphone: uma capa de silicone, o cabo USB-C, o transformador de 120W e o equipamento em si (claro que também tem o manual de utilizador, mas com esse nunca ninguém se preocupa).

Redmi Note 13 Pro+ 5G

19 minutos para ir dos 0% aos 100% sem comprometer a autonomia

Este ponto é algo que vamos continuar sempre a referir como algo positivo nos equipamentos da Xiaomi que suportam o carregamento de 120W.

A possibilidade de carregar o smartphone na totalidade em cerca de 19 minutos é um dos aspetos que mais nos custa deixar de parte quando terminamos de analisar um smartphone da empresa que tenha esta característica.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

O facto de podermos ir dormir descansados sem a “preocupação” de ter de colocar o smartphone à carga pela noite fora é algo muito bom. De manhã, enquanto nos preparamos para o começo de mais um dia, deixamos o smartphone ligado à energia e, ainda antes de estarmos prontos já o Redmi Note 13 Pro+ 5G está carregado a 100% e preparado para um dia de uso.

A autonomia que o smartphone oferece chega muito bem para um dia de uso, sobrando ainda para se manter ligado durante a noite sem utilização.

Redmi Note 13 Pro+ 5G
Tal como atrai o pó, a cor preta sendo em vidro na traseira é, também ela, um íman de dedadas

Mesmo em dias mais puxados, com um uso extra do GPS, uns quantos momentos a jogar e muito uso no exterior, o Redmi Note 13 Pro+ 5G conseguiu chegar à noite ainda com carga.

Fotografia icónica

O mote da Xiaomi para a linha Redmi Note 13 é a “Fotografia icónica”. Isto porque com estes equipamentos a empresa implementou um mínimo de 108MP nos modelos base e 200MP nos modelos Pro.

Mas, números à parte, o que significa este foco da empresa na utilização diária? Pois bem, o Redmi Note 13 Pro+ 5G consegue oferecer fotografias com umas cores muito bem conseguidas e bastante realistas.

Não existe um exagero no pós processamento das imagens, o que lhes confere um ar muito realista e parecido com aquilo que, de facto, estamos a ver com os nossos olhos.

Existe, no entanto, uma ligeira diferença de cores no que diz respeito às diferentes câmaras do Redmi Note 13 Pro+ 5G. Com a câmara principal conseguimos os resultados muito bem equilibrados, como descrito acima, no entanto, ao compararmos com os resultados obtidos pelas outras duas câmaras (ultra grande angular e macro) notamos que existe uma ligeira diferença nas cores.

Além disso, existe ainda uma pequena redução a nível de contraste nas fotos das duas câmaras secundárias. Durante o dia pouco se consegue perceber a diferença, sendo apenas notória se virmos as fotos seguidas ou se tivermos em conta que as fotos ficam mais escuras nas câmaras secundárias. Já de noite, a diferença é um pouco mais notável, especialmente pela redução na resolução da imagem final.

Já o modo de 200MP é, uma vez mais, algo que será utilizado de forma muito pontual e esporádica, apenas quando o utilizador se lembrar que este modo existe ou nos casos em que seja crucial captar o maior nível de detalhe possível. Um lado positivo neste modo de 200MP no Redmi Note 13 Pro+ 5G é que não existe quase diferença nenhuma a nível de cores e contraste quando comparado com o modo automático, algo que costuma falhar na grande maioria dos equipamentos.

Desta forma, é possível obter um maior nível de detalhe sem perder aquele processamento agradável que torna tudo um pouco mais realista no resultado final. Além disso, os 200MP permitem ainda obter uma maior distância a nível de zoom, recorrendo à resolução extra para conseguir recortar a imagem sem perder qualidade.

O modo retrato consegue perceber bem qual é o sujeito principal da fotografia, criando um bom efeito de desfoque em torno do sujeito.

No campo do vídeo, o Redmi Note 13 Pro+ 5G portou-se bastante bem, com uma gravação a 4K a 30FPS a conseguir manter a qualidade equilibrada assim como um som bem gravado. O único ponto em que peca um pouco é quando começamos a fazer um pouco de zoom, nestes casos o grão começa a notar-se um pouco e existe uma certa tendência para deixar tudo um pouco mais claro que o suposto.

O equilibrio de brancos, esse sim, falha um pouco de forma geral em qualquer formato de vídeo, com ou sem zoom. Existe uma tendência do smartphone para tentar sempre compensar acrescentando um pouco de claridade a todos os tons claros. No entanto, tendo em conta a gama média em que está inserido, o resultado final é bastante bom.

Apesar do barulho envolvente de pessoas a conversar dentro do restaurante e de constantemente existirem pessoas a colocar-se à frente da gravação, o Redmi Note 13 Pro+ 5G conseguiu manter o foco na pessoa em cima do palco e focar a gravação de áudio no sujeito focado.

Um ponto menos positivo podemos atribuir à estabilização de imagem na qualidade máxima, uma vez que o mínimo movimento de mão levava a imagem a ficar tremida.

Processamento de gente grande

Tratando-se de um smartphone de gama média, o processamento é sempre um ponto que se pode tornar complicado de gerir por parte das marcas.

Se por um lado não querem tirar a vantagem aos topo de gama, por outro não querem que os utilizadores da gama média fiquem mal servidos e com problemas de desempenho devido a um processador demasiado fraco para lidar com todas as tarefas do dia a dia e com os jogos mais puxados que os utilizadores podem querer jogar.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

No caso concreto do Redmi Note 13 Pro+ 5G existe um meio termo confortável para todos. O MediaTek 7200 Ultra permite baixar o preço do smartphone sem comprometer o processamento, ficando num “sweet spot” ideal para a gama média e para aquilo que a Xiaomi queria entregar aos consumidores com esta linha.

O Redmi Note 13 Pro+ 5G consegue correr todos os jogos mais comuns sem grandes problemas, o Pokémon Go e o Subway Surfer conseguem correr sem uma única travagem, mas também não se mostram tão responsivos se colocarmos o smartphone ao lado de um topo de gama.

Mas aqui está a questão do compromisso ideal, esta questão de ser um smartphone menos responsivo que um topo de gama só é possível detetar quando o colocamos ao lado de um equipamento superior. Caso contrário, é uma utilização completamente normal e rápida.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

Mesmo o processamento de fotos feito pelo Redmi Note 13 Pro+ 5G é quase instantâneo, existindo muito pouco atraso entre tirar a foto e termos acesso à imagem processada final.

Conclusões

A linha Redmi Note da Xiaomi sempre deu muito que falar. É uma linha que promete muita coisa para os consumidores, mas que existe sempre um receio de não corresponder ao que promete.

No entanto, com o passar dos anos, a Xiaomi tem ouvido os consumidores e tem-se adaptado para entregar, cada vez mais, aquilo que a maioria dos utilizadores precisa: um smartphone bom e acessível.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

Com o Redmi Note 13 Pro+ 5G a empresa decidiu apostar num equipamento em que o utilizador que não gosta de gastar demasiado dinheiro num smartphone, vai poder sentir que tem um equipamento que vale mais que o preço que pagou por ele.

De facto, podemos dizer que estamos perante isso mesmo. O Redmi Note 13 Pro+ 5G mostrou-se capaz de oferecer um processamento muito bom, correndo jogos sem problema algum, enquanto mantém uma autonomia mais que suficiente para um dia inteiro de uso constante.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

Além disso, o ecrã o smartphone está muito bem conseguido. Tem brilho, tem cores muito vivas e um tamanho agradável de segurar na mão. Assistir a vídeos no smartphone é muito agradável e envolvente, visto que o som emitido é, também ele, bastante equilibrado (com ligeiros problemas com os agudos quando colocado no volume máximo, mas nada que estrague a experiência geral).

O carregamento de 120W oferece a segurança de que, caso seja necessário, conseguimos ter a bateria a 100% em menos de 20 minutos e continuar com o nosso dia a dia normal sem problemas de autonomia.

Além disso, um fator muito relevante que a Xiaomi mantém até agora nos smartphones, é o facto de oferecer tudo a que o utilizador tem direito dentro da caixa. O smartphone, o cabo, o transformador e até uma capa que, este ano, começaram a ter uma qualidade ligeiramente melhorada, passando das tradicionais transparentes para capaz cinzentas de silicone que não vão amarelar com o tempo.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

O investimento feito pelo consumidor acaba por ser único, não sendo preciso mais nada para ter um equipamento bem conseguido e protegido.

Além disso, contamos com uma câmara principal muito bom, com bons contrastes e equilíbrios de brancos muito bem conseguidos. A acompanhar, temos a câmara ultra grande angular que fica ligeiramente atrás da principal no que diz respeito ao resultado final, mas isto é algo que um pouco de edição resolve. Por fim, a câmara macro, com a iluminação correta pode produzir resultados interessante e muito detalhados de objetos pequenos, no entanto, é uma câmara que pouco ou nada deverá ser utilizada devido à baixa resolução que oferece.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

De forma geral, este poderá ser o smartphone custo/benefício de 2024 e ainda agora estamos no início do ano. Mas a verdade é que a Xiaomi mudou o design (e muito bem), melhorou todos os aspetos base face à gama do ano passado e manteve o preço abaixo dos 500€ (para o modelo com 8GB + 256GB).

O Redmi Note 13 Pro+ 5G pode ser adquirido por um PVPR de 499.99€ na versão 8+256GB ou por 549.99€ na versão 12+512GB.

compra recomendada techbit

Agradecemos à Xiaomi por nos disponibilizar o Redmi Note 13 Pro+ 5G para análise.

Redmi Note 13 Pro+ 5G

499.99€ (8+256GB) 549.99€ (12+512GB)
9.4

Performance

9.0/10

Design

9.5/10

Autonomia

10.0/10

Preço

10.0/10

Câmaras

8.5/10

Pros

  • Câmara principal de muito boa qualidade
  • Autonomia
  • Carregamento HyperCharge 120W
  • Transformador e capa incluídos
  • Ecrã

Contras

  • Câmara macro de muito baixa resolução
  • Estabilização de vídeo quando feito algum zoom
  • Zoom de qualidade inferior
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

1 comentário em “Análise Redmi Note 13 Pro+ 5G – o novo líder da gama média dos smartphones”

  1. Faltou também dizer algo bem importante e que valoriza mais este fantástico Smartphone, Este Smartphone Xiaomi Redmi Note 13 Pro + ou Plus, é também à prova de água visto ter IP68 , Eu adquiri este modelo de Smartphone, o que tem maior capacidade de armazenamento , ou seja o Redmi Note 13 Pro+ 5g. Com 12GB.RAM 512GB.ROM, Até agora só tenho coisas boas a dizer deste fantástico aparelho que é gama média, mas considero uma gama média alta👍 Boa construção, bons acabamentos, boa autonomia, boas prestações, um ecrã incrível, etc.. um design de topo! Muito satisfeito, Relação preço/qualidade , Acima das espectativas ⭐⭐⭐⭐⭐

    Responder

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X