Análise Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2 Ultra – Limpeza completa em sua casa

O mercado dos robôs aspiradores tem crescido bastante nos últimos anos tanto em vendas como em variedade de modelos.

A Xiaomi é uma das principais fabricantes deste tipo de produtos, tendo disponível opções para todos os gostos e carteiras.

Nas últimas semanas tivemos oportunidade de testar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra, um dos modelos mais completos da marca chinesa. Fique a conhecer a nossa análise e opinião deste aspirador.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra
Publicidade

XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra review – Mantenha a sua casa sempre limpa com função de aspiração e mopa

Características gerais

O XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra é uma das principais ofertas da Xiaomi no mercado dos robots aspiradores, sendo um dos que oferece mais funcionalidades e tecnologia.

Com uma força de sucção de 4000 pa e uma bateria de 5200 mAh permite uma limpeza de até 240 m2 com uma única carga.

Para assegurar uma limpeza completa, o xiaomi mi robot vacuum-mop 2 ultra oferece a possibilidade de aspiração da casa, podendo ser complementada com um sistema de mopa que limpa o chão com 3 níveis de fluxo de água distintos.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra
xiaomi robot vacuum-mop 2 ultra review

De forma a evitar objetos inclui um sensor ToF frontal que permite detetar dados espaciais precisos de tudo o que rodeia o aspirador, complementado com um sistema de navegação a laser LDS que permite realizar um mapeamento detalhado de cada divisão.

Todo o processamento realizado pelo XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra é realizado por um processador quad-core Cortex™-A53 e os algoritmos SLAM que garantem um planeamento de rotas de limpeza e um posicionamento preciso.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Este robor poderá ser gerido através da aplicação Mi Home e permite integração com o Google Assistente ou a Siri de forma a permitir o controlo por voz.

O XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra está apenas disponível em preto, pesa 4,15 kg e tem as medidas 353 × 350 × 98,8 mm.

Para complementar este robot está também disponível uma Base de Carregamento e Esvaziamento Automático que também tivemos oportunidade de testar nesta análise.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na caixa

  • Caixa do aspirador
    • Aspirador
    • Base de carregamento
    • Cabo de alimentação
    • Tanque de água
    • Mopa
    • Escova lateral
    • Ferramenta de limpeza do aspirador
    • Manual do utilizador
  • Caixa da Base de carregamento e esvaziamento automática
    • Base de carregamento e esvaziamento
    • Depósito de esvaziamento automático
    • Cabo de alimentação
    • Sacos x2 (1 instalado)
    • Manual do utilizador

Design e funcionalidades

O XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra é um dos aspirador mais completos que a Xiaomi tem para oferecer.

Disponível apenas em preto, este aspirador apresenta uma construção toda em plástico de boa qualidade com um pormenor em laranja no topo.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na parte superior encontramos dois botões de controlo, assim como uma tampo que permite aceder ao reservatório do lixo, um led de estado do WiFi e um botão de reset.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na frente encontramos a câmara responsável pela navegação assim como o sensor de choque, enquanto na traseira encontramos uma saída de ar.

Na parte de baixo, encontramos uma escova rotativa, uma borracha para captar o lixo e a zona de colocação da mopa.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

No caso da base, esta é também toda preta e construída num plástico de boa qualidade. No topo encontramos um botão e uma tampa que permite aceder ao saco do lixo.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

O robot encaixa na rampa localizado na parte inferior da base que, ao contrário dos modelos da iRobot, permite que o robot fique em descanso numa posição plana e não inclinado.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Configuração inicial e aplicação Mi Home

Para configurar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra basta instalar a aplicação Mi Home no seu smartphone.

Todo o processo é bastante simples, bastando iniciar a aplicação, clicar no botão “+”, procurar o aspirador através da pesquisa automática ou manual e seguir os passos no ecrã.

Após alguns minutos terá o robot preparado, conectado à sua rede WiFi e pronto a começar a primeira limpeza e a fazer o mapeamento da sua casa.

Quanto à aplicação Mi Home, embora não a tenha considerado a mais intuitiva, isto quando comparada, por exemplo, à da iRobot, a verdade é que cumpre bem o objetivo.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na página principal começamos por ver em grande plano o mapa da casa (caso já tenha sido mapeada), o estado do robot (bateria e o tempo de aspiração e m2 da última limpeza), dois botões secundários para definir uma zona específica de aspiração, dois botões principais para começar a aspirar e para enviar para a base e, por fim, uma área para definir a potência de aspiração.

Caso engate a mopa, passa também a surgir uma opção para definir o nível de fluxo de água.

Ao iniciar a aspiração será também aqui que poderá acompanhar a limpeza, uma vez que poderá saber em tempo real onde é que o robot está a aspirar.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Carregando nos 3 botões no canto superior direito poderemos aceder às definições adicionais deste robot.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Para começar, poderá consultar o histórico de limpezas realizadas, definir paredes virtuais ou áreas restritas (tanto de aspiração como de mopa), agendar limpezas, ver mapas configurados (permite configurar vários mapas), ver o estado dos consumíveis ou personalizar vários detalhes da limpeza.

Além disso, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra oferece uma funcionalidade de controlo remoto que irá permitir-lhe assumir o controlo deste robot e decidir onde pretende aspirar.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Ao nível do idioma, infelizmente só é possível colocar o robot em Português do Brasil, não havendo por agora opção de Português de Portugal.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Configurar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra com Google Home

Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home para adicionar um dispositivo conectado. Para isso, basta seguir os passos seguintes:

  • Instalar e abrir o Google Home
  • Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
  • Carregue, no canto superior esquerdo, no +
  • Escolha a opção Configurar dispositivo
  • Selecione Funciona com o Google
  • Na lista, procure Mi Home e carregue em Link

Funcionamento e limpeza

Mapeamento da casa

Na primeira aspiração do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra, o robot começa de imediato a fazer o mapeamento da casa.

Graças ao sistema de navegação a laser LDS, este aspirador consegue rapidamente perceber o que o rodeia e também os limites de cada divisão (embora possa ser necessário acertar o espaço de cada divisão manualmente).

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Este sistema é tão eficiente que, ao aproximar-se de uma janela, mesmo não conseguindo aceder ao espaço exterior, conseguiu mapear o logradouro uma vez que estava no raio de ação da câmara.

Além disso, ao olhar para o mapa gerado, é possível verificar que o robot foi também capaz de identificar outros tipos de objetos como cadeiras, caixotes de lixo ou outros obstáculos presentes no caminho.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Aspiração e mopa

Ao nível da aspiração, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra teve um excelente desempenho conseguindo captar praticamente todo o lixo e pó que estava no chão, incluindo o pelo de gato que se acumula em casa.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Nos tapetes, este robot não teve nenhum problema com o pequeno desnível do tapete e conseguiu aspirar de forma muito satisfatória, mesmo utilizando a potência padrão.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

De forma a adaptar a limpeza ao pretendido, na aplicação é possível escolher 4 níveis distintos de potência de sucção:

  • Silencioso – Para momentos em que é necessário uma aspiração em momentos em que não é possível ter um barulho incomodativo.
  • Padrão – Modo standard e que se adapta a uma limpeza geral de todo o espaço.
  • Intenso – Modo dedicado a zonas com maior sujidade e para tapetes de pelo curto.
  • Turbo – Para locais muito sujos e tapetes com pelo alto.
XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

O compartimento de lixo do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultratem uma capacidade de 550 ml e permite, para uma limpeza de dia a dia, guardar todo o lixo de cada aspiração sem necessitar de voltar à base para descarregar.

Tanto no flutuante como na cerâmica, este robot alcançou sempre um excelente resultado de limpeza.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Quanto à mopa, esta tem de ser colocada manualmente sempre que a pretende usar.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Primeiro deve abrir e encher o reservatório de água, devendo depois encaixar esta peça já com a mopa colocada na parte inferior do robot em dois encaixes colocados para o efeito.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Depois, na aplicação, pode escolher o fluxo de água que pretende em três níveis distintos: baixa, média e alta.

Na nossa análise, decidimos começar pelo médio para verificar como seria a quantidade de água dispensada ao limpar cerâmica e flutuante.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Desta forma, no seu trajeto, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra realizava duas operações ao mesmo tempo, aspirando o lixo e passando de imediato uma mopa húmida para limpar o chão.

Se inicialmente havia o receio da mopa libertar uma quantidade exagerada de água que pudesse danificar os materiais mais sensíveis, tal não aconteceu e apresentou um desempenho bastante satisfatório.

Com o fluxo médio, era notória a zona onde o robot passava, uma vez que deixava um rasto húmido visível, mas que ao passar a mão se notava que era bastante ligeiro e que não encharcava o chão.

Como sentimos que havia margem para aplicar um fluxo maior, aumentámos o nível para alto.

Mesmo com uma suposta maior quantidade de água, não notamos que fosse exagerada, continuando a dar um efeito molhado, agora um pouco mais intenso, mas adequado para qualquer tipo de chão e com uma secagem bastante rápida.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

É importante referir que no reservatório é só possível colocar água, não podendo ser colocado detergente ou outro produto de limpeza.

Deteção de obstáculos e sensor de desnível para escadas

Integrado com um sistema de deteção de obstáculos 3D, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra promete contornar todos os objetos para uma limpeza mais adaptada ao espaço envolvente.

Para isso, faz uso de um sensor ToF frontal que permite interpretar em tempo real o espaço que o rodeia para garantir que não existe choque com objetos.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na prática, este sistema funciona muito bem, tanto com muito ou pouca luz, permitindo reduzir o número de embates do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra em rodapés, portas e obstáculos no caminho, além de garantir que não arrasta objetos pela casa.

Uma vez que mede a altura do obstáculo, este sistema permite também que o robot saiba se consegue passar, algo útil para saiba se consegue passar por baixo de um sofá ou outro tipo de mobiliário.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Durante o nosso teste, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra soube sempre onde aspirar e onde tinha de parar, tendo apenas ficado preso uma vez em cabos, depois de ter tentado trepar sem que conseguisse depois sair.

Este robot inclui também um sensor de desnível que permite que pare automaticamente ao aproximar-se de uma zona de escadas ou algum desnível que possa provocar uma queda, continuando a limpeza evitando aquela área.

Escova de borracha

Por baixo do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra encontramos uma escova de borracha que permite ajudar a captar o lixo que vai encontrando no chão.

Esta escova funciona sem qualquer problema, embora tenha de se ter algum cuidado na sua manutenção.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Na utilização deste robot é importante que limpe com frequência esta zona, uma vez que fica frequentemente com cabelos ou pelos de gato enrolados nesta zona e que podem posteriormente influenciar na eficácia da limpeza.

No nosso caso, logo após a primeira aspiração da casa já eram visíveis alguns cabelos agarrados nesta escova.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Barreiras virtuais

Caso não pretenda que o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra aspire ou limpe com mopa em algumas zonas, é possível impor restrições através da aplicação Mi Home.

Nas definições, irá encontrar uma funcionalidade de barreiras virtuais que permitirá desenhar no mapa as áreas onde não pretende que o aspirador passe.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Embora esta funcionalidade funcione bastante bem, com o robot a não entrar nas zonas definidas, a verdade é que é complicado definir estas áreas com precisão.

O desenho da área no mapa não oferece muita precisão e poderá ser necessário corrigir várias vezes até acertar com precisão no espaço que pretendemos.

Base de carregamento e esvaziamento automática

De origem, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra vem com uma base minimalista que serve apenas de carregamento, sendo necessário retirar o lixo manualmente.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Para quem pretende uma automatização do processo de limpeza, poderá comprar à parte a base de carregamento e esvaziamento automática por cerca de 240€.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Com esta base, vem também incluído um depósito de esvaziamento automático que é necessário substituir de forma a que seja possível extrair o lixo. Este novo depósito vem com duas saídas, ao contrário do de origem que é completamente fechado.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Quanto ao seu funcionamento, esta base de esvaziamento funciona sem qualquer problema. No topo encontramos uma tampa que dá acesso ao saco do lixo de 4L que deve ser verificado periodicamente para avaliar quando está cheio. Segundo as indicações da marca, cada saco do lixo equivale a 10 depósitos do robot cheios.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

A sucção do lixo é feito de forma automática quando o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra acaba a aspiração e regressa à base, sendo utilizada uma potência de sucção de 16 500 pa para assegurar que todo o lixo é retirado do aspirador.

Autonomia do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra

Em termos de autonomia, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra não desilude.

Durante a nossa utilização, e ao colocar a aspirar uma área de cerca de 50m2, este robot demorou cerca de 54 minutos a completar a tarefa, gastando apenas cerca de 20% da bateria com a potência padrão de aspiração.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Ao colocar a potência da aspiração no máximo, o consumo aumenta ligeiramente, mas mantém-se em níveis bem satisfatórios.

Face a estes resultados, é possível confirmar que este robot cumpre o anunciado e consegue realmente aspirar até 240m2 com uma única carga.

No entanto, caso não seja suficiente, este robot está preparado para pausar a carga, carregar o que for necessário e retomar a aspiração no mesmo ponto sem que seja necessária interação do utilizador.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Em resumo…

Desenhado para assegurar uma limpeza recorrente da casa, o aspirador XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra é, sem dúvida, uma das melhores opções do mercado.

Com uma forte potência de sucção na aspiração aliada a uma mopa que permite lavar o chão, oferece uma solução de limpeza completa. Neste ponto, oferece 4 níveis de sucção, desde o silencioso para uma presença mais discreta ao turbo para aspirar tapetes de pelo alto, assim como 3 níveis de fluxo de água distintos.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

O sistema de navegação LDS permite um correto mapeamento de todas as divisões, reconhecendo até os obstáculos e os objetos, sendo complementado por um sistema ToF frontal que permite analisar a área envolvente para detetar objetos e perceber onde é que o robot consegue ou não passar.

A bateria do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra está adaptada para aspirar continuamente grandes espaços, conseguindo, no modo padrão, percorrer cerca de 240m2 antes de regressar à base para carregar.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

A aplicação Mi Home, mesmo não sendo a mais intuitiva, permite configurar todo o processo de limpeza, desde horários às zonas a limpar, assim como personalizar a força de aspiração e quantidade de água na mopa, consultar historial de limpeza e personalizar várias outras opções. Caso pretenda, permite também controlar remotamente o robot ou definir limites e barreiras virtuais às zonas de aspiração.

Caso pretenda, pode também adicionar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra ao Google Assistente ou Siri para um controlo por voz ou criação de rotinas.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Para quem pretende uma solução completa, pode comprar a base de carregamento e esvaziamento automático que lhe retira o trabalho de ter de esvaziar o depósito do robot, passando a apenas trocar os sacos do lixo de 4L sempre que estes tiverem cheios.

XIAOMI Robot Vacuum Mop 2 Ultra

Como ponto menos bons, aponto o facto de ser difícil definir as zonas de exclusão na aplicação, da app não ser mais intuitiva e, numa questão mais estética, o facto de estar apenas disponível na versão preta.

O XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra pode ser adquirido a partir de 369,90€, enquanto a base tem um custo adicional de 169,99€.

Se pretender, pode comprar diretamente o conjunto por 599,99€.

techbit escolha acertada

O Techbit agradece à Xiaomi a cedência do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra para análise.

XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2 Ultra

369,90€
8.9

Limpeza

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Navegação

9.0/10

Configuração e app

8.0/10

Pros

  • Excelente navegação
  • Limpeza completa com aspiração e mopa
  • Aspiração com luz e sem luz

Contras

  • Apenas disponível em preto
  • Dificuldade em ser preciso ao definir barreira virtual
  • App poderia ser mais completa
  • Escova de borracha capta muitos pelos
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X