Análise XGIMI MoGo 2 – Qualidade e tecnologia num projetor portátil

Para quem pretende fazer uma sessão de cinema no exterior ou uma solução para ver filmes ou séries em mobilidade e para muitas pessoas, nada como utilizar um projetor para esta tarefa.

No mercado existem diversas soluções, para diversos preços, mas nem sempre a qualidade de projeção garante uma qualidade na visualização dos conteúdos.

Se procura uma solução que não o desiluda em qualquer situação, hoje partilhamos consigo a nossa análise do XGIMI MoGo 2, um projetor que alia a mobilidade a uma boa qualidade de imagem e de som e algumas das melhores tecnologias de focagem automática e correção de perspetiva.

Fique a conhecer a nossa review e opinião sobre este projetor.

xgimi mogo 2 analise
Publicidade

XGIMI MoGo 2 Review – Um projetor completo que pode levar para qualquer lado

Embora não seja das marcas mais conhecidas em Portugal, a XGIMI é sinal da qualidade quando falamos em projetores.

Com mais de 4 milhões de unidades já vendidas, esta marca chinesa tem um portefólio bastante completo com soluções para todas as necessidades, gostos e carteiras.

Nas últimas semanas tivemos oportunidade de testar o XGIMI MoGo 2, um projetor desenvolvido em conjunto com a Google, Harman Kardon e Texas Instruments para oferecer uma solução completa multimédia para ver séries e filmes.

Com um design compacto e elegante, este projetor é facilmente transportável e instalável em qualquer lado.

xgimi mogo 2 analise

Com uma área de projeção entre 40″ e 200″, o XGIMI MoGo 2 oferece 400 ISO lumens, resolução de 720p, HDR 10, gama de cores 90% DCI-P3 e temperatura de cor D65.

Para uma qualidade de imagem otimizada, conta com a tecnologia Intelligent Screen Adaption (ISA) 1.0 que conta com correção automática de inclinação, focagem automática, sistema inteligente de desvio de obstáculos e alinhamento de ecrã inteligente.

Em termos de hardware, conta com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno e traz como sistema operativo o Android TV 11 com chromecast imbutida para projetar a imagem do smartphone ou outro equipamento.

Em termos de conectividade conta com uma porta USB-C, 1 porta USB-A, 1 porta HDMI 2.0 e uma entrada auxiliar 3.5 mm. Soma-se ainda Bluetooth 5.0 e Wifi 5 Dual-band 2.4/5GHz,802.11a/b/g/n/ac.

xgimi mogo 2 analise

Para a melhor experiência cinematográfica, conta com um sistema de som assinado pela Harman Kardon com 2x 8W, Dolby Audio, Dolby Digital e Dolby Digital Plus.

Para controlar a XGIMI MoGo 2 está incluído na caixa um comando bluetooth similar ao de uma box Android.

A alimentação é realizada através do conector USB-C com uma potência de 65W. Além da ligação à tomada, pode ainda ser utilizada uma power bank com 65W de potência mínima de output.

Em termos de barulho, é bastante silencioso, registando menos de 30 dB.

Quanto ao preço, o XGIMI MoGo 2 pode ser adquirido na loja oficial da marca chinesa por 399€ com envio gratuito.

Na caixa

  • XGIMI MoGo 2
  • Comando Bluetooth
  • Manuais
  • Adaptador de tomada de 65W

Design e qualidade de construção

Embora o XGIMI MoGo 2 seja um dos modelos mais económicos da marca chinesa, a verdade é que toda a experiência, visual e materiais apresenta uma excelente qualidade.

Com dimensões bastante compactas (161 × 119 × 108 mm) e apenas 1.1 Kg, este projetor portátil é bastante simples de transportar e instalar em qualquer lado.

Visualmente, este é um equipamento bastante elegante, em cor Frosty Grey e com umas reentrâncias no centro que formam uma malha que dá um charme a este produto.

xgimi mogo 2 analise

Relativamente aos materiais, encontramos uma mistura de um plástico de boa qualidade na parte superior e inferior com uma área central em alumínio.

No topo, encontramos o logo da marca e um único botão que permite ligar e desligar manualmente o projetor.

xgimi mogo 2 analise

Na frente, encontramos a lâmpada, com esperança de vida de 25 000 horas de projeção, e uma câmara que permite fazer a correção de inclinação da imagem.

xgimi mogo 2 analise

Atrás, estão localizados os vários conectores e a coluna XGIMI Sound com uma transparência que permite ver a batida.

xgimi mogo 2 analise

Por fim, por baixo, encontramos uma rosca onde podemos encaixar um suporte para elevar ou inclinar o projetor.

xgimi mogo 2 analise

A acompanhar vem também um comando bluetooth construído em plástico e com botões de atalho para ativar o Google Assistente e iniciar o enquadramento e focagem, além dos habituais botões de navegação, volume e ligar/desligar.

xgimi mogo 2 analise

Configuração e sistema Android TV

Utilizar o XGIMI MoGo 2 é como estar a utilizar uma qualquer box ou televisão equipada com Android TV, neste caso na versão 11.

Basta conectar a alimentação, carregar no botão de ligar e seguir os primeiros passos de configuração para conectar à rede Wi-Fi, fazer login na conta Google e personalizar algumas opções de sistema.

xgimi mogo 2 analise

Depois de entrarmos no ecrã principal do Android TV, temos acesso à Play Store onde podemos instalar as mais de 500 aplicações que a Google disponibiliza para este sistema, além de ser também possível instalar outras apps em sideload.

Em termos de sistema, tudo funciona bastante bem. É possível instalar as várias aplicações de streaming para ver filmes e séries ou instalar um leitor para ler os conteúdos diretamente da web ou de uma pen.

xgimi mogo 2 analise

Como tem Chromecast integrada, pode também abrir os conteúdos no seu smartphone e escolher a opção de transmitir na XGIMI MoGo 2 ou mesmo projetar o ecrã do smartphone.

Além do Android TV, existe ainda a possibilidade de ligar outro equipamento por HDMI para transmitir a sua imagem através do projetor.

xgimi mogo 2 analise

Utilização da Netflix

Tal como acontece com a maior parte dos projetores, a compatibilidade com a app da Netflix não está ainda desenvolvida, tornando-se impossível instalar e usar a app para Android TV.

No entanto, isto não quer dizer que não se consiga utilizar a Netflix neste projetor.

Uma das soluções que a XGIMI passa por instalar a aplicação Desktop launcher na Play Store e, ao abrir, escolher a Netflix.

xgimi mogo 2 analise

Na página inicial deve colocar o login e, caso não funcione, carregar em switch para trocar para outra página de login.

xgimi mogo 2 analise

Através desta opção o que irá fazer é, basicamente, utilizar a versão de browser da Netflix, algo que até pode ser vantajoso para quem partilha contas e pretende contornar a limitação da partilha de passwords.

xgimi mogo 2 analise

O segundo método passa por ligar no HDMI um outro equipamento que seja compatível com a Netflix como um stick ou box Android ou um computador.

XGIMI Intelligent Screen Adaption (ISA) 1.0

Este projetor traz a tecnologia Intelligent Screen Adaption (ISA) 1.0, proprietária da XGIMI, que permite que toda a regulação do projetor seja realizada de forma automática.

Dentro da ISA 1.0, podemos encontras as seguintes configurações.

Correção automática de inclinação

Ao posicionar o XGIMI MoGo 2 diretamente em frente à parede/tela ou em ângulos verticais/horizontais de +/-40° será realizado um ajuste automaticamente da projeção para exibir a imagem quadrada ideal.

Mogo 2 ISA1 xgimi MoGo 2

Focagem automática

O autofocus analisa a distância à parede e realiza uma focagem automática para garantir uma projeção nítida e uma experiência de visualização ininterrupta.

Mogo 2 ISA2 xgimi MoGo 2

Sistema inteligente de desvio de obstáculos

O MoGo 2 redimensiona automaticamente a sua projeção em torno de tomadas, molduras de imagem e plantas para que a área de projeção esteja livre de obstáculos.

Mogo 2 ISA3 xgimi MoGo 2

Alinhamento de ecrã inteligente

O MoGo 2 ajusta automaticamente a imagem à tela para apresentar uma perspetiva ajustada à área.

Mogo 2 ISA4 xgimi MoGo 2

Será que este ajuste automático resulta?

A resposta a esta pergunta é curta e simples. Sim.

xgimi mogo 2 analise

Quando liga ou sempre que move o projetor, ele inicia a configuração automática utilizando as tecnologias incluídas no Intelligent Screen Adaption (ISA) 1.0.

Quer esteja a projetar na parede ou no teto, o projetor analisa a área a projetar, verifica se tem obstáculos, ajusta para tentar evitá-los e depois faz uma focagem automática.

Este processo funciona quase sempre, podendo apenas ser afetado por um ângulo demasiado exagerado ou por demasiados obstáculos na imagem.

No entanto, mesmo em algumas áreas mais difíceis, foi possível realizar este ajuste automático.

Caso não fique satisfeito com a focagem automática, pode sempre realizar um ajuste manual, quer na perspetiva, área de projeção ou focagem.

xgimi mogo 2 analise

Qualidade de projeção

Depois de tudo configurado e afinado, chegamos à parte da qualidade de projeção.

Segundo a marca, o XGIMI MoGo 2 consegue projetar numa área entre 40″ e 200″ tirando para isso partido dos 400 ISO Lumens que se destacam por oferecerem um brilho superior às restantes marcas.

xgimi mogo 2 analise

A marca destaca ainda uma qualidade de imagem “cinematográfica” com o contributo da gama de cores 90% DCI-P3 e a temperatura de cor D65. Além disso, a tecnologia DLP permite ainda uma baixa perda de brilho, menor aquecimento e ruído e maior detalhe.

Na nossa análise, testámos várias áreas e distâncias de projeção para perceber se este projetor correspondia e a qualidade que apresenta.

xgimi mogo 2 analise

Embora seja “apenas” 720p, a imagem apresentada revelou sempre uma boa qualidade e nitidez, permitindo uma excelente legibilidade da imagem.

xgimi mogo 2 analise

Mesmo puxando a imagem para próximo da dimensão máxima, conseguimos manter sempre uma boa nitidez e qualidade que permitia ver os conteúdos sem qualquer problema.

xgimi mogo 2 analise

Pelo lado oposto, conseguimos também uma área de projeção muito inferior a 40″, mostrando a grande versatilidade que este projetor oferece.

xgimi mogo 2 analise

Para personalizar a experiência de visualização, estão também disponíveis diferentes perfis de imagem.

xgimi mogo 2 analise

Existem ainda definições para o perfil de brilho e para a possibilidade de transformar a imagem em 3D.

Qualidade de som

Se a qualidade de imagem se apresenta em bom nível, o som também não desilude.

Com 2 colunas de 8W cada, não há qualquer necessidade de estar a ligar outro sistema de som para ver filmes e séries.

xgimi mogo 2 analise

Além de um bom volume máximo, o som do XGIMI MoGo 2 é também bastante equilibrado apresentando bons agudos e médios e um baixo bem presente.

Nas definições do sistema é possível encontrar uma opção onde é possível escolher um perfil de som para se ajustar ao gosto do utilizador. Pode escolher entre: filmes, desporto, música e notícias.

xgimi mogo 2 analise

Aliás, para quem gosta de ver o baixo a vibrar, a XGIMI acrescenta como cereja no topo do bolo uma “janela” transparente na parte de trás deste projetor onde é possível ver diretamente o baixo.

xgimi mogo 2 analise

Tendo em conta o tamanho do projetor e o facto de ser um dos modelos mais baratos da marca, este é sem dúvida um ponto que surpreende e se destaca.

Modo coluna bluetooth

Uma vez que temos um som de elevada qualidade neste projetor, faz todo o sentido aproveitar para reproduzir também áudio.

Este foi um pormenor que a XGIMI também não se esqueceu e encontramos na MoGo 2 uma funcionalidade que permite utilizar este projetor como coluna bluetooth.

xgimi mogo 2 analise

Para isso, basta ligar o XGIMI MoGo 2, conectar o smartphone ao projetor por Bluetooth e colocar a reproduzir música.

xgimi mogo 2 analise

Depois, basta pegar no comando, carregar no botão de desligar e escolher a opção de desligar o ecrã. A lâmpada irá então ser desligada, mas o som irá manter-se.

Alimentação

Infelizmente, a XGIMI MoGo 2 não inclui bateria interna, obrigando a conectar uma fonte de alimentação para que funcione.

Na caixa vem incluído um adaptador de tomada de 65W que liga via USB-C ao projetor.

xgimi mogo 2 analise

No entanto, e como este é um equipamento portátil e destinado a ser transportado, a ligação de tomada não é a única fonte de alimentação possível.

Poderá também utilizar uma powerbank para colocar o XGIMI MoGo 2 a funcionar, desde que tenha um output de 65W ou mais. Neste caso, o projetor será colocado em modo Eco para ajudar a prolongar a autonomia.

xgimi mogo 2 analise

Nos nossos testes usámos uma bateria da Baseus de 65W com 26 800 mAh para alimentar o XGIMI MoGo 2, o que permitiu utilizar o projetor durante 2 a 3 horas.

xgimi mogo 2 analise

Acessórios

Para ajudar no posicionamento do XGIMI MoGo 2 podemos encontrar uma rosca universal de suporte na parte inferior onde pode ligar um tripé ou outro tipo de base.

Na loja oficial da XGIMI poderá encontrar um suporte oficial para encontrar diversos acessórios e bases para este projetor, onde destacamos a Multi-Angle Stand.

07 xgimi MoGo 2

Este suporte multi-ângulo permite ajustar o ângulo de projeção do XGIMI MoGo 2 até 120º para, por exemplo, apontar para o teto e conseguir ver filmes ou séries deitado na cama ou no chão.

O Multi-Angle Stand tem um custo de 89.99€ ou 59.99€ se comprado em conjunto com o XGIMI MoGo 2.

Em resumo…

Para quem procura um bom projetor para usar em mobilidade, quer interior ou exterior, poderá encontrar certamente no catálogo da XGIMI uma boa opção.

Embora o modelo em testes, o XGIMI MoGo 2 seja um dos projetores mais baratos da marca, a verdade é que apresenta uma qualidade bastante elevada.

xgimi mogo 2 analise

Além de um design moderno e elegante, utiliza também materiais de boa qualidade que permitem assegurar uma boa robustez.

Em termos de qualidade de projeção, conseguimos uma boa nitidez e resolução, tanto em tamanhos mais pequenos, a rondar as 40″, como em dimensões maiores, mais perto das 200″.

xgimi mogo 2 analise

Outro destaque é, sem dúvida, a qualidade do som com as 2 colunas de 8W a brilharem e a serem suficientes para usufruir de uma boa sessão de cinema.

Como pontos menos positivos, aponto apenas a falta de uma bateria interno, obrigando a usar uma powerbank de 65W para colocar o projetor a funcionar e o facto do botão não ter botões retroiluminados ou, pelo menos, com algum tipo de brilho no escuro.

xgimi mogo 2 analise

O facto da app da Netflix não ser suportada poderia ser outro ponto negativo, mas a XGIMI deu bem a volta ao incluir um modo de utilização que até ajuda a evitar a limitação da partilha de passwords.

xgimi mogo 2 analise

Em relação ao preço, o XGIMI MoGo 2 pode ser adquirido na loja oficial da marca chinesa por 399€. O envio é gratuito.

O Techbit agradece à XGIMI a cedência do XGIMI MoGo 2 para análise.

XGIMI MoGo 2

399€
8.9

Qualidade de construção

9.0/10

Qualidade de projeção

8.5/10

Som

9.0/10

Sistema

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Pros

  • Regulação automática de imagem
  • Qualidade do som

Contras

  • Comando sem iluminação ou brilho no escuro
  • Sem bateria integrada
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory