Análise Xiaomi Watch S1 Active – um smartwatch com autonomia de uma smartband

Um grande problema que existe com a maioria dos relógios inteligentes no mercado é, sem sombra de dúvidas, a sua autonomia. O Xiaomi Watch S1 Active parece resolver esse problema mostrando-se como um smartwatch elegante, com muitas características de topo e com a capacidade de manter uma autonomia muito acima do normal.

Com uma moldura em metal, um design elegante e semelhante a um relógio normal acompanhado por uma tela AMOLED, o Xiaomi Watch S1 Active mostrou-se um smartwatch bastante completo e capaz de satisfazer a maioria das necessidade de todos os utilizadores.

Xiaomi Watch S1 Active
Publicidade

Uma visão geral do Xiaomi Watch S1 Active

A Xiaomi não é nenhuma desconhecida no mundo dos wearables, muito menos no que diz respeito a pulseiras e relógios inteligentes. A Smart Band 7 foi uma pulseira que testámos que se mostrou extremamente completa no mercado dos smartwatches o Xiaomi Watch S1 Active surpreendeu-nos.

Pensado para ser utilizado no dia a dia no escritório, mas também para os momentos de desporto, o Xiaomi Watch S1 Active adapta-se facilmente a qualquer situação.

O ecrã AMOLED de 1,43″ apresenta uma boa qualidade que, mesmo em dias de sol, não tivemos nenhuma dificuldade em ver as informações no relógio. Além disso, permite ainda ativar a função Always On Display para termos sempre as horas no ecrã.

Xiaomi Watch S1 Active

O Xiaomi Watch S1 Active conta ainda com a possibilidade de escolher entre mais de 200 mostradores diferentes, uns mais simples e outros com imensa informação num único ecrã, de forma a que possa ser personalizado consoante cada utilizador.

O smartwatch conta com 117 modos de fitness e conta ainda com GPS integrado, o que é uma mais valia para quem gosta de monitorizar a atividade física ao detalhe e não gosta de levar o smartphone. O Xiaomi Watch S1 Active apresenta ainda resistência à água 5ATM.

Xiaomi Watch S1 Active

Com um foco bastante grande na parte de saúde, o smartwatch consegue monitorizar diversos níveis da saúde do utilizador 24h seguidas (claro que isto vai influenciar a autonomia do Xiaomi Watch S1 Active). O relógio conta com monitorização de frequência cardíaca, de SpO2 e sono, além de ainda permitir um acompanhamento da saúde feminina para ter sempre tudo controlado.

App Mi Fitness

O controlo do relógio é feito pela já conhecida app Mi Fitness (disponível para Android e iOS). O emparelhamento é rápido e fácil e a partir daí basta garantir que a aplicação pode correr em segundo plano no smartphone para que tudo esteja sempre conectado.

Um ponto curioso que notámos foi que não é possível personalizar as notificações como acontece com a Smart Band 7, que permite criar um padrão de vibração diferente para as notificações de forma a que o utilizador possa saber qual a notificação que recebeu sem ter de olhar para o pulso.

Personalizações à parte, a aplicação é o centro de toda a monitorização realizada pelo Xiaomi Watch S1 Active. Aqui podemos aceder aos percursos de treino, a uma análise mais detalhada do sono, à leitura constante dos batimentos cardíacos, enfim, a toda a informação que foi recolhida ao longo do dia pelo relógio.

Pela análise que conseguimos obter no tempo de utilização, e comparando com outros equipamentos mais caros no mercado, o Xiaomi Watch S1 Active mostrou-se bastante capaz e muito preciso com algumas medições.

A frequência cardíaca andou muito perto dos resultados obtidos por um medidor convencional, o que transmite alguma confiança ao consumidor para poder ter uma noção certa de como está a sua saúde. A monitorização de atividade, apesar de termo-nos ficado por caminhadas, foi bastante concisa com outro modelo de smartwatch mais caro, incluindo a questão de realizar o mapa do percurso feito garças ao GPS integrado no Xiaomi Watch S1 Active.

As poucas falhas na monitorização podem ter a ver com o facto de o relógio, por vezes, ficar menos apertado no pulso que o suposto ou com o suor, mas esse é um problema constante em diversos equipamentos de diferentes marcas.

Autonomia de invejar

Sendo um smartwatch bastante completo, não estávamos com muitas esperanças a nível de autonomia, que por norma nunca corresponde ao anunciado assim que começamos a ligar funcionalidades extra no relógio.

Xiaomi Watch S1 Active

No caso do Xiaomi Watch S1 Active a história foi diferente. A empresa promove uma autonomia de 12 dias e, de facto, com a nossa utilização não conseguimos atingir estes valores, mas conseguimos estar uma semana inteira sem termos de nos preocupar com o carregamento.

Estes 7 dias não implicaram desligar funções extra, pelo contrário, a única que não tivemos ligada foi mesmo a medição constante de SpO2.

Xiaomi Watch S1 Active

Com notificações para as principais aplicações ligadas, com o Always On Display sempre ativo (desligando automaticamente quando dormíamos), com o levantar o pulso para acender o ecrã, a detecção de exercício automático e algumas caminhadas aqui e ali, o Xiaomi Watch S1 Active mostrou estar à altura do desafio sem nunca deixar o utilizador com um ecrã preto no pulso por ficar sem bateria.

O carregamento do relógio é feito de forma magnética, com um carregador próprio, que consegue garantir um carregamento completo em cerca de 1 hora.

Experiência de utilização

Algo que a Xiaomi sabe trabalhar muito bem é a integração dos seus equipamentos com os diversos SO e com diferentes marcas e, no caso do Xiaomi Watch S1 Active, a história repete-se como já seria de esperar.

Trocar um relógio completamente integrado em determinado ecossistema por um outro deixa sempre a dúvida de se vamos sentir falta de alguma funcionalidade especifica ou não. Neste caso concreto até sentimos, mas foi algo muito esporádico e que poucas vezes dá jeito.

Xiaomi Watch S1 Active

Tudo funcionou sempre sem problema. As notificações conseguem ser lidas na totalidade com espaço mais que suficiente no ecrã do relógio, não houve problemas de conectividade, as chamadas podiam ser atendidas diretamente no relógio que a qualidade foi sempre muito boa para os dois intervenientes da chamada.

No entanto, uma vez ou outra, dava jeito podermos responder a uma mensagem diretamente pelo relógio, algo que não conseguimos com o Xiaomi Watch S1 Active. Mas, como referido, é uma situação muito esporádica e que raramente damos uso devido ás dimensões mais reduzidas dos relógios que não permitem uma escrita tão fácil como o smartphone.

Xiaomi Watch S1 Active

De resto, tudo correu como o esperado. Mesmo a nível de conforto, tratando-se de um relógio grande, não criou incomodo algum a quem tem um pulso mais pequeno.

Conclusões finais

O Xiaomi Watch S1 Active mostrou-se um relógio elegante, completo e com uma autonomia invejável quando comparado a outros equipamentos do mesmo género muito mais caros.

Com um design elegante o suficiente para um evento mais casual e ao mesmo tempo uma aparência robusta para podermos realizar qualquer tipo de exercício sem problemas, aliado ao conforto no pulso, é uma aposta segura que se adequa a diferentes estilos de vida.

Xiaomi Watch S1 Active

A autonomia é outro dos pontos fortes do Xiaomi Watch S1 Active que aguenta sem problemas uma semana sem ter de ser ligado à corrente, deixando de ser uma preocupação para o utilizador ter de se lembrar de todos os dias carregar o smartwatch para o poder utilizar no dia seguinte ou mesmo para que conseguia monitorizar o sono.

Em termos de funcionalidades, o Xiaomi Watch S1 Active está muito bem equipado com sensores capazes de medir os pontos chave da saúde do utilizador 24h por dia. Os modos de desporto vão conseguir satisfazer as necessidades dos mais ativos e, para os mais tech, contamos ainda com a Alexa integrada no próprio relógio.

Xiaomi Watch S1 Active

O NFC do relógio permite ainda utilizar o mesmo para realizar pagamentos diretamente através do pulso, desde que pertença à rede Mastercard.

No final de tudo, é um relógio extremamente completo, elegante, robusto e com as características suficientes para satisfazer os utilizadores de todos os mercados. Apesar do seu tamanho, adapta-se bem a todos os pulsos e não é muito pesado, parecendo até que nem o estamos a utilizar nos momentos de maior distração.

O Xiaomi Watch S1 Active pode ser adquirido por um PVP de 179.99€.

Agradecemos à Xiaomi por nos ter dispensado uma unidade para testes.

Xiaomi Watch S1 Active

179.99€
9.5

Design

9.0/10

Funcionalidades

9.5/10

Autonomia

10.0/10

Conetividade

9.5/10

Pros

  • Autonomia
  • Conforto no pulso

Contras

  • Impossibilidade de responder a mensagens

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory