Análise SPC Dickens Light Pro – leve os livros para todo o lado de forma simples

O mercado dos livros digitais tem muito por onde pegar. Existem cada vez mais opções de e-readers disponíveis no mercado e, cada vez mais, estes equipamentos começam a oferecer ao consumidor um maior leque de funções num único equipamento.

No entanto, o objetivo principal destes equipamentos é o de carregarem diversos livros para que o utilizador possa ocupar o tempo a ler de forma mais fácil e leve e, é com esta ideia em mente, que o SPC Dickens Light Pro foi desenvolvido.

SPC Dickens Light Pro
Publicidade

O que podemos contar com o SPC Dickens Light Pro

O SPC Dickens Light Pro foi desenhado para levar vários livros consigo sem ter de ocupar muito espaço ou sem ter um peso significativo que faça com que o utilizador não o queira levar consigo.

O corpo é feito de plástico, mas com um acabamento bem conseguido, oferecendo uma estrutura leve para transportar. A traseira conta com um ligeiro relevo que lhe confere um toque diferente e agradável na mão.

O SPC Dickens Light Pro tem um ecrã tátil de 6 polegadas que conta com uma luz regulável tanto em intensidade como em cor. O e-reader pode ser utilizado tanto na vertical como na horizontal, mas sem sombra de dúvidas que todo o design foi pensado para o modo vertical.

SPC Dickens Light Pro

Pesa cerca de 191g e tem dimensões fáceis de transportar de 169 x 113 x 9 mm.

No interior contamos com 8GB de memória interna que pode ser expandida através de um cartão de memória microSD de até 32GB e uma bateria de 1500 mAh que confere autonomia suficiente para mais semanas quando utilizado sem a luz de ecrã ligada.

No que diz respeito a formatos suportados pelo SPC Dickens Light Pro, podemos contar com epub, pdf, txt, html, fb2, rtf, mobi, chm e doc. Consegue ainda fazer a leitura de arquivos com proteção nos formatos ADOBE DRM: EPUB e PDF. É também possível abrir fotos em escala de cinzas nos formatos JPG, BMP, PNG e GIF.

SPC Dickens Light Pro

O SPC Dickens Light Pro tem apenas um botão na parte frontal do equipamento, que funciona para retroceder ou voltar à página inicial, e um botão na parte de baixo do equipamento com a função On/Off e que também permite colocar o e-reader em standby.

Na parte de baixo encontramos ainda a entrada Micro USB para o carregamento e para a transferência de ficheiros para o e-reader. O SPC Dickens Light Pro traz ainda incluída uma capa tipo livro que oferece uma proteção extra ao equipamento enquanto cobre o ecrã para evitar riscos e toques acidentais durante o transporte.

Luz ajustável para um maior conforto ocular

Apesar do ecrã do SPC Dickens Light Pro permitir a leitura como se estivéssemos a ler em papel, graças ao facto de ser um ecrã de tinta eletrónica, existe a possibilidade de ligar a iluminação do equipamento para quando não existe luz ambiente suficiente para conseguir ler.

SPC Dickens Light Pro

Assim sendo, a empresa oferece duas possibilidades aos utilizadores: regulação da temperatura da cor e regulação do brilho.

Existem alguns modos já pré-definidos no SPC Dickens Light Pro que podem ser mais diretos de utilizar e que permitem ter uma ajuda apropriada à leitura noturna, com o tom mais amarelo, e o oposto para as leitura diurnas, com a luz branca e mais intensa.

No entanto, existe ainda a possibilidade de configurar um ajuste personalizado, onde o utilizador pode escolher a temperatura e o brilho que pretende, ficando essa configuração memorizada e possível de ser ativada pelo atalho correspondente à roda dentada no menu de iluminação.

Funções extra

O SPC Dickens Light Pro conta com diferentes ajudas para uma leitura sem interrupções e de forma mais confortável possível.

Como tal, o equipamento conta com a possibilidade de ajustar o tamanho de letra até 6 níveis diferentes, podendo aumentar ou diminuir o tamanho das letras de forma a estar mais adequado à visão do utilizador. Claro que esta função não vai funcionar no formato PDF, uma vez que se trata de um documento que não permite esse tipo de alterações, mas é possível utilizar a função de zoom nestas situações para tentar aproximar um pouco mais o texto.

SPC Dickens Light Pro

O SPC Dickens Light Pro incluí ainda um dicionário integrado que permite pesquisar por palavras desconhecidas durante a leitura, assim como traduzir algumas palavras desconhecidas.

O e-reader oferece ainda a possibilidade de apresentar o texto na vertical ou na horizontal, para se adaptar a todo o tipo de conteúdo, além de permitir a localização de palavras dentro do texto, marcar as páginas que mais nos interessam e escolher a troca manual ou automática de páginas, podendo assim preocupar-se apenas com a leitura sem ter de se mexer para trocar de página.

Indo ligeiramente além da funcionalidade de ler, o SPC Dickens Light Pro conta com um menu adicional onde integra um calendário, onde é possível agendar eventos, dois jogos pré-instalados para ajudar a passar o tempo, o acesso direto ao dicionário e ainda um bloco de notas.

Autonomia

Recorrendo apenas ao e-reader para ler durante os períodos em que a iluminação é suficiente, o SPC Dickens Light Pro conseguiu aguentar-se por várias semanas sem necessitar de ser carregado.

Com o tipo de ecrã em questão o consumo é muito baixo e, sempre que existem pausas curtas, é possível carregar uma vez no botão inferior para ativar o modo standby. Desta forma é possível poupar um pouco de bateria e evitar que existam toque acidentais durante o transporte.

SPC Dickens Light Pro

Além disso, quando não vai ser utilizado durante períodos mais longos de tempo, podemos mesmo desligar o equipamento, ficando com a tela de despedida marcada no ecrã, mas sem ficar a consumir bateria.

O carregamento é bastante rápido, levando menos de uma hora a carregar dos 0% aos 100%. Este ponto foi o que nos decepcionou ligeiramente com o SPC Dickens Light Pro uma vez que este equipamento ainda necessita de um cabo Micro USB para carregar, um tipo de cabo que em pleno 2024 já quase não temos por casa.

Felizmente, a SPC fornece um cabo na caixa do SPC Dickens Light Pro, servindo para o carregamento e para a passagem de dados do computador para o e-reader.

SPC Dickens Light Pro

A autonomia é bastante afetada quando ligamos a luz do ecrã, levando a um gasto de energia muito mais significativo e, quando utilizado com alguma frequência, reduziu a autonomia para menos de uma semana com cerca de uma hora e meia de leitura diária com a iluminação ligada.

Faz sentido um e-reader tão simples?

Esta questão deveria ser colocada de outra forma: porque é que um e-reader haveria de ser mais complexo que o SPC Dickens Light Pro?

Hoje em dia existem diversos modelos disponíveis para compra, cada um com mais funcionalidades que o outro e, alguns, acabam mesmo por ser um híbrido entre um e-reader e um tablet, custando mais que muitos tablets presentes no mercado.

SPC Dickens Light Pro

De certa forma, acreditamos que o mercado se possa estar a desviar daquilo que um e-reader deveria ser: uma forma mais fácil, leve e prática de levar livros para ler em qualquer lugar (além de permitir aos utilizador pouparem algum dinheiro com a compra dos livros em formato digital).

Com essa ideia em mente, o SPC Dickens Light Pro oferece tudo o que é necessário: leveza, tamanho e ajustes para qualquer tipo de ambiente.

A organização da biblioteca pode ser feita por pastas diferentes, permitindo ao utilizador separar os livros por autor, género, língua, etc. Esta é uma forma de podermos ter uma organização personalizada para todos os livros que gostamos.

SPC Dickens Light Pro

Além disso, o SPC Dickens Light Pro traz ainda uns quantos livros em espanhol e uma outra mão cheia em Inglês, o que à partida já acrescenta valor ao equipamento.

O design elegante e quase sem botões torna-o um equipamento agradável de utilizar e que evita inúmeros toques acidentais em possíveis botões que pudessem ser colocados na parte frontal.

De forma geral, é um e-reader com tudo o que é preciso para passar um bom bocado a ler, sem interrupções, e sem se preocupar com mais nada, pois não existe forma alguma de ser incomodado com qualquer tipo de notificações (pois o SPC Dickens Light Pro não tem conectividade sem fios).

SPC Dickens Light Pro

Este poderá ser visto como um ponto negativo para uns e um ponto positivo para outros, mas de facto a ligação sem fios poderia dar jeito para podermos aceder à biblioteca de livros diretamente através do e-reader, no entanto, assim não existem distrações possíveis dentro do equipamento e permite manter todo o espaço disponível livre para livros.

O SPC Dickens Light Pro pode ser adquirido por um PVPR de 139.90€.

Agradecemos à SPC por nos disponibilizar o SPC Dickens Light Pro para análise.

SPC Dickens Light Pro

139.90€
8.5

Design

9.0/10

Funcionalidades

8.5/10

Preço

8.0/10

Autonomia

8.0/10

Conforto de leitura

9.0/10

Pros

  • Bom tamanho de ecrã
  • Design e peso confortável de segurar
  • Capa incluída
  • Autonomia sem recorrer à luz de ecrã

Contras

  • Micro USB
  • Autonomia muito afetada pela utilização da luz de ecrã
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory