Análise TCL 40 NXTPAPER – Um ecrã mate e sem reflexos que protege os seus olhos

A TCL não é dos nomes mais conhecidos no mercado dos smartphones, mas tem trilhado um caminho gradual com algumas inovações e propostas arrojadas.

A marca chinesa tem apostado no desenvolvimento da tecnologia NXTPAPER, uma tecnologia de ecrã que permite reduzir o cansaço dos olhos ao oferecer uma experiência similar ao papel.

Conheça a nossa análise ao TCL 40 NXTPAPER e fique a conhecer o que torna este ecrã especial.

tcl 40 nxtpaper analise
Publicidade

TCL 40 NXTPAPER – Um ecrã que primeiro se estranha e depois se entranha

A TCL tem realizado uma grande aposta na tecnologia NXTPAPER nos seus smartphones e tablets.

Prometendo imitar a visualização de uma folha de papel, oferece ao ecrã dos smartphones um efeito mate e sem brilho, com toque amaciado, e que reduz a quantidade de luz azul para tornar a leitura mais confortável.

Para conhecer as vantagens desta tecnologia tivemos em análise o TCL 40 NXTPAPER, um smartphone de gama média que se destaca pelo visual elegante e premium e pela integração do NXTPAPER.

tcl 40 nxtpaper analise

Este smartphone traz um ecrã IPS LCD de 6.78″ com resolução FullHD, taxa de atualização de 90 Hz, suporte a caneta e tecnologia NXTPAPER.

O processador é o Mediatek MT6769H Helio G88 com 8 núcleos, acompanhado por 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

tcl 40 nxtpaper analise

Para fotografia conta com uma câmara principal de 50 MP com abertura f/1.8 e com 2 câmaras secundárias, uma de 5 MP f/2.2 ultra grande angular e uma de 2 MP F/2.4 para macro. A câmara frontal é de 32 MP.

A bateria é de 5010 mAh, com carregamento rápido a 33W, e conta com colunas stereo, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.1, USB-C, sensor de impressões digitais na lateral e está limitado a conectividade 4G.

Em termos de sistema operativo, conta com o TCL UI baseado em Android 13.

O TCL 40 NXTPAPER está disponível a partir de 175,20€.

Na caixa

  • TCL 40 NXTPAPER
  • Cabo USB-C-USB-C
  • Manuais
tcl 40 nxtpaper analise

A originalidade começa na caixa

Nas nossas análises não é usual falarmos das caixas dos equipamentos, no entanto, no TCL 40 NXTPAPER é algo que fazemos questão.

Defendendo que a tecnologia NXTPAPER aproxima o ecrã a uma folha de papel, a TCL apostou numa embalagem bastante original em forma de livro.

tcl 40 nxtpaper analise

Quando abrimos este livro encontramos duas áreas, uma com o TCL 40 NXTPAPER e outra com os acessórios, como se de folhas se tratassem.

tcl 40 nxtpaper analise

Esta é uma forma original de passar a mensagem e merece ser destacada.

tcl 40 nxtpaper analise

Design e qualidade de construção

Embora seja um equipamento de gama média-baixa, o TCL 40 NXTPAPER apresenta um aspeto que impressiona e que torna a sua aparência digna de um smartphone mais caro.

Embora a moldura seja em plástico, imita bastante bem o alumínio dando um ar premium a este equipamento.

tcl 40 nxtpaper analise

A ajudar a este efeito encontramos uma cor azul brilhante bastante elegante, que vai variando a cor com a luz, e com as câmaras colocadas numa área com acabamento brilhante.

tcl 40 nxtpaper analise

As câmaras estão assim dispostas no canto superior esquerdo em dois círculos. Uma para a câmara principal e a ultra grande angular e outro para a câmara macro e o flash.

tcl 40 nxtpaper analise

Na frente do TCL 40 NXTPAPER, encontramos a câmara frontal colocada no centro, com a coluna logo acima, e um ecrã que ocupa grande parte da moldura.

tcl 40 nxtpaper analise

Do lado esquerdo encontramos apenas a gaveta para 2 cartões SIM e, do lado direito, o botão de ligar/desligar com impressão digital e os botões de controlo de volume.

Por fim, em cima encontramos um microfone e, na parte de baixo, o USB-C, um microfone, jack 3.5 mm e uma coluna.

Um ecrã que se destaca

Ao pegar no TCL 40 NXTPAPER, reparamos logo que o ecrã não é como o habitual dos restantes smartphones.

Além de um aspeto mate, sem ponta de brilho, sente-se também um sensação ao toque mais suave, amaciada, que torna a utilização mais agradável.

tcl 40 nxtpaper analise

Em utilização, a primeira impressão é estranha, uma vez que parece que estamos a utilizar um ecrã TFT ou com uma película de privacidade.

tcl 40 nxtpaper analise

No entanto, com a utilização vamos-nos habituando e percebendo as vantagens deste ecrã que, além de eliminar todos os brilhos, também está livre de impressões digitais, outra dor de cabeça nos ecrãs “normais”.

tcl 40 nxtpaper analise

Esta tecnologia NXTPAPER oferece um ecrã multicamada que, além das características já mencionadas, permite ainda reduzir a quantidade de luz azul absorvida pelos olhos, assim como uma temperatura de cor e luz mais suave para os olhos.

Na utilização diária do smartphone tem à escolha 3 modos distintos. Um deles é o padrão do sistema Android e os restantes 2 são específicos do NXTPAPER, o modo colorido e o preto e branco.

tcl 40 nxtpaper analise

No modo colorido notam-se de imediato as cores a ficar um pouco mais esbatidas.

Enquanto no modo preto e branco o laucher assume uma visualização monocromática (as cores dentro das apps permanecem inalteradas), simulando um ecrã e-ink para maior conforto na leitura.

Na nossa utilização, a experiência com o ecrã do TCL 40 NXTPAPER foi positiva, destacando-se da remoção total de brilhos, o que facilita na visualização com luz direta ou sol, a ausência de impressões digitais no ecrã e a sensação de toque mais suave. Pesa também o facto deste ecrã ser mais amigo dos nossos olhos, algo que não é visível, mas que a longo prazo pode fazer diferença.

Por outro lado, sente-se que, embora a marca diga que mantém toda a nitidez e cor, existe alguma perda e que as cores ficam um pouco mais esbatidas.

tcl 40 nxtpaper analise

Notámos também que a resistência do ecrã é um pouco reduzida. Face à tecnologia utilizada não podem ser colocadas películas, uma vez que corta o efeito mate e amaciado, além de não ter Gorilla Glass ou outra tecnologia similar. Ao utilizar umas semanas e de o guardar regularmente no bolso, apareceram alguns riscos significativos.

tcl 40 nxtpaper analise

No geral, esta é uma tecnologia muito promissora e que esperamos que seja melhorada e aplicada em cada vez mais equipamentos e em gamas mais elevadas.

tcl 40 nxtpaper analise

Sistema TCL UI e conectividade

O TCL 40 NXTPAPER traz como sistema operativo o TCL UI baseado em Android 13.

tcl 40 nxtpaper analise

Esta interface é intuitiva e simples de utilizar, embora venha repleta de aplicações de terceiros que, embora possam ser desinstaladas, acaba por ser algum lixo que vem incluído no sistema.

tcl 40 nxtpaper analise

Como o processador não é o mais potente, as animações vêm de origem desligadas e nota-se algumas travagens pontuais.

As aplicações de mensagens e chamadas são as do Android puro e, à semelhança de outras marcas, não traz aplicação de galeria, sendo essa tarefa atribuída ao Google Fotos.

tcl 40 nxtpaper analise

Em termos de funções adicionais, conta com possibilidade de clonar aplicações, smart manager e otimização de chamadas NXTVISION.

tcl 40 nxtpaper analise

Infelizmente, este equipamento apenas suporta ligações 4G, não conseguindo assim usufruir das vantagens da nova rede 5G. No entanto, na navegação do dia a dia, não sentimos qualquer quebra na navegação, sendo até a limitação ao 4G uma forma de poupar bateria.

Desempenho

Este smartphone traz como processador o Mediatek MT6769H Helio G88 produzido em 12 nm e já com alguns anos de mercado.

tcl 40 nxtpaper analise

Este SoC não surpreende pelo seu desempenho, algo que se nota um pouco na utilização do sistema como já referimos anteriormente. Não é que o smartphone seja lento, porque não o é, mas nota-se algumas travagens ou demoras pontuais.

Em termos de benchmark registámos os seguintes valores:

  • Antutu Benchmark – 251 298 pontos
  • Geekbench 6
    • Single-core – 429 pontos
    • Multi-core – 1404 pontos

Câmaras

Passando à parte de fotografia, este é outro campo onde o TCL 40 NXTPAPER não se destaca, mas cumpre. Pelo menos na câmara principal.

tcl 40 nxtpaper analise

De dia as fotografias apresentam uma boa qualidade, alinhadas com a gama onde se insere.

Nas fotografias noturnas essa qualidade já é um pouco mais reduzida, embora continue a ser acima do esperado para este preço.

Passando para as câmaras ultra grande angular e macro, a qualidade é bastante mais reduzida e acabam por servir mais para fazer número.

Autonomia

Com uma bateria de 5010 mAh, o TCL 40 NXTPAPER apresenta uma autonomia suficiente para aguentar uma utilização intensa durante um dia, conseguindo aguentar praticamente até à noite sem ser necessário carregar.

Nesta utilização incluímos uma utilização frequente do navegador e das redes sociais, o GPS, Spotify ou câmara pontuais e a chegada constante de notificações.

O carregamento é assegurado por uma tecnologia de 33W que permite carregar a totalidade da bateria em cerca de 1 hora.

tcl 40 nxtpaper analise

Em resumo…

O TCL 40 NXTPAPER é um smartphone que, embora inclua uma tecnologia inovadora de ecrã, se insere numa gama mais baixa.

Esta é a estratégia da TCL que pretende entrar lentamente no mercado e fazer um crescimento gradual dos seus equipamentos e dos ecrãs NXTPaper.

tcl 40 nxtpaper analise

Este smartphone não se destaca em termos de desempenho nem fotografia, cumprindo com o necessário para esta gama (embora a câmara frontal esteja uns furos acima do esperado).

No entanto, em termos de aspeto temos um smartphone elegante que mascara muito bem a construção em plástico, assim como uma tecnologia de ecrã diferente e com grande potencial.

Embora as cores e o brilho sejam influenciados, encontramos um ecrã mate, sem qualquer vestígio de brilho e reflexos, além de estar também livre de impressões digitais. Ao tocar no ecrã sentimos também um acabamento amaciado, mais suave, que aproxima ao toque de uma folha.

tcl 40 nxtpaper analise

Com a tecnologia NXTPaper a marca promete aproximar a experiência à de um papel, procurando tornar mais confortável o toque e a visualização. Isto é algo que acaba por ser conseguido, embora não seja perfeito, mas que mostra um grande potencial para o desenvolvimento deste tipo de ecrãs que esperamos ver aplicado a mais equipamentos e a gamas mais altas.

O TCL 40 NXTPAPER pode ser adquirido com preço a começar nos 175.20€.

O Techbit agradece à TCL a cedência do TCL 40 NXTPAPER para análise.

TCL 40 NXTPAPER

175.20€
8.3

Construção e design

8.5/10

Desempenho

7.5/10

Ecrã

9.0/10

Autonomia

8.5/10

Câmara

8.0/10

Pros

  • Ecrã mate sem reflexos e dedadas
  • Boa câmara frontal
  • Elegante e com boa aparência

Contras

  • Desempenho
  • Apenas 4G
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X