Análise Samsung Galaxy A15 5G – o preço acessível da Samsung

O Samsung Galaxy A15 5G é um smartphone com um preço mais acessível mas que promete entregar a qualidade já associada aos equipamentos da empresa.

Não estando pensado para oferecer o que a empresa tem de melhor, mas sim para o utilizar ter acesso a um produto de qualidade com um preço acessível, o Samsung Galaxy A15 5G conta com diversas características que não seriam esperadas num smartphone de entrada de gama.

Samsung Galaxy A15 5G
Publicidade

Nas últimas semanas testámos o Samsung Galaxy A15 5G e, apesar de não ser perfeito, oferece muito para o preço praticado.

Características gerais do Samsung Galaxy A15 5G

Apesar de ter o corpo em plástico, a Samsung trabalhou bem para poder oferecer uma sensação melhorada ao pegarmos no Samsung Galaxy A15 5G. A traseira com os efeitos de luz conferem-lhe um ar mais premium.

Além disso, é um equipamento que, apesar de grande, é bastante leve. O smartphone tem um tamanho de 160.1 x 76.8 x 8.4 mm, mas um peso de apenas 200g o que oferece um bom conforto para as mãos se passarmos longos períodos a usar o smartphone.

O design, de forma geral, segue a linha Galaxy S, conferindo assim uma imagem mais semelhante entre todos os equipamentos e conferindo à empresa uma identidade concisa.

Samsung Galaxy A15 5G

Apesar de se tratar de um smartphone de gama de entrada, o Samsung Galaxy A15 5G conta com um ecrã Super AMOLED de 6.5 polegadas com uma taxa de atualização de 90 Hz, oferecendo aos utilizador uma experiência de visualização muito elevada quando comparado com outros equipamentos do mesmo segmento.

Na traseira do smartphone encontramos o conjunto triplo de câmaras, alinhadas na vertical como acontece nos restantes equipamentos da Samsung. Este módulo incorpora um sensor principal de 50MP, uma câmara ultra grande angular de 5MP e uma macro de 2MP. Na parte frontal, em formato gota na parte superior do ecrã, encontramos a câmara de selfies de 13MP.

No interior do Samsung Galaxy A15 5G encontramos um processador MediaTek Dimensity 6100+ de 6nm com uma GPU Mali-G57 MC2.

Samsung Galaxy A15 5G

No que diz respeito às memórias, aqui a Samsung conteve-se bastante, com apenas 4GB de memória RAM e um armazenamento interno de 128GB que pode ser expandido, via cartão microSD, até 1TB.

A alimentar o equipamento encontramos uma bateria de 5000 mAh que, aliada aos restantes componentes, mostrou-se bastante capaz de aguentar dois dias (e até mais) consoante o tipo de utilização dada ao smartphone.

Na lateral direita do Samsung Galaxy A15 5G encontramos os botões de volume acompanhados pelo botão ON/OFF que incorpora o leitor de impressões digitais, a melhor incorporação para este tipo de sensores, na nossa opinião, devido à praticidade e naturalidade que oferece no desbloqueio.

A nível dos restantes sensores podemos contar com:

  • Acelerómetro
  • Sensor Giroscópio
  • Sensor Geo Magnético
  • Sensor de Luz
  • Sensor de Proximidade Virtual

Na parte de baixo do smartphone encontramos a porta USB-C para carregamento super rápido de até 25W e a coluna única, não contando este equipamento com áudio estéreo.

Samsung Galaxy A15 5G

O Samsung Galaxy A15 5G vem de origem coma One UI 6.0 e conta com 4 anos de atualizações de sistema e 7 anos de atualizações de segurança.

Autonomia invejável

Apesar de sabermos que a autonomia do Samsung Galaxy A15 5G muito se deve às características de hardware inferiores aliadas a uma boa gestão de sistema, não deixa de ser surpreendente o que este equipamento consegue oferecer.

Com uma utilização mais normal, com e-mails, redes sociais, chamadas e muitas mensagens, o smartphone aguentou-se sem qualquer problema por dois dias seguidos com um só carregamento, sobrando ainda cerca de 20% na noite do segundo dia.

Samsung Galaxy A15 5G

No entanto, se tivermos um dia mais atarefado e o smartphone tiver uma utilização mais controlada, conseguimos uma autonomia para 3 dias sem grandes problemas.

Mesmo em dias que a utilização era, pelo contrário, mais elevada que o normal, o Samsung Galaxy A15 5G manteve-se constante com, pelo menos, dois dias de autonomia com uma só carga.

O carregamento leva cerca de uma hora e meia, sendo que esta velocidade poderá variar consoante o carregador utilizado, uma vez que é possível ir até aos 25W de potência de carregamento.

Ecrã muito bom e fluído, pena o som

Tratando-se um smartphone de entrada de gama, o Samsung Galaxy A15 5G poderia deixar a desejar num fator importante, o ecrã.

Como estamos a falar da Samsung e a empresa tem o seu nome bem colocado no mercado do fabrico de ecrãs, o cenário aqui é completamente diferente.

A experiência de utilização do ecrã do Samsung Galaxy A15 5G é muito boa, com cores excelentes, contrastes muito bem conseguidos e com uma fluidez bastante boa, graças aos 90Hz de taxa de atualização.

Samsung Galaxy A15 5G

Qualquer vídeo que estejamos a ver no smartphone vai ser reproduzido com boa qualidade e com cores muito boas, oferecendo uma experiência superior numa gama de entrada.

Em contraste com o ecrã, o som do Samsung Galaxy A15 5G deixa um pouco a desejar. O facto de não ser estéreo faz com que o consumo multimédia seja logo impactado.

Além disso, a coluna apesar de oferecer um som bastante alto, não consegue aguentar muito bem os extremos, nem os graves muito carregados nem os agudos muito elevados, criando sempre alguma distorção nos dois casos.

Câmara principal muito boa

O departamento das câmaras no Samsung Galaxy A15 5G está com um equilíbrio muito interessante tendo em conta a gama em que se insere e o preço a que o conseguimos comprar.

A câmara principal consegue oferecer resultados muito bons, com um equilíbrio de brancos bem conseguido e tons muito semelhantes à realidade, com um ligeiro toque de contraste e saturação para tornar tudo mais esteticamente agradável e que é já habitual nos smartphones.

Mesmo quando a luz começa a ser menor, o Samsung Galaxy A15 5G consegue compensar esse facto muito bem dentro da categoria em que está inserido. A mudança entre as diversas câmaras oferece um bom equilíbrio sem se notar grandes diferenças de cores entre as três câmaras.

O modo de 50MP apesar de poder dar jeito em determinadas circunstâncias em que o objetivo é, de facto, capturar o maior nível de detalhes possível, é preciso ter sempre em atenção que o processamento deste tipo de imagens é menor e que as zonas mais escuras podem não ficar tão bem trabalhadas como no modo automático.

fotografia Samsung Galaxy A15 5G 7 jpg Samsung Galaxy A15 5G
50MP

Já ao entrarmos em cenário muito escuros, o Samsung Galaxy A15 5G já começa a mostrar alguma dificuldade em apresentar resultados que sejam, de facto, utilizáveis. Consegue melhorar a iluminação do local, sem sombra de dúvidas que sim, mas não consegue chegar sequer perto de outros modos noturnos que existem em gamas mais elevadas.

O Samsung Galaxy A15 5G oferece ainda a possibilidade de usar o modo retrato para conseguir dar um destaque melhorado ao sujeito principal da fotografia e criar um efeito de desfoque no que está atrás.

fotografia Samsung Galaxy A15 5G 12 Samsung Galaxy A15 5G
Retrato

Apesar de funcionar e, em ambientes com uma iluminação mais direta, conseguir entregar um recorte do sujeito muito bem feito, em ambientes menos iluminados ou com cores muito semelhantes essa deteção do sujeito principal e do plano de fundo perde-se, o que provoca um recorte menos preciso. Além disso, ao mínimo movimento notamos imediatamente a existência de arrasto na imagem.

Conclusões

O Samsung Galaxy A15 5G é um smartphone deveras interessante, mas para um público muito específico.

O design está alinhado com toda a gama de equipamentos da empresa, o que lhe confere um conforto e um aspeto mais premium e que faz parecer algo melhor do que realmente é. O único ponto menos trabalhado neste smartphone são as margens em torno do ecrã, algo grandes.

No que diz respeito ao ecrã em si, a Samsung trabalhou muito bem e conseguiu colocar aqui um painel com muita qualidade e fluidez, o que permite uma utilização mais agradável.

Samsung Galaxy A15 5G

Se o ecrã é fluído, o processador pode ficar um pouco atrás. Em alguns momentos, mesmo apenas a utilizar as aplicações próprias do sistema, sentimos alguns arrastos no Samsung Galaxy A15 5G, o que mostra que há aqui alguns pontos que podem ser melhorados.

O som do smartphone é outro ponto que deixou um pouco a desejar, uma vez que temos apenas uma saída de áudio e esta única saída não consegue lidar muito bem com os graves e os agudos, criando algumas distorções. No entanto, é um som alto e que é possível ser ouvido em ambientes ruidosos.

A autonomia é um excelente ponto do Samsung Galaxy A15 5G, com dois dias de autonomia com uma só carga garantidos em quase todos os cenários e, com um uso mais modesto, chega mesmo a aguentar-se durante três dias. Tendo em conta a autonomia que oferece, o tempo de carregamento de cerca de uma hora e meia torna-se aceitável.

Samsung Galaxy A15 5G

A câmara principal do smartphone é muito capaz, oferecendo resultados bem equilibrados e prontos a serem partilhados. Mesmo em ambientes com menos iluminação, o Samsung Galaxy A15 5G consegue compensar este ponto e tirar uma foto que pode ser facilmente utilizada nas redes sociais.

As duas câmaras que acompanham a principal perdem um pouco de qualidade, mas com uma boa iluminação conseguem manter o equilíbrio entre todo o sistema de câmaras.

O modo retrato funciona bem quando o sujeito principal está bem iluminado, mas perde algumas características se as cores de fundo se confundirem com o sujeito principal ou se a iluminação reduzir um pouco, podendo mesmo deixar as fotografias com um certo arrasto e muito grão.

Samsung Galaxy A15 5G

De forma resumida, este é um smartphone para quem procura um equipamento com qualidade de construção, com uma boa câmara principal e uma excelente autonomia, sem ter de dispensar muito dinheiro para o comprar.

O Samsung Galaxy A15 5G pode ser adquirido por um PVPR de 249.99€, no entanto, está inúmeras vezes em promoção por um preço de 199.99€ (ou semelhante).

Agradecemos à Samsung por nos terem disponibilizado o Samsung Galaxy A15 5G para análise.

Samsung Galaxy A15 5G

249.99€
8.6

Design

9.0/10

Performance

7.5/10

Autonomia

10.0/10

Experiência multimédia

8.0/10

Câmaras

8.5/10

Pros

  • Preço
  • Câmara principal
  • Autonomia que pode chegar até 3 dias

Contras

  • Algumas falhas de performance mesmo em aplicações de sistema
  • Som com distorção em graves e agudos
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory