Análise SPC Espirare ION – elimine 99.95% dos alergénios no ar

O ar que respiramos nem sempre é o mais limpo e a presença de alergénios pode levar a alguns problemas indesejados. O SPC Espirare ION é uma das soluções da SPC para ajudar os utilizadores a terem o ar de casa mais limpo e próprio para respirar.

O SPC Espirare ION conta com um tamanho compacto, várias funções de utilização e ainda Wi-Fi para poder ser controlado à distância.

Nas últimas semanas o TechBit esteve a testar este equipamento e deixamos-lhe aqui a nossa opinião sobre o mesmo.

SPC Espirare ION
Publicidade

SPC Espirare ION – Um purificador inteligente com ionizador

O SPC Espirare ION é um purificador de ar compacto com muitas funcionalidades para oferecer aos utilizadores. Para começar, o seu design simples mas elegante torna-o fácil de integrar em qualquer espaço, seja um quarto, uma sala ou até mesmo uma cozinha.

Com um formato completamente arredondado e cilíndrico, este purificador de ar conta com um filtro True HEPA 13 que promete eliminar eficazmente 99.95% das partículas no ar, desde pólen a pó fino, passando por gases nocivos e até mesmo algumas bactérias e vírus.

SPC Espirare ION

O filtro em questão cumpre com a norma europeia EN 1822 de forma a garantir uma purificação profissional.

O SPC Espirare ION conta com um sistema ionizador para poder atrair uma maior quantidade de pólen e pó presente no ar, tem um baixo consumo elétrico e é ainda compatível com os assistentes Alexa e Google, além de poder ser inteiramente controlado através da aplicação.

Sistema de ionização

Alguns purificadores permitem ir mais a fundo na sua principal função e contam, como é o caso do SPC Espirare ION, com um sistema de ionização.

A forma de funcionar deste tipo de sistemas passa por recorrer a iões negativos que servem para atrair uma maior quantidade de pó e pólen diretamente para o purificador.

SPC Espirare ION

Desta forma, o SPC Espirare ION tenta atrair o máximo de partículas do ar possível para poder deixar a divisão em que se encontra o mais limpa possível, sem interromper o dia a dia de ninguém.

Além disso, o purificador de ar da SPC conta ainda com um sistema de 4 fases de filtragem do ar, permitindo assim garantir aos utilizadores uma melhoria na qualidade do ar. Um pré-filtro trata de impedir a passagem das partículas maiores, enquanto o filtro HEPA 13 de alta eficácia garante que as mais pequenas não vão passar daquele ponto.

SPC Espirare ION filtragem SPC Espirare ION

Na continuação do processo de filtragem, é possível encontrar um filtro de carvão ativo que permite eliminar odores de forma mais eficaz e no final o ionizador faz o seu trabalho para atrair uma maior quantidade de pólen e pó que exista no ar.

Um purificador silencioso (mais ou menos)

Apesar de ser promovido como um purificar silencioso e que quase não damos pela sua presença, a verdade é que sim, ele é silencioso, mas também depende das circunstâncias em que nos encontramos a utilizar o SPC Espirare ION.

A marca indica que, no modo noturno, emite “apenas” 43dB, sendo o modo noturno a ventoinha no nível mais baixo. A verdade é que, durante o dia, com os barulhos habituais de qualquer casa, não notamos propriamente que o purificador está a trabalhar.

SPC Espirare ION

Se nos focarmos no assunto, claro que se houve um pouco da ventoinha a trabalhar e conseguimos perceber que o mesmo está a funcionar, mas nada que o barulho da TV ou de qualquer outra atividade não consiga disfarçar.

Durante a noite, com tudo apagado e o silêncio instalado, ainda é notável o barulho do SPC Espirare ION. Não nos incomodou de forma alguma durante o sono, aliás, estava até programado para estar ligado à hora de adormecer, durante um determinado tempo à noite e garantidamente à hora de acordar, mas para quem tem o sono mais leve poderá incomodar o som de uma pequena ventoinha como ruído de fundo.

Funcionalidades e luzes

Como referido, o SPC Espirare ION conta com diversas funções e diferentes modos de uso. Tratando-se de um equipamento IoT, poderá ser controlado através da aplicação SPC IoT, disponível para Android e iOS, ou diretamente no painel sensível ao toque na parte frontal do equipamento.

Este é um aparelho muito simples de utilizar. Num dos lados temos uma ventoinha desenhada com três luzes que indicam a velocidade baixa, média e alta. Do lado oposto do painel temos o símbolo de Wi-Fi que indica que o mesmo está conectado à rede e a indicação de 2H ou 4H, que são as opções que podemos definir que o aparelho fica a funcionar até se desligar sozinho.

SPC Espirare ION

No centro do painel encontramos uma outra luz verde que indica quando o ionizador do SPC Espirare ION está ativo, sendo uma questão de pressionar o “botão” superior do painel até a luz acender ou apagar.

Ao carregar uma única vez nesse mesmo botão acendemos e controlamos a intensidade da luz em torno do painel que indica a qualidade do ar na divisão em que nos encontramos.

Aplicação SPC IoT

A aplicação da SPC, disponível para Android e iOS, permite controlar o SPC Espirare ION sem ser necessário recorrer ao painel do mesmo. Sendo uma app muito simples tem um design intuitivo para que todos consigam facilmente perceber o que estão a alterar e onde podem carregar para obter o resultado de desejam, baseando-se nos mesmos símbolos presentes no painel do equipamento.

Um ponto interessante que a aplicação oferece é a possibilidade de agendar períodos de funcionamento para o purificador. Ou seja, definir que a determinada hora ele se vai ligar e começar a purificar o ar, mas que noutra hora é suposto estar desligado.

SPC Espirare ION

Esta funcionalidade permite, por exemplo, definir que o SPC Espirare ION comece a trabalhar durante a noite apenas em determinados períodos para que não esteja ligado a noite inteira. Isso ou mesmo durante o dia, para que possa ir ligando e desligando o sistema de purificação sem ter de o fazer de forma manual.

A aplicação permite ainda verificar o nível de utilização do filtro, indicando a percentagem “gasta” do mesmo de forma a saber quando se aproxima a altura de trocar por um novo.

É também com a associação da aplicação os assistentes de voz que é possível controlar o SPC Espirare ION com o assistente da Google ou com a Alexa, podendo assim simplificar ainda mais a utilização do purificador e integrá-los nas rotinas diárias já definidas nos assistentes.

Diferenças no ar

A questão dos purificadores de ar é sempre muito difícil de responder no dia a dia normal porque, de facto, não temos uma forma de medir o ar antes e depois de instalarmos, neste caso, o SPC Espirare ION.

O que conseguimos apurar foi que, pessoalmente, no caso das alergias, houve uma melhoria significativa nos ataques de espirros constantes ou no nariz entupido devido ao pó e aos pólens das plantas.

SPC Espirare ION

Sempre que o dia estava mais “infestado”, uns largos minutos fechado numa divisão com o SPC Espirare ION ligado ajudava muito a reduzir os efeitos que as alergias provocavam. Mas esta é uma situação que poderá variar consoante a sensibilidade e a gravidade das alergias de cada pessoa.

Para os restantes membros que vivem aqui em casa, ninguém notou propriamente uma diferença no ar que respiravam (até porque mais ninguém sofre de alergias), mas conseguiram notar uma diferença a nível de cheiros, com a divisão a não ter um cheiro abafado ao estar fechada por longos períodos ou com o cheiro do tabaco.

Veredito final

Durante o tempo que tivemos o SPC Espirare ION em testes podemos confirmar que sentimos algumas diferenças no ar das divisões onde o colocávamos a funcionar.

A maior diferença, sem sombra de dúvidas, foi a nível de cheiros que ficam dentro de casa. Desde o cheiro de comida ao cheiro do tabaco ou mesmo o cheiro abafado que fica numa divisão fechada por longos períodos, o purificador ajudou bastante a reduzir e até mesmo eliminar esses odores.

SPC Espirare ION

Quando a nível da filtragem de partículas, pólen, pó, etc, no meu caso particular que tenho algumas alergias, fez a diferença. Nos dias de maior impacto o purificador reduziu a impressão causada no nariz e ajudou a que não ficasse tão entupido.

No caso de membros da família que não têm esse problema, não sentiram diferença a nível respiratório. No entanto, o filtro mostrou alguns resíduos, pelo que podemos assumir que de facto faz a diferença ter o SPC Espirare ION a funcionar ou não.

Pelo valor de 119.90€, são poucos os purificadores que oferecem as mesmas características que o SPC Espirare ION tem para oferecer. Falamos de 4 níveis de filtragem, controlo total pela aplicação via Wi-Fi, integração com as assistentes virtuais e até mesmo a programação de funcionamento.

SPC Espirare ION

Tudo isto integrado num corpo compacto e elegante fazem com que o SPC Espirare ION consiga ser um bom produto apara ter por casa e evitar alguns problemas respiratórios ou mesmo odores indesejados no dia a dia.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à SPC por nos ter fornecido um SPC Espirare ION para podermos analisar.

SPC Espirare ION

119.90€
9

Design

9.5/10

Filtragem

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Ruido

8.0/10

Preço

9.5/10

Pros

  • Várias funcionalidades simples e intuitivas
  • Aplicação simples mas completa
  • Programação de horários de funcionamento

Contras

  • Ligeiramente ruidoso para dormir caso se tenha o sono leve
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory