Análise Xiaomi Watch 2 – leve, elegante e bastante completo

A Xiaomi é uma das grandes empresas de tecnologia que mais se ouve falar. Com equipamentos para quase todos os mercados e com uma variedade enorme de produtos, a marca foi ganhando o seu lugar por entre os consumidores.

Com uma grande variedade de werables, o Xiaomi Watch 2 surge aqui pelo meio como um equipamento que pode passar despercebido entre todas as outras opções, mas que poderá ter muito para oferecer.

Xiaomi Watch 2
Publicidade

O Xiaomi Watch 2 alia o design mais clássico dos relógios convencionais, às possibilidades que um smartwatch oferece aos utilizadores.

Características gerais do Xiaomi Watch 2

O Xiaomi Watch 2 conta com um design redondo, como um relógio mais tradicional, com o corpo em alumínio de forma a permanecer leve o suficiente para levar no pulso sem pesar, tenndo um peso de 36.8g sem as pulseiras colocadas.

É vendido em tamanho único, de 44mm, com dimensões de 47.5mm x 45.9mm x 11.8mm, ou seja, não é um smartwatch pequeno e, para quem tem pulsos mais finos poderá não ser a opção mais confortável e esteticamente agradável do mercado.

Xiaomi Watch 2

O Xiaomi Watch 2 incorpora um ecrã AMOLED de 1.43 polegadas, 326 PPI e um brilho máximo de 600 nits, o que permite ter acesso a toda a informação em qualquer tipo de iluminação sem problemas.

No interior encontramos o processador Qualcomm Snapdragon W5+ Gen 1, de 4nm, acompanhado por 2GB de memória RAM e uma memória interna de 32GB.

A bateria é de 495mAh e a Xiaomi promete até 65 horas de autonomia com uma só carga, levado cerca de 45 min a carregar na totalidade através do carregador magnético próprio.

Tem resistência à água 5ATM, ligação Wi-Fi e Bluetooth 5.2, estando ainda equipado com diversos sensores:

  • Sensor óptico de frequência cardíaca
  • Acelerômetro
  • Giroscópio
  • Sensor de luz ambiente
  • Bússola eletrônica
  • Barômetro
Xiaomi Watch 2

A nível de localização, o Xiaomi Watch 2 conta com antena própria e banda dupla: GPS L1 +L5, contando com sistemas Galileu, Glonass, Beidou e QZSS.

Este é um relógio que vem equipado com o sistema Wear OS, o que oferece o acesso a todas as aplicações Google, incluindo o Maps, a Carteira e a própria Play Store.

Tamanho único, mas confortável e leve

Apesar de o Xiaomi Watch 2 Pro e o Xiaomi Watch 2 partilharem o mesmo tamanho, que consideramos exagerado para pessoas com pulsos finos, o modelo base mostrou ser um pouco mais confortável de ter no pulso que o modelo Pro.

Muito porque o modelo base não conta com a coroa rotativa, que leva à existência de uma maior saliência e origina alguns toques acidentais, e também porque tem o corpo em alumínio, o que o torna um relógio mais leve.

Xiaomi Watch 2

De forma geral, apesar de ficar grande no pulso, mostrou-se até bastante confortável de utilizar, chegando a existir alguns momentos em que já não dávamos conta de que o tínhamos no pulso.

O corpo redondo do Xiaomi Watch 2 aliado apenas a dois botões com uma ligeira saliência em redor do smartwatch, permitem uma utilização mais confortável e sem toques acidentais.

Wear OS ainda com problemas com a Xiaomi

O sistema Wear OS costuma ser associado a um enorme número de vantagens, até porque permitem o acesso a muitas aplicações comuns no dia a dia da maioria dos utilizadores.

O Xiaomi Watch 2 tem o sistema da Google como base e, por cima deste, corre uma personalização feita pela Xiaomi, incorporando algumas ferramentas próprias da empresa.

Xiaomi Watch 2

Este poderá ser o maior problema que o relógio tem. A integração das alterações feitas pela Xiaomi com o Wear OS parece não estar ainda a 100% e origina diversos bugs de sistema nas aplicações da empresa.

Tudo o que sejam serviços Google funciona sem problemas, mas é quando entramos nas monitorizações de sono, ou contagem de passos que os problemas e travagens constantes das aplicações acontecem,

Durante os testes, por exemplo, nunca conseguimos com que o widget de contagem de passos funcionasse. No entanto, a contagem estava a ser feita e se abríssemos a aplicação que mostra a visão geral dos dados de saúde aparece tudo contado na perfeição.

Xiaomi Watch 2

Este é um ponto em que a Xiaomi ainda precisa de trabalhar de forma a fazer os equipamentos, como o Xiaomi Watch 2, 100% fiáveis.

Aplicação Mi Fit

Como todos os outros equipamentos do mesmo género da empresa, o Xiaomi Watch 2 é controlado através da aplicação Mi Fit.

Esta é uma app que tem vindo a melhorar com o passar dos anos mas que sempre se mostrou bastante completa, oferecendo ao utilizador o acesso a toda a informação dentro de um só local.

Aqui podemos ver os dados ligados à saúde e ao sono, assim como podemos ter acesso às informações do Xiaomi Watch 2, como a bateria, as definições, as notificações e até mesmo escolher watch faces que queremos utilizar.

Xiaomi Watch 2

De forma geral, a aplicação funciona muito bem, é bastante completa e, desde que tenha todas as permissões necessárias, não vai ser um problema manter a mesma a funcionar em segundo plano no smartphone, não sendo esta responsável por um grande consumo de energia.

Autonomia

Tratando-se de um smartwatch e não de uma smartband já é esperado que o campo da autonomia não seja o ponto forte destes equipamentos.

Mesmo assim, o Xiaomi Watch 2 parece ter um bom sistema de gestão de energia, uma vez que não vai durar uma semana, mas também não se aguenta apenas durante um dia.

Para os testes com o equipamento ligamos todas as opções de monitorização disponíveis, assim como o Always On Display e, 24h depois de sair da carga, em dias mais calmos, podíamos contar com cerca de 40% de carga, o que nos permitia continuar a utilizar o relógio até ao final do segundo dia.

Xiaomi Watch 2

Claro que estes dados alteravam-se logo se fosse um dia em que recebíamos muitas notificações, atendíamos algumas chamadas pelo relógio ou utilizávamos o GPS do relógio.

Nesses casos com um uso um pouco mais intensivo, o Xiaomi Watch 2 conseguia aguentar-se por um dia inteiro sem grandes problemas, chegando à noite com cerca de 25% de carga.

Se há algo que a Xiaomi sabe fazer é um sistema de carregamento rápido e, apesar de não ser tão rápido como acontece nalguns equipamentos da marca que carregam em apenas 19 minutos, o Xiaomi Watch 2 demora cerca de 45 min a ir dos 0% aos 100%, cumprindo com o que a marca promove e sendo um tempo aceitável considerando que pode aguentar cerca de dois dias sem carregar.

Conclusões

O Xiaomi Watch 2 é um relógio muito bem construído e que permite ter o equilíbrio perfeito entre um dispositivo tecnológico e um relógio tradicional.

O corpo em alumínio torna-o muito leve de ter no pulso, ajudando nos casos em que o relógio se pode tornar mais desconfortável pelo tamanho único. Sendo comercializado apenas num único tamanho, é preciso que o utilizador tenha noção que poderá ser demasiado grande para alguns pulsos, podendo chegar a ser um pouco incomodativo.

Xiaomi Watch 2

Mesmo assim, comparando o modelo base com o modelo Pro, o facto deste modelo não ter a coroa rotativa na lateral ajudou a que existissem menos toques acidentais durante o uso.

Tratando-se de um equipamento bastante completo, o smartwatch da Xiaomi permite atender chamadas e estas ocorrem com bastante fluidez. Tanto do lado de quem está a usar o relógio como do lado oposto, os sons são bons e bastante altos, dando bastante jeito para quem não tenha um sistema de mãos livres no carro, por exemplo.

A autonomia do Xiaomi Watch 2 é bastante boa para um dispositivo com tantas capacidades, aguentando um dia inteiro com um uso mais intensivo e podendo chegar a dois dias com uma utilização mais moderada.

Xiaomi Watch 2

O Wear OS abre inúmeras portas aos utilizadores, permitindo ter acesso a diversos serviços Google diretamente no pulso, incluindo a carteira para poder realizar pagamentos via NFC.

Infelizmente este ponto positivo ainda não está 100% trabalhado pela Xiaomi, uma vez que o sistema apresenta alguns bugs, mais concretamente nas aplicações proprietárias da empresa assim como os widgets. Um problema que certamente será resolvido mais tarde via atualização de software.

De forma geral, estamos perante um smartwatch muito completo, com todas as funcionalidades que poderíamos imaginar, uma autonomia bastante boa para um relógio tão completo e um design que permite utilizar o Xiaomi Watch 2 tanto em momentos de lazer como em momentos mais formais.

Xiaomi Watch 2

O Xiaomi Watch 2 pode ser adquirido por um PVPR de 199.99€.

Agradecemos à Xiaomi por nos ter disponibilizado o Xiaomi Watch 2 para análise.

Xiaomi Watch 2

199.99€
8.9

Design

8.5/10

Performance

8.0/10

Autonomia

9.0/10

Aplicação

9.5/10

Preço

9.5/10

Pros

  • Bastante leve no pulso
  • Design clássico
  • Serviços Google integrados
  • Boa qualidade de chamadas

Contras

  • Vários bugs de sistema
  • Tamanho único
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory