Análise Samsung Galaxy S24 Ultra – A Galaxy AI no seu máximo

Este ano a nova linha Galaxy veio para o mercado focada na Inteligência Artificial, apelidada pela marca sul coreana de Galaxy AI.

Este foi o grande foco da empresa na apresentação da nova linha de equipamentos, contando com o Samsung Galaxy S24 Ultra como sendo o que de melhor a Samsung tem para oferecer.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o Galaxy S24 Ultra assim como a nova Galaxy AI e deixamos aqui a nossa opinião sobre o mais recente lançamento da Samsung.

Samsung Galaxy S24 Ultra
Publicidade

Características gerais do Samsung Galaxy S24 Ultra

O Samsung Galaxy S24 Ultra é o topo dos topos daquilo que a Samsung tem para oferecer, para já, ao mercado dos smartphones. É aqui que está centrado todo o esforço da equipa para oferecer aos consumidores o que de melhor a empresa consegue fabricar.

Assim sendo, o Galaxy S24 Ultra conta com o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, acompanhado por 12GB de memória RAM e de 256GB, 512GB ou 1TB de armazenamento interno consoante o modelo escolhido pelos consumidor.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Toda esta capacidade está inserida dentro de um corpo elegante, este ano mais retangular que os últimos modelos, e agora com uma moldura em titânio que lhe confere uma maior resistência contra quedas e riscos.

O Galaxy S24 Ultra não é um equipamento pequeno, nem nunca foi pensado para o ser. Conta com um corpo de 162,3 mm x 79 mm x 8,6 mm e um peso total de 232 g. O ecrã deixou de ser arredondado nas laterais e a traseira é também plana, dando um ar mais robusto ao equipamento, mas talvez menos confortável de ter na mão por longos períodos.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Falando a nível de ecrã, o smartphone conta então com um painel de 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, com resolução QHD+ e uma taxa de atualização de até 120 Hz. O ecrã conta com a proteção Gorilla Glass Armor, o mais resistente da Corning, e que oferece uma redução significativa nos reflexos produzidos pelo vidro do ecrã.

A traseira é feita de vidro, com proteção Gorilla Glass Victus, com um acabamento fosco que oferecer um toque super suave no equipamento enquanto mantém as dedadas afastadas da traseira do smartphones.

Samsung Galaxy S24 Ultra

O Samsung Galaxy S24 Ultra conta com algumas novidades no campo da fotografia, contando com a câmara principal de 200 MP com abertura f/17, uma câmara periscópica telephoto de 50MP, com abertura f/3.4 e que oferece a possibilidade de zoom ótico x5, uma câmara telephoto de 10MP que oferece a possibilidade de zoom x3 e tem uma abertura f/2.4 e, por fim, uma ultra grande angular de 12MP com abertura f/2.2.

Na parte frontal encontramos um pequeno recorte redondo no Galaxy S24 Ultra para integrar a câmara de 12MP frontal, com uma abertura f/2.2.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Na parte traseira o Galaxy S24 Ultra consegue gravar até 8K a 30fps e na câmara frontal chega à resolução 4K com 60fps.

Para manter tudo a funcionar, o Galaxy S24 Ultra conta com uma bateria de 5000 mAh que pode ser carregada via cabo, até 45W, ou via carregamento sem fios até 15W.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Na lateral direita encontramos os botões de volume e o Power On/Off, em baixo temos um dos altifalantes acompanhado pela porta USB-C e pela ranhura para inserir a S Pen no equipamento.

O Galaxy S24 Ultra conta com as tecnologias de localização GPS, Glonass, Beidou, Galileo e QZSS, além de contar com a ligação Bluetooth 5.3 e NFC. Vem de origem com o Android 14 acompanhado pela One UI 6.1 e todas as funcionalidades da Galaxy AI disponíveis, pelo menos nos próximos tempos.

Design que se mantém pela terceira vez

Um ponto que não podemos deixar de referir quando falamos do Galaxy S24 Ultra é o facto de o design continuar extremamente semelhante ao que já vimos no S23 Ultra e no S22 Ultra.

A verdade é que, como bem diz o ditado, “em equipa vencedora não se mexe” e com os equipamentos Ultra da Samsung acreditamos que seja este o mote que a empresa está a dotar.

De facto, o design aplicado funciona muito bem para estes equipamentos que, de forma alguma, são pequenos ou fáceis de utilizar com uma só mão. Apesar dessas dificuldades, o design adotado pela empresa tem funcionado muito bem, permitindo que o utilizador consiga ter algum conforto quando segura o smartphone na mão sem perder o toque premium.

No caso do Galaxy S24 Ultra, a maior alteração foi que tudo passou a ser mais plano. O ecrã ficou plano, o que nós agradecemos bastante pois facilita em muito a utilização da S Pen, permitindo aproveitar toda a extensão do ecrã, além de acabar com os problemas de toques acidentais nas laterais arredondadas dos modelos anteriores.

Samsung Galaxy S24 Ultra

No entanto, este achatar da frente e da traseira do equipamento, também o torna menos confortável de segurar em certas posições na mão. Algo que podia ser resolvido mantendo o ligeiro arredondamento lateral na parte traseira do smartphone. Apesar de tudo, é um design que, na nossa opinião, é bonito, está bem conseguido e a construção é feita ao pormenor, sem deixar espaço para falhas ou pequenas arestas para limar.

O titânio, apesar de ser algo que não fazíamos questão de ver no smartphone, é agradável de ter e o toque, de facto, é diferente, oferecendo um toque mais rugoso ao equipamento que, de certa forma, nos faz acreditar que este poderá conseguir aguentar-se melhor com o passar dos anos e várias quedas ou pequenos riscos acidentais.

Autonomia para todo o dia

Sem sacrificar o poder de processamento, o Galaxy S24 Ultra consegue, sem esforço, durar um dia inteiro sem precisar de ser ligado à corrente.

Este foi um ponto agradável que vimos a Samsung conseguir melhorar ainda mais do que já havia feito com o modelo do ano passado, o Galaxy S23 Ultra.

Desta vez sentimos uma melhoria em grande escala, com a gestão de energia a ser mais bem feita de forma a oferecer ao utilizador o conforto e segurança de um dia completo de utilização sem ter de se preocupar com a percentagem da bateria.

Samsung Galaxy S24 Ultra

De facto é uma pena a Samsung não apostar num carregamento rápido mais eficaz. Um equipamento como o Galaxy S24 Ultra merecia uma velocidade de carregamento superior, que podia até adaptar a velocidade de carregamento recorrendo à Inteligência Artificial, de forma a que todo o processo fosse mais eficiente.

O Galaxy S24 Ultra continua a precisar de cerca de hora e meia para conseguir estar 100% carregado, algo impensável num smartphone de topo com as capacidades que este oferece.

A famosa Galaxy AI que todos falam

Algo em que a Samsung se centrou bastante na apresentação foi a integração da IA nos smartphones, a apelidada Galaxy AI. É possível saber um pouco mais sobre todas as capacidades da Galaxy AI neste artigo que escrevemos sobre o assunto.

De forma resumida, a Galaxy AI traz para os equipamento Galaxy S24 a possibilidade de criar resumos ou formatar textos a partir de alguma nota criada pelo utilizador ou de um texto selecionado, permite fazer traduções de chamadas em tempo real, permite traduzir conversas em tempo real entre duas pessoas que se encontrem frente a frente e permite ainda muitas funcionalidades de edição de imagem.

IMG 20240124 WA0009 Galaxy S24 Ultra

No que diz respeito às chamadas, testámos a ferramenta com a língua espanhola e com a língua inglesa e, de forma geral, funcionou bastante bem. É possível mantermos a voz das pessoas da conversa em simultâneo com a voz do tradutor ou, em alternativa e a forma que preferimos utilizar esta ferramenta, desligar as vozes dos utilizadores e ouvir apenas a voz do tradutor.

Ao perceber corretamente toda a frase dita pelos intervenientes, o Galaxy S24 Ultra conseguiu facilmente e de forma rápida (com um atraso de 2 segundos, máximo) começar a ditar a tradução daquilo que ouviu. Houve alguns problemas aliados ao facto de a língua portuguesa ainda só estar disponível em PT-BR, mas a Samsung já indicou que vai disponibilizar o PT-PT ainda este ano.

A funcionalidade de tradução de chamadas em tempo real no Samsung Galaxy S24 Ultra funcionou muito melhor quando recorremos à tradução para Inglês e quando testámos também traduzir de Inglês para Espanhol ou mesmo para Português, pelo que poderá ser mais simples recorrer à língua universal se o utilizador tiver essa facilidade.

No que diz respeito ao português, mesmo sendo do Brasil, o tradutor conseguiu fazer um ótimo trabalho, conseguindo manter a conversa minimamente percétivel e com traduções feitas para lá da tradução palavra a palavra.

Este recurso presente no Galaxy S24 Ultra poderá ser bastante útil quando em chamado, pois facilita bastante a comunicação com outras línguas e funciona de forma minimamente rápida. Se os dois intervenientes tiverem em atenção que está a ser utilizado um tradutor pelo meio da conversa, é possível fazer uma conversa completa sem problemas.

A função de resumo ou formatação de textos é possível de utilizar dentro da aplicação Samsung Notes. Com esta funcionalidade conseguimos de forma rápida obter o resumo de um texto longo que tenhamos copiado de alguma página ou de algum apontamento que tenhamos feito. Da mesma forma, conseguimos ainda organizar as notas tiradas num formato específico em que a Galaxy AI vai criar títulos e sub-títulos de forma automática alinhando ainda o texto de forma organizada para que seja mais fácil interpretar os apontamentos.

A outra funcionalidade que, na nossa opinião, será a mais utilizada pelos utilizador, prende-se na edição de fotos. Aqui sim o Galaxy S24 Ultra conseguiu arrancar alguns “UAU” da boca das pessoas. Com um simples toque ou com a seleção de algum objeto, sem qualquer dificuldade, o Galaxy S24 Ultra consegue mover um objeto para outro local ou remove-lo da foto criando depois o fundo no local modificado.

Esta funcionalidade funciona muito bem, na maioria dos casos, sendo a mais surpreendente de todas a função de endireitar as fotos sem aplicar um recorte. Neste caso colocamos a foto com a inclinação que pretendemos e o Galaxy S24 Ultra vai criar todo o fundo em redor da fotografia para impedir o corte da mesma.

Com os resultados que conseguimos obter é possível criar uma imagem bastante boa de algo que não existe, um fator que pode preocupar alguns e pode impressionar outros. De forma geral, está cá para o bem e para o mal, deixando sempre uma ligeira marca de água com as icónicas estrelas no canto da imagem.

A funcionalidade Circle to Search está também presente nos Samsung Galaxy S24 Ultra, permitindo aos utilizador aceder às funcionalidades do Google Lens a partir de qualquer ecrã no smartphone com o pressionar do botão central. Fazendo um circulo em torno do que queremos pesquisar, conseguimos aceder diretamente a uma pesquisa que nos mostra exatamente aquilo que estamos a ver e onde comprar ou o que significa.

samsung galaxy s24 ultra circle to search circundar para pesquisar cicular

Esta é uma forma mais direta de fazer pesquisas que, ao início, vai parecer insignificante, mas depois de nos habituarmos começamos a utilizar a toda a hora para encontrar tudo e mais alguma coisa que vemos por vídeos nas redes sociais, em páginas na net ou até mesmo em fotos perdidas.

Fotografia cada mais versátil e mais profissional

Com o passar dos anos temos visto, cada vez mais, um certo estagnar daquilo que os smartphones conseguem fazer no campo da fotografia. Não por ser impossível, mas porque já estamos num patamar tão elevado que se torna complicado melhorar o sistema de câmaras mantendo o tamanho minimamente aceitável para levar no bolso.

Assim sendo, as mudanças a nível de câmara com o Galaxy S24 Ultra são ligeiramente menores este ano. No entanto, fazem toda a diferença na utilização do dia a dia. Com o acréscimo da câmara de 50MP dedicada ao Zoom, conseguimos obter agora 5x de zoom ótico e 10x de zoom ótico, o que oferece uma maior variedade para fotografar e retratos com uma distância ideal.

De dia o Galaxy S24 Ultra mantém aquilo que a Samsung já nos habituou nestas gamas altas. Temos cores vivas, com contrastes bem conseguidos e um ótimo equilíbrio de brancos. De forma geral, são fotos que nem precisam de ser editadas que podem perfeitamente ser partilhadas logo em seguida.

Ao fazer zoom começamos a notar que existe uma tendência por parte do processamento para não carregar tanto nos contrastes, mas o resultado final é bastante equilibrado.

De noite o smartphone consegue equilibrar bem as cores e consegue compensar as zonas escuras absorvendo mais luz. As fotos são tiradas de forma mais rápida e o processamento das mesmas acontece quase no imediato. Seja de noite ou de dia, é sempre possível modificar algum detalhe nas fotos com a Galaxy AI que o resultado final fica, na grande maioria das vezes, muito bem conseguido.

20240129 181656 Galaxy S24 Ultra

Com o zoom x10 conseguimos aqui uma nova perspectiva do que está ao redor uma vez que as fotos saem com uma excelente qualidade devido ao novo sensor. Entre todas as câmaras do Galaxy S24 Ultra não notámos que existisse qualquer tipo de discrepância a nível de cores, conseguindo oferecer um bom equilíbrio entre as diferentes câmaras.

No campo da fotografia já entramos numa fase em que não temos muito a apontar à Samsung no que diz respeito à qualidade final das fotos tiradas. Podemos agradecer as novas distâncias focais que permitem retratos ainda melhores e algumas fotos com perspectivas diferentes, mas de forma geral, temos uma autêntica câmara fotográfica profissional no bolso com o Galaxy S24 Ultra.

A câmara frontal oferece selfies com muita qualidade, tanto no modo retrato como no modo automático, podendo o efeito de fundo ser ajustado posteriormente em qualquer uma das situações. Existe um detalhe bastante bom de toda a cara do utilizador assim como se mantém tudo visivelmente equilibrado no fundo da fotografia.

As cores estão cada vez mais semelhantes à tonalidade real, com pequenos ajustes devido ao processamento de imagem que torna tudo esteticamente mais agradável. Como é possível perceber, o Galaxy S24 Ultra fez um ótimo trabalho ao manter a informação refletida no espelho enquanto se foca no sujeito principal da imagem assim como manteve o céu azul que estava no momento em que a foto foi tirada.

A nível de vídeo podemos gravar com as câmaras traseiras até 8K a 30FPS, mas o ponto forte sem sombra de dúvidas que se prende na resolução 4K a 60FPS para um resultado mais suave de toda a gravação. A estabilização do smartphone é muito boa, conseguindo manter a imagem estável enquanto caminhamos, e toda a imagem conta com um ótimo equilíbrio de brancos, mesmo com a luz a vir de diversos lados. A mudança de foco para objetos mais próximos também foi bem conseguida, sendo rápida e precisa no momento em que era necessária.

A câmara frontal consegue manter a resolução 4K a 60FPS e mostrou-se igualmente capaz de oferecer resultados equiparados, e até melhores, que a maioria das câmaras compactas presentes no mercado.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas que o Galaxy S24 Ultra é um equipamento que chama a atenção. Os acabamentos dão-lhe um aspeto premium que deixam qualquer pessoa ciente que o smartphone está ali.

A utilização no dia a dia é muito semelhante aquilo que sentimos com o Galaxy S22 Ultra, que como já indicámos recentemente, é um dos nossos escolhidos para ser o smatphone principal e continuamos a achar que foi a escolha certa até ao momento.

Com esta comparação queremos dizer que se trata de um smarphone que vai criar algum incómodo em bolsos mais pequenos, pois ele precisa de algum espaço, e que vai ser quase impossível de utilizar apenas com uma mão. No entanto, é um smartphone que, de facto, dá vontade de agarrar com as duas mãos.

O peso está muito bem distribuído, conseguindo colmatar o tamanho grande com um bom conforto na mão. O formato mais retangular assumido este ano com o ecrã plano, pode criar algum desconforto dependendo da forma como seguramos o smartphone, mas nada que um pouco de hábito não resolva ou até mesmo com uma capa para dar a volta ao “problema”.

Samsung Galaxy S24 Ultra

O ecrã do Galaxy S24 Ultra criou-nos um pouco de estranheza no início e, só mais tarde, é que nos veio à cabeça o porquê. A Samsung tem-nos habituado sempre a ecrãs brilhantes com cores muito vibrantes, mas também com uma tendência a ter alguns reflexos como é normal no vidro. Com o novo Gorilla Glass Armor esse problema conseguiu ser reduzido levando a que o ecrã mostrasse muito menos reflexos de luz.

Isto permite que o utilizador consiga estar em plena luz do dia a ver todos os detalhes das imagens apresentadas no ecrã sem ter reflexos indesejados constantemente a aparecerem. Pode parecer uma diferença irrelevante, mas depois de utilizar estranha-se automaticamente não ter esse tipo de imagem.

O facto de agora ser plano oferece uma maior facilidade de utilização para com a S Pen, conseguindo assim tirar partido da totalidade do ecrã. No entanto, ficámos um pouco decepcionados por não vermos novas funcionalidades associadas à caneta uma vez que a Inteligência Artificial poderia abrir novos caminhos neste campo.

Samsung Galaxy S24 Ultra

No campo da fotografia nada temos a apontar, pois desde o Galaxy S22 Ultra que a empresa consegue oferecer, na nossa opinião, um dos conjuntos de câmaras mais capazes e completos do mercado dos smartphones. As melhorias implementadas com o Galaxy S24 Ultra foram subtis, mas fizeram grande diferença, oferecendo novos ângulos e novas capacidades ao utilizador.

A autonomia foi melhorada sem aumentar o tamanho da bateria, conseguindo o Galaxy S24 Ultra aguentar-se durante um dia inteiro sem quaisquer problemas e tendo energia suficiente para poder ser esticado até cerca de um dia e meio de utilização moderada.

Então, e a Galaxy AI?

No que diz respeito às implementações inteligentes com a Galaxy AI, existe um misto de emoções presentes com este tipo de funcionalidades.

Para começar, o investimento num equipamento como o Galaxy S24 Ultra não deveria ser sujeito a possíveis limitações de uso a partir de 2025. Apesar de ainda não estar nada confirma pela Samsung, existe a possibilidade das funcionalidades de IA serem gratuitas apenas até ao final no ano 2025, passando depois a fazer parte de uma possível subscrição.

Samsung Galaxy S24 Ultra

No entanto, até lá, e até a Samsung se pronunciar sobre o assunto, o Galaxy S24 Ultra traz muitas funcionalidades aliadas à Inteligência Artificial. A capacidade de resumir e formatar textos através das notas sem sombra de dúvidas que poderá dar jeito a muitos utilizadores que recorrem ao smartphone para tirar notas e trabalhar textos, no entanto, é algo que não vemos muitas pessoas a fazerem questão de utilizar no dia a dia.

Já os recursos de edição e modificação de imagem, esses sim, são o grande foco onde vemos a grande maioria dos utilizadores a mostrar interesse. De facto a Galaxy AI consegue criar cenários que não estão na foto com alguma facilidade, criando resultados bastante bons na grande maioria dos cenários. Além disso, conseguimos remover objetos com imensa facilidade ou até mesmo colocá-los noutro local com meia dúzia de gestos.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Por muito positivo que tudo isto seja, existe também o lado menos positivo com a alteração de imagens a poder gerar, com maior facilidade, algum tipo de manipulação de imagens. Mesmo com a marca de água colocada no canto da foto gerada pela Galaxy AI, esse é um obstáculo fácil de ultrapassar.

Já a questão das traduções, tanto em chamadas como no Intérprete, achamos que funcionam bastante bem tendo em conta a rapidez com que oferecem a tradução e facilidade de interpretar diversas línguas. Claro que funciona melhor nalgumas línguas que noutras, mas de forma geral é uma ferramenta que vemos que possa vir a facilitar imenso as pessoas que viajam muito ou que têm contacto com diversos estrangeiros. Um ponto interessante é que a Galaxy AI recorre a várias fontes conseguindo traduzir frases completas sem recorrer à tradução palavra a palavra e formatando a frase consoante a forma como foi dita ou, até mesmo, cantada.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Também consegue traduzir provérbios conhecidos sem se de forma direta. Por exemplo, o ditado “It’s raining cats and dogs” é traduzido para “Está a chover a cântaros”.

De forma geral, são funcionalidades com imenso potência e que vemos várias formas de facilitarem o dia a dia dos utilizadores, sendo ainda mais surpreendente o facto de poderem ser acedidas quando Offline mostrando-se igualmente capaz em todas as funções.

Samsung Galaxy S24 Ultra

É uma pena os preços continuarem a subir a cada ano que passa e, com o novo lançamento da Samsung, a empresa aumentou o preço de lançamento em 50€ face ao modelo do ano passado. Este é um fator que não nos permite recomendar a 100% o equipamento pois, na nossa opinião, os preços praticados neste tipo de smartphone já não justificam aquilo que estamos a obter quando se trata do consumidor comum.

O Samsung Galaxy S24 Ultra poderá ser adquirido a partir de um PVPR de 1499.90€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à Samsung por nos ter disponibilizado o Samsung Galaxy S24 Ultra para análise.

Samsung Galaxy S24 Ultra

1499.90€
9

Design

9.5/10

Preço

6.0/10

Câmaras

10.0/10

Autonomia

9.5/10

Performance

10.0/10

Pros

  • Desempenho sem qualquer lentidão ou travagem
  • S Pen
  • Maior variedade a nível de zoom
  • Qualidade de construção
  • Ecrã plano

Contras

  • Falta de inovação na S Pen
  • Traseira plana pode tornar-se mais desconfortável de ter na mão
  • Carregamento rápido poderia ser melhorado
  • Preço
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory