Análise Samsung Galaxy A14 5G – o modelo de entrada nem sempre tem de ser mau

O mercado dos smartphones é vasto e nem sempre existe um foco nos modelos de entrada de gama que, por norma, todos os consumidores assumem que se trata de um equipamento fraco ou que não vai conseguir lidar com as tarefas do dia a dia.

Embora esse pensamento possa estar correto, nem sempre funciona desta forma, com várias marcas a apostarem um pouco mais que o esperado nos equipamentos de entrada de gama para oferecerem aos consumidores um equipamento com um bom design, boas câmaras e um preço acessível.

É neste segmento que o Galaxy A14 5G se insere e, tratando-se de um dos equipamentos de entrada de gama da Samsung, este é um equipamento que consegue aguentar muito bem as tarefas do dia a dia.

Samsung Galaxy A14 5G
Publicidade

Aviso sobre os modelos Samsung Galaxy A14 disponíveis no mercado

Antes de qualquer detalhe, deixamos a pequena ressalva que existem duas versões do Galaxy A14: a versão 4G e a versão 5G. De facto, o primeiro sim é o modelo mais modesto que conta com ligeiras diferenças face ao segundo, sendo que a mais importante dessas diferenças é o processador utilizado.

No caso da versão 4G é utilizado o processador MediaTek Helio G80 e na versão 5G, em análise, é utilizado o Samsung Exynos 1330. Ao comprar o equipamento em loja tenha em atenção qual dos modelos está a adquirir pois a performance vai ser diferente entre os dois e esta análise não leva em consideração esta diferença de processadores.

Samsung Galaxy A14 5G

O modelo 4G não tem a mesma taxa de atualização de ecrã que o modelo 5G assim como também não suporta a gravação de vídeos em câmara lenta.

Características gerais do Samsung Galaxy A14 5G

No que diz respeito às características gerais do Samsung Galaxy A14 5G, a empresa mostrou-se generosa nalguns tópicos com este gama baixa.

Começando no ecrã, encontramos uma tela LCD de 6.6 polegadas com uma taxa de atualização de 90 Hz que oferece até 16 milhões de cores e uma resolução FHD+ (1080 x 2408).

No interior encontramos então o processador Samsung Exynos 1330 com velocidades até 2.2 GHz acompanhado de 4GB de memória RAM e a memória interna a poder ir dos 64GB aos 128GB consoante o modelo, podendo sempre expandir o armazenamento com um cartão microSD de até 1TB.

Conta com uma bateria de 5000 mAh para manter todo o smartphone a funcionar e carrega via cabo USB-C. O Samsung Galaxy A14 5G permite ainda utilizar dois cartões SIM e um cartão microSD em simultâneo.

Samsung Galaxy A14 5G

A traseira é feita de plástico com um ligeiro relevo por toda a capa traseira que, além de não deixar acumular dedadas, confere um toque agradável ao smartphone e distinto.

Na parte de trás encontramos também o módulo triplo das câmaras que é composto por uma câmara principal de 50MP, com uma abertura f/1.8, uma câmara ultra grande angular de 2MP e uma terceira câmara para profundidade de campo também de 2MP, ambas com uma abertura f/2.4.

Para selfies contamos com uma câmara frontal de 13MP com uma abertura f/2.0. A nível de gravação de vídeo o Samsung Galaxy A14 5G consegue ir até à resolução FHD a 30fps.

Samsung Galaxy A14 5G smartphone camera

No que diz respeito à conectividade do equipamento, podemos contar (obviamente) com rede 5G, Bluetooth 5.2, NFC e Wi-Fi. O Samsung Galaxy A14 5G tem várias tecnologias de localização integradas: GPS, Glonass, Beidou e Galileo.

No campo dos sensores contamos com: Acelerómetro, Leitor de Impressões Digitais, Sensor Giroscópio, Sensor Geo Magnético, Sensor de Luz e Sensor de Proximidade.

Nas laterais do Samsung Galaxy A14 5G temos então, à direita, os botões de volume e o botão ON/OFF, que integra também o sensor de impressões digitais, enquanto do lado esquerdo temos apenas a ranhura para os cartões SIM e para o cartão de memória. Na parte de baixo encontramos uma entrada convencional para auscultadores jack 3.5 mm, um altifalante que se mostrou ser bastante alto, e a porta USB-C.

Samsung Galaxy A14 5G

O Samsung Galaxy A14 5G é um smartphone um pouco robusto e não está perto de ser dos mais finos, no entanto, é agradável de ter na mão. Com 205g, conta com as seguintes dimensões: 167.7 x 78.0 x 9.1 mm.

Autonomia para (pelo menos) 2 dias

O Samsung Galaxy A14 5G vem equipado com uma bateria de 5000 mAh, uma capacidade bastante comum de se encontrar em diferentes tipos e gamas de smartphones nos dias de hoje.

No entanto, o equipamento consegue aguentar-se muito bem por dois dias, com uma única carga, sem grandes problemas.

Este feito é de louvar tendo em conta que muitos outros equipamentos da mesma gama, mesmo sendo até mais fracos que o Samsung Galaxy A14 5G em termos de características, não conseguem aguentar tanto tempo de utilização com uma só carga.

Samsung Galaxy A14 5G

A junção do sistema operativo com o processador da Samsung parece ter resultado numa autonomia bastante agradável de se ter num smartphone.

No caso de uma utilização mais escassa, como é mais comum de acontecer com pessoas de idades mais avançadas, o smartphone poderá mesmo aguentar-se por quatro dias se a utilização for reduzida a receber algumas mensagens e fazer algumas chamadas de curta duração.

Câmaras

O departamento fotográfico é sempre complexo de analisar em equipamentos dentro desta gama. Temos as marcas a promover 50MP (ou mais) e os resultados a terem muito pouco equilíbrio e depois temos outros casos em que não existe sequer referência às qualidades da câmara e os resultados até são satisfatórios.

No caso do Samsung Galaxy A14 5G, tratando-se de um equipamento da Samsung, a empresa não pode deixar de lado o departamento das câmaras quando publicita o smartphone, mas de facto conseguimos algumas fotografias bastante boas tendo em conta que se trata de um entrada de gama.

Temos de considerar sempre que vamos precisar de boa iluminação se quisermos que as fotos sejam de boa qualidade com o Samsung Galaxy A14 5G. O zoom só deve ser utilizado se for mesmo necessário e não existir outra alternativa, pois as cores vão ficar muito mais esbatidas e o detalhe que se consegue na fotografia é muito superficial.

Os exemplos acima permitem ver que, numa cenário exterior, as cores são muito bem conseguidas e mesmo as nuvens conseguem manter-se com um aspeto muito bom. Não existe uma saturação em exagero das cores e os brancos são equilibrados.

Ligar o modo de 50MP não vai melhorar a qualidade da fotografia, aliás, em certos casos pode até ser uma forma de perder alguns pontos. Mas, de facto, no mesmo cenário conseguimos muito mais detalhe nas árvores à distância e nas casas, perdendo muita informação nas zonas mais escuras.

Dando um passo em frente e ficando mais perto dos objetos que queremos fotografar, as câmaras portam-se de forma semelhante ao que acontece nas paisagens. Com a iluminação correta, é possível obter resultados que não parecem ser de um smartphone de entrada de gama como é o caso do Samsung Galaxy A14 5G. Existe alguma dificuldade em manter as cores corretas nas áreas mais escuras, mas é fácil de passar despercebido com as cores em redor.

Passando para um cenário menos iluminado, o grão aparece e aqui sim, as fotos podem não agradar a muitas pessoas. Pelos testes realizados, utilizar o modo noturno ou manter o modo automático vai resultar em fotografias muito semelhantes entre si.

As duas fotos acima foram tirada no interior, com apenas um pouco de luz a vir de uma divisão em frente ao objeto fotografado. Entre o modo automático e o modo noturno, existe uma ligeira diferença referente ao brilho nas cores do elefante e aos detalhes do móvel de cor preta. No entanto, para tirar a foto no modo noturno, o smartphone pediu-nos que mantivéssemos o Samsung Galaxy A14 5G imóvel por cerca de 6 segundos, um tempo elevado para uma diferença tão ligeira.

20231209 153615 scaled webp Galaxy A14 5G

No que diz respeito à câmara frontal o Samsung Galaxy A14 5G conseguiu surpreender. Apesar de não ser a melhor do mercado, e dentro desta faixa de preços ninguém pode esperar que o seja, a câmara frontal conseguiu entregar uma fotografia com muito bons tons e com um detalhe acima da média.

É possível ver-se os diferentes tons de pele que são criados pela incidência de luz com diferentes intensidades, sem perder o detalhe da barba ou das sobrancelhas.

O Samsung Galaxy A14 5G conseguiu ainda captar uma certa rugosidade característica da pele e, de forma geral, criar uma fotografia muito bem equilibrada em todos os pontos.

O único ponto menos fraco é que perde algum detalhe no que diz respeito às zonas escuras no fundo da imagem por manter o destaque na cara. Um ponto que não é muito mau tendo em conta que falamos de um tipo de foto em que o sujeito é o que importa mais no resultado final.

Um entrada de gama com boas capacidades, mas um preço confuso

O Samsung Galaxy A14 5G é um smartphone de entrada de gama que mostrou estar à altura do desafio de se aguentar em tarefas do dia a dia e, até mesmo, com tarefas um pouco mais puxadas.

Mesmo tratando-se de um dos smartphones mais contidos em termos de características que a Samsung tem atualmente à venda no mercado (estando apenas o Galaxy A05s e o Galaxy A14 4G abaixo dele), o equipamento mostrou-se ser bastante equilibrado.

Samsung Galaxy A14 5G

Tem um ecrã generoso que, apesar de já não ser AMOLED como a Samsung fazia há uns anos nas gamas mais baixas, ainda consegue oferecer um bom conjunto de cores e muito bons ângulos de visão. É grande, para que o utilizador possa ver um vídeo ou um episódio de uma série sem grandes dificuldades, e tem uma taxa de atualização de 90Hz, o que confere uma sensação de rapidez ao equipamento.

O processador consegue aguentar as tarefas a que é submetido, sejam elas algo simples como ver as redes sociais e os emails, ou tarefas mais puxadas como correr um jogo do género do Pokémon Go sem apresentar qualquer tipo de entrave ou problemas na fluidez do jogo.

No que diz respeito às câmaras, o Samsung Galaxy A14 5G tem um sensor principal que consegue resultados com muito boas cores e um equilíbrio de brancos aceitável para a gama em que se insere. Perde alguns detalhes nas zonas mais escuras e fica muito branco quando fazemos zoom, mas de forma geral, para apontar e fotografar é um equipamento que faz o trabalho.

Para tirar selfies, o Samsung Galaxy A14 5G consegue manter muitos detalhes do rosto do sujeito fotografado assim como consegue encontrar um equilíbrio nos tons da cara. Acaba por sacrificar um pouco o fundo por detrás da pessoa para conseguir manter um melhor resultado final da imagem em si.

Samsung Galaxy A14 5G

Tudo isto depois resume-se a um PVPR um pouco confuso. O Samsung Galaxy A14 5G de 64GB é vendido pela Samsung a 249.90€, subindo o valor para 269.90€ se optarmos pela versão de 128GB (a que aconselhamos nos dias de hoje, pois 64GB já começa a ser pouco para todas as aplicações básicas dos dias atuais).

Estes são valores um pouco elevados para o Samsung Galaxy A14 5G pois, com uma ligeira diferença de valor é possível adquirir outros equipamentos com características muito melhores que este smartphone. Felizmente, existem as promoções recorrentes ao longo de todo o ano que fazem com que a versão de 128GB desça para os 199.90€ com alguma frequência (até menos em mercados internacionais) e, aí sim, é uma compra muito bem feita.

Agradecemos à Samsung a cedência do equipamento para análise.

Samsung Galaxy A14 5G

249.90€ (64GB) / 269.90€ (128GB)
8.6

Design

9.0/10

Performance

9.0/10

Preço

7.0/10

Autonomia

10.0/10

Câmara

8.0/10

Pros

  • Design bem conseguido em linha com a gama S
  • Preço de promoção apelativo
  • Performance acima do esperado num gama baixa
  • Ecrã com 90Hz de taxa de atualização
  • Câmara principal

Contras

  • PVPR elevado
  • Som alto mas sem substância
  • Modo noturno demorado
  • Zoom perde muita qualidade
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory