Análise Xiaomi 14 Ultra – um design vistoso e umas câmaras (sem sombra de dúvidas) com o cunho Leica

O mercado dos smartphone tem uma oferta enorme e, como tal, pode tornar-se difícil conseguir construir um smartphone que se destaque dos restantes.

Apesar do desafio, o Xiaomi 14 Ultra está muito bem à altura do desafio. Com um design diferente do habitual e um grande conjunto de câmaras (em todos os sentidos), este é um equipamento que salta sempre à vista de qualquer um.

Xiaomi 14 Ultra
Publicidade

Nas ultimas semanas pudemos testar o Xiaomi 14 Ultra e ver como, de facto, a parceria com a Leica se faz notar neste equipamento. Deixamos aqui as nossas opiniões sobre este grande equipamento.

Características gerais do Xiaomi 14 Ultra

Sendo, atualmente, o smartphone mais topo de gama que a empresa tem para oferecer aos consumidores, o Xiaomi 14 Ultra oferece aquilo que de melhor a empresa tem à disposição, com uma ajuda muito vincada por parte da Leica para o campo da fotografia.

O smartphone é, em todos os sentidos, grande. Conta com um corpo com 161,4mm x 75,3 mm x 9.20mm e com um peso total de 219.8g. Apesar do tamanho e do peso, a forma como foi construído ajuda a tornar o equipamento confortável de segurar.

A traseira é coberta por pele vegana, o que logo por aqui transmite um toque super premium ao equipamento e corta dois problemas comuns: as impressões digitais e a hipótese de ser escorregadio.

Xiaomi 14 Ultra

Detendo a Xiaomi o direito a ser a primeira a lançar equipamentos com os processadores mais atuais da Qualcomm, o Xiaomi 14 Ultra conta com o Snapdragon 8 Gen 3 de 4nm acompanhado por uma GPU Qualcomm Adreno.

Além disso, encontramos uma memória RAM de 16GB acompanhada por um armazenamento interno de 512 GB, oferecendo assim ao utilizador características de um verdadeiro topo de gama e espaço para tudo e mais alguma coisa que seja necessário armazenar no smartphone.

Na parte frontal encontramos um ecrã de 6.73 polegadas, AMOLED, que a Xiaomi indica tratar-se de um All Around Liquid Display, uma vez que as laterais do ecrã são arredondadas de forma a oferecer uma ideia de continuidade em torno do equipamento. O ecrã tem 522 ppi e oferece uma taxa de atualização de 1 a 120 Hz e um brilho máximo de 3000 nits.

Na traseira do Xiaomi 14 Ultra o que mais salta à vista é o enorme módulo redondo onde podemos encontrar a câmara principal Leica de 50MP, com uma distância focal equivalente a 23mm e uma abertura variável f/1.63 – f/4.0 e um sensor de 1 polegada.

Em seguida temos a câmara Leica telephoto, correspondente a uma lente de 75mm, também de 50MP e com uma abertura f/1.8 capaz de suportar fotografias macro com uma distância de 10 cm.

Xiaomi 14 Ultra

A câmara periscópica que corresponde a uma lente de 120mm, também Leica, é de 50MP e tem uma abertura f/2.5, oferecendo a possibilidade de fazer macros com uma distância de 30cm. Por fim, a câmara Leica ultra grande angular é, também ela, de 50MP com uma abertura f/1.8, equivalente a uma objetiva de mm oferece a possibilidade de tirar fotos macro com uma distância de 5cm.

Na parte frontal encontramos a câmara de 32MP com uma abertura f/2.0 que oferece resultados muito bem equilibrados e com um bom HDR.

A manter tudo a correr está uma bateria de 5000mAh com uma capacidade de carregamento rápido de até 90W com o sistema HyperCharge da Xiaomi, qe a possibilidade de carregar o Xiaomi 14 Ultra dos 0% aos 100% em apenas 33 minutos e pode carregar sem fios a 80W, demorando cerca de 46 min a atingir os 100%.

O ecrã alberga ainda o sensor de impressões digitais e o smartphone conta com dois altifalantes e 4 microfones. O smartphone tem ainda uma resistência IP 68, contra água e poeiras.

Xiaomi 14 Ultra

Dentro da caixa do Xiaomi 14 Ultra podemos encontrar aquilo a que a Xiaomi já nos habituou, ou seja, o smartphone, o carregador de 90W oficial, o cabe de carregamento via USB-C, os manuais e uma capa protetora para o dispositivo.

O Xiaomi 14 Ultra pode ser adquirido nas cores Preto e Branco com um PVPR de 1499.99€, sendo que nalguns locais é possível adquirir o mesmo com o Kit de fotografia profissional como oferta.

Design vistoso, mas nem sempre confortável

Um ponto positivo e que, ao mesmo tempo, se torna um ponto negativo é mesmo o design escolhido para o Xiaomi 14 Ultra.

O corpo arredondado, com a pele vegana e o grande módulo de câmaras na traseira sem sombra de dúvidas que está muito bem construído. O material utilizado é de qualidade e a sensação na mão é muito agradável e premium.

No entanto, o módulo de câmaras mostrou ser um pouco grande, o que nem sempre oferece a melhor forma de segurar o smartphone durante a utilização e que nos levou, mais que uma vez, a quase deixar cair o equipamento.

Xiaomi 14 Ultra

Como existe um grande peso associado ao módulo das câmaras, facilmente o smartphone tem a tendência a virar e a cair, especialmente em casos em que o tentamos utilizar com uma só mão (não é recomendado nem fácil).

No entanto, ao segurar o mesmo como deve de ser e com as duas mãos, o conforto oferecido pelo Xiaomi 14 Ultra faz-nos quase esquecer o grande módulo traseiro e torna-se muito confortável e nada desequilibrado, pelo que necessita apenas de uma curva de aprendizagem.

O foco principal: as câmaras

Se há algo que caracteriza o Xiaomi 14 Ultra são as câmaras do equipamento, aliás, é exatamente neste ponto que toda a campanha em torno deste equipamento se foca.

A Xiaomi tem dado grandes passos no campo da fotografia mobile e a parceria coma Leica veio reforçar esse foco da empresa. Com o Xiaomi 14 Ultra a parceria mostrou-se bastante eficaz uma vez que estamos perante um conjunto incrível de câmaras.

Todas as câmaras disponíveis no equipamento oferecem um equilíbrio de brancos muito bem trabalhado, um HDR incrível e uma capacidade de deixar tudo com um tom realista e sem exageros que nos surpreendeu em alguns momentos.

Onde podemos apontar alguns pontos menos positivos, porque mesmo assim continuam a não ser maus resultados, é no modo retrato em ambientes mais escuros e apenas com luz artificial. Estes foram os poucos cenários em que notámos que o smartphone tinha alguma dificuldade em manter a mesma qualidade que mostrou ter nos restantes exemplos.

Quando se trata de fotografar algo com o mínimo movimento que seja, num ambiente escuro e com iluminação artificial, existe alguma dificuldade para que o Xiaomi 14 Ultra consiga um resultado á altura de todo o conjunto, mas mesmo assim é um resultado bastante bom mesmo.

De resto, tanto as câmaras traseiras como a própria câmara frontal conseguem equilíbrios de cores quase perfeitos e um HDR bem trabalhado, sem exageros e sem perder o foco do que realmente importa na imagem.

Um ponto curioso é que o modo retrato funciona por distâncias focais e não pelo zoom feito pelo smartphone, o que lhe confere um aspeto mais profissional no uso.

Por outro lado, os pontos mais positivos deste conjunto de câmaras são o modo retrato que funciona perfeitamente bem em todas as distâncias focais, oferecem um resultado muito natural e bem recortado. Além disso, o sensor principal oferece resultados muito equilibrados seja de dia ou de noite, sendo assim um smartphone muito bom para captar todos os momentos e mais alguns.

O modo Super Macro oferece a possibilidade de nos aproximarmos muito dos objetos a fotografar, conseguindo resultados repletos de detalhes e com o mesmo equilíbrio de cores que nos restantes modos e cenários.

A câmara frontal conta com um bom HDR e uma boa deteção do sujeito, conseguindo assim garantir bons resultados no modo normal e modo retrato, ideal para qualquer tipo de selfie que o utilizador queira tirar.

Som envolvente e ecrã de qualidade

O consumo multimédia é um fator importante quando falamos do Xiaomi 14 Ultra, uma vamos a falar de um equipamento de topo, com um valor considerável, com um ecrã generoso e que conta com som stereo.

Com uma coluna situada na parte de baixo do equipamento e a segunda na parte superior, o equipamento consegue oferecer uma grande envolvência quando estamos a ver qualquer tipo de vídeo.

Xiaomi 14 Ultra

O som emitido é bastante bem trabalhado, com graves notáveis e agudos limpos, sem distorção alguma, falhando apenas nalguns tons intermédios que se perdem.

O ecrã do Xiaomi 14 Ultra é consideravelmente grande, mas dentro do standard, capaz de oferecer cor bem trabalhadas e mostrando-se super agradável para assistir a vídeos em qualquer plataforma de streaming. Além disso, não há dias de sol que provoquem qualquer incómodo ao utilizador, uma vez que o smartphone tem brilho para dar e oferecer.

Peso pesado, mas que se aguenta por mais de um dia

Como referido anteriormente, o peso do Xiaomi 14 Ultra não é o mais baixo e o módulo das câmaras não permite esquecer que existe um certo desequilíbrio associado a este campo.

No entanto, apesar de nas mãos não ser o smartphone mais fácil de equilibrar, em cima de uma mesa quase não abana, mesmo tendo o módulo das câmaras muito saído.

Xiaomi 14 Ultra

Além disso, o peso é associado também à bateria de 5000mAh que, durante os testes, mostrou aguentar-se muito bem. Uma vez mais o sistema de gestão de energia da Xiaomi faz um trabalho de topo no Xiaomi 14 Ultra, conseguindo passar um dia inteiro de uso mais intensivo sem grandes dificuldades.

Nos dias em que a utilização se mostrou mais moderada, o Xiaomi 14 Ultra conseguiu aguentar quase dois dias seguidos com uma só carga, o que se torna muito apelativo quando associamos esta autonomia à capacidade de ir dos 0% aos 100% em pouco mais de 30 minutos.

Conclusões finais

Com o Xiaomi 14 Ultra a empresa quis, sem sombra de dúvidas, mostrar aos consumidores o que de melhor consegue fazer aproveitando a parceria com a Leica.

Estamos a alar de um smartphone extremamente rápido, com um ecrã brilhante e cores vivas, uma autonomia de topo e que surpreende por ser um topo de gama e aguentar mais tempo que a grande maioria, aliando tudo isto ainda a um conjunto de câmaras super completo.

Sem sombra de dúvida que o foco na fotografia se faz sentir com o Xiaomi 14 Ultra, com os resultados oferecidos pelo smartphone a mostrarem-se bastante bem trabalhados, com um bom equilíbrio de cores e de brancos e com um modo retrato invejável. Para melhorar tudo, o modo Super Macro oferece resultados muito detalhados e extremamente aproximados dos objetos, abrindo assim as portas à criatividade dos utilizadores.

Xiaomi 14 Ultra

O ponto que menos agradou no Xiaomi 14 Ultra foi, sem dúvida alguma, o design final. O modulo de câmaras pode ser muito bonito e vistoso, pode ser capaz de captar imagens incríveis, mas ocupa demasiado espaço na traseira. Ao início, foi necessário algum ajuste das mãos para conseguirmos segurar confortavelmente o smartphone sem sujarmos as câmaras.

Além disso, o tamanho exagerado do módulo fotográfico leva a que haja um desequilíbrio do equipamento, havendo momentos em que o mesmo se ia virando e caindo ao chão por o segurarmos de forma mais suave com uma só mão.

Xiaomi 14 Ultra

O modo retrato à noite também deixa um pouco a desejar face a alguns equipamentos da concorrência, ficando o resultado final com algum grão e com menos luminosidade que o desejado, no entanto, é equilibrado pelos resultados com a iluminação correta.

De forma geral estamos perante um equipamento super completo e que não deixa nenhum detalhe do que é um smartphone topo de gama de fora. A performance, a sensação premium, as câmaras, a autonomia, o som, o ecrã, tudo transmite a sensação de topo de gama, incluindo o preço.

O Xiaomi 14 Ultra pode ser adquirido por um PVPR de 1499.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à Xiaomi por nos ter disponibilizado o Xiaomi 14 Ultra para análise.

Xiaomi 14 Ultra

1499.99€
9

Design

7.5/10

Performance

10.0/10

Autonomia

10.0/10

Câmaras

9.0/10

Preço

8.5/10

Pros

  • Câmaras muito bem trabalhadas
  • Câmaras
  • Som
  • Autonomia

Contras

  • Design elegante, mas pouco prático de segurar
  • Preço ligeiramente elevado
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory