Análise Trust TKM-350 – Um conjunto económico e silencioso de teclado e rato sem fios

Quando estamos a escolher um teclado e um rato para o computador, um dos critérios importantes a considerar é o barulho que é produzido ao carregar nos botões.

Embora seja uma questão de gosto, os equipamentos silenciosos são os mais procurados pelos utilizadores.

Para responder a essa necessidade, a Trust tem no mercado o Trust TKM-350, um conjunto de teclado e rato sem fios e silenciosos que se apresentavam a um preço bastante económico.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar estes equipamentos e partilhamos agora a nossa análise e opinião destes equipamentos.

trust tkm-350
Publicidade

Review Conjunto de teclado e rato sem fios Trust TKM-350

Características gerais

O Trust TKM-350 é um conjunto de teclado e rato sem fios desenhado para quem pretende ter em casa ou no escritório uma solução económica, mas que não compromete na qualidade e comodidade.

Tanto o rato como o teclado se destacam por ser silenciosos e por serem resistentes a salpicos.

trust tkm-350 analise

No caso do rato encontramos umas dimensões compactas e um visual bastante simples. Apresenta 3 botões, um deles para definir o nível de DPIs entre x níveis distintos e na parte inferior um sensor ótico com luz e um botão on-off.

trust tkm-350

No caso do teclado encontramos uma configuração de tamanho normal, com teclado numérico, e 13 teclas de funções multimédia e Office.

trust tkm-350

Ambos os equipamentos funcionam com 2 pilhas AAA e são conectados ao computador através do mesmo recetor USB, que se encontra armazenado no rato.

trust tkm-350 analise

Na caixa do conjunto Trust TKM-350

  • Rato
  • Teclado
  • Instruções

Um conjunto de rato e teclado silencioso e adaptado para ambientes de escritórios

Quem trabalha ou já trabalhou em ambiente de open space, sabe perfeitamente o quão é importante a utilização de um teclado silencioso de forma a não perturbar o trabalho dos colegas.

Pensando nesta necessidade, a Trust lançou o Trust TKM-350, um conjunto de teclado e rato indicado para estes locais.

trust tkm-350

No rato, encontramos dimensões pequenas e uma configuração muito simples. No topo os tradicionais botões de direita e esquerda e a roda de scroll, onde se junta um botão de controlo de DPIs.

trust tkm-350 analise

Em baixo temos o sensor ótico com luz, um botão para ligar e desligar e um compartimento para duas pilhas AAA e o armazenamento do recetor USB.

trust tkm-350

No caso do teclado, temos uma configuração padrão, com teclado numérico, e 13 teclas de atalho dedicadas a multimédia e office.

trust tkm-350

Por baixo, temos um pequeno compartimento para 2 pilhas AAA e dois suportes para elevar a traseira do teclado.

Por fim, na lateral esquerda encontramos um botão para ligar e desligar o teclado.

trust tkm-350

Ao nível da qualidade de construção, ambos apresentam um plástico de boa qualidade que resultam numa boa sensação ao toque e utilização.

Experiência de utilização

Para configurar o conjunto Trust TKM-350, basta inserir o recetor USB no computador e esperar uns segundos para que o sistema configure automaticamente os periféricos.

Depois, tanto o rato como o teclado ficam totalmente funcionais não havendo nenhuma dificuldade na primeira utilização.

trust tkm-350

Ao nível do som, ambos os equipamentos são bastante silenciosos, com especial destaque no teclado. Embora se ouça sempre algum barulho, este é bastante abafado tornado a escrita muito mais suave e confortável tanto para o utilizador como para os que o rodeiam.

trust tkm-350 analise

Ao nível da escrita, o teclado apresenta teclas de baixo perfil que tornam a utilização bastante confortável.

trust tkm-350 analise

No caso do rato, todo o funcionamento é também satisfatório, embora apresente mais desvantagens.

Ao nível das dimensões pareceu-nos pequeno demais, obrigando a dobrar mais os dedos, o que origina uma utilização não tão confortável.

trust tkm-350 analise

Além disso, a precisão também não é muito boa, sendo percetível que o cursor foge durante a utilização. Por exemplo, ao tentar desenhar uma linha reta no paint, esta acaba por ficar com alguns “saltos” causados pelo próprio rato.

Na imagem abaixo, a linha de cima foi desenhada com este rato, enquanto a linha de baixo foi desenhada com o mesmo movimento e velocidade com o rato Trust Bayo, notando-se claramente a diferença de precisão entre ambos.

Curiosamente, este problema não se verifica se for usado um tapete de rato, onde a precisão do rato não é excelente, mas já tem um comportamento mais próximo do pretendido.

trust tkm-350 e trust bayo

Estabilidade da conexão ao computador

O conjunto Trust TKM-350 conecta-se ao computador através de um único recetor USB. Mesmo que queira usar apenas o teclado, tem sempre de conectar ambos os equipamentos.

Ao nível da ligação com o computador, esta é, na maior parte das vezes estável, embora tenham acontecido episódios em que o conjunto perdia ligação ou que se notava um atraso na resposta dos equipamentos.

trust tkm-350 analise

Em resumo…

O conjunto Trust TKM-350 apresenta-se como uma solução económica para quem procura um rato e teclado sem fios que não façam grande barulho na sua utilização.

Na prática, ambos os equipamentos cumprem com o que prometem ao serem bastante silenciosos na sua utilização, o que os torna ótimos para escritórios e espaços open-space.

trust tkm-350

Já no restante funcionamento, o teclado apresenta-se como uma solução bastante interessante e estável, sendo confortável na escrita além de ainda oferecer 13 teclas para multimédia e office, um teclado numérico e resistência a salpicos e derramamento de líquidos.

No entanto, o rato não apresenta um desempenho assim tão bom. Além de ser demasiado pequeno, tem uma falta de precisão que torna a experiência de utilização um pouco aquém.

trust tkm-350 analise

Ambos os equipamentos utilizam o mesmo recetor USB armazenado no rato e são alimentados por pilhas AAA, algo que hoje já é uma desvantagem uma vez que obriga a estar a comprar pilhas em vez de fazer um simples carregamento da bateria.

O conjunto Trust TKM-350 pode ser adquirido a partir de 12,90€, um valor bastante simpático para este rato e teclado sem fios.

Trust TKM-350

12,90€
7.8

DESIGN

7.0/10

ERGONOMIA E CONFORTO

8.0/10

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

8.5/10

CONECTIVIDADE AO COMPUTADOR

7.5/10

Pros

  • Teclado e rato silenciosos
  • Económico

Contras

  • Pouca precisão do rato
  • Alimentado a pilhas AAA
  • Instabilidade pontual
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory