Análise Xiaomi 13 – a parceria com a Leica faz a diferença?

Surgiu recentemente a gama Xiaomi 13 que conta com vários smartphones desenvolvidos em parceria com a Leica, a empresa especialista no campo da fotografia.

Anteriormente, a Leica já havia trabalhado em conjunto com a Huawei e levou a que esta marca se destaca-se no mercado devido às suas câmaras impressionantes nos smartphones.

Agora, após abandonar uma marca chinesa e passar para outra, será que esta parceria conseguiu trazer os mesmos benefícios para a Xiaomi? Tivemos o Xiaomi 13 em mãos para testarmos e deixamos abaixo a nossa análise ao smartphone.

Xiaomi 13 smartphone
Publicidade

Pequeno, potente e com câmaras Leica. Este é o Xiaomi 13

Um formato que nos tem agradado muito em alguns smartphones da Xiaomi tem sido a aposta que fazem em vários equipamentos do género do Xiaomi 13: um smartphone que pode ser considerado pequeno de ter na mão, mas que oferece as características todas que um topo de gama deve ter.

A nível de dimensões, contamos com um equipamento com 152.8mm x 71.5mm x 7.98mm e com um peso aproximado de 189g.

Xiaomi 13 smartphone

A nível de ecrã, temos disponível um AMOLED de 6,36 polegadas, com resolução FHD+ e uma taxa de atualização de 120Hz. O brilho máximo consegue atingir os 1900 nits e o ecrã conta ainda com tecnologia Dolby Vision e HDR10+.

Dentro do Xiaomi 13 contamos com o processador mais recente da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, acompanhado por uma GPU Qualcomm Adreno. A completar temos disponível uma versão de 8GB de RAM e outra com 12GB de RAM, ambas com um armazenamento interno de 256GB.

A manter tudo ligado podemos contar com a bateria interna de 4500mAh com capacidades de carregamento por cabo até aos 67W e sem fios de 50W. O Xiaomi 13 permite ainda o carregamento reverso até 10W.

Xiaomi 13 smartphone

Dentro da caixa contamos com o cabo USB-C e com o transformador de 67W, não sendo necessário adquirir em separado nenhum acessório básico.

As câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica estão colocadas num módulo um pouco saliente na traseira e podemos encontra um sensor principal de 50MP com uma abertura f/1.8 e um distância focal equivalente a 23mm; um sensor telephoto de 10MP com uma abertura f/2.0 e uma distância focal equivalente a 75mm e ainda uma ultra grande angular de 12MP com uma abertura f/2.2 e uma distância focal equivalente a 15mm. Na parte frontal temos uma câmara de 32MP com abertura f/2.0.

O Xiaomi 13 tem ainda um sensor de impressões digitais por baixo do ecrã, dois altifalantes, sensor de proximidade, sensor de luz ambiente, acelerómetro, giroscópio, bussola eletrónica e transmissor de infra vermelhos.

Xiaomi 13 smartphone

Vem de origem com a MIUI 14 e o Android 13.

Um breve resumo do dia a dia

O Xiaomi 13 é um companheiro fiel para andar no bolso de manhã à noite. Com capacidade para aguentar um dia inteiro de uso moderado sem grandes dificuldades, aliado ao carregamento muito rápido torna-se quase impossível ficar incontactável.

O tamanho e peso do Xiaomi 13 fazem com que este consiga ser transportado na grande maioria dos bolsos, pois é um equipamento minimamente pequeno, mas oferece na mesma um boa área para visualizar conteúdos multimédia.

Xiaomi 13 smartphone

O ecrã portou-se bem nos dias mais quentes e solarengos, conseguindo oferecer uma boa visão de tudo o que estava a aparecer e assistir a algumas séries no smatphone não se mostrou nenhuma tarefa desagradável nas pausas de almoço.

O processador da Qualcomm aliado à MIUI 14 consegue oferecer uma experiência muito rápida e fluida em que tudo acontece no momento em que o dedo encosta ao ecrã. Os jogos correm depressa e aguentam configurações mais elevadas e as tarefas do dia a dia são realizadas de forma fluida e sem tempos de espera.

Autonomia e carregamento

Com os smartphones da Xiaomi já ganhámos o habito de não nos preocuparmos em deixar o equipamento a carregar de noite antes de irmos dormir.

Com as capacidades de carregamento de 67W que o Xiaomi 13 oferece, aliado ao facto de este transformador vir incluído na caixa, de manhã o equipamento consegue ter tempo mais que suficiente para chegar aos 100% enquanto fazemos a nossa rotina matinal.

Xiaomi 13 smartphone

Quando afastado de um fonte de energia, não nos foi difícil conseguir mais de um dia de uso normal. Na verdade, os únicos dias em que não atingimos o dia inteiro sem precisarmos de recorrer a um carregamento de alguns minutos, foram mesmo os dia de maior uso do GPS aliado a um brilho de ecrã mais elevado pela luz solar e à utilização de dados móveis para jogar, tudo em simultâneo.

Numa utilização mais normal e sem jogos à mistura, o Xiaomi 13 consegue aguentar facilmente um dia inteiro de utilização numa única carga.

Fotografia em parceria com a Leica

Os resultados no campo da fotografia já prometiam ser bons por se tratar de um topo de gama, no entanto, existe aqui um fator diferencial que é a parceria com a Leica.

Esta parceria entre as duas empresas conseguiu trazer para os smartphones da empresa chinesa novos modos de fotografia, assim como efeitos e, de forma geral, um melhor equilíbrio de cores.

Os resultados no entanto ainda não se equiparam ao que já sabemos que a Leica consegue oferecer às marcas com que trabalha. Não significa que sejam maus resultados apenas que existe ainda espaço para melhorias que sabemos que as duas marcas vão acabar por aprimorar em futuros equipamentos.

No que diz respeito a equilíbrios de cores, existem diferenças que se conseguem perceber muito bem entre cada uma das câmaras. Sendo que as tonalidades em luzes mais fortes são muito diferentes consoante a câmara utilizada.

Como é possível verificar no exemplo acima, o céu está muito diferente na fotografia tirada com a ultra grande angular quando comparado com as restantes. Nas outras encontramos pequenas diferenças nos tons meio acinzentados do céu naquele dia.

O modo retrato funciona muito bem, conseguindo resultados muito bem recortados e dando um destaque e umas cores muito realistas. Por vezes acontece é escurecer demasiado as imagens e levar a que, por exemplo, o focinho da cadela fique difícil de se conseguir distinguir em condições.

Quando o dia começa a escurecer, o Xiaomi 13 consegue oferecer muito bons resultados noturnos e, aqui sim, destacar-se um pouco mais. Existe um bom equilíbrio das cores das luzes com a escuridão das silhuetas dos edifícios, mantendo sempre a tendência para escurecer um pouco a fotografia, o que lhe confere um resultado final mais contrastante.

A nível de interiores, o Xiaomi 13 consegue resultados muito bons para cenários mais escuros, aqui sim, conseguindo retirar os tons escuros e oferecendo um resultado final mais semelhante à realidade. De forma geral, achamos que a fotografia noturna está muito bem trabalhada nesta parceria entre as duas marcas.

Nos cenários muito bem iluminados é que vemos como o Xiaomi 13 consegue lidar com situações difíceis como é o caso dos tons muito claro com a incidência do sol. As macros quando bem iluminadas também conseguem oferecer um nível de detalhe muito bom e cores vibrantes.

No que diz respeito ao departamento do vídeo, o Xiaomi 13 consegue gravar até 8K a 24fps, mas recomendamos que fique pela resolução 4K a 60fps para poupar algum espaço e, efetivamente, porque é uma resolução mais comum e que permite uma gravação mais realista de forma geral.

As cores são boas, a estabilização é muito bem conseguida e, de forma geral, o Xiaomi 13 consegue oferecer um resultado final de vídeo de um topo de gama sem esforço algum. Mesmo o som, apesar das gravações de teste terem sido feitas num parque com muito ruído à volta, consegue ser controlado para se focar no mais importante.

No que diz respeito ao zoom e à utilização das diversas câmaras, a passagem entre todas elas durante a gravação é muito suave e é tudo feito de forma gradual para que pareça mais realista e sem dar a entender que houve uma troca de câmaras.

Conclusão

A parceria com a Leica sem duvida que trouxe melhorias para as fotografias do Xiaomi 13. Aquilo que a empresa já fazia bem nos seus topo de gama, passou a estar ainda mais aprimorado e com alguns efeitos e retoques muito próprios da Leica.

Xiaomi 13 smartphone

No entanto, o marketing em torno desta parceria é muito forte, o que permite também perceber que tratando-se de uma primeira geração existe espaço para melhorias.

No campo da fotografia, é ainda necessários ajustar as diferenças de tonalidade entre as diferentes câmaras, de forma a podermos manter alguma consistência quando fotografamos o mesmo objeto ou paisagem com os diferentes sensores. Depois o processamento precisa de ser afinado para que não ofereça resultados tão escuros em determinadas situações. Num smartphone focado na fotografia, estes pontos não estavam nas nossas expectativas.

Já no modo noturno e em dias com muito iluminação, os equilíbrios estão todos lá e os resultados finais são fotografias e vídeos com uma qualidade muito em conseguida e prontos a serem partilhados sem terem de passar obrigatoriamente por um programa de edição.

Xiaomi 13 smartphone

A nível de processamento de tarefas e de funcionar com o smartphone no dia a dia não se podia esperar mais do que aquilo que o Xiaomi 13 oferece, que é uma experiência suave, sem travagens e em que tudo acontece no momento em que pressionamos nalgum lugar.

O ecrã é bastante bem conseguido, permite uma utilização confortável tanto no escuro como em plena luz do dia, sem dificuldades em ver o conteúdo.

O Xiaomi 13 mantém uma característica da empresa que é a autonomia para o dia inteiro aliada a um carregamento muito rápido de 67W que nos permite ir dos 0% aos 100% em cerca de 33 minutos.

Xiaomi 13 smartphone

O formato mais pequeno e contido do Xiaomi 13 continua a parecer-nos uma solução muito mais confortável que a maioria do que outras marcas colocam no mercado pois o conforto na mão melhora significativamente.

O Xiaomi 13 pode ser adquirido por um PVP de 899.99€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Xiaomi por ter emprestado o Xiaomi 13 para análise.

Xiaomi 13

899.99€
9.2

Autonomia

10.0/10

Câmara

8.5/10

Design

9.5/10

Performance

10.0/10

Preço

8.0/10

Pros

  • Design bem pensado e confortável na mão
  • Fotografía noturna
  • Autonomia
  • Carregamento rápido com transformador incluído de origem

Contras

  • Fotografías ligeiramente escuras em certos cenários
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory