Análise Samsung Galaxy S23 FE – o topo de gama mais acessível

Num mercado tão saturado como o dos smartphones, as empresas começam a ter alguma dificuldade em saber o que devem colocar no mercado de forma a conseguirem o destaque certo junto dos consumidores.

Assim sendo, a Samsung tem a gama Fan Edition, onde o modelo mais recente, o Samsung Galaxy S23 FE, se insere de uma forma um pouco diferente de todos os seus antecessores.

Samsung Galaxy S23 FE
Publicidade

Com algumas diferenças aplicadas ao Galaxy S23 FE, a Samsung pode ter encurtado um pouco a diferença entre a gama Galaxy S23 e o modelo Fan Edition, levando a que este seja, tecnicamente, o modelo topo de gama mais acessível da empresa.

Características gerais do Samsung Galaxy S23 FE

Uma das maiores diferenças que notamos assim que retiramos o Galaxy S23 FE da caixa é o design, em tudo, alinhado com a linha S23 tradicional. A traseira em vidro passou agora a fazer parte da linha Fan Edition que, anteriormente, era em plástico.

A nível de dimensões, contamos com 158 x 76.5 x 8.2 mm e um peso de 209g, um tamanho confortável para a grande maioria dos utilizadores, mas que não deixa de ser um equipamento de dimensões grandes. Tanto o vidro frontal como o vidro traseiro contam com proteção Gorila Glass 5, já as laterais do equipamento são em alumínio.

Samsung Galaxy S23 FE

O Galaxy S23 FE conta então com um ecrã Dynamic AMOLED 2X Adaptive de 6,4 polegadas com uma resolução FHD+ e uma taxa de atualização de até 120Hz. Desta forma, o equipamento fica com um tamanho de ecrã intermédio entre as 6,1 polegadas do Galaxy S23 e as 6,6 polegadas do Galaxy S23+.

No interior do equipamento encontramos o processador proprietário da empresa, o Exynos 2200 de 4nm, acompanhado de 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de memória interna, consoante o modelo selecionado.

Na traseira encontramos então a já característica linha vertical com 3 câmaras, a principal de 50MP com abertura f/1.8, a ultra grande angular de 12MP com abertura f/2.2 e a telephoto de 8MP com abertura f/2.4. Na parte frontal encontramos uma câmara de 10MP com abertura f/2.4.

Samsung Galaxy S23 FE

A alimentar o Samsung Galaxy S23 FE encontramos uma bateria de 4500 mAh com capacidades de carregamento rápido de até 25W por cabo e até 15W via carregamento sem fios.

O Galaxy S23 FE conta ainda com dois altifalantes, que não são maus nem bons, são ok e permitem ter um áudio em stereo, uma entrada USB-C para carregamento e transferência de dados, um leitor de impressões digitais, ótico, colocado por baixo do ecrã.

Samsung Galaxy S23 FE

O S23 FE foi lançado em Outubro de 2023 e está apto a receber a atualização para o Android 14, assim como para receber a atualização para a One UI 6. Para os casos em que seja adquirido um equipamento não atualizado, a atualização deverá chegar de forma automática pouco tempo depois do equipamento ser ligado à rede.

A câmara da versão FE

Vamos começar por falar do “elefante da sala”. Tratando-se de uma linha mais acessível, onde se espera que a marca aplique alguns cortes é, na grande maioria, a nível das câmaras.

Isto não deixa de ser verdade, mas não totalmente. A câmara principal é, em tudo, muito capaz de ter resultados iguais ou semelhantes dos obtidos com os irmãos da linha principal, sendo os cortes aplicados nas outras câmaras, especialmente na de zoom.

Como tal, as fotografias tiradas com o Samsung Galaxy S23 FE são, de forma geral, muito boas. Existe um bom processamento das cores obtidas, assim como um equilíbrio de brancos muito bom, especialmente na câmara principal.

Como indicado, a câmara de zoom é a que foi mais sacrificada de todas, notando-se uma diferença grande no resultado obtido quando comparado com as outras duas câmaras do equipamento.

O modo que permite ter mais detalhes na fotografia, ou seja, tirar o máximo proveito dos 50MP anunciados pela marca, leva a que o HDR das fotos desapareça e, em casos que se trate de um cenário com muitas sombras, poderá tornar a foto muito escura e com falhas nos detalhes escuros.

O modo noturno mostrou ser tão bom como o resultado que conseguimos ter na linha S23 normal. As fotos ganham luz nos pontos certos e é possível obter resultados muito bons de forma geral, notam-se uma vez mais o ponto mais fraco na câmara dedicada ao zoom ótico do equipamento.

Com a escuridão completa da noite é que dá para perceber melhor a verdadeira capacidade de fotografar no escuro que conseguimos ter no bolso com o Samsung Galaxy S23 FE, que mesmo em condições de escuridão total consegue ir buscar qualquer vestígio de luz para mostrar o que os nossos olhos conseguem ver.

O modo retrato do Galaxy S23 FE mostrou-se bastante bom no que diz respeito a identificar e recortar o sujeito principal da foto, mas perde alguns pontos devido à câmara de zoom ser a mais fraca do conjunto traseiro. Apesar de tudo, o processamento consegue ser melhor que utilizando apenas a câmara para fazer zoom, equilibrando melhor as cores do sujeito em primeiro plano.

De forma geral, este é um smartphone com grandes capacidades fotográficas, como seria de esperar na linha S23, mas com um corte significativo nas câmaras menos utilizadas, em especial na de zoom, sendo esta câmara mais bem aproveitada em conjunto com o modo retrato.

Design mais cuidado e premium

De forma a alinhar todos os seus equipamentos, a Samsung começou a apostar num design único para todas as gamas, desde o Galaxy A14 até ao Galaxy S23 Ultra, todos os equipamentos começam agora a seguir uma certa linha de design. O mesmo acontece com a linha FE.

O Samsung Galaxy S23 FE parece, em quase todos os aspetos, o Galaxy S23, com a diferença de que este modelo em testes tem margens maiores em torno do ecrã. Este poderia ser um problema, mas na verdade nem reparamos que esses rebordos estão lá a não ser que nos foquemos nesse pormenor.

Um ponto que falha neste modelo em questão são os acabamentos de construção do próprio equipamento. Enquanto na linha principal da gama S contamos com acabamentos premium em todos os aspetos, com o Galaxy S23 FE a Samsung descuidou-se um pouco com as laterais do equipamento.

Samsung Galaxy S23 FE

Ou seja, quando estamos com o smartphone na mão, numa utilização normal, é possível sentir muito bem nas laterais do equipamento onde cada peça encaixa, levando a um certo desconforto e sensação de que algo não está muito correto com a construção. Isto porque na linha S normal existe um acabamento mais aperfeiçoado, onde todo o aparelho parece ser feito de uma única peça.

No entanto, tirando este ponto, que facilmente fica resolvido ao colocar uma capa, o Galaxy S23 FE é um smartphone bonito, com materiais de boa qualidade e que oferece características de topo aos utilizadores que não procuram o que de melhor a Samsung consegue oferecer em todos os campos.

Autonomia melhorada

Se o design tem um ponto a menos na linha FE, esse ponto é compensado na autonomia.

Facilmente conseguimos passar o dia inteiro com o smartphone sem termos de o ligar à ficha, chegando ao final do dia com cerca de 25% de bateria restante que ainda se aguentava durante a noite, caso não quiséssemos deixar o equipamento a carregar durante a noite.

Samsung Galaxy S23 FE

Este é um fator em muito influenciado pelo processador inferior que o Galaxy S23 FE alberga, mas que vai servir para todas as atividades do dia a dia e para alguns jogos mais pesados, sem qualquer problema. Desta forma, é possível satisfazer todos os utilizadores sem sacrificar nada durante as situações comuns do dia a dia.

Com o Galaxy S23 FE, faz sentido comprar o Galaxy S23?

Esta questão acaba sempre por vir ao de cima quando a empresa coloca no mercado um topo de gama mais acessível que, aparentemente, parece cumprir todos os requisitos do smartphone base dos topo de gama, o Galaxy S23.

No entanto, vale a pena ter em atenção a altura de lançamento da versão FE, Outubro de 2023. Este equipamento foi lançado muito próximo do lançamento dos futuros Galaxy S24, que vão levar a empresa a deixar de fabricar o modelo anterior.

Samsung Galaxy S23 FE

Isto significa que, rapidamente, o mercado ficará focado na linha S24 e no modelo S23 FE, que preenche muitos tópicos que um utilizador mais simples procura sem deixar de ser um topo de gama.

Desta forma, se o zoom não for algo importante, é uma boa hipótese ponderar o Galaxy S23FE em vez do Galaxy S23, pois não existe muito mais que se note a diferença numa utilização do dia a dia.

Conclusões

O Samsung Galaxy S23 FE é, de facto, um modelo Fan Edition. Isto porque vai de encontro a todos os critérios que um “fã” procura, sem exagerar no preço e sem chegar perto da linha em que já tem demasiadas características que nunca vão ser necessárias ou utilizadas pela grande maioria dos utilizadores.

Estamos a falar de um smartphone com um design em tudo semelhante à linha S23, com a traseira em vidro e possibilidade de carregamento sem fios, assim como de utilizar o carregamento reverso para carregar outros equipamentos.

Além disso, a câmara principal consegue resultados muito bons em diferentes cenários, incluindo em cenários mal iluminados ou com a ausência quase total de luz.

Samsung Galaxy S23 FE

A bateria do Galaxy S23 FE consegue aguentar muito bem um uso moderado durante um dia inteiro, podendo chegar mais longe com uma utilização mais contida sem qualquer problema. O processador aguenta bem os jogos mais populares e as aplicações mais utilizadas no dia a dia de qualquer pessoa.

De forma geral, ficámos satisfeitos com a utilização do Galaxy S23 FE, sendo uma pena que existe uma perda de qualidade ao utilizarmos a câmara de zoom no equipamento, mas percebemos que tinham de haver cortes para baixar o preço do equipamento e que nem todos os utilizadores recorrem ao zoom do smartphone.

Samsung Galaxy S23 FE

O áudio do smartphone também não é o melhor, mas para redes sociais e alguns vídeo é mais que suficiente. No entanto, são um pouco estridentes para ouvir música com qualidade, criando uma ligeira distorção quando o volume está no máximo.

O Samsung Galaxy S23 FE pode ser adquirido por um PVPR inicial de 739.89€, para a versão de 128GB, e 799.91€ para a versão de 256GB.

Agradecemos à Samsung por nos ter cedido o Galaxy S23 FE para análise.

Samsung Galaxy S23 FE

739.89€ (128GB) / 799.91€ (256GB)
8.3

Design

8.0/10

Performance

9.5/10

Câmaras

8.5/10

Preço

8.0/10

Som

7.5/10

Pros

  • Câmara principal
  • Autonomia
  • Design alinhado com toda a gama
  • Carregamento sem fios

Contras

  • Design com algumas falhas nos acabamentos
  • Som muito estridente
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X