Análise TP-Link RE700X – um repetidor preparado para Wi-Fi6

A Tp-Link é já uma referência no mercado de redes, oferecendo equipamentos capazes de preencher todas as necessidades dos utilizadores no que diz respeito a levar a Internet aos pontos em que esta é necessária.

Com uma vasta gama de equipamentos, o Tp-Link RE700X poderá passar despercebido, mas é um equipamento que poderá ser ideal para diversas ocasiões.

tp-link re700x
Publicidade

Nos últimos meses, tivemos o Tp-Link RE700X instalado em casa para ajudar com a expansão da rede, e deixamos-lhe aqui a nossa opinião sobre o equipamento.

Características gerais do Tp-Link RE700X

O repetidor de sinal Tp-Link RE700X está bastante bem equipado de forma a garantir um alcance maior da rede em todos os cantos possíveis.

Conta com Dual Band WiFi 6 (uma de 5GHz, com capacidade de até 2402 Mbps, e outra 2,4 GHz, com capacidade de até 574 Mbps), garantindo assim velocidades mais rápidas e maior capacidade.

O Tp-Link RE700X, fazendo parte da gama de redes da empresa permite aumentar o alcance de qualquer rede Mesh criada com equipamentos Tp-Link, isto significa que com este repetidor de sinal é possível ter o mesmo sistema que a rede Mesh oferece, uma transição entre ponto de conexão ininterrupta.

tp link re700x 9 tp-link re700x

O Tp-Link RE700X permite ainda criar um ponto de acesso diretamente através da rede principal, possibilitando assim uma maior expansão Wi-Fi através da porta Ethernet presente no equipamento.

A configuração através da aplicação Tether é simples, rápida e intuitiva, podendo, posteriormente, controlar todo e qualquer acesso à rede criada.

O Tp-Link RE700X conta com duas antenas internas, para facilitar a expansão de sinal ao máximo, e conta com segurança WEP, WPA, WPA2, WPA3.

Apesar do ser fabricado pela Tp-Link, o extensor funciona com qualquer router, podendo se utilizado com o router fornecido pela operadora para iniciar uma nova rede.

Instalação rápida, extensão imediata

Como qualquer outro equipamento da Tp-Link, a configuração inicial do Tp-Link RE700X através da aplicação Tether é feita de forma rápida e quase automática.

Para tal, basta adicionar um novo equipamento e a app deverá detetar o extensor de forma automática (desde que tenha a deteção de dispositivos próximos ativada). A partir desse ponto, apenas necessita de avançar com o processo, inserir os dados de acesso à rede que quer aumentar, inserir a informação referente à rede criada pelo repetidor e está pronto a utilizar.

tp-link re700x

A Tp-Link promove ainda o Boamforming, uma tecnologia que, alegadamente, permite ao repetidor direcionar a rede para o local onde ela, de facto é necessária. Ou seja, existe um círculo que limita o alcance do repetidor e, supostamente, o que acontece é que este consegue direcionar uma força de sinal maioria diretamente para o equipamento que necessita.

Além disso, o Tp-Link RE700X consegue ainda distribuir a forma como determinado conteúdo é passado, selecionando a rede indicada para transmitir o conteúdo, alternando entre 2.4 GHz e 5GHz consoante o tipo velocidade que consegue oferecer em cada ponto da habitação.

Durante os nossos testes, nenhuma destas duas tecnologias em questão puderam ser confirmadas, mas podemos assegurar que a ligação foi sempre estável e bastante rápida, mesmo em pontos onde, anteriormente, existia uma falha constante do sinal que chegava à zona em questão.

tp-link re700x

O Tp-Link RE700X conseguiu ainda fornecer uma velocidade bastante rápida via ligação de cabo de rede para equipamentos ligados mais longe do router principal, aumentando significativamente a velocidade de Internet conseguida.

Se a nível de ligação o Tp-Link RE700X se mostrou bastante capaz, a nível de conveniência mostrou-se, muitas vezes, um pouco incómodo. Isto porque o equipamento em si não muito pequeno, contando com dimensões generosas de 78×36×149 mm.

Estas dimensões dificultam um pouco a questão de ter alguma móvel a tapar a ficha onde está ligado. Além disso, mesmo tendo um tamanho considerável, não incorpora nenhuma entrada para podermos continuar a utilizar a ficha onde está ligado para ligar outro equipamento. Em situações em que necessitamos de ligar mais um aparelho, acabamos por ter de recorrer a uma extensão para ligar todos os equipamentos à exceção do repetidor de sinal.

tp-link re700x

Caso não tenha duas fichas no mesmo ponto, deverá certificar-se de que não vai necessitar de utilizar a ficha para mais nenhum equipamento, caso contrário, deverá procurar uma solução com uma dupla, tripla ou uma extensão.

Conclusões

O Tp-Link RE700X é, de facto, um equipamento que poderá ser suficiente para resolver muitos problemas de pontos mortos numa casa de maiores dimensões.

tp-link re700x

É especialmente útil quando já existe uma rede Mesh criada e é necessário aumentar um pouco mais a cobertura fornecida pelos equipamentos. A configuração é simples e rápida e podemos criar uma repetição de sinal recorrendo ao mesmo nome da rede original, permitindo assim uma transição entre fontes de emissão de sinal sem interrupções.

As luzes presentes no equipamento são simples e diretas, permitindo perceber se está tudo a funcionar em condições ou se existe algum problema com a ligação da rede.

A porta Ethernet permite aumentar a velocidade de ligação na zona em que a rede está aumentada, ou serve apenas para poder ligar algum equipamento sem capacidades Wi-Fi.

tp-link re700x

O único ponto menos positivo que podemos apontar ao Tp-Link RE700X está mesmo na questão do design. É um equipamento pouco apelativo a nível estético e que rouba bastante espaço numa ficha, não oferecendo qualquer possibilidade para reaproveitar a ficha onde está ligado.

As dimensões permitem, pelo menos, obter uma área de cobertura bastante grande, conseguindo garantir uma força de sinal bastante boa entre 3 divisões sem perder força quase nenhuma força de sinal.

O Tp-Link RE700X pode ser adquirido por um PVPR de 109.99€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Tp-Link por nos disponibilizar o repetidor de sinal para análise.

Tp-Link RE700X

109.99€
8.9

Design

6.0/10

Conetividade

10.0/10

Preço

9.5/10

Configuração Inicial

10.0/10

Alcance de rede

9.0/10

Pros

  • Bom alcance de rede
  • Configuração inicial rápida e fácil
  • Velocidades estáveis e rápidas

Contras

  • Design impede a utilização da ficha e tem medidas grandes
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X