Análise SPC Smartee 4G Senior – um smartwatch com cartão SIM pensado para os mais idosos (mas não só)

Com a população idosa a continuar a ser um dos focos da SPC, a empresa lançou recentemente o SPC Smartee 4G Senior, um smartwatch um pouco diferente do habitual.

Com o SPC Smartee 4G Senior, os familiares mais jovens podem fazer a configuração do relógio e, à distância, aceder a determinadas funções ou receber informação sobre o bem estar da pessoa.

SPC SMARTEE 4G SENIOR
Publicidade

Não somos idosos (ainda), mas nas últimas semanas estivemos a testar o SPC Smartee 4G Senior e perceber como tudo funciona, além de encontrarmos novas formas de usar este relógio no dia a dia comum de qualquer pessoa.

Características do SPC Smartee 4G Senior

O SPC Smartee 4G Senior não pretende ser um smartwatch como todos os outros, pelo contrário, foi desenhado para ser diferente.

Começando pelo exterior, este um relógio que não é muito pequeno, mas que consegue ser bastante leve. Com dimensões de 55 x 42 x 17 mm e um peso total de 52g, é um relógio minimamente confortável de ter no pulso, mesmo para quem tem um pulso mais pequeno.

A nível de ecrã, contamos com um painel IPS de 1,7 polegadas sensível ao toque, capaz de oferecer uma boa visibilidade da informação em qualquer tipo de luz.

SPC SMARTEE 4G SENIOR 10 SPC Smartee 4G Senior

Por dentro do SPC Smartee 4G Senior encontramos um processador Unisoc W307, acompanhado por uma memória RAM de 128MB e uma Flash de 128MB.

O relógio conta ainda com uma câmara de 2MP, para fotos e chamadas de vídeo, um sensor de frequência cardíaca GH3018, um microfone, uma ranhura para um cartão Nano SIM, GPS integrado e ligação Wi-Fi.

Tratando-se de um equipamento pensado para manter a comunicação entre todos, tem, como o nome indica, suporte para a rede 4G.

O SPC Smartee 4G Senior possuí uma resistência IP68 de forma a que possa ser usado em diversos ambientes sem criar problemas ao utilizador. Conta com uma bateria de 720mAh que a marca promete aguentar 3 dias de uso normal. A carga é feita através do carregador magnético que acompanha o relógio na caixa.

SPC SMARTEE 4G SENIOR (2)

O SPC Smartee 4G Senior conta ainda com a função caraterística dos equipamentos da SPC, o botão SOS. Ao ativar esta função o relógio irá começar a ligar para os contactos de emergência escolhidos (até um máximo de 3), efetuando até 3 rondas se não obtiver resposta. Além disso, é ainda emitido um alarme sonos para que as pessoas em redor sejam alertadas para que algo se passa.

Configuração simples e menus grandes

A configuração do SPC Smartee 4G Senior é extremamente simples, bastando para isso ligar o relógio, com o cartão SIM, colocar o pin e definir a linguagem de utilização.

A partir deste ponto, o relógio está operacional. Caso o intuito seja, de facto, ter um cuidador de olho na pessoa, o relógio dispõe de um menu de emparelhamento para podermos ligar a aplicação SPC Smart Clan e, aqui sim, as mudanças começam a surgir.

SPC SMARTEE 4G SENIOR (8)

É através desta aplicação que conseguimos aceder a quase todas as definições do relógio. Através da aplicação é possível gerir a lista de contactos, receber informações sobre a saúde do idoso, efetuar e verificar chamadas, conversar com o idoso via mensagem de voz e definir um perímetro de segurança.

Toda a navegação do relógio conta menus de grandes dimensões com nomes diretos. Detsa forma, os mais idosos vão conseguir perceber o que estão a fazer sem grandes complicações e tudo acompanhado de símbolos grandes, letras grandes e indicações diretas.

Saiba sempre como está o utilizador, sem invadir a privacidade de ninguém

Com o foco na qualidade de vida e na possibilidade da população mais idosa poder continuar a ter a autonomia que sempre estiveram habituados a ter, o SPC Smartee 4G Senior foi desenvolvido com a privacidade do utilizador em conta.

Desta forma, o cuidador poderá, de facto, aceder a certas informações enviadas pelo relógio à distância, mas nunca passar o limite de manter a privacidade do idoso. Com isto, queremos dizer que não é possível escutar conversas sem o conhecimento do utilizador ou aceder à câmara do relógio sempre que quisermos.

SPC SMARTEE 4G SENIOR (12)

Todos os dados que são partilhados pelo SPC Smartee 4G Senior, são focados na monitorização da saúde do utilizador (passos, frequência cardíaca, oxímetro) e na localização do mesmo, de forma a podermos monitorizar onde a pessoa está caso se perca e até definir um perímetro de segurança, em que o relógio envia uma notificação ao cuidador caso o idoso saia dessa área.

Além disso, o SPC Smartee 4G Senior oferece uma comunicação muito mais direta entre o utilizador e o cuidador, podendo ser enviada uma mensagem de voz diretamente para os contactos emparelhados, uma vez que podem ser definidos vários cuidadores, e existe até a possibilidade de falar em grupo numa mesma conversa.

Esta é uma forma simples, mas intuitiva de ajudar a combater um pouco a solidão que, muitas vezes, a população mais idosa acaba por sentir. Com o relógio, é possível ter os familiares sempre presentes e manter a autonomia que tanto gostam de ter nas idades mais avançadas.

SPC Smartee 4G Senior

De forma a facilitar ainda mais o contacto, é possível, através da aplicação, definir os contactos que queremos que sejam atendidos de forma automática. Desta forma, sempre que esses contactos realizarem uma chamada o relógio atende automaticamente após o toque de chamada.

Aplicação SPC Smart Clan

Talvez o ponto menos positivo da nossa utilização do SPC Smartee 4G Senior tenha sido mesmo a aplicação que permite a gestão do relógio.

spc smart clan

A SPC SMart Clan pode ser instalada em qualquer dispositivo iOS ou Android, e é através dela que toda a gestão e interação com o relógio é feita.

No entanto, parece que houve algumas falhas na tradução da aplicação para português. As opções aparecem com uma escrita confusa e, por vezes, com palavras misturadas.

spc smart clan

Além disso, nem sempre as notificações são recebidas no momento exato. Exemplo disso, foi o facto de o relógio não enviar a notificação de que tinha saído da área de segurança que havia sido definida. Os únicos momentos em que esta notificação era recebida era quando, manualmente, solicitávamos a localização do SPC Smartee 4G Senior ou quando o relógio ficava com a bateria fraca.

Ao ficar com a bateria fraca a aplicação alerta-nos desse facto, para que possamos avisar o utilizador de que deve colocar o relógio a carregar e, automaticamente, o relógio envia a localização atual para que o cuidador possa estar mais descansado.

A aplicação alerta ainda os cuidadores quando o SPC Smartee 4G Senior recebe ou efetua uma chamada para um número fora da lista de contactos. Esta é uma opção que permite ter uma noção de quem está a contactar os mais idosos e, á distância, é possível bloquear estes números desconhecidos ou de SPAM.

spc smart clan

Chamadas com qualidade, mensagens limitadas

Apesar de se tratar de um smartwatch, as o SPC Smartee 4G Senior consegue ter uma coluna generosa que permite ouvir bastante bem quando estamos numa chamada.

Além disso, o microfone funciona bastante bem e permite ter uma conversa sem que seja necessário gritar para o pulso.

Apesar das chamadas funcionarem bem, as mensagens tornam-se um pouco limitativas. Apesar do público mais idoso não ser o maior utilizador das mensagens de texto, o SPC Smartee 4G Senior não permite escrever mensagens, apenas enviar textos pré-configurados ou enviar mensagens de voz para os contactos que estão ligados à aplicação.

SPC Smartee 4G Senior

Se por um lado esta interação torna-se mais natural, porque é tudo por voz, por outro pode ser incómodo em lugares públicos.

A nível de chamadas de vídeo podemos dizer que foi uma agradável surpresa a fluidez que conseguimos obter. A aplicação responde depressa ao pedido de chamada e o relógio consegue oferecer uma velocidade boa, além disso, a imagem não é muito má, sendo o esperado de uma câmara de 2MP.

Autonomia

Apesar dos 3 dias anunciados pela marca, o SPC Smartee 4G Senior consegue garantir 2 dias de uso normal sem qualquer problema.

Durante o tempo que testamos o smartwatch, foi muito difícil conseguir atingir os 3 dias completos de utilização normal.

SPC Smartee 4G Senior

Ao fim do terceiro dia já o relógio acusava bateria fraca, pelo que não iria conseguir aguentar até à noite sem ter de ser carregado. No entanto, com menos chamadas é provável que entregue o que é prometido pela SPC.

Da nossa parte, garantimos sem problema algum que o SPC Smartee 4G Senior se vai aguentar por dois dias completos sem o menor problema.

Utilização para qualquer idade

O design do SPC Smartee 4G Senior não é o mais aprimorado, mas é um relógio que consegue ser utilizado sem parecer um equipamento de fraca construção.

Assim sendo, existem diferentes cenários em que vimos a utilização deste tipo de equipamento ser útil para além do foco principal nos idosos.

Uma grande vantagem que o SPC Smartee 4G Senior nos permitiu ter foi a de andarmos mais leves e mais focados no que nos rodeava. De facto, estar contactável ou ter o smartphone sempre ligado são dois cenários diferentes.

SPC Smartee 4G Senior

Podemos ir a qualquer lugar sem estramos constantemente a ser inundados de notificações de todos os lados e mais alguns. Com o SPC Smartee 4G Senior ficamos limitados, mas no bom sentido.

Além disso, é uma opção mais segura para levar quando vai sair à noite ou vai a algum lugar que pode correr o risco de perder o smartphone. Estando preso ao pulso, as probabilidades de perder o relógio são menores e, em caso de acidente, o estrago também será menor.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas que existe uma variedade de usos possíveis para o SPC Smartee 4G Senior. Mesmo sendo um equipamento desenhado para os mais idosos, a utilização não é exclusiva para esta faixa etária.

O SPC Smartee 4G Senior permite aos mais idosos ficarem mais autónomos no mundo tecnológico e evita que os cuidadores/familiares estejam constantemente a deslocar-se ao local porque “carregaram na tecla errada” ou porque “isto desapareceu tudo”, frases muito comuns de serem ouvidas após pequenos acidentes de toques no ecrã.

SPC Smartee 4G Senior

A configuração à distância, assim como o controlo da grande maioria das definições e funcionalidades, oferece um grande descanso aos cuidadores, além de garantir um extra na segurança para os mais idosos que se podem sentir mais seguros em caso de acidentes. Além disso, o contacto com os familiares/cuidadores é tão fácil e direto que poderá ajudar a colmatar um pouco a solidão que por vezes sentem nestas idades mais avançadas.

As mensagens de texto são limitadas, mas tudo o que envolva o microfone e o altifalante estão muito bem conseguidos. As chamadas decorrem sem problemas de comunicação ou dificuldades auditivas, assim como as chamadas de vídeo se mostraram sempre fluídas e com uma qualidade bastante aceitável (considerando que se trata de um relógio e não de um smartphone).

A bateria chega bem para dois dias de uso normal, podendo aguentar ainda uma boa parte do terceiro dia sem dificuldades. O carregamento é simples e sempre que o SPC Smartee 4G Senior está a ficar com pouca bateria, os cuidadores recebem automaticamente essa informação assim como a localização do relógio.

SPC SMARTEE 4G SENIOR

A aplicação precisa ainda de algum trabalho, especialmente a nível de design e da escrita de forma geral. Apesar de se conseguir fazer tudo sem problemas, pode ser desafiante entender alguns menus na primeira utilização.

Este é um equipamento com muito potencial para diversas utilizações, seja para os mais velhos como para os mais novos. No caso das crianças, a SPC lançou o modelo Kids com funções mais pensadas para as crianças se aventurarem nos primeiros passos com um equipamento do género, garantindo um nível extra de segurança e descanso para os pais.

O SPC Smartee 4G Senior pode ser adquirido por um PVPR de 129.90€.

Agradecemos à SPC a cedência do equipamento para análise.

SPC Smartee 4G Senior

129.90€
8.2

Design

8.0/10

Funcionalidades

10.0/10

Aplicação

6.0/10

Autonomia

8.5/10

Sistema

8.5/10

Pros

  • Funcionalidades adaptadas aos idosos
  • Autonomia
  • Funcionalidades da app
  • SO bem adaptado para idosos

Contras

  • Aplicação precisa de melhorias
  • Notificações e comunicação entre a app com falhas
  • Design um pouco descuidado
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X