Análise Twinkly Dots – Leds inteligentes para decorar a sua casa

A utilização das fitas LED para decoração e iluminação tem crescido ao longo dos últimos tempos.

Além de permitir poupar no consumo elétrico face a outras lâmpadas convencionais, são ainda fáceis de moldar para permitir aplicar nos mais variados sítios.

De entre os vários modelos disponíveis no mercado, a Twinkly dispõe de uma oferta abrangente e interessante. Além de possuir diversos produtos neste segmento, adiciona uma importante componente de smart home que oferece ao utilizador a possibilidade de brincar com as cores e animação das luzes.

Nos últimos dias, tivemos oportunidade de testar o novo Twinkly Dots, um produto recém-lançado que promete oferecer uma nova abordagem na decoração de casa. Fique a conhecer a nossa opinião deste produto com uma análise detalhada da sua utilização.

twinkly dots análise opinião
Publicidade

Twinkly Dots – Uma fita inteligente inovadora para iluminar e decorar a sua casa

A Twinkly é uma das marcas que se tem destacado no mercado das fitas LED. Embora seja mais popular pelas luzes de natal, tem também uma larga oferta para outros tipos de utilizações, desde a decoração ao gaming.

Para complementar a sua oferta de iluminação decorativa, a marca italiana lançou recentemente o Twinkly Dots, uma nova fita LED que foge do conceito tradicional e procura oferecer um efeito distinto e inteligente aos espaços.

Podendo ser aplicado tanto em interior como em exterior, combina um design minimalista e dimensões reduzidas com uma aplicação que permite personalizar ao detalhe a experiência de iluminação.

O modelo que testámos inclui 200 LEDs (10 metros), embora exista ainda opção com 60 (3 metros) ou 400 LEDs (20 metros). A versão mais pequena é alimentada por USB, enquanto as restantes são conectadas à corrente. Para todos os modelos existe a possibilidade de escolher entre cabo preto ou transparente.

Esta fita de LEDs está ainda integrada com conexão WiFi que permite o controlo à distância e a integração com os assistentes da Google, da Apple e da Amazon.

twinkly dots análise opinião

Na caixa dos Twinkly Dots

  • 1 fita LED Twinkly Dots
  • Transformador (consoante versão)
  • Autocolantes para fixar fita
  • Manuais
twinkly dots

Iluminação de espaços ponto a ponto

O Twinkly Dots oferece uma abordagem distinta às fitas LED.

Toda a a estrutura é construída em borracha, com design fino e elegante, estando as luzes centradas em pequenos “pontos” que fazem jus ao nome deste produto.

twinkly dots análise opinião

Desta forma, toda a aplicação é facilitada, ocupando menos espaço quando se pretende instalar esta fita em objetos ou a integrar a decoração.

Com este design em “pontos” é criado um efeito visual distinto, passando a iluminação a estar centrada apenas nestes pequenos LEDs em vez de criar um efeito de iluminação uniforme em toda a fita.

twinkly dots análise opinião

Os LEDs incluídos no Twinkly Dots são RGB, permitindo ao utilizador usar uma extensa palete de cores para aproximar a iluminação ao ambiente e tons desejados.

twinkly dots análise opinião

Entre os LEDs e o transformador, podemos encontrar um comando físico, que inclui um LED de estado e um botão que permite trocar manualmente entre vários modelos de iluminação pré-definidos.

twinkly dots análise opinião

Facilidade de aplicação em grande parte dos espaços

Com um design simples e de dimensões reduzidas, os Twinkly Dots são bastante simples de aplicar na maior parte das superfícies.

Além de poderem ser utilizados enrolados ou em torno de um objeto, estão ainda incluídos, na caixa, alguns autocolantes dupla face que permitem fixar cada um dos “pontos” em múltiplas superfícies (mesas, secretárias, espelhos, móveis, paredes, encosto de camas, entre outros).

No entanto, é necessária considerar sempre a existência de uma tomada perto e de um espaço que possa albergar o transformador que, ao contrário da fita, apresenta umas dimensões tradicionais, ocupando assim um espaço significativo e difícil de esconder. No caso da fita de 60 metros, a aplicação já será diferente, uma vez que é alimentado por USB.

Adequado para interior e exterior

Com a oferta de uma iluminação RGB e com a uma grande facilidade de aplicação, os Twinkly Dots permitem ao utilizador puxar pela sua criatividade para construir decorações originais e distintas.

Nos nossos testes, aplicámos esta fita de LEDs em diversos locais para perceber o efeito que podiamos extrair.

Quer seja a complementar a decoração da sala, a iluminar as escadas ou a servir de luz ambiente num jantar, o Twinkly Dots adapta-se a todas as ideias.

Para aplicar o Twinkly Dots está presente na caixa um conjunto de autocolantes dupla face, com boa qualidade, que permitem colar os “pontos” desta fita de LEDs aos locais ou objetos que se pretende decorar.

Um dos testes que realizamos foi nas costas de uma cama, onde foi bastante simples aplicar a fita a fazer moldura de estrutura.

Com certificação IP44 (resistência á água), poderá optar também por usar o Twinkly Dots no exterior. Este produto suporta chuva e neve, mas não pode ser mergulhado em água.

Desta forma, poderá optar por decorar árvores, caminhos ou outros ambientes externos que pretenda complementar com esta iluminação.

Twinkly App – O controlo de cada LED na ponta dos seus dedos

Embora o Twinkly Dots possua um comando físico para transitar por alguns modelos de iluminação pré-definidos, é ainda compatível com uma aplicação própria, a Twinkly App, que permite maximizar a experiência de utilização desta fita de LEDs.

Com apenas alguns passos, é possível ligar e desligar as luzes, controlar a intensidade do brilho, definir temporizador, personalizar o padrão e animação e até integrar com o Google Home ou Apple Homekit para maximizar as funções de smart home e para permitir o controlo por voz.

twinkly dots análise opinião

Ligação WiFi de fácil configuração e aplicação simplificada

Toda a configuração da app e a integração com o Twinkly Dots é realizada de forma rápida e simples. Basta descarregar a aplicação, disponível para Android e iOS, e seguir os passos apresentados no menu inicial da app.

Como a ligação é realizada por WiFi, a fita de LEDs fica associada ao router de casa e todo o controlo pode ser realizado através de qualquer localização, não sendo o obrigatório estar na proximidade para realizar qualquer ação.

Na aplicação podem configurar-se várias fitas LED da marca, permitindo uma integração entre toda a iluminação.

A Twinkly App divide-se por 5 separadores:

  • Controlos – Permite ligar/desligar, definir o brilho e definir um temporizador para ligar/desligar
  • Galeria – Galeria de modelos pré-definidos de animações
  • FX Wizard – Personalização de modelo de luz e animação
  • Layout – Permite, através de uma foto, reconhecer o layout das luzes quando aplicadas para facilitar a personalização
  • Dispositivos – Permite controlar os vários dispositivos conectados e verificar o estado de cada um.
twinkly dots análise opinião

Modelos de iluminação pré-definidos

Ao aceder ao separador “Galeria”, a aplicação apresenta-nos um elevado número de modelos pré-definidos de animações de luz para que possamos escolher.

Ao carregar num modelo, é realizada a pré-visualização tanto no ecrã como nas luzes, sendo dada a opção de aplicar ou de editar a animação caso seja preciso alterar alguma definição.

twinkly dots análise opinião

Ao clicar na nota musical, existe ainda a possibilidade da animação reagir ao som captado pelo microfone, uma opção desenhada para colocar as luzes a piscar ao som de música.

twinkly dots análise opinião

Possibilidade de criar um padrão personalizado

Caso prefira construir um padrão personalizado, a aplicação oferece também todas as ferramentas necessárias.

Depois de aplicar a fita LED onde pretende usar, pode selecionar o separador Layout para, através da câmara, reconhecer a localização dos “Dots” e construir um mapa de iluminação personalizado do seu espaço.

twinkly dots análise opinião

Depois de definido o mapa de iluminação, passa a ser mais simples personalizar o modelo. Selecione o separador FX Wizard e comece por escolher um padrão.

twinkly dots análise opinião

Em alternativa, pode escolher desenhar o seu próprio padrão. Neste caso, irá ser-lhe apresentado o mapa sem qualquer efeito aplicado.

twinkly dots análise opinião

Depois, pode escolher a cor a aplicar e, com um simples toque em cada um dos pontos, escolher quais luzes se irão ligar e qual a cor individual de cada uma.

twinkly dots análise opinião

O Twinkly Dots oferece assim uma personalização fina da sua iluminação, permitindo a cada utilizador personalizar detalhadamente a iluminação e decoração que pretende para o seu espaço.

twinkly dots análise opinião

Integração com Google Home, Amazon Alexa, Apple Homekit, Razer Chroma™ RGB e OMEN Light Studio

Para facilitar o controlo do Twinkly Dots, é possível integrar a app da marca italiana com o Google Home, o Apple Homekit ou a Amazon Alexa, permitindo integrar esta iluminação no sistema de smart home.

Além de permitir a gestão centralizada de todos os equipamentos smart, garante ainda que o Twinkly Dots possa ser controlado por voz.

Para os fãs dos videojogos, está também garantida a compatibilidade com o Razer Chroma™ RGB e o OMEN Light Studio, permitindo coordenar a iluminação enquanto joga.

TWINKLY DOTS google home

Em resumo…

O Twinkly Dots é uma nova aposta da marca italiana para integrar o seu portefólio de produtos de iluminação smart.

Embora possa servir para iluminação, este produto é claramente desenhado para decoração, permitindo personalizar a luz ambiente ou dar um efeito diferente a alguns elementos decorativos.

twinkly dots análise opinião

Com um formato simples e fino, a aplicação é mais fácil do que em outras fitas LED. A inclusão de autocolantes dupla face na caixa garantem ainda uma maior facilidade na fixação. No entanto, é importante considerar um espaço para encaixar o transformador, uma vez que ocupa um espaço relevante.

Ao nível de funcionalidades, o Twinkly Dots oferece uma das experiências mais completas deste mercado, garantindo uma integração perfeita com a aplicação.

twinkly dots análise opinião

Toda a conexão é realizada por WiFi, eliminando a necessidade de proximidade para controlo. No entanto, caso a sua rede WiFi esteja em baixo, perde-se por completo a conexão com o Twinkly Dots, não permitindo trocar a iluminação através deste canal. Nestes casos é apenas possível utilizar o comando físico para variar a iluminação.

Na aplicação encontramos um alargado número de animações que podem ser rapidamente selecionadas, embora a grande vantagem esteja na facilidade com que se mapeiam as luzes de uma determinada instalação com uma simples fotografia.

twinkly dots análise opinião

A partir desse momento, é possível desenhar com o dedo a iluminação que cada luz irá ter, garantindo uma experiência totalmente personalizada na construção da decoração, quer seja no interior como no exterior da sua casa.

Esta produto oferece-se nos assim todas as vantagens de uma tradicional fita LED, mas inclui uma grande componente de personalização ao permitir controlar individualmente a cor e comportamento de cada um dos LED que possui e construir todo uma animação na iluminação.

O Twinkly Dots está já disponível para compra com um preço a começar 49.99$ (cerca de 46€) para a versão de 60 LEDs. A versão de 200 LEDs custa 114,99$ (Cerca de 107€) e a versão de 400 LEDs apresenta um preço oficial de 174,99$ (Cerca de 162€).

Embora esta fita LED ofereça uma grande versatilidade e um alargado de opções de personalização e smart home, o grande ponto negativo está certamente centrado no preço que acaba por ser bastante significativo face às fitas LED tradicionais.

Agradecemos à Twinkly a cedência deste produto para análise.

Twinkly Dots

107€
8.6

Design

8.5/10

Funcionalidades

10.0/10

Facilidade de aplicação

9.0/10

Iluminação

8.5/10

Preço

7.0/10

Pros

  • Personalização detalhada dos LED
  • Facilidade de aplicação
  • Muitas funcionalidades da APP
  • Integração com principais assistentes virtuais

Contras

  • Preço
  • Transformador de grandes dimensões
  • Impossibilidade de controlo pela APP sem sinal WiFi

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory