Análise Xiaomi Watch 2 Pro 4G – o primeiro relógio com Wear OS da Xiaomi

A moda e a tecnologia cada vez mais andam de mãos dadas uma com a outra. Com o avançar dos tempos, o mercado tem vindo a apostar fortemente em tornar os wearables num acessório que pode acompanhar o utilizador para diversas atividades, desde uma corrida matinal até um jantar de gala.

Sendo a Xiaomi uma das principais marcas do mercado tecnológico, a empresa não podia ficar de fora deste avanço e lançou o Xiaomi Watch 2 Pro, um relógio que incorpora inúmeras funcionalidade mantendo um estilo clássico e sofisticado.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G
Publicidade

O Xiaomi Watch 2 Pro é ainda o primeiro smartwatch da empresa a correr o Wear OS, o sistema operativo para relógios da Google, permitindo assim o acesso a muitas mais funcionalidades presentes no ecossistema Google.

Características gerais do Xiaomi Watch 2 Pro

O Xiaomi Watch 2 Pro é um smartwatch capaz de acompanhar o utilizador para qualquer evento. Trata-se de um smartwatch bastante bem equipado com um design apelativo para a maioria dos casos. No entanto, gostos não se discutem e este é um ponto que fica sempre pendente de cada pessoa.

O que é mais certo são as dimensões deste relógio: 47,6 mm x 45,9 mm x 11,8 mm. Sim, estas são as dimensões do smartwatch da Xiaomi e são as únicas disponíveis, uma vez que o equipamento só é disponibilizado para venda num único tamanho. A nível de peso, falamos de 54,5g.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

O ecrã do Xiaomi Watch 2 Pro trata-se de um AMOLED de 1,43 polegadas, com uma resolução 466×466, 326 PPI e um brilho máximo de até 600 nits.

O carregamento é feito de forma magnética, com o cabo disponibilizado com o smartwatch, e a bateria que alimenta o relógio é de 495mAh.

Preparado para qualquer eventualidade do dia a dia, o Xiaomi Watch 2 Pro conta com todos os sensores que um equipamento desta gama deve ter: Sensor ótico de frequência cardíaca, acelerómetro, giroscópio, Sensor de luz ambiente, bússola eletrónica, barómetro e Sensor de análise de impedância bioelétrica.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Para acompanhamento e registo de corridas e exercícios ao ar livre, o smartwatch conta com GPS integrado com as tecnologias de localização: GPS L1+L5, Galileu, Glonass, Beidou e QZSS.

O Xiaomi Watch 2 Pro conta ainda com resistência à água 5ATM, para a monitorização de desportos aquáticos, e integra mais de 150 modos desportivos diretamente no relógio.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

O relógio está disponível na versão Bluetooth e 4G onde é possível utilizar o smartwatch de forma independente recorrendo a um e-SIM. Para conseguir processar tudo integra ainda o processador Snapdragon W5 + Gen 1, de 4nm e corre o sistema operativo Wear OS, da Google, tendo assim acesso a todas as funcionalidades que os serviços Google oferecem aos smartwatches.

Um tamanho serve para todos

Com o Xiaomi Watch 2 Pro a empresa apostou num formato único para todos os utilizadores. Com a caixa do relógio em aço inoxidável, a coroa rotativa na lateral direita e as braceletes disponíveis em duas cores (preto e castanho), este é um smartwatch que, em tudo, foi desenhado á semelhança dos modelos mais clássicos.

Não tendo um género definido, é um relógio que, na nossa opinião, é bonito para qualquer pessoa utilizar, mas tem uma certa tendência mais para o publico masculino.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

O tamanho único de 46mm nem sempre vai assentar bem, tanto em homens como em mulheres. Nos casos em que o pulso seja muito pequeno, o relógio acaba por assentar um pouco mal e pode-se tornar, de certa forma, desconfortável de utilizar.

Um ponto que ajuda a disfarçar esse fator é o peso que, no nosso entender, está bem conseguido e ajuda a que não tenhamos a sensação de ter um equipamento tão grande no pulso.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

No nosso caso em concreto, tendo um pulso fininho, o Xiaomi Watch 2 Pro não assentou da melhor forma, destacando-se pela negativa e tornando-se incómodo em certas situações. O facto de ser demasiado grande para o pulso levou ainda a alguns toques acidentais na coroa durante a utilização, o que acabava por originar a abertura de menus de forma involuntária.

A primeira aposta da Xiaomi no Wear OS

Com acesso ao universo Google, o Xiaomi Watch 2 Pro tira proveito do sistema operativo Wear OS para oferecer um acesso direto a aplicações como a carteira da google ou mesmo o Google Maps diretamente no pulso.

Parecendo que não, ter indicações de percurso a aparecerem diretamente no pulso é uma ajuda bastante grande em determinados cenários. Além disso, com o ecrã generoso do Xiaomi Watch 2 Pro, é fácil ver toda a informação necessária.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Os botões laterais permitem ainda ser personalizados para abrir automaticamente uma determinada aplicação. No nosso caso, a carteira da Google foi a selecionada e para fazer pagamentos com o relógio era só carregar no botão e encostar o mesmo ao terminal de pagamento.

A coroa rotativa permite uma interação com o sistema bastante intuitiva e mais prática que interagir diretamente com o scroll do ecrã tátil.

Apesar de todos os pontos positivos que o Wear OS pode trazer para um smartwatch, no caso do Xiaomi Watch 2 Pro detectamos alguns erros de software associados com as aplicações nativas da Xiaomi. Isto porque media o oxigênio do sangue ou abrir a informação detalhada dos passos dados ao longo do dia, levava a que a aplicação fosse abaixo ou reiniciasse sozinha.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Apesar de não serem erros muito graves e que impeçam a utilização do relógio, por vezes era frustrante estar a tentar relaxar com exercícios de respiração e nunca conseguir chegar ao fim da contagem decrescente porque a aplicação estava constantemente a reiniciar. Estes problemas de software devem ser facilmente resolvidos numa próxima atualização de software do relógio.

Utilização no dia a dia

A configuração do Xiaomi Watch 2 Pro acontece, como a grande maioria dos equipamentos da marca, através da aplicação Mi Fitness. Tratando-se de um smartwatch com Wear OS, se as funcionalidade de detecção estiverem todas ligadas no smartphone, surge um pequeno pop-up a questionar se queremos configurar o relógio assim que o ligamos.

Algumas confirmações e uma leitura biométrica para iniciar sessão na conta Google de forma automática e o equipamento está pronto a utilizar.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Como qualquer outro equipamento do género, o Xiaomi Watch 2 Pro permite receber todas as notificações do smartphone no pulso. Com o visor de 1,43 polegadas é possível ler qualquer conteúdo sem grandes dificuldades, mesmo no exterior.

Com todas as opções ligadas, desde o always on display à monitorização constante do ritmo cardíaco e mesmo a monitorização avançada do sono, o Xiaomi Watch 2 Pro 4G conseguiu aguentar-se por dois dias com uma só carga sem grandes problemas. Isto, claro, sem recorrer a funcionalidades de localização constantemente, nesses casos o limite continua a ser de um dia se quisermos passar o segundo dia inteiro fora de casa.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

A bateria carrega, como a Xiaomi já nos tem habituado, de forma surpreendentemente rápida, levando cerca de 45 minutos a atingir os 100% de carga.

Chamadas de qualidade

Um ponto de destaque que damos ao Xiaomi Watch 2 Pro prende-se na função de receber e fazer chamadas pelo relógio.

Este campo é sempre uma vitória ou uma falha nos smartwatches e, no caso da Xiaomi, podemos dar-lhes a vitória sem problemas. A coluna é generosa ao ponto de conseguirmos perceber bem o que as pessoas nos dizem e o microfone parece funcionar bastante bem levando a que ninguém se queixasse de ouvir mal ou de a voz estar diferente.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Durante os testes não conseguimos experimentar as funcionalidades associadas à utilização do e-SIM, mas via Bluetooth estas funções funcionaram muito bem e com a qualidade esperada para um relógio desta gama.

Conclusões

O Xiaomi Watch 2 Pro é, na nossa opinião, um relógio muito bonito e com todos os toques de um relógio clássico. O corpo metálico com a coroa e os dois botões laterais oferecem um design bastante semelhante aos relógios mais clássico e que assentam bem no pulso dos utilizadores de forma a dar aquele toque final ao visual.

No entanto, existe o lado negativo da ideologia de “um tamanho serve para todos”. A verdade é que não se aplica neste caso. O relógio de facto não se vê tão bem num pulso pequeno, dando a ideia de que algo de errado se passa ali, e torna-se incomodativo em certas atividades por ser demasiado grande para o pulso.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

Além disso, vários toques acidentais ocorrem no decorrer do dia devido ao tamanho grande num pulso mais pequeno.

Fora a parte estética, temos então a primeira tentativa da Xiaomi de apostar no Wear OS, um ponto muito positivo devido ás funcionalidades Google que chegam agora ao pulso dos utilizadores da marca. No entanto, esta aposta parece ter criado alguns bugs com as aplicações nativas da empresa que precisam de alguns ajustes numa futura atualização de software.

A utilização do Xiaomi Watch 2 Pro é bastante intuitiva e a coroa rotativa é um grande ponto positivo na utilização. É confortável e intuitivo, mostrando-se bastante responsiva.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

O registo de atividades físicas e do sono é bem feito e bastante completo, uma área onde a Xiaomi há muito que tem conseguido acertar, conseguindo oferecer uma leitura bastante completa e detalhada de como foi a noite do utilizador.

A receção de sinal GPS é também bastante boa e rápida, conseguindo obter sinal sem dificuldades quando ao ar livre e numa questão de segundos.

A bateria aguenta-se minimamente bem, comparando com outros smartwatches de gamas altas, conseguindo chegar a dois dias de uso moderado e a um dia e meio com um uso mais intensivo e medições completas de todos os campos. Podemos sempre contar com o carregamento rápido para conseguir um pouco mais de autonomia em poucos minutos.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

O Xiaomi Watch 2 Pro pode ser adquirido na versão Bluetooth por 269.99€ e na versão 4G por 329.99€.

Agradecemos à Xiaomi por nos ter disponibilizado o smartwatch para testes.

Xiaomi Watch 2 Pro 4G

329.99€
8.7

Design

8.0/10

Performance

8.0/10

Autonomia

9.0/10

Aplicação

9.5/10

Preço

9.0/10

Pros

  • Chamadas com boa qualidade
  • Design elegante e clássico
  • Serviços Google integrados

Contras

  • Bugs em algumas aplicações nativas
  • Tamanho único
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory