Análise Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S – A melhor aspiração a um preço low-cost

Quando falamos de robots aspiradores é impossível não considerarmos a Xiaomi nas nossas opções de compra.

A marca chinesa oferece um extenso portefólio destes produtos e tem ofertas para todos os gostos e carteiras.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar um dos modelos mais económicos da marca, o Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S e partilhamos agora a nossa experiência e opinião na nossa análise.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise
Publicidade

Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop 2S Review – Um aspirador low-cost que garante uma limpeza completa

Características gerais

O Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S é um dos modelos mais económicos da marca chinesa, mas que oferece uma alargado conjunto de argumentos que promete manter a casa sempre limpa.

Com a integração da navegação a laser LDS e do algoritmo SLAM, é capaz de mapear o layout rapidamente, lidar com obstáculos.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Este robot permite mapear automaticamente as divisões da casa durante a primeira limpeza, podendo fazer limpeza de subáreas da casa ou evitar áreas restritas.

Além de limpar os diferentes pisos da casa, o Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S vem equipado com sensores de precisão multidirecionais, garantindo uma melhor limpeza dos espaços.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

A limpeza é realizada em ziguezague para permitir cobrir todos os cantos da casa e melhorar significativamente a eficiência da limpeza.

Para personalizar a experiência de limpeza, apresenta quatro modos de sucção distintos que foram desenhados para limpar diferentes tipos de sujidade, desde pó e cabelo a migalhas. Na potência máxima atinge os 2200 Pa.

Além disso, o Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S integra uma mopa que permite lavar a casa através de três nível da água.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

De forma a facilitar o controlo do Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S, este integra com a aplicação Mi Home/Xiaomi Home de forma a permitir alternar os modos de limpeza e controlar o aspirador, mesmo estando fora de casa. Pode ainda integrar com os assistentes virtuais (Google Assistant, Siri e Amazon Alexa) para um controlo mais abrangente.

Na caixa

  • Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S
  • Base
  • Mopa
  • Manuais
  • Peças de substituição

Design e funcionalidades

O Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S é um dos robots mais económicos da marca chinesa, mas sem comprometer a limpeza completa da sua casa.

Disponível em branco, oferece uma construção em plástico rígido e mate, notoriamente inferior ao Robot Vacuum Mop 2 Ultra, mas que apresenta uma boa qualidade e durabilidade.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

No topo, encontramos dois botões de ligar/desligar e regressar a casa, além de uma zona cor de laranja onde está posicionado o sistema LDS (Laser Distance Sensor).

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Ao abrir a tampa, descobrimos o reservatório de água e lixo, assim como uma ferramenta de limpeza.

Na frente do Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S, encontramos um sensor de apoio à navegação e um sensor de choque, enquanto na traseira encontramos o conector de carregamento e saídas de ar.

Na parte de baixo, está posicionada a escova rotativa, a escova multissuperfície, duas rodas de borracha, uma roda rotativa de borracha e o encaixe para a mopa.

A base que acompanha o Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S é um modelo bastante simples, integrando um conector para carregar o robot por contacto, um LED no topo e um conector para o cabo de alimentação.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Configuração inicial e aplicação Mi Home

Para configurar o XIAOMI Robot Vacuum Mop 2S basta instalar a aplicação Mi Home no seu smartphone.

Todo o processo é bastante simples, bastando iniciar a aplicação, clicar no botão “+”, procurar o aspirador através da pesquisa automática ou manual e seguir os passos no ecrã.

Após alguns minutos terá o aspirador Robot Xiaomi Vacuum Mop 2S preparado, conectado à sua rede WiFi e pronto a começar a primeira limpeza e a fazer o mapeamento da sua casa.

Quanto à experiência de utilização da app Mi Home, esta é simples de utilizar, mas como já referimos noutras análises, menos intuitiva que a app da iRobot.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Na página principal controlam-se quase todas as configurações principais, sendo possível iniciar a limpeza ou mandar o XIAOMI Robot Vacuum Mop 2S para casa, ver o mapa ou escolher as áreas específicas a aspirar.

Pode ainda personalizar a limpeza, ao escolher o modo (aspiração, aspiração e mopa ou só mopa), a potência (silencioso, standard, forte e turbo) e o nível de água (baixo, médio ou alto).

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Caso o robot esteja a aspirar, é ainda possível ver em tempo real a localização do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S, ver a área já aspirada, o tempo de limpeza e a bateria.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Carregando nos três pontos no canto superior direito, acedemos às restantes configurações. Irá encontrar o histórico de limpezas, a gestão da funcionalidade multimapas, a definição de paredes virtuais e áreas restritas e o editor de divisões.

Pode ainda agendar limpezas, configurar o modo de não perturbar, criar ou apagar mapas, ver estados de consumíveis ou localizar o aspirador.

Nas definições do robot, pode definir o idioma da voz (apenas tem português do brasil), definir o modo de limpeza e aspiração (Standard para poupança de bateria e profissional para uma limpeza mais meticulosa) e ainda a opção de controlar remotamente o robot.

Por último, pode configurar o nome do dispositivo, gerir automações ou atualizar o robot.

Configurar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S com Google Home

Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home para adicionar um dispositivo conectado. Para isso, basta seguir os passos seguintes:

  • Instalar e abrir o Google Home
  • Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
  • Carregue, no canto superior esquerdo, no +
  • Escolha a opção Configurar dispositivo
  • Selecione Funciona com o Google
  • Na lista, procure Mi Home e carregue em Link

Limpeza e funcionalidades

Mapeamento da casa

Ao iniciar a primeira limpeza, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S começa por realizar um mapeamento da casa. Este é realizado de forma rápida e precisa, embora não reconheça tão bem a passagem de divisões como o Mop 2 Ultra, obrigando a alterar manualmente o mapa.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Com a utilização do sensor Laser LDS, todos os espaços são bem mapeados, conseguindo o robot identificar o que o rodeia e definir bem os limites de cada zona.

Como utiliza o sensor Laser para identificar os espaços, consegue ver até espaços exteriores através de janela, mostrando o alcance do reconhecimento de áreas.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Qualidade de aspiração

Este robot aspirador oferece 4 modos distintos de aspiração que se adaptam às necessidades:

  • Silencioso – Para momentos em que é necessário uma aspiração em momentos em que não é possível ter um barulho incomodativo.
  • Padrão – Modo standard e que se adapta a uma limpeza geral de todo o espaço.
  • Intenso – Modo dedicado a zonas com maior sujidade e para tapetes de pelo curto.
  • Turbo – Para locais muito sujos e tapetes com pelo alto.

Com 2200 Pa de força de sucção, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S não é dos robot que mais força tem a aspirar.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

No entanto, para uma limpeza de dia-a-dia, esta potência é mais que suficiente para aspirar o lixo e pó que se acumula no chão, incluindo os pelos dos gatos.

Como tem menos força de sucção, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S apresenta uma maior dificuldade em aspirar tapetes, embora tenha conseguido aspirar de forma exemplar todos os nossos tapetes de pelo curto.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Quanto aos pelos de animais e até cabelos, estes tendem a ficar presos na escova de borracha multisuperficie e na escova rotativa, sendo necessário limpar estas peças com frequência.

A aspiração do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S cumpriu com todas as expectativas, tanto no flutuante como na cerâmica ou tecidos e mostrou que baixo preço não significa resultados menos satisfatórios.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Reservatório de lixo

Como este modelo não dispõe de recolha automática de lixo, esta tem de ser feita manualmente.

Para isso, deve levantar a tampa superior e retirar o armazenamento para despejar no lixo.

Em termos de capacidade, está bem dimensionada para uma limpeza de dia a dia da casa.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Qualidade de limpeza com mopa

Para iniciar a lavagem do chão é necessário aplicar manualmente a mopa na parte traseira do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S e encher o reservatório de água posicionado no reservatório de lixo.

A limpeza com mopa mostrou-se também a bom nível. Com 3 níveis de fluxo de água, a nossa escolhe recaiu sobre o nível máximo uma vez que não achámos que o nível de água fosse excessivo.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Embora não seja o mesmo que passar uma esfregona, permite passar um pano molhado sobre o chão, ajudando a retirar sujidades simples.

É importante relembrar que este sistema utiliza apenas água, não sendo recomendado o uso de detergentes no reservatório de água do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

O reservatório tem uma dimensão pequena e obriga, por vezes, a voltar a encher para lavar a casa toda (cerca de 50m2).

O pano da mopa pode ser retirado e lavado para melhor limpeza e higienização.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Navegação

Se na limpeza a diferença entre o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S e o MOP 2 Ultra não é evidente, já na navegação não é possível dizer o mesmo.

A falta do sensor LiDAR nota-se claramente, especialmente na avaliação de obstáculos. Comparado com o modelo mais caro, o Mop 2S ficou mais vezes preso e teve maior dificuldade a evitar alguns objetos.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Ao colocar a mopa no robot, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S perde também um pouco da noção de espaço, tendo ficado várias vezes preso em zonas onde passa sem dificuldade sem mopa. Isto deve-se ao facto de, em certos momentos, o robot elevar ligeiramente para ultrapassar obstáculos, fazendo com que ficasse preso.

Autonomia do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S

Em termos de autonomia, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S não desilude. Com uma única carga conseguiu aspirar e lavar cerca de 50 m2 em cerca de 60 minutos, acabando ainda com alguma margem que permitiria cobrir mais algum espaço.

Estes resultados serão influenciados pelo modo de aspiração escolhido, se é apenas aspiração ou também com lavagem e dos desníveis.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Em resumo…

Embora apresente um preço low-cost, o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S mostra-se bastante completo e uma autêntica fada do lar.

Com uma força de sucção de 2200 Pa permite aspirar de forma satisfatória todo o tipo de pisos, aliando ainda uma mopa para lavagem do chão para quem gosta de tudo limpo ao pormenor.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Embora a navegação não seja a mais avançada, permite reconhecer facilmente os obstáculos e evitar o choque tanto em rodapés e móveis, como em obstáculos temporários.

Ao nível da aplicação, não é a mais simples e intuitiva do segmento, mas permite facilmente controlar o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S em casa ou noutro lado do mundo através do WiFi ou da integração com Google Home, Mi Home, Siri e Alexa.

Xiaomi Robot Vacuum Mop 2S analise

Em relação à autonomia, esta dá para uma limpeza superior a 1 hora com apenas uma carga, algo que deverá ser suficiente para limpar praticamente todo o espaço sem necessitar de esperar.

Caso tenha interesse em adquirir o XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S, este está constantemente em promoção na Amazon (a 157€ agora) e outros sites e pode ser adquirido a partir de 185€.

techbit escolha acertada

O Techbit agradece à Xiaomi a cedência do XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S para análise.

XIAOMI Robot Vacuum-Mop 2S

185€
8.7

Limpeza

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Navegação

8.0/10

Configuração e App

8.5/10

Pros

  • Preço económico
  • Mopa
  • Navegação por Laser

Contras

  • Reservatório de água pequeno
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory