Análise Sonos Move 2 – uma coluna transportável para casa

Com anos de experiência, a Sonos apresentou recentemente a nova Sonos Move 2, uma coluna para casa que pode ser facilmente transportada para qualquer lugar, levando o entretenimento para qualquer canto e, até mesmo, para a beira da piscina.

A Sonos Move 2 conta com um equilíbrio bem conseguido entre o som de alta qualidade, o design adaptável a qualquer cenário e a portabilidade ideal para andar por todos os cantos da casa (e até mesmo para levar de viagem em casos muito específicos).

Sonos Move 2
Publicidade

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar a Sonos Move 2 e deixamos aqui a nossa opinião sobre esta nova experiência sonora da Sonos.

Sonos Move 2 conta com um corpo pequeno, mas uma potência grande

A Sonos Move 2 pode enganar os menos atentos à primeira vista. Com um corpo elegante, de pequenas dimensões, e um material agradável ao toque, a coluna está equipada com três amplificadores digitais Class-D, dois tweeters, e um mid-woofer.

Além disso, conta com a integração de um microfone, controlos sensíveis ao toque na parte superior, um carregador elegante que serve de base para a coluna enquanto a carrega e ainda uma resistência IP56 para um maior proteção contra pó e salpicos de água.

No que diz respeito às dimensões, estamos perante uma coluna com 241 x 160 x 127 mm e um peso total de cerca de 3Kg. Está disponível em Branco, Preto e Verde.

Sonos Move 2

No que diz respeito a ligações, a Sonos Move 2 conta com ligação Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 6 que permite a ligação a outras colunas da marca de forma a criar uma harmonia entre todos os equipamentos.

Para os momentos em que vai transportar a coluna, está integrada uma bateria de 44Wh que garante até 24 horas de reprodução continua com uma única carga. O carregamento pode ser efetuado através da base fornecida com a coluna ou ligando diretamente um cabo USB-C na traseira do equipamento.

Sonos Move 2

A Sonos Move 2 é ainda compatível com o sistema Apple AirPlay 2 e tem ainda integrado um assistente de voz que permite controlar a coluna através de um simples “Hey, Sonos”, além de ser compatível com a assistente de voz Alexa.

A primeira utilização

A primeira vez que ligamos a Sonos Move 2 somos convidados a fazer a sua configuração na aplicação Sonos. No caso de já termos a app instalada e tendo a deteção de equipamentos próximos ligada no smartphone, deverá surgir um pop-up a questionar se queremos iniciar a configuração.

A partir deste ponto, são cerca de 2 minutos (máximo) até estar tudo pronto a utilizar. A coluna vai ser conectada à rede Wi-Fi a que o smartphone estiver ligado, solicitando ao utilizador que insira a password, e de seguida começa a reconhece o espaço envolvente.

Sonos Move 2

O Trueplay emite um pequeno som que é posteriormente analisado pelo microfone da coluna de forma a que esta consiga ter uma noção de espaço mais bem conseguida e conseguir entregar uma distribuição equilibrada de qualquer conteúdo reproduzido.

A aplicação permite ainda controlar as configurações todas do equipamento, como o equalizador, o assistente de voz, realizar atualizações de software, ligar ou desligar os controlos de voz e os controlos táteis do equipamento, e escolher o que reproduzir na Sonos Move 2.

É possível sincronizar contas de serviços de streaming ou aceder diretamente a determinadas rádios Sonos para encher o espaço com música.

Sonos Move 2

Um ponto menos positivo é que é sempre necessário recorrer à aplicação para reproduzir alguma coisa na Sonos Move 2. u seja, não é possível aceder, por exemplo, ao serviço YouTube Music e reproduzir diretamente para a coluna, é sempre necessário ir a este serviço através da aplicação.

Baixos muito presentes, mesmo com o volume reduzido

Um ponto muito bem trabalhado pela Sonos com a nova Sonos Move 2 são os tons mais baixos. Mesmo com o volume definido no 4 ou 5 conseguimos sentir a presença dos tons graves das músicas.

E quando dizemos que os sentimos, é mesmo sentir uma ligeira vibração como deve acontecer.

Ao utilizar um volume mais normal, ou mesmo o volume máximo da Sonos Move 2, aí sim é sentido o verdadeiro poder que esta pequena coluna consegue emitir nos tons graves.

Sonos Move 2

Mas não só de graves é feita uma coluna. Os médios estão muito bem presentes em qualquer som reproduzido nesta coluna, conseguindo-se distinguir cada tonalidade estando mais perto ou mais afastado da coluna.

Os agudos são bons, com muito pouca distorção. Esta mesma distorção nem sempre acontece, mas é presente em determinados tons e se tivermos o volume no máximo acontece com maior frequência.

Uma coluna transportável não é uma coluna portátil

Desengane-se quem pensar em adquirir a Sonos Move 2 para utilizar maioritariamente como uma coluna portátil.

Apesar da grande bateria que a acompanha e do som que consegue encher uma sala ou um jardim sem problemas, esta coluna foi feita para ser transportável e não portátil.

A diferença é que uma coluna portátil pode ser levada para qualquer sítio sem grandes dificuldades e, na grande maioria das vezes, até cabem num bolso de um casaco ou de uma mochila.

Sonos Move 2

A Sonos Move 2 é uma coluna que é facilmente transportada, na pega que tem integrada no seu design elegante na traseira, mas que não consegue caber num bolso. Ela consegue sim ser levada dentro da mochila, ou como parte da bagagem, sem problemas, mas são 3Kg de transporte.

A ideia é mesmo recorrer à Sonos Move 2 para qualquer canto da casa e mesmo para o jardim, um churrasco com os amigos, uma festa na piscina, algo mais especifico, e não tanto para transportar no dia a dia consigo.

“Hey, Sonos”

O assistente integrado da Sonos foi uma característica interessante que, ao início, pensámos que não íamos utilizar e no final acabou por se tornar um hábito bastante comum.

Apesar da integração com a assistente virtual Alexa, no nosso caso concreto não é algo que tenhamos instalado em casa, recorrendo antes ao assistente da Google.

Neste sentido, a reprodução de música por estes lados sempre foi feita através deste assistente, nas divisões em que existe uma coluna, ou diretamente pelo smartphone e com uma coluna portátil.

Sonos Move 2

Com a Sonos Move 2 esta experiência tornou-se mais agradável e o assistente integrado acaba por ser uma grande ajuda para os momentos mais comuns do dia a dia, como estar a tomar banho e querer aumentar o volume, ou estar na cozinha com as mãos sujas e querer passar para a música seguinte.

Podemos dizer que mesmo com a música alta, um simples “Hey, Sonos” bem entoado ativa o assistente que, em todas as interações, se mostrou sempre muito responsivo e entendeu sempre muito bem os comandos. Ao repetir o mesmo comando duas ou três vezes, por exemplo para aumentar gradualmente o som, o assistente ainda nos informa que não necessitamos de repetir a frase de ativação sempre que queremos repetir o mesmo comando.

É uma coluna que vale a pena?

Para os apreciadores de um bom som e para quem gosta de ter um sistema de som bastante capaz em casa, sem sombra de dúvidas que a Sono Move 2 é uma opção muito interessante por reunir várias características diferenciadoras.

Primeiro que tudo, é uma coluna elegante que pode fazer parte da decoração de casa em qualquer divisão sem grandes problemas. Especialmente a cor branca que recebemos para testes é facilmente integrada em qualquer cenário e fica bem.

Sonos Move 2

Aliado a este fator, temos uma bateria de grande duração que pode ser utilizada para manter a coluna a reproduzir música até 24h com um único carregamento, o que nos oferece uma companhia para ter música de fundo em qualquer lugar sem preocupações e mesmo para a levar numa viagem sem problemas.

Por fim, a parte principal, tem graves muito marcados, médios notáveis e equilibrados aliados a agudos bons que, apesar de não serem o forte da coluna, também não são um ponto negativo.

Sonos Move 2

No fundo, é tudo aquilo que podemos querer ter em casa sem que ninguém fique chateado porque é um “monstro” ou porque não consegue ser ouvida em condições.

O Trueplay é uma função que gostámos muito de ver funcionar, pois sem qualquer intervenção por parte do utilizador, a própria Sonos Move 2 ajustava a dispersão do som consoante mudávamos de divisão. É uma função que pode não parecer importante, mas que de facto ajuda a preencher melhor qualquer divisão e não ter uma dispersão de som muito grande quando passamos para uma zona muito pequena.

A Sonos Move 2 pode ser adquirida por um PVPR de 499€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Sonos por nos disponibilizar o equipamento para testes.

Sonos Move 2

499€
9

Design

10.0/10

Conetividade

10.0/10

Qualidade de som

9.0/10

Preço

8.0/10

Aplicação

8.0/10

Pros

  • Design elegante que se adapta a qualquer cenário
  • Boa distribuição de som
  • Excelentes graves e médios

Contras

  • Necessita de pequenos ajustes no agudos
  • Muito dependente da aplicação
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory