Análise Volkswagen ID.3 – Um elétrico que conjuga tecnologia com conforto

Os automóveis elétricos ainda não são consensuais, mas são hoje uma tendência crescente no parque automóvel nacional.

De entre as várias marcas que têm marcado a sua aposta nos elétricos encontramos a Volkswagen, uma marca alemã que já dispõe uma gama bastante completa deste tipo de veículos.

Nas últimas semanas tivemos oportunidade de testar o mais recente Volkswagen ID.3, um automóvel do segmento C que combina conforto e segurança com uma pitada de desportivo.

Fique a conhecer a nossa opinião neste ensaio sobre um dos carros mais promissores e apetecíveis da marca alemã.

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Volkswagen ID.3 Review – Condução inteligente e sustentável para um mundo mais verde

Assumindo o lugar do Golf no mercado dos elétricos, o Volkswagen ID.3 é uma proposta bastante equilibrada que oferece tecnologia, conforto e uma condução ecológica num único carro.

Construído sob a plataforma modular elétrica (MEB), este carro apresenta linhas modernas e elegantes, tanto no interior como no exterior, que fogem ao aspeto demasiado futurista visto em alguns carros elétricos.

A acompanhar a estética moderna, encontramos ainda o sistema de luzes IQ.LIGHT com tecnologia Matrix que oferece uma elegante faixa de luz  que corre entre os faróis LED Matrix e o logotipo da Volkswagen.

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Ao aproximar-se do seu veículo, os faróis acendem-se brevemente, como se estivessem a piscar-lhe o olho, dando ao ID. uma interação quase humana.

Na traseira encontramos umas luzes traseiras LED 3D opcionais com luz de travagem animada e indicadores de direção dinâmicos integrados que mostram a direção a seguir com um movimento de luz fluido. 

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Na versão em análise testámos o Volkswagen ID.3 PRO S URBAN com uma potência máxima útil de 150 kW (204 cv) aplicada à tração traseira.

A velocidade máxima permitida é de 160 km/h e promete uma autonomia de 571 quilómetros.

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Para garantir a melhor experiência de condução, o Volkswagen ID.3 integra diversas tecnologias como o cruise control adaptativo, o head-up com realidade aumentada, a condução assistida com reconhecimento de sinais de trânsito e limites da via, o estacionamento de forma autónima e todo o sistema de infoentretenimento com Android Auto/car Play e integração com aplicação.

Quanto ao preço, o novo Volkswagen ID.3 começa nos 42 078€, estando disponível nas versões Pro City, Pro Urban, Pro S City e Pro S Urban, estando ainda disponíveis várias opções de cor, jantes e extras.

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Design, qualidade de materiais e espaço interior

Numa opinião muito pessoal, os primeiros carros exclusivamente elétricos apostaram, na sua maioria, num design futurista que nem sempre os tornava muito bonitos.

No entanto, essa realidade começa a mudar e o Volkswagen ID.3 é um excelente exemplo disso.

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Neste carro encontramos um visual mais próximo ao tradicional, mas que não deixa de ter um aspeto bastante moderno e elegante que se adapta facilmente ao gosto da maior parte das pessoas.

Em análise tivemos a versão na cor Verde Olivine e Preto, a aposta numa cor que está bastante na moda e que visualmente não cansa e deverá perdurar bem no tempo. Grande parte das restantes opções conta com a conjugação de uma cor com preto, tirando a versão totalmente preta.

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A frente é um pouco arredondada, o que lhe dá um sensação de ser mais curtinho, e termina no sistema de luzes IQ.LIGHT com tecnologia Matrix que domina bastante a parte frontal. Nas laterais e em baixo encontramos ainda aberturas de arrefecimento de ar.

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Na traseira, encontramos um pequeno aileron na parte superior da mala e um vidro curtinho, acompanhado por um sistema de luzes traseiras que marcam também o destaque desta parte do carro.

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Nas laterais temos 4 portas, com os puxadores visíveis que incluem um LED de iluminação.

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Ao abrir as portas, existe uma projeção do logo da de luz no chão.

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Os espelhos retrovisores, além de terem uma dimensão suficiente para dar uma boa visão da traseira, incluem ainda um alerta visual de ângulo morto.

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Quanto às rodas, no nosso caso, o Volkswagen ID.3 estava equipado com umas jantes de 20″ que se destacam bastante visualmente.

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Passando ao interior, encontramos habitáculo bastante espaçoso tanto na parte da frente como na parte de trás com bastante espaço para as pernas e para realizar uma viagem confortável.

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Na frente, encontramos um tablier com tecido vegan e plástico rígido de boa qualidade e com boa sensação ao toque e portas e bancos em microfibra Artvelours Eco.

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No centro, encontramos um ecrã de 12″ onde podemos encontrar praticamente todas as definições e informações do carro, estando logo abaixo vários botões táteis que permitem um controlo mais direto.

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Na posição do condutor, encontramos outro ecrã de 5.3″ onde podemos ver também várias informações como a velocidade, estado do veículo na via, sinais de trânsito, velocidade máxima, quilómetros percorridos, consumo e autonomia, indicações de GPS e outros dados.

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Ao lado deste ecrã temos o pouco habitual seletor de mudança que permite escolher os vários modos (Drive, Park, ePedal ou marca atrás).

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Para dar ao condutor informações de forma mais natural, inclui um head-up display que, além da informação habitual de velocidade, sinais de trânsito e indicações de GPS integra ainda realidade aumentada para visualmente indicar as direções a virar, os carros nas proximidades quando usamos o cruise control adaptativo ou desenhar os traços contínuos quando nos aproximamos das extremidades da via.

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Mais abaixo encontramos o volante com botões multifunções que permitem controlar o rádio, ativar e controlar o cruise control ou ativar o assistente virtual.

Nas laterais do volante estão localizados os manípulos para ligar os piscas e os limpa-vidros.

O controlo das luzes está na coluna do lado esquerdo do volante.

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No teto, encontramos um espelho eletrocromático, as luzes de leitura e o botão de assistência emergência SOS, assistência e informação.

Os bancos do Volkswagen ID.3 em análise eram de estilo backet em tecido “ArtVelour” e, embora com visual desportivo, mostraram-se bastante confortáveis para os diversos tipos de viagem.

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Além de massagens e bancos aquecidos, este modelo integra uma memória de 2 configurações de banco.

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Os bancos podem ser regulados em 3 orientações para que possa encontrar a melhor posição de condução.

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Entre os bancos encontramos bastante arrumação, com espaço para copos, área para o smartphone com carregamento sem fios, espaço para colocar a chave e outras áreas de arrumação.

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Na porta temos os botões para abrir e fechar os vidros e bloqueá-los, controlar os espelhos retrovisores com possibilidade de os fechar ou desembaciar.

O controlo da abertura dos vidros é um pouco difícil ao início, uma vez que só existem dois botões para os 4 vidros. Para os da frente basta usar de forma normal os botões, enquanto para abrir os de trás é preciso carregar em rear primeiro e depois nos botões de abrir.

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Na parte de trás do Volkswagen ID.3, encontramos também 3 bancos em Tecido “ArtVelour” com bastante espaço.

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Na coluna central encontramos duas portas USB-C. Infelizmente não existem saídas de ar atrás.

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A bagageira é bastante espaçosa com 385 litros. De origem, vem com o fundo subido, deixando um segundo compartimento em baixo onde estão armazenados os carregadores. Caso necessite, pode baixar para aproveitar a totalidade do espaço da mala.

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Por último, temos uma chave inteligente, toda preta e com apenas 3 botões para abrir e fechar o carro e abrir a mala. Como é habitual neste tipo de chaves, para abrir o carro e colocá-lo a trabalhar basta ter no bolso.

Sistema de infoentretenimento e som beats

Grande parte das informações e controlo do Volkswagen ID.3 centram-se no ecrã central de infoentretenimento.

Com 12″ e sensível ao toque, este ecrã é suficientemente grande para garantir uma boa e correta interação quer parado como em condução.

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Como é habitual, encontramos o controlo de rádio, GPS, climatização e integração com o smartphone para chamadas, assim como outras funcionalidades de personalização do Volkswagen ID.3.

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Climatização

No caso da climatização, este controlo pode ser feito tanto pelo ecrã como pelos botões presentes abaixo do ecrã e existem duas formas distintas de a configurar, o modo clássico ou o inteligente.

No caso do modo clássico podemos definir a temperatura que pretendemos, com opção de regulação bizona, se queremos ligar o AC ou não e a orientação de saída. É possível ainda acionar o aquecimento de volante.

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Já no modo inteligente, o Volkswagen ID.3 traz já alguns modos pré-definidos:

  • Visão livre – Para desembaciar os vidros
  • Aquecer os pés – Calor direcionado para baixo
  • Aquecer as mãos – Calor para a frente e volante aquecido
  • Refrigerar os pés – Frio direcionado para os pés
  • Ar fresco – Ar frio multidirecional
  • Aquecimento rápido – Calor em várias direções
  • Refrigeração rápida – Frio em várias direções

Em ambos os modos existe ainda a opção de aquecer os bancos.

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Checkup e configurações

Ainda neste ecrã é possível também verificar o estado do Volkswagen ID.3 com um check-up rápido ou ver os dados da viagem em tempo real.

Além disso, é ainda possível alterar diversas opções como:

  • Ajustes dos espelhos – Rebater e regulação
  • Ajuste das luzes – Luz de curva dinâmica e dynamic light assist,
  • Ajuste dos pneus – Indicador de controlo de pneus e advertência de velocidade.
  • Definições das luzes de conforto – Personalização da animação de saudação e despedida, duração e indicador de direção.
  • Ajuste dos travões – Sistema ESC, Auto-hold
  • Ajustes de abertura e fecho – Ativar/desativar chave inteligente e destrancamento automático com aproximação.
  • Ajuste de janelas – Abertura de conforto
  • Ajuste de limpa-vidros – Ligar automaticamente com chuva e marcha-atrás.
  • Head-up display – realidade aumentada, ajustar posição, luminosidade, esquema de cor, assistente à decoração, advertência do veículo, reconhecimento de sinais de trânsito, navegação e indicações de condução eco.
  • Ajuste de cockpit – Reset de dados de viagem, cálculo de autonomia e-conta quilómetros parcial
  • Ajuste de iluminação interior – design e intensidade de iluminação
  • Ajustes ID.Light – Intensidade de iluminação, funções principais, navegação, infoentretenimento, indicação de viragem, recomendação da faixa, chamada, comando por voz, pausa de segurança e aviso de condução e manobras.

Locais de carregamento

Para facilitar a operação de carregamento do Volkswagen ID.3, é possível armazenar os locais de carregamento preferidos, além de utilizar o GPS para encontrar os postos de carregamento em volta ou pelo caminho.

No entanto, notámos que este mapa está um pouco desatualizado, faltando alguns carregadores.

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Colunas beats e configurações de som

No Volkswagen ID.3 estava integrado um sistema de som Beats de 400W com 2 subwoffers que ofereciam uma excelente qualidade de som, ideal para os amantes de colocar o volume alto, mas com qualidade, no carro.

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De forma a personalizar esta experiência de áudio, o Volkswagen ID.3 oferece um equalizador com opções pré-definidas ou opção de criar a própria configuração.

volkswagen id.3 analise 21 Volkswagen ID.3

É ainda possível escolher o foco de som, de forma a que este esteja centrado para todos os lugares ou mais direcionado para a frente/trás ou para lugares específicos do carro, assim como escolher entre stereo ou surround.

Pode também escolher o volume para diferentes tipos de áudio (informações de rádio, comandos de voz, adaptação de velocidade, etc.

Iluminação interior

O Volkswagen ID.3 conta com vários LEDs interiores que permitem criar uma luz de presença a bordo deste carro.

A escolha de iluminação pode ser realizada por mood (Infinity – laranja, Eternity – azul claro, Desire – Azul mais escuro, Euphoria – vermelho, Vitality – Amarelo, entre outros) ou fazer uma escolha indidividual e manual das cores.

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Climatização automático programado

Para quem gosta de ter o carro quente logo pela manhã ou antes de ir para casa, é possível agendar quando queremos que o carro ligue o aquecimento, definir a temperatura e ativar a opção de desembaciar automaticamente os vidros.

Desta forma, é possível ter o Volkswagen ID.3 climatizado momentos antes de entrarmos nele nas horas que já fazem parte da nossa rotina.

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IQ.Drive

O Volkswagen ID.3 inclui a tecnologia IQ.Drive que permite ao carro identificar sinais de trânsito, obstáculos e outros veículos em volta que auxiliam a uma condução mais segura.

Nas definições do IQ.Drive é possível configurar o controlo automático de distância, a assistência de travagem de emergência, deteção de fadiga, o assistente de mudança de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

Modos de condução

É também neste ecrã que escolhemos os modos de condução existindo 4 opções: Eco, comfort, Sport e Individual.

Cada opção adapta o tipo de resposta do carro, tornando a aceleração ou travagem mais imediata ou gradual, assim como outros detalhes do Volkswagen ID.3 para tornar a viagem mais confortável, económica ou com características mais desportivas.

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Ajuda ao estacionamento

É também aqui que encontramos a ajuda ao estacionamento. O Volkswagen ID.3 está repleto de sensores (frontais e traseiros) e câmaras (em todo o redor do veículo) que ajudam no estacionamento.

Ao iniciar uma manobra, irá surgir no ecrã uma representação do carro com o esquema dos sensores frontais e traseiros, assim como a visualização de todo o espaço envolvente captado com as câmaras. Em grande irá também surgir a imagem da câmara de marcha-atrás.

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Por curiosidade, estas câmaras estão localizadas na frente, debaixo dos espelhos retrovisores e no símbolo na traseira.

Assim que é ativada a marcha-atrás ou o parqueamento, o símbolo abre e desvenda a câmara oculta.

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Além destes modos de estacionamento manuais, pode ainda usar o modo de estacionamento automático do Volkswagen ID.3. Nem sempre irá funcionar, mas assim que identificar um lugar irá realizar a manobra de forma autónoma.

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Android Auto e Apple CarPlay

Para assegurar uma integração mais profunda com o smartphone, o Volkswagen ID.3 integra também integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fios.

Basta ativar esta opção nas definições, conectar o smartphone e o ecrã passará a assumir a visualização destes serviços.

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Informação de carregamento

Enquanto o carro carrega, surge também neste ecrã a informação da autonomia atual, da percentagem de bateria, a velocidade de carregamento, o horário previsto de conclusão e a opção de carregar até 80 ou 100%.

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Ecrã de despedida

Por fim, ao concluirmos a viagem e antes de sairmos do Volkswagen ID.3, é-nos apresentado um ecrã de despedida com várias opções.

É possível iniciar a climatização caso regresse em breve ou programá-la para uma data posterior, guardar o local de estacionamento e ativar a monitorização do habitáculo.

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Botões físicos debaixo do ecrã

Para facilitar o controlo de algumas funcionalidades, debaixo do ecrã encontramos botões que permitem aumentar ou diminuir o volume e ainda aumentar ou diminuir a temperatura da climatização para as duas zonas.

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Infelizmente estes botões não são iluminados à noite pelo que dificulta a sua utilização com pouca luz.

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Existem ainda botões de atalho para o menu de climatização, o estacionamento automático, os modos de assistência à condução e os modos de condução.

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Personalização e integração do painel de instrumentos do condutor

Para dar a maior quantidade de informação possível ao condutor, o Volkswagen ID.3 integra um ecrã de 5.3″ onde se pode aceder a diversos tipos de dados.

Esses dados estão integrados em várias secções que podem ser apresentadas no ecrã numa grelha de 3 ou mais destacado em grande plano.

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A primeira secção mostra um esquema da estrada e identifica os sinais de trânsito, os outros carros na via com distinção de ligeiros e pesados, e a identificação de traço contínuo e descontínuo.

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Na área seguinte encontramos a velocidade instantânea, o limite de velocidade identificado, a bateria disponível, a autonomia prevista e uma indicação de gasto/regeneração da bateria.

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De seguida, surge um ecrã com informação da distância para o destino e consumo do carro em KWh/100 km.

Movendo novamente para a direita surge o tempo restante de viagem para o destino indicado no GPS e a velocidade média a que se circulou na viagem.

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Quando o GPS está ativo, surge também uma indicação visual do caminho a seguir. Esta informação tanto surge para a navegação nativa do Volkswagen ID.3 como do Android Auto e Apple CarPlay.

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A navegação entre os vários ecrãs é realizada através do slide nos botões “view” presentes no volante.

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Head-up display com indicações em realidade aumentada

Para facilitar o acesso às principais informações de viagem, o Volkswagen ID.3 inclui um head-up ecrã que projeta no vidro estes dados.

Além da habitual informação de velocidade, limite de velocidade e indicações de GPS, este ecrã acrescenta ainda realidade aumentada.

Com o GPS ligado, sempre que a indicação é virar para algum lado, essa indicação surge visualmente no vidro do Volkswagen ID.3.

Na imagem em baixo é possível ver um conjunto de 3 setas azuis que indicam a direção para onde deveria virar segundo o GPS.

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Também quando estamos a conduzir e nos aproximamos dos limites da via, este ecrã pinta os traços contínuos para percebemos que temos de corrigir a direção do carro.

Em baixo, pode ver uma linha amarela em cima do traço descontínuo.

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Ao conduzir com cruise control adaptativo, onde o Volkswagen ID.3 vai identificar os carros em volta e adaptar a velocidade ao seu trajeto, o head-up display identifica os carros nas proximidades colocando um alvo em cima do carro, ao estilo de videojogo, para sabermos que está a ser identificado um obstáculo.

Na imagem em baixo isso é visível na linha verde debaixo do camião e no símbolo de um pesado na via no Head-up Display.

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Tecnologia de condução assistida

O Volkswagen ID.3 conta com a tecnologia IQ.Drive para realizar uma condução assistida e mais segura.

Durante o percurso, o carro vai identificando constantemente os sinais de trânsito, peões, carros na via, linhas e outros obstáculos para garantir a segurança dos ocupantes, indicar as limitações da estrada ou travar em caso de emergência.

Com a tecnologia Lane Assist o Volkswagen ID.3 está constantemente a monitorizar as faixas e as laterais para assegurar que o carro se mantém sempre na via. Caso se aproxime de um traço contínuo o volante corrige para o inserir no centro da faixa. Caso a linha seja descontínua irá obrigar a que coloque o pisca para realizar a mudança e evitar a correção do volante.

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Já com a tecnologia ACC (Adaptive Cruise Control) o Volkswagen ID.3 realiza o controlo longitudinal constante do veículo permitindo que esteja sempre a avaliar o que está em redor. Basta assim definir a velocidade a que pretende viajar e este sistema irá tentar sempre manter esta velocidade, embora reduza (ou mesmo pare) quando um veículo fica demasiado próximo na frente ou caso detete um limite de velocidade mais baixo que a velocidade atual. A qualquer momento pode carregar no acelerador e contrariar o comportamento do carro.

Estas tecnologias juntas fazem assim o sistema Travel Assist que funciona como uma condução semi-autónoma. O carro acelera e trava sozinho e acompanha de forma autónoma a via fazendo assim as curvas.

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Desta forma a função do condutor acaba por ser reduzida, bastando apenas estar atento para realizar ultrapassagens, virar em cruzamentos e fazer rotundas.

Esta função funciona bem sempre que as linhas estejam visíveis, embora deva ter cuidado em estradas onde a marcação não está feita ou está apagada com o tempo uma vez que deixará de ter um guia para realizar a condução assistida.

Inicialmente este modo de condução carece de alguma habituação, uma vez que o volante irá ter um pouco de “vida própria” ao realizar ajustes na trajetória e as travagens para cumprir os limites de velocidade poderão ser um pouco bruscas.

ID.Light

No interior do veículo existem duas linhas LED, uma em frente ao condutor e outra à frente do passageiro que permitem dar algumas indicações ao condutor.

Por exemplo, quando o GPS indica para virar numa direção, a luz do lado correspondente irá acender para que saiba para onde se deslocar. Quando ativa o assistente de voz ou recebe uma chamada verá também uma indicação visual.

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IQ.LIGHT LED Matrix e restante iluminação

Passando para a iluminação exterior, o Volkswagen ID.3 em análise estava equipado com os IQ.LIGHT LED Matrix que marcam uma forte presença na frente.

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De noite, além de uma iluminação bastante boa da estrada, quer em médios como máximos, permite ainda criar um visual impactante com os dois faróis ligados por uma linha de LED dividida pelo logo da marca.

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Já as luzes traseiras do Volkswagen ID.3, redesenhadas nesta versão, “rasgam” a mala com a continuação da luz LED quase até ao símbolo. As luzes de mudança de direção traseiras, vulgos “piscas”, incluem têm uma animação dinâmica.

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Integração com app Volkswagen

Para controlar o Volkswagen ID.3 à distância poderá utilizar a app Volkswagen e conectá-la ao carro.

Depois de um processo inicial com alguns passos, consegue:

  • Saber a bateria restante e autonomia prevista
  • iniciar a climatização do carro ou criar um agendamento
  • Gerir o carregamento e as suas definições
  • Fazer um check-up e conectar a uma oficina autorizada

Experiência de condução

Para muitos a ideia de conduzir um elétrico é um experiência totalmente diferente de conduzir um carro tradicional, o que não é bem verdade.

Embora o carro seja mais silencioso e tenha o binário totalmente disponível desde o arranque, o que torna o carro mais reativo e com uma maior aceleração inicial, a verdade é que é muito similar a conduzir qualquer carro de mudanças automáticas.

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Basta ligar o carro, colocar o carro em modo D (Drive) ou B (E-pedal), arrancar e jogar apenas com o acelerador e travão sem ter de se preocupar com mudanças.

A posição de condução do Volkswagen ID.3 é bastante boa, com bom conforto, espaço e visibilidade para o ecrã do condutor, ecrã central e estrada.

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Em estrada, o carro assume um comportamento que prima pelo conforto e segurança, sentindo-se sempre o carro a aderir bem à estrada quer seja em piso seco como molhado.

Caso pretenda uma condução mais desportiva, o Volkswagen ID.3 mostrou-se também capaz de corresponder a essa exigência. Pode ativar o modo desportivo para tornar o carro um pouco mais reativo e para permitir arriscar um pouco mais na estrada sem que em algum momento se perca a segurança ao volante.

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Como dois pontos menos positivos, apontamos apenas o vidro traseiro de pequenas dimensões do Volkswagen ID.3, que embora seja suficiente para ver a retaguarda, deixa um campo de visão mais reduzido.

Outro ponto é a coluna que fica no lado direito do vidro frontal do carro cuja posição nem sempre era benéfica para o campo de visão de algumas manobras.

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Modo e-Pedal – A experiência de conduzir com apenas um pedal

O Volkswagen ID.3 inclui duas formas de condução. Tanto pode utilizar o modo Drive normal, onde acelera com o pedal direito e trava com o pedal esquerdo, ou pode usar o E-Pedal, uma tecnologia também presente noutras marcas que permite conduzir apenas com um pedal.

Ou seja, para acelerar carrega no pedal direito, mas assim que o começa a largar o pedal vai começar a sentir o carro a travar. Esta é a experiência em que conduz apenas com um pedal e que permite ter uma maior ligação ao Volkswagen ID.3, controlando as aceleração e desacelerações com um único pé.

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Claro que, se necessitar de travar de emergência o pedal de travar irá estar a funcionar e irá permitir imobilizar mais rapidamente o veículo.

Embora este seja um modo de condução que exige uma aprendizagem inicial e pode causar um pouco mais de cansaço em viagens mais longas, a verdade é que é uma das melhores formas de ir jogando com as regenerações da bateria do Volkswagen ID.3.

Quando acelera irá notar que o carro consome bateria (lado verde do gráfico no ecrã do condutor), mas quando larga um pouco o pedal o carro irá travar ligeiramente e irá aperceber-se que começa a regeneração (lado azul do gráfico no ecrã do condutor). Este gráfico encontra-se logo abaixo da indicação de bateria e autonomia.

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Seleção de mudança

Para selecionar se pretendemos colocar o Volkswagen ID.3 em modo de estacionamento (Park), pronto a andar (Drive ou E-Pedal) ou marca-atrás (Rear), em vez do seletor estar na coluna do meio, como é habitual nos carros, no caso do Volkswagen ID.3 está posicionado ao lado do ecrã do condutor.

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Embora inicialmente pareça estranho, é na verdade bastante prático e fácil de utilizar. Basta rodar para a frente ou para trás para passar entre os diversos modos.

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Autonomia e regeneração de bateria

A versão em testes do Volkswagen ID.3 prometia uma autonomia de 428 quilómetros, um valor que pode ser ampliado na versão Pro S para os 559 quilómetros.

Em condução tivemos duas experiências diferentes. Ao conduzir em autoestrada, com velocidade média de 120/130 quilómetros, com rádio ligado e ar condicionado muito de vez em quando para aquecer um pouco o habitáculo ou desembaciar os vidros conseguimos apenas cerca de 220 quilómetros com uma carga completa.

Este percurso não inclui grandes travagens, o que impossibilita as regenerações, e a velocidade acima dos 90/100 km/h reduz significativamente os valores da autonomia.

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No entanto, com condução em cidade a experiência é diferente. Com as regenerações é possível realizar vários quilómetros com um consumo mínimo de bateria, o que permite explorar valores próximos do anunciado pela marca.

Como exemplo, realizámos uma viagem entre Beja, Mértola, Serpa e regresso a Beja, no total cerca de 136 quilómetros onde o consumo ficou abaixo de 20%.

Ao conduzir conseguimos ver no ecrã do condutor um gráfico que nos mostra quando estamos a consumir e a regenerar de forma a otimizar esta operação.

O modo em condução ePedal, que iremos falar à frente, é também benéfico para as regenerações, uma vez que assim que tiramos o pé do pedal de aceleração estamos já a regenerar alguma bateria.

No geral, o melhor consumo que conseguimos foi de 12.8 KWh/100km, embora tenhamos andado muitas vezes pelos 18 ou 19 kWh/100km. A bateria deste carro é de 58 KW e de 77 KW na versão Pro S.

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Lembre-se sempre que tudo no carro consome bateria

Falando da autonomia é importante fazer um aviso. O Volkswagen ID.3 está repleto de tecnologias e funcionalidades bastante úteis que tornam a viagem mais confortável como o carregador sem fios para o smartphone, os bancos e volante aquecidos ou mesmo o sistema de massagens no banco.

No entanto, lembre-se de uma coisa, tudo o que for usar irá influenciar na autonomia do carro, uma vez que tudo irá consumir bateria.

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Se for uma viagem curta ou confortavelmente dentro dos limites de autonomia deste carro, então poderá usar de forma despreocupada todas estas funcionalidades.

No entanto, se está a fazer uma viagem com distâncias mais longas ou com a bateria contada então tem de equacionar sempre que utiliza algumas destas funcionalidades. Além das já referidas, não esquecer também da climatização e ar condicionado, coisas que muitas vezes usamos de forma despreocupada, mas que num carro elétrico irá também fazer diferença.

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Experiência de carregamento

A capacidade de carga para o Volkswagen ID.3, em ambas as versões, é de 11 kw em corrente AC e 120 kW e 170 kW, respetivamente, em DC.

Quanto aos tempos de carga, a marca promete dos 0% aos 100% em 06h15m na versão PRO e 07h30min na versão PRO S com carregamento em corrente AC. Em corrente DC dos 5% aos 80%, o tempo de carga é de 00h35m na versão PRO e 00h30m na versão PRO S.

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Na nossa experiência, começamos por um carregamento num carregador super rápido CCS2 de 90KW. O carro atingiu um pico de carregamento de 76 KW, estabilizando logo a seguir nos 64 KW. No total esteve 13 minutos em carregamento para carregar 15.59 KW por 10.47€ perfazendo um custo por KWh de 0.67€.

Num carregamento seguinte, num carregador rápido CCS2 de 180 KW, o Volkswagen ID.3 alcançou um pico de 49 kW. Em 15 minutos “ligado à ficha” carregou 11.32 KW por 11.02€ totalizando 0.97€/kWh.

Num carregador normal Type2 de 22 kW fizemos um carregamento de 2 horas e 6 minutos para carregar 23.72 kWh por 16.40€, num total de 0.69€/kW.

Ao carregar o Volkswagen ID.3 num carregador CCS2 de 60W, fizemos um carregamento de 31 minutos onde carregamos 31,36 kWh por 18,52€, totalizando assim um valor por kWh de 0.59€.

Por fim, num carregamento num carregador rápido CCS2 de 60 kW carregámos 17.8 kWh num período de 28 minutos pagando um total de 12.35€, também 0.69€ por kWh.

Olhando para estes dados, e considerando um carregador rápido CCS2, os valores de carregamento de 0% a 80% aproximam-se dos valores fornecidos pela marca.

Junto com o carro está incluído um carregador Tipo 2 (Mennekes) e um carregador para ligar à tomada doméstica de 220V (Schuko).

Carregamento existe uma curva de aprendizagem

Se é a primeira vez que irá ter experiência com carros elétricos, poderá ter uma ligeira curva de aprendizagem no início.

Existem 4 tipos de postos de carregamento que poderá encontrar na rua:

  • Posto de carregamento normal (PCN) – potência igual ou inferior a 22 kWh;
  • Posto de carregamento rápido (PCR) – potência até 50 kWh;
  • Posto de carregamento super rápido (PCSR) – potência entre 50 kwH e 150 kWh
  • Postos de carregamento ultra-rápidos (PCUR) – potência acima dos 150 kWh;

Pode ainda carregar em casa através de uma tomada doméstica de 220V (designada Schuko), que deve ser tecnicamente validada, de modo que não ponha em risco a segurança durante o carregamento. Pode ainda utilizar uma wallbox para carregamentos domésticos, mas irá necessitar de uma instalação trifásica.

carregamento carros eletricos

Do lado do carro, terá também variação nos conectores. No Volkswagen ID.3 poderá usar:

  • Corrente Alterna (AC)
    • Tipo 2 (Mennekes)
  • Corrente Contínua (DC)
    • CCS Combo ou CCS2

Ao chegar a um posto de carregamento irá necessitar de utilizar um cartão físico ou uma carteira virtual para desbloquear o posto. Para isso, deverá contratar este serviço junto de uma comercializadora, a Via Verde, a Miio ou outro operador que forneça o serviço de mobilidade.

Depois de desbloquear o posto deve pegar no carregador correto e inserir no seu carro. Caso seja um CCS2, basta tirar uma pequena tampa de borracha para permitir o encaixe.

A partir do momento que o carregamento inicie, o carregador será bloqueado e poderá ausentar-se sem problema ou receio de ser retirado.

posto carregamento carros eletricos

Só quando cancelar o carregamento é que o carro irá destrancar e permitir retirar o carregador. Caso não destranque, então tem uma patilha manual escondida que permite realizar esta operação.

O carregamento em casa compensa bastante, mas se tiver de carregar na rua é importante que faça contas, uma vez que as tarifas variam de posto para posto, de serviço para serviço e até com as horas de carregamento.

Soluções para carregamento sem cartão físico

Se chegar a um posto com um carro elétrico e ainda não tiver um cartão físico para o usar, não se preocupe, existem soluções.

Pode usar o Via Verde Mobilidade, que permite desbloquear o posto com a app e juntar à faturação da Via Verde, e pode ainda usar a Miio, disponível para Android e iOS.

via verde mobilidade carregador carros eletricos

Esta é uma carteira virtual que pode carregar por MB Way e cartão de crédito ou usar com faturação mensal.

Na Miio basta instalar a app, criar o seu perfil, carregar o cartão virtual ou configurar a faturação e depois escolher o posto que pretende utilizar.

Ao iniciar o carregamento a app vai automaticamente desbloquear o posto e permitir iniciar o carregamento. É frequente a app dar erro. Caso aconteça volte a repetir a operação que, normalmente acaba por funcionar.

Pode acompanhar o progresso do carregamento na app, parar quando pretender e ainda ficar com um registo de todos os consumos e faturação.

Um carro elétrico é a melhor solução para si?

A escolha de um elétrico não é ainda consensual e obriga a pensar um pouco sobre as nossas rotinas e hábitos.

Se habitualmente faz condução de cidade e até 100 a 150 quilómetros por dia, então esta poderá ser uma excelente opção para si. Carregar em casa é sempre mais vantajoso que na rua, e terá sempre autonomia suficiente para fazer o caminho para casa e trabalho, incluindo algumas paragens pelo meio, mantendo uma condução despreocupada.

volkswagen id.3 analise

No entanto, se a sua condução é maioritariamente em autoestrada, poderá ter de fazer mais contas uma vez que terá de planear mais as suas viagens de forma a assegurar que faz algumas paragens para recarregar bateria.

A decisão será sua, mas caso lhe compense a aquisição de um elétrico, o Volkswagen ID.3 será sem dúvida uma excelente opção.

volkswagen id.3 analise

Em resumo…

O mercado dos elétricos está em crescimento e existe cada vez mais opções, para todos os gostos e carteiras, no mercado.

Para quem procura um carro de gama intermédia, o Volkswagen ID.3 mostrou-se uma excelente opção.

volkswagen id.3 analise

Em termos estéticos está bem conseguido, em condução mostrou-se bastante confortável e seguro e permite uma condução despreocupada quer seja com o modo e-Pedal como pela condução semi-autónoma do IQ.Drive.

Em termos de autonomia, aproxima-se dos 400 quilómetros prometidos se usado em cidade, mas reduz para cerca de metade quando conduzimos em autoestrada.

volkswagen id.3 analise

Em termos de preço, o Volkswagen ID.3 está disponível a partir de 42 078€. Pode realizar uma configuração deste carro aqui.

O preço continua a ser um dos pontos que mais penaliza este carro, mas que acaba por ser algo que é transversal à grande maioria dos carros elétricos e às várias marcas presentes no mercado.

compra recomendada techbit

O Techbit agradece à SIVA a cedência do Volkswagen ID.3 para ensaio.

Volkswagen ID.3

42078€
9

Conforto

9.5/10

Condução

9.5/10

Funcionalidades

9.0/10

Autonomia

8.5/10

Carregamento

8.5/10

Pros

  • Confortável e seguro
  • Som beats de boa qualidade
  • Bastantes extras

Contras

  • Mapa desatualizado com falta de carregadores
  • Alguns botões debaixo do ecrã não são iluminados
  • Autonomia em autoestrada
minibanner thunderx3

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1 comentário em “Análise Volkswagen ID.3 – Um elétrico que conjuga tecnologia com conforto”

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