Análise Samsung Galaxy S23 Plus – O filho do meio com muito para oferecer

Foi no início de Fevereiro de 2023 que a Samsung apresentou a nova gama S dos seus smartphones topo de gama. Entre os três modelos, o Galaxy S23 Plus é o irmão do meio que oferece um pouco mais que o modelo base, mas um pouco menos que o modelo Ultra.

Como acontece na maioria das famílias, o filho do meio recebe sempre menos destaque, no entanto, poderá surpreender de diversas formas como foi o caso do Galaxy S23 Plus.

Samsung Galaxy S23 Plus
Publicidade

Tivemos a oportunidade de dar uma volta com o Galaxy S23 Plus e existem, de facto, alguns pontos a destacar face aos seus irmãos.

Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra. Quais são as diferenças entre os modelos?

Uma dúvida que tem existido com o passar dos tempos é a diferença entre os diversos modelos das gamas altas que as empresas começaram a aplicar para distinguir os três (ou mais) equipamentos da sua linha topo de gama.

No caso da Samsung, o modelo base é apelidado apenas por Galaxy S23, e oferece todas as principais características do que é esperado de um topo de gama da linha S da empresa. Temos um smartphone mais pequeno que os restantes modelos, mas com o mesmo processador e sensores principais que nos modelos mais altos.

Samsung Galaxy S23 Plus

No smartphone em análise, o Galaxy S23 Plus, encontramos um aumento a nível de ecrã e de bateria, de forma a oferecer uma experiência mais imersiva ao utilizador no que se trata de assistir a conteúdos multimédia, assim como uma autonomia maior no smartphone.

Já o modelo Ultra, que tratemos a análise em breve, alberga então todas as novidades que a Samsung planeou para o ano 2023. Conta com a implementação da S Pen para que possa dar asas à imaginação e escrever ou desenhar como se estivesse a utilizar uma folha de papel, tem um maior número de câmaras e foca-se no zoom ótico de 10x e no híbrido de até 100x, oferecendo então a derradeira experiência Galaxy.

Se quiser saber mais sobre as três gamas, deixamos-lhe a sugestão de ler as nossas primeiras impressões sobre toda a gama S23 e ler ainda o resumo do evento de apresentação da Samsung.

Por dentro do Galaxy S23 Plus

Com dimensões de 157.8 x 76.2 x 7.6 mm e um peso apróximado de 195 g, estamos perante um smartphone grande, mas confortável de se ter na mão.

O Samsung Galaxy S23 Plus conta com um ecrã generoso de 6,6 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, com uma resolução FHD+ (2340×1080). Conta com uma taxa de atualização de 120 Hz e um total de 16M de cores. Este é sempre um ponto de destaque na Samsung que consegue oferecer uma experiência de ecrã surpreendente em todos os seus equipamentos de topo.

Samsung Galaxy S23 Plus

No interior do Galaxy S23 Plus encontramos então o famoso Snapdragon 8 Gen 2 com uma adaptação própria para os Galaxy, uma parceria entre as duas empresas que promete fazer uma diferença grande no modo como os smartphones da sul coreana gerem toda a informação de forma a oferecerem uma experiência sem entraves aos utilizadores.

A nível de RAM, o Galaxy S23 Plus conta com 8GB e a memória interna começa nos 256GB para o modelo base do Galaxy S23 Plus.

Samsung Galaxy S23 Plus

A nível de conectividade, encontramos a compatibilidade com a rede 5G, Bluetooth 5.3, NFC, carregamento sem fios e carregamento reverso, ligação por cabo USB-C. Encontramos ainda diversos sensores como Acelerómetro, Barómetro, Leitor de Impressões Digitais por baixo do ecrã, Sensor Giroscópio, Sensor Geo Magnético, Sensor de Posicionamento, Sensor de Luz e Sensor de Proximidade.

Samsung Galaxy S23 Plus

A alimentar todo o poder do smartphone encontramos uma bateria maior que o modelo do ano anterior, subindo para 4700 mAh que promete aguentar um dia de utilização sem qualquer problema. O carregamento rápido é que não teve melhorias (infelizmente) demorando ainda cerca de 1h30m para carregar.

Autonomia melhorada

Não temos a certeza se tem a ver com o novo processador ou se tema ver com a nova One UI 5.1, mas a Samsung conseguiu melhorar (e muito) a questão da autonomia nestes novos smartphones.

Samsung Galaxy S23 Plus

Vale referir que, no dia a dia, o smartphone que me acompanha sempre é o Galaxy S22 Ultra, pelo que reduzir a bateria em 300 mAh no Galaxy S23 Plus foi um fator que, inicialmente, levantou algumas preocupações.

Apesar disso, a empresa conseguiu equilibrar estas questões e, para nossa surpresa, vários foram os dias em que o smartphone chegou ao final do dia com cerca de 40% de bateria em vez de 15% como acontece com o S22 Ultra.

Samsung Galaxy S23 Plus

Esta autonomia foi conseguida com umas quantas horas de jogos, alguns trajetos com o GPS ligado todos os dias em plena luz (portanto, brilho do ecrã no máximo).

O modelo inferior promete aguentar também um dia de uso, mas poderá necessitar de algum controlo extra, no entanto, como o ecrã também é inferior poderá, de facto, conseguir oferecer a mesma capacidade que o irmão do meio.

Câmaras para todos os gostos (sem zoom)

O departamento de maior destaque nesta nova gama da Samsung são as câmaras. Apesar dos 200MP estarem guardados para o modelo Ultra, no Galaxy s23 Plus conta com um sensor de 50MP para conseguir mais detalhe que uma fotografia normal.

Samsung Galaxy S23 Plus

Além disso, existiram algumas diferenças consideráveis na fotografia quando comparado com a gama do ano anterior.

O Galaxy S23 Plus vem equipado com uma câmara principal de 50MP, uma ultra grande angular de 12MP e uma telephoto de 10MP. Na parte frontal encontramos uma câmara de 12MP.

As fotografias conseguem ser mais naturais, fugindo à tradição da Samsung de saturar em demasia as cores. Conseguimos tons mais frios que o habitual o que deixa todo o cenário com um ar mais semelhante à realidade.

A nível de HDR o smartphone comporta-se que nem um profissional conseguindo lidar muito bem com diferentes tipos de iluminação e preservando os detalhes do céu, mesmo em dias mais nublados ou mais solarengos.

O modo de 50MP do Galaxy S23 Plus é que se pode tornar ligeiramente escuro quando comparado com os restantes modos. Uma vez que o HDR não é aplicado no processamento, a imagem torna-se muito detalhada e realista, mas ligeiramente escura em alguns cenários de contra-luz. No entanto, este é um “problema” que se resolve com qualquer ferramenta de edição de imagem.

Existe um bom equilíbrio de tons entre as 3 câmaras de forma a que quase não existam diferenças de cor entre todas. isto permite criar uma sequência de imagens com uma tonalidade semelhante e sem destoar uma das outras.

Fotografia noturna

Um tópico onde a Samsung já fazia muito bom trabalho era a fotografia noturna, que, nesta nova gama, conseguiu ainda melhorar esta questão.

As fotografias tiradas durante a noite ganharam um novo destaque com os objetos a ficarem ainda melhor iluminados e com cores mais equilibradas. Existe um melhor controlo a nível da iluminação de forma a que as luzes amarelas da rua não tornem toda a fotografia com um tom muito amarelado e mantendo algumas zonas sem luz amarela nesse mesmo registo.

Os detalhes são preservados e não notámos quase nenhum grão nas imagens. Por vezes, o modo automático consegue fazer um trabalho tão bom que nem vimos necessidade de recorrer ao modo noturno, até porque na imagem final acabava por fazer muito pouca diferença.

O modo noturno mostrou-se bastante eficaz foi nas fotografias com a câmara frontal, onde conseguimos ter uma noção de como a foto foi melhorada face à gama anterior. Nalguns casos a imagem parece ter sido tirada ainda com alguma luz do dia e não com a noite cerrada.

Expert RAW

A Samsung tem vindo a fazer uma grande aposta na sua aplicação de fotografia profissional, a Expert RAW, que é um dos pontos de destaque também presentes na gama S23.

Este ano a empresa implementou novas funcionalidades na aplicação que permitem recorrer aos diversos sensores e capacidades dos smartphones para fotografar diretamente as estrelas e constelações.

Samsung Galaxy S23 Plus

Infelizmente, não nos foi possível testar este modo a fundo devido à luz presente na cidade, que acaba por impossibilitar a fotografia de um céu estrelado quase impossível de ver. O modo dedicado às fotos estreladas acaba por definir um temporizador de 4 ou 7 minutos (que poderá ser configurado pelo utilizador) onde o smartphone deve ficar imóvel para poder captar todas as estelas possíveis.

No caso que conseguimos recriar, poucas estrelas estavam visíveis, e a luz das casas e ruas mostrou-se um pouco forte, pelo que não se conseguiu obter um céu muito estrelado. No entanto, ainda é possível observar uma ou duas estrelas que o smartphone conseguiu puxar sem perder detalhe ou sem puxar em demasia a luz das casas.

Samsung Galaxy S23 Plus
Expert RAW

Desta forma conseguimos perceber que existe um bom equilíbrio do equipamento em preservar informação relevante e em puxar apenas a iluminação nas zonas mais escuras.

Vídeo

A Samsung aumentou a fasquia também no que diz respeito à gravação de vídeo com o Galaxy S23 Plus e a restante família, podendo gravar vídeos em 8K sem qualquer problema e aumentando as capacidades de gravação noturna.

A estabilização de imagem foi também um ponto melhorado conseguindo um maior ângulo para que a câmara possa oscilar em conformidade com os movimentos do utilizador quando este não tem um estabilizador à mão.

Desta forma, o modo normal do Galaxy S23 Plus faz um resultado de gravação bastante bom, podendo ser melhorado com o modo de estabilização digital que, apesar de criar alguns movimentos menos naturais na gravação e, inicialmente, reduzir um pouco a iluminação captada, oferece de facto uma imagem sem qualquer movimento indesejado.

Design e conforto

O Galaxy S23 Plus revelou-se um smartphone grande, mas confortável. o seu design, este ano sem um relevo em torno das câmaras, permitiu que o smartphone tivesse um peso mais bem distribuído e, também, que fosse mais confortável de transportar.

As dimensões ligeiramente inferiores aos modelos Ultra existentes no mercado são suficientes para que este equipamento possa andar no bolso sem ser demasiado grande e para poder visualizar conteúdos sem ser demasiado pequeno.

Samsung Galaxy S23 Plus

O ecrã direito (sem as laterais curvas) é um ponto que ou se gosta ou não se gosta. O ecrã curvo nas laterais está reservado para o modelo Ultra e há quem prefira, no entanto, não nos fez confusão e permite uma maior versatilidade para segurar no Galaxy S23 Plus.

No final de contas…

Como referimos no início da análise, o filho do meio costuma ter muito para oferecer apesar de poder cair muitas vezes no esquecimento das pessoas.

O Galaxy S23 Plus mostrou-se um equipamento extremamente equilibrado em todos os aspetos, o que o poderá tornar numa das opções mais bem conseguidas dos três modelos da linha S23.

Samsung Galaxy S23 Plus

O smartphone é bastante ergonómico e fácil de segurar, apesar de ter um ecrã e dimensões grandes, a Samsung conseguiu equilibrar tudo sem sacrificar a performance.

De facto a junção do Android 13 com a One UI 5.1 e o processador Snapdragon 8 Gen 2 adaptado aos Galaxy, conseguiram fazer uma grande melhoria em todos os aspetos do smartphone. O Galaxy S23 Plus conseguiu oferecer câmaras de excelente qualidade, com uma performance sem atrasos e ainda uma autonomia acima do esperado.

Samsung Galaxy S23 Plus

É pena que a Samsung não aposte num carregamento rápido mais eficiente e que permita ao utilizador recuperar alguma energia extra em poucos minutos. Apesar de não ser o carregamento mais demorado do mercado, existem smartphones com carregamentos completos em 19 minutos, o que indica que existe aqui espaço para melhorias por parte da sul coreana.

A fotografia teve uma melhoria bastante boa por parte da Samsung, conseguindo corrigir os poucos problemas que agora se conseguem notar com alguma facilidade comparando com o modelo da gama anterior. Os tons mais frios podem estar relacionados com a mudança do processador Exynos para o Snapdragon ou, simplesmente, pelo novo sensor da empresa.

Samsung Galaxy S23 Plus

A verdade é que as fotografias estão mais realistas e com uma qualidade surpreendente, seja de dia seja de noite. As funcionalidade aliadas à aplicação Expert RAW dão um controlo enorme ao utilizador que consegue utilizar o smartphone como uma câmara profissional e obter resultados completamente personalizáveis pelo mesmo.

Samsung Galaxy S23 Plus

O Samsung Galaxy S23 Plus está à venda a partir dos 1249.90€, um preço ligeiramente elevado para um smartphone, mas que, como indicámos, se encontra no meio termo comparando com o resto da sua família.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Samsung por nos ter disponibilizado o Galaxy S23 Plus para testes.

Samsung Galaxy S23 Plus

1249,90€
9.1

Design

9.5/10

Performance

10.0/10

Autonomia

9.5/10

Preço

7.0/10

Câmaras

9.5/10

Pros

  • Câmaras
  • Autonomia melhorada
  • Design confortável

Contras

  • Carregamento rápido com espaço para melhorias
  • Podia ter 10x zoom ótico integrado
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X