Análise TCL NXTPAPER 11 – um tablet confortável para a vista

A TCL tem apostado muito na linha NXTPAPER, uma tecnologia de ecrã mais confortável para a vista humana e que permite ter um cansaço menor da visão com longas horas de utilização devido à redução de luz azul emitida e cortando por completo os reflexos nos ecrãs.

Já tendo introduzido a tecnologia que foi premiada nos smartphones, o TCL NXTPAPER 11 traz essa mesma tecnologia para um formato maior e pensado para outro tipo de utilização.

TCL NXTPAPER 11
Publicidade

O TCL NXTPAPER 11 foi o nosso tablet das últimas semanas e foi utilizado de diferentes formas, deixando agora o resumo da nossa experiência com o mesmo.

Características gerais do TCL NXTPAPER 11

Antes de qualquer tipo de informação referente ao TCL NXTPAPER 11, convém relembrar que a empresa não está no mercado para ser a melhor empresa com os melhores equipamentos. O objetivo da TCL é oferecer ao utilizador a maior valorização do dinheiro investido num equipamento, aliando esse investimento a um cuidado e preocupação com a saúde do mesmo.

Assim sendo, surge então a tecnologia NXTPAPER, que permite ter um ecrã com cores bem conseguidas e com uma grande redução do cansaço causado na vista.

TCL NXTPAPER 11

Já tendo recebido alguns prémios com os smartphones, os tablets são outro mercado onde a TCL se aventurou a aplicar a tecnologia e que, a nosso ver, faz ainda mais sentido.

O TCL NXTPAPER 11 é um equipamento bem construído, leve e com um design apelativo, parece um pouco mais do que o preço que custa, sendo um bom equipamento na casa do custo/benefício.

O tablet conta com um tamanho de 259.04 x 163.64 x 6.9 mm e um peso total de 462 g, contando com acabamentos em alumínio e oferecendo uma boa construção que transmite segurança ao utilizador.

No que diz respeito ao ponto principal, o ecrã, encontramos um painel de 10.95 polegadas com uma resolução 2K (2000 x 1200 píxeis) com um pico de luminosidade de 500 nits. O TCL NXTPAPER 11 conta ainda com a tecnologia de cuidado ocular NXTPAPER 2.0 e NXTVISION.

TCL NXTPAPER 11

No interior do TCL NXTPAPER 11 encontramos um processador MediaTek Helio P60T octa-core responsável por fazer correr o Android 13 que vem de origem com o equipamento. A nível de memória RAM encontramos 4GB acompanhados de 128GB de memória interna que podem ser aumentados até 1TB através de um cartão microSD.

A alimentar tudo temos então uma bateria de 8000 mAh que oferece uma autonomia muito boa ao equipamento em diversos cenários. O TCL NXTPAPER 11 conta ainda com quatro altifalantes e uma porta USB-C para o carregamento.

Na traseira encontramos uma câmara de 8MP acompanhada pela câmara frontal também ela de 8MP.

TCL NXTPAPER 11

No interior da embalagem encontramos o tablet TCL NXTPAPER 11, o cabo de carregamento, uma capa dobrável, a T-Pen (caneta para interação com o tablet), o transformador e o acessório para transportar a caneta junto ao tablet. Tanto a capa como o acessório da caneta são afixados através de cola ao equipamento, um método pouco convencional e que oferece menos flexibilidade ao utilizador.

Autonomia de rei

Um ponto que atribuímos logo de início à TCL é, sem sombra de dúvidas, a autonomia que conseguimos ter no TCL NXTPAPER 11.

Este é um daqueles equipamentos que, não sendo como o smartphone, não vamos querer estar sempre com receio de ele ficar sem bateria e de não ter carga quando vamos precisar de o utilizar para qualquer que seja a função.

TCL NXTPAPER 11

Nesse aspeto a TCL conseguiu atingir aqui uma autonomia surpreendente que permite passar três a quatro dias sem nos preocuparmos com o carregamento do TCL NXTPAPER 11. Claro que estes dados variam sempre consoante a utilização do mesmo, no nosso caso foram três a quatro dias de uso em plataformas de streaming e com algumas brincadeiras com a caneta.

Além disso, ao utilizarmos o TCL NXTPAPER 11 como segundo ecrã do computador, a bateria conseguiu manter uma boa autonomia, gastando menos de 10% com uma hora de utilização com o ecrã sempre ligado.

Falta-lhe poder de processamento

Apesar de termos em consideração que se trata de um tablet de gama média/baixa, o TCL NXTPAPER 11 mostra claramente que lhe falta algumas capacidades de processamento.

Apesar de funcionar bem para tarefas simples, mesmo essas são desempenhadas com uma ligeira lentidão, o que torna a experiência menos fluída.

TCL NXTPAPER 11

O equipamento tem muito para oferecer, mas depois acaba por ficar limitado por este ponto, levando alguns segundos a abrir qualquer que seja a aplicação que desejamos, mesmo as que são proprietárias do sistema operativo.

Neste aspeto, a TCL poderia ter usado um processador ligeiramente mais capaz, mesmo que isso significasse sacrificar algumas horas de autonomia, continuaríamos a ter um equipamento com uma excelente autonomia mas que já não ia demorar segundos a abrir a aplicação de fotos ou mesmo a própria aplicação de notas.

Uma caneta bastante capaz

Se por um lado o processamento podia ser melhorado, por outro temos uma caneta que consegue ser bastante responsiva e complementar muito bem o TCL NXTPAPER 11.

A T Pen é carregada de forma individual, via USB-C e oferece uma autonomia para várias semanas sem problema algum.

TCL NXTPAPER 11

A nível de resposta é bastante rápida, sentindo-se um pequeno atraso na escrita mas nada que vá atrapalhar o uso da mesma. Aliando a caneta ao ecrã NXTPAPER conseguimos ter uma sensação muto semelhante à que temos ao escrever num bloco de notas em papel.

Para um equipamento tão acessível, não estávamos a contar com uma caneta tão responsiva, tornando-se um verdadeiro prazer assinar documentos PDF ou mesmo fazer anotações em apontamentos.

Tecnologia NXTPAPER

A TCL tem apostado fortemente na tecnologia NXTPAPER, promovendo os hábitos de utilização dos equipamentos tecnológicos mais saúdaveis.

Sendo este o foco da empresa, temos de admitir que o TCL NXTPAPER 11 permitiu desmistificar um pouco o conceito que, para nós, era um pouco de marketing a mais e não se iria notar tanto na utilização real.

TCL NXTPAPER 11

A verdade é que, de facto, ver conteúdos por longas horas no TCL NXTPAPER 11 torna-se uma experiência muito mais confortável e que provoca menos fatiga ocular quando comparado a outros equipamentos com telas normais.

Utilizando óculos com proteção para luz azul aliados ao conforto ocular que a tecnologia NXTPAPER consegue oferecer, sentimos que ao final do dia estávamos menos cansados e com a visão muito mais relaxada que nos outros dias em que recorríamos a ecrãs normais.

O conforto ocular aliado a um toque suave como se fosse uma folha de papel, tornam a interação com o TCL NXTPAPER 11 muito agradável e natural, mostrando que a empresa está a apostar numa tecnologia que, de facto, faz a diferença no dia a dia dos utilizadores.

TCL NXTPAPER 11

O facto de este tipo de ecrãs oferecer ainda um acabamento que impede os reflexos, aumenta ainda mais o conforto de utilização do tablet, uma vez que podemos ver toda a informação em qualquer tipo de iluminação sem nos preocuparmos com a luz refletida no ecrã.

Acessórios colados ao equipamento

Um fator que não está propriamente ligado ao TCL NXTPAPER 11, mas que faz parte do conjunto completo, são os acessórios que vêm incluídos com o equipamento.

Neste caso, a capa e o acessório para transportar a T Pen. Estes são dois complementos que, apesar de agradecermos o facto de virem incluídos na caixa, são afixados através de um adesivo em vez de utilizarem um mecanismo de encaixe.

TCL NXTPAPER 11

Apesar de se tratar de uma cola bastante forte e que mantém tudo no devido lugar, é apenas estranho afixar a capa ao tablet com cola e termos a ideia de que, se um dia quisermos trocar por outra capa, aquela já não deverá ser capaz de ser colada nas mesmas condições.

Isto limita um pouco o utilizador e apesar de ser apenas um ponto mais estético, também acreditamos que este tipo de solução é menos segura para proteger o TCL NXTPAPER 11, uma vez que todas as laterais do equipamento, assim como os cantos, ficam sem qualquer proteção devido à capa não ser de encaixe.

TCL NXTPAPER 11

A caneta podia perfeitamente ser afixada em qualquer zona através do sistema de elásticos que vem no acessório incluído, mas sendo um retângulo que tem de ser colado, as opções são mais limitadas, fazendo assim com que a escolha inicial seja a que deverá permanecer afim de evitar perder a fixação.

Modo PC

Pode parecer estranho num equipamento desta gama, mas a TCL incluí um modo PC no TCL NXTPAPER 11 que transforma o tablet num ambiente mais parecido ao que conseguimos ter num computador.

Apesar da transformação, continuamos a estra num tablet, com a diferença de que podemos interagir com diversas janelas em simultâneo e de toda a disposição ser mais semelhante a um computador.

O processador mais fraco incorporado no TCL NXTPAPER 11 não parece mostrar resistência neste modo a não ser quando começamos a exagerar no número de aplicações abertas, levando ao bloqueio da app e encerramento da mesma.

TCL NXTPAPER 11

No entanto, conseguimos sem problemas estar a utilizar três ou quatro apps ao mesmo tempo sem dificuldade, sendo um bom aliado para despachar trabalho em locais onde o computador poderá não ser tão fácil de transportar. O modo PC requer o uso de um teclado e rato externos para se tornar uma experiência mais confortável e intuitiva, uma vez que o ecrã pequeno não oferece muito espaço para ter um teclado e ainda incluir várias janelas abertas.

Conclusões

O TCL NXTPAPER 11 é um equipamento que faz valer muito o valor que lhe é atribuído.

Além de ser um equipamento bastante completo dentro da gama em que se insere, sem sombra de dúvidas que é um dos mais confortáveis e versáteis dessa mesma gama.

TCL NXTPAPER 11

O ecrã com a tecnologia NXTPAPER permite a utilização por longos períodos sem que os olhos fiquem cansados, o que é uma grande vantagem para o utilizador que poderá optar por proteger um pouco mais a visão.

TCL NXTPAPER 11

Além disso, o facto de não ter reflexos ajuda a que a utilização debaixo da luz solar direta seja mais confortável e seja facilmente vista toda a informação que surge no ecrã.

Os quatro altifalantes oferecem uma experiência bastante imersiva quando estamos a assistir qualquer vídeo, o que torna o TCL NXTPAPER 11 um bom companheiro para longas horas de entretenimento, uma vez que temos cores bem conseguidas, um maior conforto ocular e um som envolvente. Mesmo não sendo o som mais rico existente, para o preço do equipamento consideramos que está acima da média.

Os acessórios incluídos na caixa fazem valer cada euro investido neste equipamento, especialmente por já trazer a T Pen incluída. Este é um acessório que poderá mudar completamente a forma como interagimos e utilizamos o tablet no dia a dia. A caneta permite assinar documentos, tirar notas, desenhar, escrever o que nos passar pela cabeça ou, simplesmente, navegar normalmente no TCL NXTPAPER 11.

TCL NXTPAPER 11

A capa oferece uma ligeira camada de proteção extra e permite utilizar o TCL NXTPAPER 11 em diferentes ângulos de visão, tratando-se de um bom acrescento à embalagem. no entanto, neste campo, recomendamos apostar numa capa um pouco mais resistente e de encaixe, uma vez que a que vem incluída na embalagem poderá não ser a que oferece a melhor proteção.

O processador do TCL NXTPAPER 11 é suficiente para as tarefas básicas, mas gostávamos de ter visto um pouco mais de aposta neste ponto por parte da TCL. O equipamento consegue correr tudo sem problemas, mas demora sempre alguns segundos a abrir qualquer que seja a aplicação, algo que pode tornar-se frustrante e que terá a tendência a piorar com o passar dos tempos e com a instalação de cada vez mais aplicações.

TCL NXTPAPER 11

Um grande uso que demos ao TCL NXTPAPER 11 durante o período de testes foi utilizar o mesmo como segundo ecrã do computador, algo que nos surpreendeu de forma muito positiva uma vez que oferece uma grande flexibilidade ao utilizador e, tratando-se de um ecrã mais confortável, ajuda a que consigamos ler toda a informação com menos esforço ocular. Mesmo estando ligado várias horas seguidas neste modo, o tablet consegue oferecer uma grande autonomia, o que lhe dá muitos pontos extra.

TCL NXTPAPER 11

Além disso, tanto a câmara traseira como a câmara frontal são boas o suficiente para quaisquer reuniões online, oferecendo uma boa qualidade e permitindo ter uma imagem limpa bem conseguida. Para fotos de documentos para afixar às notas ou registar algum tipo de evento, a câmara traseira poderá ser mais que suficiente para um uso esporádico.

O TCL NXTPAPER 11 pode ser adquirido por um PVPR de 249.99€ na versão com a capa e a caneta incluídas, ou por um PVPR de 189.99€ sem os acessórios.

compra recomendada techbit

Agradecemos à TCL por nos terem disponibilizado o equipamento para testes.

TCL NXTPAPER 11

249.99€
9.2

Performance

7.5/10

Autonomia

10.0/10

Preço

10.0/10

Experiência multimédia

9.0/10

Funcionalidades

9.5/10

Pros

  • Preço
  • Ecrã confortável
  • Caneta bastante capaz
  • Autonomia

Contras

  • Processador demasiado fraco
  • Acessórios são colados em vez de encaixados
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory