Análise Tapo C420S2 – uma câmara de segurança extremamente completa

Num mercado com muita oferta, por vezes é necessário criar algo mais completo para se conseguir sobressair dos restantes.

Com uma vasta gama de câmaras de segurança, a Tp-Link conta com a Tapo C420S2 para criar este mesmo destaque e oferecer ao utilizador um sistema completo de segurança em conjunto com algumas capacidades de Inteligência Artificial.

Tapo C420S2
Publicidade

Para complementar, durante os testes, pudemos aliar a Tapo C420S2 ao painel solar Tapo A200, o que permitir dar um maior boost ao sistema de segurança.

Características gerais da Tapo C420S2

Com a Tapo C420S2 o utilizador adquire tudo o que precisa de uma só vez, uma vez que dentro da caixa encontramos duas câmaras de segurança inteligentes e o Hub Tapo H200, onde será feita a ligação de todo o sistema.

Tapo C420S2

Assim sendo, as câmaras de segurança contam com uma qualidade máxima de gravação de 2K QHD, para que seja possível ver tudo o que se passa com maior detalhe. Ambas integram uma bateria amovível que, segundo a empresa, pode aguentar até 180 dias com uma só carga.

A Tapo C420S2 conta com visão noturna a cores, podendo este modo ser definido para ser ativado manualmente ou de forma automática, o que permite ao utilizador ver melhor e com uma ideia mais realista tudo o que se está a passar no momento da transmissão ou da gravação.

Tapo C420S2

As câmaras contam ainda com luz integrada, para que seja possível iluminar o espaço que está a ser vigiado, além de contarem com detecção inteligente recorrendo à IA para possibilitar a deteção de pessoas, movimento, animais e veículos, sendo que todas as opções de deteção podem ser configuradas de forma individual.

As câmaras Tapo C420S2 contam ainda com áudio bidirecional, o que permite ao utilizador comunicar diretamente com alguém através da câmara e contam com a possibilidade de ser ativado um alarme sonoro e luminoso, de forma a assustar qualquer intruso indesejado.

Tapo Hub A200 1 Tapo C420S2

Podendo ser utilizada tanto no interior como no exterior, as câmaras Tapo C420S2 contam com proteção IP65, deixando-as resistentes a qualquer intempere que possa surgir.

O armazenamento das gravações efetuadas pode ser feito para um cartão MicroSD, até 256GB, que deverá ser colocado no Hub H200 ou diretamente para a nuvem através do serviço Cloud Tapo Care.

Instalação livre de fios

Tratando-se de câmaras com bateria amovível, as Tapo C420S2 são simples e práticas de instalar, sem que exista a necessidade de passar fios de um lado para o outro e permitindo assim uma instalação mais limpa e sem limitações quanto ao local a instalar.

O primeiro passo a fazer é configurar o Tapo H200, uma vez que este vai ser o controlo de todo o sistema e o que permite a integração com outros dispositivos.

Tapo Hub A200 2 Tapo C420S2

Fazendo a ligação através do cabo de rede e fornecendo energia, a configuração é quase imediata na aplicação Tapo.

A partir daqui, basta colocar a bateria nas câmaras e adicionar aos dispositivos na aplicação. Estando tudo pronto para configurar, a aplicação vai fazer a ligação e a integração de todo o sistema sem grande necessidade de interação por parte do utilizador.

O alarme da câmara irá, também, fazer soar o alarme no Hub e o armazenamento via cartão microSD é feito diretamente no Hub H200.

Tapo Hub A200 3 Tapo C420S2

Um ponto menos positivo é que, apesar de detetar e avisar o utilizador sobre qualquer tipo de movimento, se não existir uma das duas opções de armazenamento não conseguimos ter sequer acesso a uma fotografia do que levou à emissão da notificação.

Áreas de deteção personalizáveis

Recorrendo á Inteligência Artificial, a Tapo C420S2 consegue detetar diferentes tipos movimentos no ponto selecionado, entre eles a Deteção de Movimento, Deteção de Pessoas, Deteção de Animais de Estimação e Deteção de Veículos.

Tapo App 3 Tapo C420S2

Cada opção pode ser ligada e desligada consoante o desejo do utilizador e aquilo que mais se ajustar às necessidades de cada local onde foi feita a instalação de uma câmara.

Além disso, em cada opção de deteção, é possível definir uma determinada área para esta ser feita, permitindo assim um controlo maior de onde pode, ou não, haver movimentos.

Tapo C420S2

Um exemplo prático é, definir todo o espaço de deteção para alertar caso exista o movimento por parte de uma pessoa, mas definir apenas um dos cantos da imagem para alertar caso existe a passagem de veículos nessa zona específica.

Durante os testes que fixemos, a deteção de qualquer tipo mostrou-se bastante capaz e rápida, enviando a notificação numa questão de 2 a 3 segundos após a pessoa ou objeto entrar na área de monitorização da Tapo C420S2.

Tapo App 6 Tapo C420S2

Autonomia excelente com um boost de energia solar

A Tapo C420S2 consegue oferecer, segundo indica a Tp-Link, até 180 dias de utilização com uma só carga, algo que será sempre influenciado pelo tipo de configuração e pela quantidade de vezes que a câmara será ativada ao longo do dia.

Tapo C420S2

No entanto, no decorrer dos testes, uma coisa que nos foi difícil de conseguir fazer foi, de facto, gastar um pouco da bateria. Durante pelo menos 3 dias a câmara esteve a operar constantemente no modo de Alto Desempenho e a carga manteve-se nos 100%.

Desta forma, é seguro garantir que, só com as baterias amovíveis das Tapo C420S2 já é possível passar uns bons meses sem preocupações quanto à carga das mesmas. O ponto mais negativo que conseguimos apontar neste campo é o facto de o carregamento ser feito através de uma porta Micro USB.

Num período em que o USB-C já se tornou o standard da indústria, ter de depender de um cabo mais antigo apenas para o carregamento das câmaras torna-se pouco prático.

No entanto, a Tp-Link consegue fornecer um toque extra com a junção ao setup do painel solar Tapo A200. Este pequeno painel solar, também ele de fácil instalação, permite aproveitar o sol para manter a câmara a funcionar quase que eternamente, uma vez que a bateria não desce com facilidade.

O Tapo A200 conta com um cabo integrado de 4m, com ligação Micro USB, que permite instalar o painel no lugar que mais luz solar consiga absorver sem que seja obrigado a estar perto da câmara.

O painel tem resistência IP65, pode ser instalado na vertical ou na horizontal e, de forma geral, tem uma boa capacidade de conversão de energia, conseguindo manter sempre a câmara a operar com 100% de energia.

Tapo A200

O lado mais negativo é que se quisermos utilizar este mesmo sistema para as duas câmaras que vêm no conjunto, o painel solar apenas permite a ligação a um equipamento, o que limita as opções ou obriga a comprar um segundo painel para ligar à segunda Tapo C420S2.

Um sistema de segurança completo para uma casa

Sem sombra de dúvidas que a Tapo C420S2 oferece um conjunto bastante completo para proteger a casa do utilizador.

Podemos contar com diferentes tipos de deteção que funcionam muito bem, em ponto algum houve uma falha ao detetar qualquer tipo de objeto ou pessoa. Mesmo à distância, a Tapo C420S2 conseguiu detetar um gato de rua que passou discretamente e avisou que detetou o movimento de um animal de estimação.

Tapo App 1 Tapo C420S2

A imagem é constantemente nítida e com muito boa qualidade, mesmo durante a noite. Seja no modo noturno tradicional ou no modo noturno a cores, as imagens são nítidas e permite ao utilizador ter a perfeita noção de tudo o que se está a passar no local.

Deixamos o alerta para quem planeia instalar este tipo de câmaras em casa, de que deverá sempre ler as regras e leis aplicadas a este tipo de equipamentos, uma vez que existem muitas limitações sobre os espaços que podem ser gravados através de sistemas deste género.

A autonomia das Tapo C420S2 é extremamente capaz, passando mais de 3 dias no modo de Alto Desempenho sem baixar dos 100% de carga. O facto de podermos juntar o painel solar Tapo A200 torna estas câmaras uma solução permanente livre de preocupações.

Tapo A200

Um grande ponto negativo na Tapo C420S2 é o facto de a bateria ser carregava via Micro USB, no entanto, se a ideia for instalar o painel solar Tapo A200, este problema é colmatado com uma solução permanente.

A luzes presentes nas Tapo C420S2 permitem uma iluminação bastante aceitável de toda a área abrangida pela captação da câmara, o que poderá ser uma mais valia tanto para a deteção de intrusos como até mesmo para servir de iluminação do jardim ou semelhante.

Tapo C420S2

Os alarmes podem ser emitidos diretamente pela câmara, podendo estes ser alarmes sonoros e luminosos, assim como podem ser emitidos pelo Hub H200 e ainda pelas notificações nos dispositivos em que a aplicação Tapo esteja configurada.

O armazenamento de imagens poderia ser algo a melhorar apenas no sentido em que a notificação de alerta não vem acompanhada por uma foto do que fez disparar a câmara. Esta está sempre dependente ou do cartão MicroSD do Hub ou do serviço Tapo Cloud.

O conjunto de duas câmaras Tapo C420S2 com o Hub H200 pode ser adquirido por um PVPR de 249.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à Tp-Link por nos ter disponibilizado o pack com as Tapo C420S2 e o Hub H200 assim como o painel solar Tapo A200 para análise.

Tapo C420S2 + Hub H200

249.99€
9.8

Performance

10.0/10

Funcionalidades

9.5/10

Autonomia

10.0/10

Conetividade

10.0/10

Aplicação

9.5/10

Pros

  • Autonomia
  • Possibilidade de usar energia solar com o Tapo A200
  • Visão Noturna a cores
  • Alarme exterior, interior através do Hub e via notificação
  • Diferentes tipos de deteção por IA

Contras

  • Carregamento por Micro USB
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory