Análise Tp-Link Deco P7 – um sistema mesh completo para qualquer local

Uma casa com pontos mortos de Internet acaba por ser um incómodo para todos os que lá habitam e, a pensar neste problema, o Tp-Link Deco P7 foi desenhado para se tornar parte do ambiente, de forma discreta, mas oferecendo a capacidade de acabar com os pontos mortos em qualquer canto.

O Tp-Link Deco P7 recorre à tecnologia Mesh para conseguir chegar a todos os pontos da casa sem qualquer tipo de falha desde o primeiro andar até à cave ou à garagem.

Tp-Link Deco P7
Publicidade

Tp-Link Deco P7 – Sistema Wi-Fi aliado ao Powerline

O Tp-Link Deco P7 é uma solução bastante completa ao dispor do utilizador. O conjunto de pequenos discos brancos passam despercebidos em qualquer divisão da casa e conseguem fazer um trabalho acima do esperado pela sua aparência.

A promessa da empresa é que o conjunto cobre uma área total de cerca de 180 m2 (por cada equipamento), sendo que esta abrangência vai sempre ficar dependente dos obstáculos que o sinal possa ter pelo meio.

Tp-Link Deco P7

A forma de funcionar do sistema Tp-Link Deco P7 está pensada para que os equipamentos ligados nunca percam a ligação à rede, os dispositivos trabalham em conjunto de forma a criar uma rede unificada com um só nome. Ao ligar um dispositivo à rede criada pelo Tp-Link Deco P7 este vai ser conectado automaticamente ao disco mais próximo enquanto nos deslocamos pela casa.

A transição entre equipamentos Tp-Link Deco P7 demora, na teoria, menos de 0,3 segundos e o utilizador não consegue perceber de forma alguma que existiu essa transição, conseguindo assim fornecer um serviço sem falhas.

Especificações do Tp-Link Deco P7:

  • CPU Quad-core
  • Wireless 400 Mbps em 2,4 GHz + 867 Mbps em 5 GHz
  • 4 antenas internas por unidade Deco
  • 2 x Portas Gigabit por unidade Deco
  • 1 x Porta USB Type-C
  • Bluetooth 4.2
  • Compatível com IPv6

Configuração simples e rápida

Inicialmente é necessário escolher um dos discos para ser o principal de todos. No caso do pack de 3 Tp-Link Deco P7 qualquer um dos discos pode ser o primário, para tal, basta que seja este o que vai ser colocado junto ao router da operadora com a ligação por cabo de rede (incluído na embalagem).

Depois de tudo ligado em condições, o disco vai começar a ter uma luz azul a piscar. Este é o ponto inicial para a configuração do sistema.

Tp-Link Deco P7

Para configurar o sistema em casa, é necessário fazer o download da aplicação Tp-Link Deco (disponível para Android e iOS). Na aplicação escolhemos o modelo em questão e basta seguir os passos indicados na mesma.

Quando chega à fase de emparelhamento, a pesquisa pelo Tp-Link Deco P7 é automática e, estando tudo bem ligado, numa questão de segundos a aplicação vai fazer a ligação completa do módulo principal.

Configurado o primeiro, é só repetir o processo para todos os outros discos que seja necessário ligar em casa permitindo identificar cada um com base na divisão em que está colocado (ou outro nome qualquer que queiramos dar).

Tp-Link Deco P7

Como o Tp-Link Deco P7 também conta com a tecnologia Powerline, mesmo que seja colocado numa zona sem acesso ao sinal Wi-Fi do Tp-Link Deco P7 principal, não existe problemas desde que a ligação seja feita dentro da mesma rede elétrica.

Sistema orientado por inteligência artificial

O Tp-Link Deco P7 AC1300 + HomePlug AV600 conta com inteligência artificial para fazer a gestão completa da rede e dos equipamentos ligados.

Isto significa que o sistema vai escolher qual a melhor forma de manter uma ligação estável e rápida transmitindo o sinal entre equipamentos da maneira mais otimizada possível e sem interferência pelo meio.

Tp-Link Deco P7

Por exemplo, caso o sistema detete que existe um microondas a funcionar entre a ligação direta de um Tp-Link Deco P7 para o outro, o que o sistema vai fazer é direcionar o sinal através de outra rota para que não exista esta interferência no meio.

Qualquer equipamento ligado á rede criada pelo sistema Tp-Link Deco P7 vai ser controlado de forma a que esteja constantemente a ser analisada a força de sinal para trocar o ponto de ligação principal do equipamento consoante a proximidade e a força de sinal capaz de ser oferecida pelo Tp-Link Deco P7.

Ao contrário dos hubs inteligentes tradicionais, a tecnologia TP-Link Mesh fornece cobertura completa de IoT doméstica com Wi-Fi, Bluetooth e Zigbee integrados num único sistema.

Tp-Link Deco P7

O sistema consegue ainda perceber se existe um problema com uma das unidades que impossibilite o correto funcionamento do mesmo e trata, no momento, de direcionar a ligação feita para garantir que não existe nenhuma falha na ligação dos equipamentos em rede.

Controlo do sistema na palma da mão

O sistema Tp-Link Deco P7 pode ser completamente controlado pela aplicação instalada em qualquer equipamento Android ou iOS. A gestão pode ser feita no local ou de forma remota.

O Tp-Link Deco P7 permite ter até 100 equipamentos ligados em simultâneo e, na aplicação, vão ser todos identificados de forma individual e com uma análise do consumo de dados que cada um está a utilizar. É ainda possível tornar determinados equipamentos ligados como sendo prioritários face aos restantes.

Dentro da aplicação encontramos ainda funções extra para controlo da rede criada pelo Tp-Link Deco P7. Uma dessa funções é o Controlo Parental, que vai ajudar a restringir a utilização de cada equipamento se o utilizador assim achar necessário. É possível limitar acessos, tempo online, filtrar os conteúdos consoante a idade de cada membro da família (após configuração do perfil de cada um) e ainda receber relatórios de toda a atividade realizada por cada membro.

Se o utilizador principal assim entender, pode ainda suspender as ligações, algo que poderá dar jeito para as horas de convívio em família em que os pais não querem os mais novos distraídos com os smartphones e tablets.

O Tp-Link Deco P7 oferece ainda a hipótese de criar uma rede de 2.4 GHz ou de 5 GHz assim como uma rede em separado apenas para convidados, de forma a separar os membros da casa e as ligações externas que podem trazer alguns riscos à segurança do sistema.

Tp Link Controlo Parental Tp-Link Deco P7

Este funcionalidade poderá ser um grande bónus caso a ligação seja feita num local de trabalho onde diversas pessoas poderão ligar-se à rede ou mesmo em locais como cafés e afins. Desta forma poderá oferecer uma rede mais segura aos funcionários enquanto separa os clientes numa rede para convidados.

O sistema Tp-Link Deco P7 conta ainda com um Antivírus que pode aceder através da aplicação que oferece um Filtro de conteúdos maliciosos, um Sistema de prevenção de intrusões e um sistema de Quarentena de equipamentos infetados.

Podemos ainda configurar a rede para priorizar determinado tipo de atividade entre o modo Standard, Jogos, Streaming, Navegar, Conversação ou então uma utilização personalizada.

Velocidades obtidas

Neste campo fica sempre difícil garantir o que quer que seja. Isto porque os operadores prometem uma coisa, oferecem outra e dependendo das zonas e do estado do tempo tudo pode ser alterado.

No entanto, segundo os testes que conseguimos realizar, o sistema Tp-Link Deco P7 conseguiu oferecer sempre uma média semelhante de velocidades de Upload e Download, em qualquer um dos 3 discos instalados, independentemente de todos os fatores externos.

Tp-Link Deco P7

Mesmo o equipamento mais afastado do router da operadora conseguiu fornecer uma velocidade de ligação praticamente igual sem qualquer falha ou lentidão.

Este fator poderá sempre ser afetado pelas ligações elétricas do espaço onde a instalação do Tp-Link Deco P7 é feita devido à tecnologia Powerline estar dependente da ligação elétrica.

Veredito final

Com todo o conjunto de funções oferecidas pelo Tp-Link Deco P7 aliado à fiabilidade que conseguimos obter da ligação, arriscamo-nos a dizer que esta pode mesmo ser uma das melhores opções no mercado, existindo já versões mais recentes da própria Tp-Link com ligeiras melhorias.

O Tp-Link Deco P7, no caso o pack de 3, consegue cobrir sem problemas a maioria das casas acabando com os pontos mortos onde o sinal não consegue chegar através dos comuns repetidores de sinal.

Tp-Link Deco P7

Como alia a ligação Wi-Fi com a ligação via Powerline, desde que esteja tudo dentro da mesma rede elétrica então o sinal de Internet vai chegar a qualquer canto da casa onde exista uma ficha.

As velocidades obtidas foram sempre as mesmas ou muito semelhantes às que conseguimos obter ligados diretamente ao router da operadora, com a vantagem de podermos fazer a ligação via cabo de rede mesmo que estejamos na ponta oposta da casa ou mesmo noutro andar diferente daquele onde está o router sem ser necessário recorrer a longos metros de cabo ou a furações nas paredes.

As funcionalidades extra que a aplicação consegue oferecer aliadas à Inteligência Artificial que gere toda a ligação da rede criada pelo Tp-Link Deco P7 torna a experiência mais segura e estável, garantindo que a prioridade é sempre oferecer uma ligação estável a todos os equipamentos ligados e da forma que está programada para ser.

Tp-Link Deco P7

Atualmente o sistema Tp-Link Deco P7 já não se encontra presente no mercado como parte da gama ativa da Tp-Link, no entanto, não deixa de ser uma boa alternativa e através de alguns revendedores nacionais e lojas online fora de Portugal ainda é possível adquirir o kit por um PVP de, aproximadamente, 220€. A empresa mantém a assistência e apoio completos aos utilizadores que optem pelo Deco P7.

Agradecemos à Tp-Link por nos ter disponibilizado o Tp-Link Deco P7 (Pack de 3) para testes.

Tp-Link Deco P7

220€ (Pack de 3)
9.6

Configuração Inicial

10.0/10

Estabilidade da ligação

9.8/10

Aplicação

9.0/10

Velocidades

9.5/10

Pros

  • Configuração extremamente fácil
  • Velocidades semelhantes à que o operador oferece
  • Ligação constante e sem falhas

Contras

  • Necessidade de uma ficha própria para cada Deco

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade