Análise Samsung Galaxy Watch 6 – poucas melhorias que fizeram uma boa diferença

Juntamente com a sua nova linha de smartphones dobráveis, a Samsung trouxe também a nova linha de smartwatches, os Samsung Galaxy Watch 6, que vêm na versão tradicional e clássica.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o modelo tradicional de entrada de linha, o Samsung Galaxy Watch 6 de 40mm e podemos notar que foram poucas as mudanças feitas nesta nova versão, mas fizeram uma boa diferença na experiência de utilização.

Samsung Galaxy Watch 6
Publicidade

Uma apresentação geral do Samsung Galaxy Watch 6

A Samsung ganhou uma boa percentagem do mercado dos wearables com os seus relógios que têm um aspeto mais clássico e em tudo semelhante aos relógios tradicionais, oferecendo aos consumidores um equipamento com tecnologia de ponta que passa perfeitamente por um acessório que pode ser combinado com a roupa.

O Samsung Galaxy Watch 6 não trouxe melhorias do outro mundo nem mudanças de design incríveis, mas trouxa pequenas melhorias que o deixaram um aliado ainda mais elegante e funcional para andar no pulso de qualquer pessoa.

Samsung Galaxy Watch 6

Face ao modelo anterior, o Galaxy Watch 5, temos um aumento de ecrã de 20% e uma redução da margem em torno do mesmo de 30%, deixando toda a informação mais fácil de ler e oferecendo mais espeço para podermos navegar por entre os menus ou mesmo responder a uma mensagem de forma rápida.

A zona preta em torno do ecrã continua a funcionar como uma forma de navegar pelo sistema imitando a moldura rotativa física que está de volta no modelo Samsung Galaxy Watch 6 Classic, mas aqui é digital. A sua utilização continua a não ser tão prática e intuitiva como acontece com a versão física, mas tem uma boa resposta.

O tamanho do ecrã é de 33.3mm no modelo de 40mm (37.3 no modelo de 44mm) e conta com Cristal Sapphire para garantir uma visibilidade sem riscos.

Samsung Galaxy Watch 6

No interior temos agora uma bateria de 300 mAh (425mAh no modelo de 44mm) que a Samsung indica durar mais de um dia sem problemas com uma utilização moderada. Os relógios contam agora com a possibilidade de carregamento rápido que não existia em alguns modelo anteriores.

O Samsung Galaxy Watch 6 conta com sensor de temperatura de infravermelhos, monitorização de sono, monitorização do ciclo e composição corporal. Além do tradicional sensor para monitorização do ritmo cardíaco e dos níveis de stress e oxigénio no sangue.

Uma novidade que foi introduzida pela empresa com o Samsung Galaxy Watch 6 foi a possibilidade de poder aceder ao Sleep Coach diretamente através do relógio sem ter de recorrer ao smartphone, oferecendo assim mais informações sobre o sono do utilizador sem a necessidade de utilizar o dispositivo móvel.

Samsung Galaxy Watch 6

O smartwatch conta ainda com resistência à água e a poeiras para que os utilizadores possam praticar qualquer desporto sem problemas e em qualquer clima. As braceletes também têm agora uma nova forma de serem trocadas que funciona à base de um simples clique.

O dia a dia

Sendo já um utilizador de um modelo mais antigo dos Galaxy Watch, o Samsung Galaxy Watch 6 trouxe, de facto, umas quantas melhorias que fazem todo o sentido e que ajudam a tirar um maior proveito do equipamento que levamos no pulso.

O ecrã com um maior aproveitamento de espaço faz toda a diferença para que toda a informação possa ser lida de forma mais fácil, permitindo ainda interagir com as notificações sem tanta atenção para não falhar o sítio que queremos carregar.

Samsung Galaxy Watch 6

Com um peso de apenas 28.7g podemos confirmar que temos um relógio muito leve que mal damos conta que o estamos a utilizar, sendo que as pulseiras também parecem estar ligeiramente mais confortáveis, o que se pode dever a alguma mudança no encaixe ou apenas o próprio material ter sofrido alguma alteração no fabrico.

Mesmo com os dias mais quentes que se têm sentido nos últimos tempos, notámos que existe uma maior respiração do pulso, acabando por transpirar menos que com o modelo mais antigo, neste caso o Galaxy Watch 4.

O tempo de resposta do relógio teve também uma boa melhoria, com a empresa a indicar que foi aumentada a performance em cerca de 18% em comparação ao modelo anterior.

Samsung Galaxy Watch 6

O Samsung Galaxy Watch 6 permite, tal como os modelos anteriores, responder a mensagens de diversas aplicações e atender/realizar chamadas diretamente através do pulso, onde as pessoas nos conseguiram sempre ouvir sem problemas e onde o altifalante se mostrou bastante capaz para o seu tamanho reduzido.

Monitorização de sono melhorada

Uma aposta bastante grande da empresa nos novos Samsung Galaxy Watch 6 foi a questão de monitorizar o sono do utilizador da melhor forma possível para que possamos analisar de forma completa como foi a nossa noite e tentarmos melhorar as nossas horas de descanso.

Desta forma, além do sleep coach estar agora disponível diretamente no pulso, também a informação é mais completa e detalhada, podendo mesmo monitorizar a temperatura da pela enquanto dorme para que possa perceber se está a aquecer demasiado o corpo ou a passar frio sem se aperceber (fatores que afetam o sono das pessoas).

Os dados sobre o tempo que ressonamos, a consistência do nosso sono nos últimos dias, o oxigénio no sangue enquanto dormimos, e o tempo que passamos em fase do sono, está tudo disponível com uns quantos cliques e deslizes, podendo a informação ser também visualizada na totalidade através da aplicação no smartphone.

One UI Watch 5.0

Muitas das diferenças na navegação que sentimos ao utilizar o Samsung Galaxy Watch 6 estão liagadas ao facto de o equipamento já trazer de origem a nova versão da One UI Watch, tratando-se da versão 5.0.

Samsung Galaxy Watch 6

Sendo ainda uma fase muito inicial encontramos alguns erros de software que influenciaram um pouco a experiência de utilização. Um ou outro erro de tradução para o português e algumas falhas com as notificações do WhatsApp.

No entanto, são detalhes que de certeza vão ser ajustados num atualização de software que será lançada em breve e que faz parte de qualquer nova atualização de sistema.

Samsung Galaxy Watch 6

De forma geral a nova versão traz-nos algumas animações mais notáveis e fluídas, em especial na parte de desporto e nos objetivos diários, assim como na própria navegação do sistema.

Sentimos também que os menus estão mais destacados, dando a sensação de maior facilidade de visualizar tudo o que surge no ecrã com um aspeto também mais limpo.

Autonomia

Aquele que tem sido o calcanhar de Aquiles da Samsung no que diz respeito aos smartwatches é, sem sombra de dúvidas, a autonomia dos relógios. E ainda não foi desta que a empresa nos ofereceu aquilo que todos queríamos: vários dias de uso sem preocupações.

Samsung Galaxy Watch 6

Segundo o site oficial da empresa, o Samsung Galaxy Watch 6 oferece cerca de 40h de autonomia. O que deverá ser possível, se desligarmos quase todas as funções que justificam ter um smartwatch.

Não quer dizer com isto que não tenham havido melhorias, isso houve. Durante os testes conseguimos utilizar o relógio durante um dia inteiro sem qualquer problema com a bateria e sem a necessidade de correr para um carregador.

Com o sono monitorizado, um dia inteiro fora de casa (com alguns momentos em pleno sol de Verão), o brilho automático, as notificações ligadas para as principais apps do dia a dia, a localização e o NFC sempre ligados assim como o Wi-Fi, o Samsung Galaxy Watch 6 aguentou-se sem problema.

Ligando o Always On Display, a autonomia já é afetada de forma mais drástica, já não se conseguindo aguentar para uma segunda noite a monitorizar o sono com tudo o que temos direito sem nos deixar preocupados com o facto de ficarmos sem bateria a meio da noite.

Samsung Galaxy Watch 6

No entanto, face a modelos anteriores e se contarmos que a grande maioria não utiliza a funcionalidade Always On Display durante todo o dia, conseguimos estar descansados de manhã até à manhã seguinte sem problemas.

Depois basta colocar o relógio a carregar enquanto nos despachamos para começar o dia e em cerca de uma hora e meia temos a carga completa.

Contas finais…

O Samsung Galaxy Watch 6 trouxe, de facto, melhorias muito bem implementadas oferecendo um produto final com excelentes acabamentos, elegante, leve e com funcionalidades melhoradas.

Samsung Galaxy Watch 6

A monitorização do sono ficou melhor, mais precisa e com mais informação disponível diretamente no relógio, o que ajuda a manter um controlo dos nosso hábitos de sono.

A nível de desporto contamos com uma vasta seleção de atividades que, tanto indoor como outdoor foram monitorizadas de forma precisa, sem falhas e mesmo no meio da cidade ou por entre algumas arvores em parques de maiores dimensões, o GPS conseguiu manter sempre a localização correta.

O Samsung Galaxy Watch 6 é confortável de ter no pulso e, mesmo em casos de pessoas com pulsos mais finos, nenhum dos dois tamanhos fica exageradamente grande, podendo ser um vantagem para quem precisa de mais autonomia e prefira apostar no modelo de 44mm.

Samsung Galaxy Watch 6

O ecrã é muito bom em todos os cenários, nunca tendo sido complicado visualizar a informação no relógio, e o facto de tudo ter ficado maior ajuda a navegar de forma mais fácil pelo sistema.

Os pequenos erros de software seguramente serão corrigidos muito em breve não sendo caso para preocupações ou para deixar alguém de pé atrás, pois 95% das vezes funcionou tudo sem qualquer problema nesta fase inicial.

Samsung Galaxy Watch 6

Pagamentos, chamadas, mensagens, reprodução de música, controlo de auriculares, etc. funcionou sem problemas e sem entraves, tornando o Samsung Galaxy Watch 6 um excelente companheiro para o pulso.

O Samsung Galaxy Watch 6 pode ser adquirido a partir dos 319.90€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Samsung por nos ter disponibilizado o Samsung Galaxy Watch 6 para testes.

Samsung Galaxy Watch 6 (40mm)

319.90
9.3

Design

9.5/10

Funcionalidades

9.5/10

Autonomia

8.5/10

Preço

9.5/10

Conforto

9.5/10

Pros

  • Design tradicional de relógio
  • Ecrã maior e com cores vibrantes

Contras

  • Autonomia não chega a 2 dias de utilização
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory