Análise Xiaomi 13T Pro – um verdadeiro “pro” abaixo dos 1000€

O Xiaomi 13T Pro é um dos equipamentos que a empresa colocou no mercado para trazer de volta aquele que sempre foi o verdadeiro ADN da companhia: produtos de topo, com preços mais acessíveis.

Situando-se com um valor de mercado abaixo dos 1000€, o Xiaomi 13T Pro foi desenhado para ter todas as funcionalidade de um equipamento topo de gama, as câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica, e manter-se dentro de um preço que fosse justo para o consumidor quando comparado com a concorrência.

Tendo equipamentos de peso para enfrentar no mercado, o Xiaomi 13T Pro andou nos nossos bolsos nas últimas semanas e, agora, trazemos a nossa opinião sobre um equipamento que veio para se destacar dos restantes.

Xiaomi 13T Pro
Publicidade

Visão geral do Xiaomi 13T Pro

Com o Xiaomi 13T Pro a empresa quis mostrar ao mercado que é possível obter um equipamento premium com um preço mais acessível que a restante concorrência, algo que inicialmente era o ADN da Xiaomi.

Assim sendo, chegou ao mercado o produto final que entrega um ecrã CrystalRes AMOLED DotDisplay de 6,67 polegadas com uma taxa de atualização máxima de 144Hz. Esta taxa de atualização é adaptativa, podendo variar entre os 30Hz, 60Hz, 90Hz, 120Hz e 144Hz.

A nível de brilho, falamos de um pico máximo de 2600nits, sendo o brilho típico situado nos 500 nits. O ecrã conta ainda com TrueColor, Dolby Vision, HDR+ e HDR Vivid.

Por baixo do ecrã, encontramos um sensor de impressões digitais que funciona muito bem e, apesar de não ser dos mais rápidos do mercado, continua a ser bastante rápido na utilização do dia a dia.

Xiaomi 13T Pro

Para concorrer com os grandes do mercado, o Xiaomi 13T Pro vem equipado com o processador Mediateck Dimensity 9200+ capaz de ir até aos 3,35GHz. Conta ainda com 12GB ou 16GB de RAM e uma memória interna de 512GB ou de 1TB, respetivamente.

Para alimentar tudo podemos contar com uma bateria de 5000 mAh com capacidade de carregamento HyperCharge de 120W que promete ir dos 0% aos 100% em cerca de 19 minutos. Um dos pontos fortes que a Xiaomi já nos tem vindo a habituar e que consideramos ser um ponto muito positivo na utilização diária dos equipamentos.

Na traseira encontramos então um acabamento, nesta caso, em vidro (ótimo para ficar cheio de impressões digitais), mas que pode ser adquirido num material do género de pele sintética se comprado na cor azul. Na parte de trás temos então o módulo de câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica que é o foco principal deste equipamento.

Xiaomi 13T Pro

O sensor principal do Xiaomi 13T Pro é um IMX707 de 50MP com um tamanho 1/1,28 polegadas e uma abertura f/1.9, com uma lente 7P que equivale a uma objetiva de 24mm. Conta com OIS, modo noturno e vídeo ultra noturno de 1080p assim como gravação de vídeo HDR10+ a uma resolução 8K a 24fps.

Já o segundo sensor trata-se de uma grande angular de 12MP, também com o cunho da Leica, e aqui falamos de um sensor de 1/3,06 polegadas com uma abertura f/2.2 e uma lente 5P, que equivale a uma 15mm. Por fim, encontramos a teleobjetiva Leica de 50MP com um sensor de 1/2.88 polegadas e uma abertura f/2.4, com uma lente 5P que equivale a uma 50mm.

Na parte da frente temos então a câmara de 20MP do Xiaomi 13T Pro que tem um sensor de 1/3,47″ com uma abertura f/2.2.

Xiaomi 13T Pro

O Xiaomi 13T Pro suporta dual SIM + eSIM, Bluetooth 5.4, NFC e é compatível já com a próxima geração de redes, o Wi-Fi 7. Conta ainda com o emissor de infravermelhos para que possa transformar o smartphone num comando remoto para quase todos os equipamentos de casa.

A nível de dimensões, falamos de um smartphones com 162,2mm x 75,7mm x 8,49mm e um peso total de 206g.

Autonomia surpreendente

A Xiaomi já tem o seu destaque no mercado, a nosso ver, no que diz respeito à gestão de energia que consegue fazer nos seus equipamentos. Por norma, portam-se bem e a MIUI consegue gerir muito bem o consumo de energia, sendo até mesmo um pouco agressiva nalguns cenários se configurarmos mal as definições para tal.

Com o Xiaomi 13T Pro este cenário mantém-se, a autonomia do smartphone é de destacar pois consegue passar um dia inteiro de uso moderado sem qualquer problemas.

São fotos, chamadas, um pouco de jogos, ouvir música e, mesmo assim, chegamos ao final do dia, alguma vezes, com mais de 30% de bateria.

Xiaomi 13T Pro

Esta autonomia permite-nos ir dormir sem preocupações de ficar sem energia durante a noite e, contando com o carregamento de 120W que pode ser utilizado logo a partir do momento da compra (pois o transformador vem incluído na caixa) podemos simplesmente ligar o Xiaomi 13T Pro à carga de manhã que quando forem horas de sair de casa já estará mais que carregado e pronto para um dia inteiro de uso.

No caso de um topo de gama esta questão é de destacar pois, cada vez mais, as marcas preocupam-se em fazer equipamentos que aguentem “apenas” um dia de uso, algo que não é mau, mas que por vezes torna a experiência de utilização um pouco limitada se queremos esticar um pouco mais o nosso dia.

Câmaras Leica para fotografar como um profissional

A Xiaomi tem apostado cada vez mais no campo da fotografia, especialmente depois de ter iniciado a parceria com a Leica para poder dar o salto seguinte na fotografia mobile.

Assim sendo, as expectativas começam a ser cada vez maiores quando se trata de analisar os resultados de um smartphone da Xiaomi em parceria com a Leica, como é o caso do Xiaomi 13T Pro.

Em diferentes cenários, com diferentes condições climatéricas e recorrendo às diferentes câmaras que o smartphone possui, podemos indicar que, de forma geral, os resultados são bastante equilibrados entre as três câmaras principais. Os três sensores conseguem tirar fotos com o mesmo nível de clareza sem alterarem as cores finais entre si.

Existe um HDR bastante forte no processamento das imagens que ajuda muito a conseguir manter tudo equilibrado, especialmente nos dias de mais sol. O céu, seja ele nublado ou azul, ficou sempre quase igual ao que, de facto, estávamos a ver na vida real.

As cores são bem conseguidas, sem criar exageros na saturação ou no contraste, e a câmara vem ainda repleta de funcionalidade com as quais podemos brincar e tornar a experiência ainda melhor. Entre os vários modos e os diferentes filtros Leica, temos o tradicional modo retrato que permite um recorte do sujeito principal muito bem conseguido, podendo alterar posteriormente o nível de desfoque que é aplicado ao plano de fundo.

No entanto, o modo retrato sofre um pouco a nível de resolução final quando a iluminação não é a mais forte ou a mais natural. Apesar disso, o processamento de imagem faz um bom trabalho com o resultado final e facilmente se consegue compensar esse pequeno defeito.

Entrando na fotografia noturna, os resultados do Xiaomi 13T Pro mantém a sua consistência. Existe, como seria de esperar, uma maior dificuldade em obter resultados mais detalhados com a câmara ultra grande angular, mas esse também não é o intuito desta câmara.

No resultado final, o smartphone consegue ir buscar as luzes em quantidade apropriada para criar uma imagem bonita, sem exageros e com muito pouco reflexo provocado pelas luzes da rua.

O modo noturno tenta ainda ir buscar o máximo de informação possível para que o céu seja o mais parecido com o que estamos a ver e não apenas um pedaço de preto que está no fundo da fotografia. Desta forma, existe alguma iluminação que se espalha por todo o céu, como é natural, mas que pode ser facilmente corrigida se o utilizador preferir um resultado menos realista e mais dramático.

No que diz respeito às selfies, os amantes de si mesmos podem estar descansados que a empresa não se esqueceu deste ponto e contamos então com uma câmara frontal com bastante qualidade e o mesmo nível de processamento de cores e de equilíbrio de brancos bem conseguido como acontece nos sensores principais. Os detalhes estão lá e o modo retrato funciona sem problema algum de recorte, dando um resultado final bastante preciso e profissional à foto.

Sem sombra de dúvidas que, no campo da fotografia, estamos perante um verdadeiro “Pro” da fotografia mobile, capaz de concorrer com os melhores deste campo e dar luta.

Tamanho grande, mas confortável. Som bem trabalhado

O Xiaomi 13T Pro é um equipamento grande. Ele enche a mão de qualquer pessoa e poderá ser complicado para alguns conseguir fazer alguma coisa no smartphone com apenas uma mão.

No entanto, hoje em dia, esse é o padrão dos smartphones e o que é mais importante é o conforto de utilização geral e não tanto a capacidade de utilizar com uma só mão. Neste caso, o Xiaomi 13T Pro mostrou-se bem desenhado e com uma distribuição de peso muito bem conseguida.

Apesar do que aparenta, devido à grande saliência que o modulo das câmara possui, o peso do equipamento não tende a estar todo nessa zona. É um equipamento com um peso aceitável e que conseguimos segurar de forma confortável para longas horas de uso durante todo o dia.

Xiaomi 13T Pro

Seja em momentos de lazer ou em momentos mais sérios, os altifalantes do Xiaomi 13T Pro estão lá e não decepcionam. Apesar das limitações existentes por se tratarem de altifalantes de um smartphone, estes conseguem ser bastante altos e manter a qualidade de som, tendo alguns graves bem marcados e sem distorcer os agudos.

A nível das chamadas é uma experiência bastante agradável em que nunca tivemos a menor dificuldade em ouvir a pessoa do outro lado, mesmo em ambientes mais ruidosos.

O barato nem sempre sai caro

Apesar de não ter um valor considerado barato, quando comparado com os seus concorrentes diretos no segmento dos smartphones topo de gama, o Xiaomi 13T Pro é, efetivamente, um smartphone barato. No entanto, e ao contrário do que diz o ditado, não nos leva a crer que seja algo que nos irá sair caro no futuro.

Isto porque o Xiaomi 13T Pro mostrou ser um smartphone extremamente capaz de aguentar qualquer tarefa do dia a dia, das mais leves às mais pesadas, mantendo uma autonomia que vai agradar a todos e agrega ainda uma câmara fotográfica de topo em todos os aspetos.

O carregamento de 120W é um conforto que ganhamos por poder deixar as preocupações de ficar sem bateria de um momento para o outro (mesmo que nos tenhamos de lembrar de trazer o transformador conosco) e é um equipamento que é bonito de se mostrar.

Xiaomi 13T Pro

A utilização diária do Xiaomi 13T Pro é bastante confortável e natural, sem pesar demasiado nas mãos ou criar algum tipo de desconforto. As chamadas são claras e ouvem-se bem assim como conseguimos encher uma sala com música se for necessário.

A parceria com a Leica tem trazido à Xiaomi excelentes resultados e o facto do Xiaomi 13T Pro ter um preço de venda inferior ao esperado para este tipo de equipamentos é um ponto muito forte contra a concorrência direta, pois permite a mais consumidores conseguirem ter um produto de topo sem gastarem valores superiores a mil euros.

A fotografia é, sem sombra de dúvidas, o ponto mais forte de todos com os resultados finais a conseguirem um excelente equilíbrio de cores e resultados prontos a serem partilhados imediatamente a seguir ao disparo, sejam eles feitos de dia ou de noite. As fotos apresentam grande detalhe, cores coerentes entre as três câmaras principais e um excelente HDR que nunca se torna exagerado. Além disso, o modo retrato funciona muito bem conseguindo um recorte do sujeito principal muito preciso.

Xiaomi 13T Pro

O Xiaomi 13T Pro tem ainda o grande destaque no preço de venda recomendado ao público que começa nos 899.99€ na versão de 12GB + 512GB e vai até aos 999.99€ na versão de 16GB + 1TB.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Xiaomi por nos disponibilizar o Xiaomi 13T Pro para análise.

Xiaomi 13T Pro

899.99€ / 999.99€
9.5

Design

8.9/10

Câmera

9.5/10

Autonomia

10.0/10

Preço

10.0/10

Som

9.0/10

Pros

  • Carregamento rápido de 120W com transformador incluído na caixa
  • Câmera

Contras

  • Pouco iluminação pode causar algum grão ou falta de detalhe nas fotos
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory