Analise Tp-Link Deco X60 – um sistema mesh pequeno com uma grande cobertura

A Tp-Link conta com um enorme grupo de equipamentos de rede, onde se incluí o AX3000 Deco X60, um sistema mesh bastante completo, elegante, de pequenas dimensões e que oferece uma cobertura muito maior do que aquilo que aparenta.

Tivemos a oportunidade de testar o Deco X60 e podemos concluir que estivemos perante um sistema bastante completo com umas dimensões mais reduzidas que outras soluções que já trouxemos aqui ao TechBit.

Deco X60 tp-link
Publicidade

Tp-Link Deco X60 Review

Uma caixa compacta e bem conseguida

A própria caixa do Deco X60 é pensada para seguir as linhas do equipamento. Compacta o suficiente mas bem pensada, a versão de duas unidades que tivemos em testes traz os dois equipamentos bem acondicionados no centro da caixa e depois uma pequena caixa com os cabos de ligação e uma explicação de 4 passos de como fazer a configuração inicial.

O sistema vem com tudo o que é necessário dentro da caixa, contando com os transformadores e com o cabo de rede para ligar o equipamento principal ao router.

Deco X60 tp-link

Em termos de entradas, os dois equipamentos têm duas portas ethernet de 2 gigabit e uma entrada para o adaptador de corrente. O Deco X60 oferece acesso à rede Wifi 6, garantindo assim uma maior estabilidade e velocidade de ligação.

Na parte da frente encontra-se, muito bem colocada, uma luz que indica o estado de cada um dos Deco X60, tratando-se de uma luz discreta que varia entre o amarelo, verde, vermelho e azul consoante o estado dos aparelhos e da rede.

Aplicação Deco

Configuração do Deco X60

O controlo total da rede passa a ser feito através da aplicação Deco (disponível para Android e iOS). Aqui podemos controlar as ligações feitas ao Deco X60, escolher prioridades, definir horários de utilização, procurar ameaças, enfim, a gestão completa da rede.

A aplicação é bastante intuitiva e fácil de utilizar.

A configuração inicial é guiada passo a passo de forma a que qualquer pessoa consiga ligar o Deco X60 de forma correta. Entre desenhos e pequenos textos, é uma questão de seguir o passo a passo que nada corre mal.

Primeiro que tudo temos de ligar o Deco X60 ao router com o cabo que vem a acompanhar o equipamento. De seguida, adicionamos um novo dispositivo e escolhemos o modelo correto.

Com alguns passos a configuração é feita de forma automática e depois só temos de configurar a nossa nova rede (com um nome e uma password à escolha). No final da configuração o equipamento é ligado diretamente ao Deco X60 e podemos prosseguir com a configuração do segundo Deco.

Este segundo já não vai precisar de tantos passos, bastando para tal ligar à corrente e configurar como segundo equipamento. Assim que é detetado, a aplicação faz o resto e cria a continuidade da rede principal.

Definições dentro da aplicação

Após a configuração feita, o Deco X60 fica então pronto a demonstrar todo o potencial. Dentro da aplicação Deco é possível configurar uma rede de convidados para que possa partilhar com pessoas de fora sem necessitar de dizer a password da rede principal e de garantir o acesso a pessoas de fora à rede interna.

Além disso, é possível acompanhar todos os equipamentos ligados à rede, os dados que cada um está a consumir e definir a prioridade de cada um, para casos em que uma utilização tenha de ser a principal por alguma razão mais importante e que não convém ter uma possível latência ou quebra.

Deco X60 tp-link

Além disso é possível ainda bloquear equipamentos ligados e realizar uma análise de segurança constante à rede.

HomeCare

O Deco X60 é um dos equipamentos que é compatível com o serviço HomeCare da Tp-Link, que fornece uma camada extra de proteção à rede dos consumidores.

O HomeCare incluí as funcionalidades completas de controlo parental, um antivírus e QoS totalmente integrados na aplicação Deco.

Seja para controlar os mais novos ou os mais velhos, é possível definir individualmente o controlo de cada equipamento e manter a rede totalmente segura com um primeiro passo de defesa contra ataques informáticos.

O Antivírus incluído conta com os serviços de bloqueio de sites maliciosos, sistema de prevenção contra intrusões e serviço de quarentena de dispositivos infetados.

Uma rede mesh criada com o Tp-Link Deco X60

De forma geral, o Deco X60 consegue oferecer uma cobertura muito maior que qualquer router por si só, mesmo quando utilizamos apenas a unidade principal.

Uma unidade oferece cobertura para cerca de 260 m2 e o pack de 2 consegue cobrir até 460 m2. No total é possível conectar até 150 equipamentos em simultâneo e a gestão é assegurada pelos equipamentos recorrendo a 6 data streams em simultâneo para gerir de forma mais eficaz a prioridade de cada utilização.

O Deco X60 consegue oferecer velocidades até 3000 Mbps (2402 Mbps na rede 5 GHz e 574 Mbps a 2.4 GHz).

Com os dois equipamentos ligados, podemos garantir que não existia um único ponto da casa inteira que não tivesse ligação à Internet, um problema que no dia a dia não conseguimos resolver com um repetidor de sinal mais simples devido às limitações de alcance destes equipamentos mais fracos.

Em termos de velocidades, conseguimos manter a velocidade máxima (cerca de 200 Mbps) mesmo do lado oposto da casa ligados ao segundo Deco X60, o que nos surpreendeu bastante devido à impossibilidade de obter estas velocidades quando ligados apenas ao router principal da operadora após nos afastarmos um pouco dele.

Screenshot 20221208 120324 Deco deco x60

Resumindo…

De forma geral, o Deco X60 oferece a possibilidade de criar uma rede mesh de forma simples, eficaz e com muitas capacidades.

É um dos equipamentos mais discretos e com um design mais simples e eficaz para se enquadrar em qualquer ponto da casa. Não vai ser uma peça de destaque e vai funcionar como um equipamento de topo que é.

Deco X60 tp-link

A ligação entre os dois equipamentos Deco X60 funcionou sempre sem interrupções, nunca deu para notar que estávamos a trocar de ponto de acesso, e a cobertura oferecida pelos dois equipamentos em conjunto é, sem qualquer dúvida, superior a qualquer repetidor de sinal que possamos instalar.

O facto de se tratar de um sistema mesh oferece, obviamente, uma maior facilidade a nível de cobrir toda a área da casa, no entanto, mesmo utilizando um único equipamento, a cobertura é maior e mais eficaz que a que é oferecida pelo router da operadora, garantindo assim uma melhoria do serviço com apenas um equipamento.

Deco X60 tp-link

A compatibilidade com a Amazon Alexa poderá ser ainda um fator de comodidade para algumas pessoas uma vez que podem controlar os equipamentos com simples comandos de voz.

O Deco X60 é vendido em packs de 2 ou 3 equipamentos e começa num PVPR de 340€.

Deco X60

340€
9.1

Conetividade

10.0/10

Configuração inicial

10.0/10

Preço

6.5/10

Aplicação

9.0/10

Design

10.0/10
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory