Análise Tp-Link Deco X90 – o sistema mesh mais completo que testámos

O Tp-Link Deco X90 foi pensado para oferecer a melhor experiência possível ao utilizador com capacidades acima dos mais comuns sistemas mesh, recorrendo à inteligência artificial para aprimorar a experiência.

O Tp-Link Deco X90 consegue aumentar a velocidade global até 6,600 Mbps e suporta a ligação de até 200 equipamentos em simultâneo sem prejudicar o desempenho.

Tp-Link Deco X90
Publicidade

Visão geral do Tp-Link Deco X90

A Tp-Link não é uma marca desconhecida no mundo das soluções de rede. Têm uma variedade grande de repetidores, routers, sistemas mesh, equipamentos inteligentes para a casa, entre outros aparelhos. No entanto, dentro das soluções de rede existem necessidades diferentes que precisam de equipamentos distintos.

No caso do Tp-Link Deco X90 estamos perante um sistema muito completo e pensado para cobrir grandes áreas sem perder nenhum desempenho, por muitos aparelhos que estejam ligados em simultâneo.

Tp-Link Deco X90
Os dois Tp-Link Deco X90 contam com uma porta 2.5 Gbps e uma de 1 Gbps

Equipado para aumentar a velocidade global até 6,600 Mbps, o Tp-Link Deco X90 conta ainda com um Mesh baseado em inteligência artificial capaz de estudar o ambiente de rede para fornecer uma ligação Wi-Fi pensada especificamente para cada caso em concreto.

As antenas incorporadas nos equipamentos são capazes de estabelecer um backhaul mais forte para aumentar a cobertura e melhorar as ligações sem fios garantindo sempre a ligação WiFi 6 em todos os equipamentos compatíveis.

Tp-Link Deco X90

O Tp-Link Deco X90 conta ainda com o HomeShieldTM Pro para que o utilizador tenha um maior controlo da ligação à rede, podendo gerir as ligações realizadas enquanto conta com uma camada extra de segurança realizada pelos especialistas da empresa garantindo uma navegação mais segura para todos.

O Deco X90 conta com 8 streams simultâneos, uma rede de banda tripla WiFi 6 aumenta a velocidade global até 6,600 Mbps, de forma a fornecer a velocidade ideal a cada tipo de equipamento consoante a atividade que estiver a ser desempenhada.

A configuração rápida de um sistema complexo

Um ponto muito positivo a que a Tp-Link já nos habituou é a facilidade com que conseguimos conectar um novo aparelho com a aplicação Deco.

O caso do Tp-Link Deco X90 não foi diferente, por mais completo que seja o aparelho, a configuração é baseada em poucos passos.

Deco app Tp-Link Deco X90

Primeiro ligamos qualquer um dos dois Deco que vêm dentro da caixa ao router da casa e à corrente, de seguida procuramos pelo mesmo na aplicação e, de forma automática, após o encontrar, a aplicação vai dar o passo a passo para a configuração inicial.

Tudo configurado, informações da rede em questão fornecidas e fica operacional. De seguida, é só ligar o segundo Tp-Link Deco X90 e adicionar à aplicação que a sincronização entre eles é feita sem qualquer necessidade de interação por parte do utilizador. Além disso é sempre possível acrescentar mais unidades do Tp-Link Deco X90 caso duas não sejam suficientes para a área de cobertura em questão.

HomeShield

Compatível com o serviço HomeShield, o Tp-Link Deco X90 pode funcionar como uma barreira de proteção extra para a rede onde está ligado. O serviço (que precisa de ser subscrito) oferecer uma proteção baseada em inteligência artificial para todos os equipamentos IoT em tempo real.

homeshield Tp-Link Deco X90

O HomeShield da TP-Link identifica os equipamentos IoT e começa de imediato a monitorizar o seu desempenho em termos de segurança quando entram na rede. Com uma firewall, o HomeShield bloqueia acessos não autorizados, encripta os seus dados, e protege contra ameaças e ataques cibernéticos.

O serviço permite ainda um maior Controlo Parental permitindo filtra conteúdos e aplicar horas de dormir ou atribuir determinados perfis a certos equipamentos em casa, contando sempre com um relatório completo de tudo o que se passou na rede.

Resumo da utilização

De forma geral o Tp-Link Deco X90 é extremamente fácil de ser instalado e utilizado. Toda a gestão de utilizadores é feita através da aplicação Deco podendo priorizar determinados equipamentos para garantir que os trabalhos exigentes tenham uma melhor ligação a qualquer hora.

Além disso, é possível aceder às definições de controlo parental podendo então definir coisas como o tempo que cada equipamento permanece ligado por dia e os determinados bloqueios ou permissões desejadas.

Tp-Link Deco X90

Todas as semanas é enviado, se o utilizador desejar, um relatório com a informação de quantos dispositivos estiveram ligados, quais as novas adições, quanto tempo determinados equipamentos estiveram ligados à Internet e se existiram ameaças detetadas em alguma das ligações.

Com um design elegante, redondo e bastante minimalista, o Tp-Link Deco X90 pode ser colocado em quase todos os locais da casa sem parecer um aparelho tecnológico do outro mundo e sem dar um enorme destaque a algo que deve passar despercebido. Tem apenas uma luz frontal para dar a indicação do estado atual da ligação.

As antenas inteligentes integradas no Tp-Link Deco X90 funcionam bem e aliadas à gestão feita pelos aparelhos permitiram que nunca houvesse um único canto da casa sem ligação estável à rede, quando que com outros equipamentos com menos capacidades havia sítios mais complicados.

Antenas inteligentes Tp-Link Deco X90

A transição entre os locais é feita sem sequer notarmos que existiu uma troca de ponto de acesso, podendo facilmente manter um jogo online sem interrupções uma vez que essa passagem acontece numa questão de segundos.

A Internet teve uma melhoria em termos de estabilidade e velocidade de navegação no período em que testámos o Tp-Link Deco X90, tendo garantido sempre uma navegação sem falhas mesmo com diversos equipamentos ligados.

O Tp-Link Deco X90 pode ser adquirido a partir dos 499€ no pack de duas unidades, sendo este um fator menos positivo a nosso ver que consideramos um pouco elevado para o consumidor.

Tp-Link Deco X90

499€
9.2

Design

10.0/10

Conetividade

10.0/10

Preço

7.0/10

Configuração Inicial

10.0/10

Aplicação

9.0/10

Pros

  • Ligação de até 200 equipamentos sem perder capacidades
  • Design bastante elegante para qualquer zona da casa
  • Melhoria da estabilidade da rede doméstica
  • Alcance

Contras

  • Preço

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory