Análise SPC Zeus 4G Pro – Um smartphone pensado para séniores

Hoje em dia, os smartphones não são exclusivos dos mais novos, existindo cada vez mais séniores que querem tirar proveito das novas tecnologias.

No entanto, tendo em conta a complexidade do uso destes equipamentos, nem sempre a melhor compra são os equipamentos mais avançados ou repletos de funcionalidades.

Para responder a esta necessidade de ter algo simples e prático, a SPC tem no seu portfólio o SPC Zeus 4G Pro, um smartphone totalmente dedicado aos mais velhos.

Fique a conhecer a nossa análise e opinião a este produto depois de algumas semanas de utilização.

spc zeus 4g pro analise
Publicidade

SPC Zeus 4G Pro Review – Um smartphone simples e prático de utilizar para os utilizadores mais velhos

O SPC Zeus 4G Pro é um smartphone pensado para o público mais jovem que alia um sistema simplificado a um hardware que facilita as operações mais básicas.

Este smartphone destaca-se pelas teclas físicas de grandes dimensões, um botão SOS, um menu intuitivo adaptado e funcionalidades smart help.

spc zeus 4g pro analise

Em termos de características, conta com um ecrã IPS de 5.5″ com resolução HD+.

O processador é o Mediatek Helio A22 a 2 GHz, acompanhado por uma GPU IMG GE8300m, 3 GB de RAM LPDDR3 e 32 GB de armazenamento interno expansível por cartão de memória MicroSD.

spc zeus 4g pro analise

Para fotografia, conta com uma câmara traseira de 13 MP com flash e uma câmara frontal de 5 MP.

A bateria é de 2400 mAh, extraível, e permite um carregamento através de USB-C direto ou de uma base de carga alimentada também com carregador USB-C.

Conta ainda com Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac. 2.4GHz e 5GHz, conexão 4G, Bluetooth 5.0, Dual SIM, jack 3.5 mm, rádio FM e Android 11.

O SPC Zeus 4G Pro está disponível a partir de 112.90€.

Na caixa

  • SPC Zeus 4G Pro
  • Base de carga
  • Carregador USB-C
  • Bateria
  • Auricular
  • Capa protetora
  • Manuais
spc zeus 4g pro analise

Design e qualidade de construção

O SPC Zeus 4g Pro é um smartphone inteiramente construído em plástico de boa qualidade, ao estilo dos antigos Nokia, um material ideal para poder ciar com alguma probabilidade de resistência.

spc zeus 4g pro analise

Na frente encontramos o ecrã em grande plano, a câmara frontal, sensores e LED de notificações no topo e, em baixo, 3 botões físicos.

spc zeus 4g pro analise

Do lado esquerdo temos um botão para ligar a lanterna e, do lado direito, o botão de controlo de volume e ligar/desligar.

Atrás, localiza-se a câmara principal juntamente com um flash, um botão SOS e uma coluna.

spc zeus 4g pro analise

Por baixo, encontramos o USB-C e os conectores da base, enquanto em cima está a lanterna e o jack 3.5mm.

A acompanhar está uma base onde o SPC Zeus 4G Pro pode ser pousado, tanto para carregar como em repouso, funcionando como um telefone fixo.

spc zeus 4g pro analise

Botões físicos para interação simplificada

Uma vez que é destinado para um público mais velho, é importante que toda a interação seja simplificada.

Para isso, o SPC Zeus 4G Pro conta com alguns botões físicos que ajudam a aceder a algumas funcionalidades apenas com um clique.

Para começar, na zona frontal, temos 3 grandes botões que permitem interagir com as chamadas ou aceder ao histórico de chamadas, um botão para regressar à página inicial e um botão para retroceder.

spc zeus 4g pro analise

No lado esquerdo, encontramos um botão de atalho para a lanterna.

spc zeus 4g pro analise

Através de um clique prolongado (manter carregado 2 ou 3 segundos) ativa ou desativa automaticamente a lanterna.

spc zeus 4g pro analise

Por fim, na parte traseira, localiza-se um botão SOS que permite ligar ou gerar um alerta para os contactos de emergência ou de confiança. Esta botão situa-se numa posição fácil de aceder e num local onde o indicador pousa naturalmente quando pegado com uma mão.

spc zeus 4g pro analise

Após o clique prolongado no botão, é enviado por SMS um pedido de ajuda para os números configurados, com a geolocalização do equipamento, e realiza uma chamada para o número de emergência definido. Caso não atenda, passa para os restantes 2 contactos configurados. Caso ninguém atenda, irá fazer mais 2 rondas por cada contacto.

spc zeus 4g pro analise

Sistema operativo

Além dos botões físicos, também o sistema operativo está preparado para a utilização por um público menos conhecedor das novas tecnologias.

spc zeus 4g pro analise

Através de uma interface simplificada e ícones grandes, é possível ter acesso aos principais contactos e apps com um simples toque.

spc zeus 4g pro analise

Desta forma, é possível instalar o WhatsApp, Messenger, Facebook ou outra app que permita ao utilizador manter contacto com os seus familiares.

spc zeus 4g pro analise

Configuração do menu simplificado

O SPC Zeus 4G Pro traz um modo simplificado que permite que 6 contactos e várias apps sejam exibidos em quadrados grandes para permitir um acesso mais simples e direto.

A configuração destes destaques deve ser feita por uma pessoa mais experiente ou desenrascada na interação com o smartphone.

Para isso, basta aceder às definições deste modo e escolher o que se pretende destacar, quer nas apps instaladas como nos contactos.

spc zeus 4g pro analise

Após esta configuração as opções escolhidas irão aparecer destacas e basta um simples toque num dos ícones XXL para ligar ou mandar mensagem a um contacto ou iniciar diretamente a aplicação.

Também as definições de Wi-Fi e Bluetooth são simplificadas para ser mais simples ligar ou desligar algumas funcionalidades.

spc zeus 4g pro analise

Para se adaptar à visão, está também acessível a funcionalidade de aumentar ou diminuir o tamanho de letra.

spc zeus 4g pro analise

Caso pretenda, pode também utilizar o Android stock com o aspeto tradicional do sistema.

spc zeus 4g pro analise

Para isso, basta selecionar o launcher padrão deste smartphone na seleção de launcher.

spc zeus 4g pro analise

Smart help

Como por vezes não estamos perto para ajudar em algumas configurações ou prestar auxílio, o SPC Zeus 4G Pro dispõe de uma funcionalidade de smart help que facilita este apoio.

Notificações para contactos de confiança

De forma a que o smartphone não fique sem bateria ou chamadas não passem despercebidas, o SPC Zeus 4G Pro oferece uma funcionalidade de notificações inteligentes.

Quando a bateria descer abaixo dos 15% ou quando for registada uma chamada não atendida é possível definir um número de confiança para receber uma mensagem com esta informação para que possa dar assistência.

spc zeus 4g pro analise
Ajuste do toque em caso de chamadas repetidas

Por vezes, de propósito ou sem querer, o smartphone pode estar em silêncio fazendo com que as chamadas e mensagens não sejam notados.

Para salvaguardar situações de emergências nestas situações, o SPC Zeus 4G Pro inclui uma tecnologia de campainha inteligente que ativa o som automaticamente no máximo quando o mesmo número liga duas vezes num período de 3 minutos.

spc zeus 4g pro analise
Configuração remota através de SMS

Além dos alertas, é ainda possível utilizar comandos SMS para ativar ou desativar funcionalidades remotamente, permitindo resolver alguns problemas à distância sem necessidade de se deslocar fisicamente.

spc zeus 4g pro analise

Desempenho

Desenhado para um público mais sénior, o hardware do SPC Zeus 4G Pro está dimensionado para tarefas mais simples e leves.

Nesse sentido, inclui um processador Mediatek Helio A22, já com alguns anos de mercado e de gama baixa, mas que chega perfeitamente para a utilização exigida, ou seja, fazer chamadas ou enviar mensagens.

Conta ainda com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno.

spc zeus 4g pro analise

Em termos de benchmark, registámos 108 393 pontos no Antutu Benchmark V10.

spc zeus 4g pro analise

Fotografia

Tal como o desempenho, também na câmara não estamos à espera de resultados fantásticos. No entanto, as fotografias acabaram por ter mais qualidade do que o esperado para um smartphone económico com câmara de 13 MP.

spc zeus 4g pro analise

A app de câmara é a tradicional do Android e oferece assim uma interface simples e fácil de utilizar, sendo apenas necessário abrir a app e carregar no botão de tirar foto para começar a captar imagens.

Em baixo pode ver alguns exemplos de fotografias diurnas e noturnas. Claramente que durante o dia a qualidade acaba por ser melhor, embora durante a noite também se consiga uma fotografia com os mínimos de qualidade necessários.

Autonomia

O SPC Zeus 4G Pro traz uma bateria de 2400 mAh que pode ser extraída.

spc zeus 4g pro analise

Em termos de autonomia, e visto que este equipamento não irá necessitar de correr apps muito pesadas, consegue-se uma utilização bem acima de 1 dia.

Caso a utilização seja pouca, então deverá durar mesmo alguns dias sem necessitar de carregamento.

spc zeus 4g pro analise

Para carregar o SPC Zeus 4G Pro pode conectar um cabo USB-C diretamente ao smartphone.

Em alternativa, pode usar a base de carga, sendo assim só necessário pousar o smartphone na posição correta.

spc zeus 4g pro analise

Conclusão

O SPC Zeus 4G Pro é um smartphone bastante simples, mas que acaba por surpreender.

Tanto a construção, qualidade, ecrã e desempenho estão alinhados com o preço pedido pelo smartphone, não existindo problemas de congelamento do sistema ou dificuldades em ver o conteúdo.

spc zeus 4g pro analise

Já a fotografia é algo que acaba por surpreender ligeiramente pela qualidade, uma vez que as câmaras captam imagens razoáveis tanto de dia como de noite.

Para simplificar a utilização pelos séniores integra uma interface simplificada com atalhos rápidos e de grandes dimensões para contactos e aplicações, assim como funcionalidades que permitem o controlo remoto por contactos de confiança e ainda botões físicos para simplificar o uso de certas funcionalidades.

spc zeus 4g pro analise

O SPC Zeus 4G Pro pode ser comprado com preço a começar nos 112.90€.

O Techbit agradece à SPC a cedência do SPC Zeus 4G Pro para análise.

SPC Zeus 4G Pro

112.90€
7.4

Design

7.0/10

Funcionalidades

8.5/10

Câmara

6.5/10

Autonomia

8.0/10

Sistema operativo

7.0/10

Pros

  • Teclas físicas adaptadas para utilizadores seniores
  • Possibilidade de controlo remoto por SMS
  • Interface simplificada e com ícones grandes

Contras

  • Hardware desatualizado
  • Visual do sistema poderia ser melhorado
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory