Análise TP-Link Deco XE75 – o alcance do Wi-Fi 6E

A tecnologia de redes tem avançado a uma velocidade difícil de acompanhar, mas no fundo, o que o utilizador quer é isso mesmo, velocidade.

Sendo a TP-Link uma marca de referência neste campo, lançou para o mercado os TP-Link Deco XE75, um sistema mesh com capacidades Wi-Fi 6E que permitem a ligação de até 200 equipamentos em simultâneo.

Instalámos este sistema em casa e, nos últimos dois meses, servimo-nos dele como um utilizador normal faria, deixando-lhe abaixo o feedback de toda a experiência com o Deco XE75.

Tp Link Deco XE75 2 Deco XE75
Publicidade

Características gerais do Deco XE75

O Sistema Wi-Fi 6E AXE5400 Tri-Band Mesh, mais facilmente apelidado de Deco XE75, pode ser adquirido com duas unidades ou com três unidades, sendo esta decisão tomada com base no tamanho da área a cobrir ou com base no número de andares que necessitam de rede.

Com o pack de dois equipamentos conseguimos uma cobertura aproximada de até 500 m2.

O grande destaque dos Deco XE75 vai para a questão do Wi-Fi 6E que permite aceder à mais recente frequência de 6 GHz que promete eliminar a interferência que outros equipamentos em redor da rede podem gerar, mas que ainda não é compatível com todos os equipamentos presentes no mercado.

tp-link deco xe75 mesh

Apesar dessa limitação dos equipamentos “mais antigos”, a frequência 6 GHz permite ainda ao Deco XE75 oferecer um backhaul dedicado para agilizar ainda mais o desempenho Wi-Fi de equipamentos que não sejam compatíveis com o 6E.

O Deco XE75 conta com três bandas Wi-Fi que a empresa indica trabalharem em conjunto para libertar velocidades até 5.400 Mbps conseguindo ainda suportar até 200 equipamentos em rede.

A tecnologia Mesh da TP-Link conta ainda com inteligência artificial no seu funcionamento de forma a entregar uma consistência de rede maior unificando tudo debaixo de um só nome de rede e permitindo uma transição ainda mais suave entre cada ponto de acesso sem falhas de ligação.

A segurança da rede é mantida pelo sistema HomeShield da empresa e a configuração é feita através da aplicação Deco de forma fácil e rápida, com guias passo a passo de como colocar o Deco XE75 a funcionar.

A empresa anuncia ainda que os equipamentos são retro compatíveis com todas as gerações Wi-Fi e trabalham com qualquer fornecedor de serviços de Internet (ISP) e Routers/Modem.

tp-link deco xe75 mesh
Cada equipamento Deco XE75 permite a ligação de até 3 cabos de rede. Abaixo encontra-se a entrada para a alimentação.

Os equipamentos contam com um luz na parte frontal que vai mudando a cor consoante o estado da rede e da ligação entre Decos, variando entre o amarelo, azul e vermelho. As luzes podem ser configuradas para estarem acesas ou desligadas consoante o utilizador prefira ou consoante a programação feita a nível de horas em que devem estar ligadas e desligadas.

Passar de três, para dois

Como indicado no início da análise, instalámos o Deco XE75 em casa para testar as suas capacidades. Anteriormente contávamos com três equipamentos com ligação Mesh da TP-Link para garantir a rede em todos os cantos da casa, incluindo o escritório que foi feito num andar abaixo da habitação.

Com sistema enviado para testes por parte da empresa, passámos a ter apenas 2 equipamentos para alcançar todos os cantos da casa, o que nos ofereceu alguma luta com a localização ideal para cada aparelho de forma a jogar com as tomadas disponíveis, a decoração da casa e a cobertura de todas as áreas necessárias.

deco xe75 Deco XE75

A configuração foi simples, com o guia passo a passo que surge na aplicação sempre que ligamos qualquer equipamento Deco. Bastou ligar o primeiro junto ao Router da operadora e depois seguir os passos para ligar o segundo.

Surpreendentemente, após uma ou duas tentativas com os locais disponíveis, percebemos que não era necessário ter o segundo equipamento tão próximo do primeiro como estavam os aparelhos anteriores configurados.

Isto permitiu então aumentar a distância dos equipamentos e, sem grandes problemas, conseguimos levar a rede até todos os cantos da casa, incluindo o escritório que está um andar abaixo e ligado a um quadro elétrico diferente. Claro que o sinal de rede não chegou de forma igual a todos os cantos como estava, mas passámos de 3 equipamentos ligados para 2 aparelhos, então é normal.

tp-link deco xe75 mesh

O que ajuda nestas decisões é o facto de os Deco XE75 terem um aspeto simples, elegante, e moderno, permitindo enquadrar os equipamentos em quase todos os locais da casa sem destoar do resto ou chamar demasiado a atenção.

Wi-Fi 6E

Com o destaque a incidir no Wi-Fi 6E foi uma pena não termos como tirar a prova dos nove com esta nova banda, pois nenhum dos aparelhos em casa era compatível com este tipo de ligação.

Onde podemos tirar algumas conclusões sobre a ligação 6E é no facto de termos conseguido cobrir a mesma área que 3 equipamentos cobriam com apenas dois e, mesmo assim, mantermos velocidades constantes e rápidas em todos os cantos da casa.

tp-link deco xe75 mesh

A operadora e o plano contratado influenciam sempre muito neste tipo de situações, mas a melhoria na qualidade da rede é notável em grande escala com os equipamentos ligados ao router da operadora a mostrarem constantes problemas de reprodução quando ligados todos em simultâneo e esse problema não se manifestando quando ligados ao Deco XE75.

HomeShield incluído

Apesar de ser o serviço base que vem incluído, o sistema Tp-Link Deco XE75 incluí a proteção da empresa para garantir a segurança de toda a rede e de todos os equipamentos conectados.

Desta forma, e sem a necessidade de uma subscrição extra, existe uma camada suplementar de proteção na rede criada, ajudando assim a prevenir a perda de dados ou algum tipo de ataque aos equipamentos ligados à rede.

Se for necessário aumentar o leque de proteção da rede, é sempre possível aderir ao plano Pro.

Conclusões finais do uso diário

A TP-Link é uma marca de referência neste tipo de equipamentos por muitas razões, e todas elas são razões válidas, pois estamos sempre perante equipamentos que são fáceis de configurar mas têm imensas funcionalidades para oferecer.

No caso concreto do Deco XE75 sem sombra de dúvidas que nos surpreendeu ao conseguir levar a rede a todos os cantos com apenas dois dispositivos, quando com o modelo adquirido há mais tempo foram necessários 3 aparelhos para conseguir o mesmo alcance.

tp-link deco xe75 mesh

Isto prova que, de facto, a melhoria está presente e que é possível alcançar uma área maior com menos equipamentos, mesmo que alguns pontos tenham menos força de sinal, continuam a ser utilizáveis de forma estável.

Por mais equipamentos que estivessem ligados em casa (claro que não chegámos perto dos 200) e estivessem a reproduzir o que quer que fosse, em momento algum sentimos uma redução na qualidade do sreaming ou algum tipo de travagem ou impossibilidade de carregar algum site ou descarregar um ficheiro.

A transição entre os dois pontos de acesso foi sempre feita de modo impercetível, fosse com um equipamento de topo ou com um equipamento de gama baixa, todos trocavam de ponto de acesso sem haver qualquer quebra no sinal ou interrupção da ligação.

Dentro do que conseguimos testar com uma utilização diária, normal, dentro de uma casa onde habitam 4 pessoas e existem constantemente cerca de 20 diferentes dispositivos ligados com diversas funcionalidades e funções, tudo funcionou sem problemas, entraves ou falhas, mesmo com o sinal mais fraco.

tp-link deco xe75 mesh

O Tp-Link Deco XE75 (pack de 2) pode ser adquirido por um PVPR de 399.99€, um preço um pouco elevado para um consumidor mais comum ter em casa, mas que poderá ser ideal para quem necessita de uma ligação rápida e estável numa grande variedade de equipamentos, ou de uma cobertura maior com um menor número de aparelhos.

compra recomendada techbit

Agradecemos à TP-Link por nos ter disponibilizado o Deco XE75 para análise.

Nota: o artigo foi corrigido a 9 de Janeiro de 2024 devido a um erro nas características referente à área de cobertura do equipamento.

TP-Link Deco XE75

399.99€
9.4

Design

9.5/10

Conetividade

10.0/10

Preço

8.0/10

Configuração Inicial

10.0/10

Aplicação

9.5/10

Pros

  • Configuração inicial simples e rápida
  • Maior cobertura de sinal
  • Proteção extra HomeShield incluída de origem

Contras

  • Preço
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory