Análise Zeblaze Thor Ultra – Um smartwatch que é um autêntico smartphone

O mercado está repleto de smartphones que pretendem complementar a experiência de uso do smartphone.

No entanto, existem outras opções, como é o caso do recém-lançado Zeblaze Thor Ultra, cujo objetivo não é ser um equipamento de companhia, mas sim um substituto diretamente no seu pulso.

Fique a conhecer a nossa análise a este equipamento onde partilhamos a nossa opinião e experiência com este smartwatch 4G.

Publicidade

Zeblaze Thor Ultra Review – Um smartwatch 4G com tudo o que precisa no seu pulso

No mercado dos smartwatches estamos habituados a ver várias soluções que permitem integrar com o smartphone para alertar de notificações, atender chamadas, monitorizar dados de saúde e sono ou controlar certas funcionalidades do smartphone.

No caso do recém-lançado Zeblaze Thor Ultra, a finalidade é totalmente o oposto. Não há aplicação para instalar no smartphone, uma vez que o próprio smartwatch é o smartphone.

analise zeblaze thor ultra

Este relógio inteligente conta com um ecrã circular com ecrã AMOLED de 1.43″ com resolução 466×466 px, 391 PPI, proteção Gorilla Glass, brilho de 1000 nits e com cobertura de 72% da estrutura.

A estrutura é construída em metal, num corpo único, enquanto a traseira é fabricada em vitrocerâmico com sensor OHR Fusion incorporado. Na lateral encontramos um botão físico e uma coroa rotativa para interação com o relógio.

O Zeblaze Thor Ultra utiliza o processador Spreadtrum SC8541E quad-core com núcleos Cortex-A7MP e construção em 28 nm. A acompanhar estão 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

analise zeblaze thor ultra

Inclui suporte a 4G LTE global, permitindo utilizar um cartão SIM para realizar chamadas, enviar mensagens e aceder à internet por rede móvel como se de um smartphone se tratasse. É ainda compatível com Wi-Fi 2.4GHz, 802.11b/g/n, Bluetooth 4.2 e GPS, GLONASS, Baidou e A-GPS.

Integra ainda um acelerómetro e giroscópio de 3 eixos e um sensor biométrico OHR fusion para monitorização dos batimentos cardíacos e nível de oxigénio no sangue.

analise zeblaze thor ultra

Em termos de bateria, apresenta uma capacidade de 930 mAh que promete uma autonomia até 65 horas e um carregamento rápido (5V/0.5A) por adaptador magnético que permite recuperar a totalidade da bateria em cerca de 45 minutos.

Em termos de sistema operativo, conta com Android 8.1 completo, adaptado ao relógio, permitindo instalar aplicações diretamente da Play Store e utilizar, por exemplo, Google Maps, WhatsApp e muitas outras apps diretamente no seu pulso.

analise zeblaze thor ultra

O Zeblaze Thor Ultra está disponível por 69.54€ (com o código BGTHORCZE) na Banggood com envio gratuito e todas as despesas e taxas incluídas no preço.

Na caixa

  • Zeblaze Thor Ultra
  • Carregador magnético
  • Película inserida no smartwatch
  • Manuais

Design e qualidade de construção

O Zeblaze Thor Ultra é um smartwatch claramente inspirado no Huawei Watch 4 que apresenta um design elegante e apelativo e com uma excelente qualidade de construção.

analise zeblaze thor ultra

O corpo é uma peça única de metal que liga à traseira em vitrocerâmica e ao ecrã circular que apresenta uma ligeira curva para integrar perfeitamente no restante corpo.

No lado direito encontramos uma coroa rotativa, um botão físico e o microfone.

analise zeblaze thor ultra

Já do lado esquerdo localiza-se outro microfone e gaveta para um NanoSIM.

analise zeblaze thor ultra

Na parte traseira encontramos o sensor biométrico OHR fusion e uma coluna escondida pela bracelete na parte inferior.

analise zeblaze thor ultra

A bracelete é de 22 mm, construída em fluoroelastómero e com fivela em plástico, e inclui um sistema de desencaixe rápido para uma substituição simples.

analise zeblaze thor ultra

No caso da coroa rotativa, embora de boa qualidade de construção, a rotação não é fluída o que prejudica um pouco a experiência de navegação.

analise zeblaze thor ultra

O ecrã apresenta uma excelente qualidade com boa definição, bons ângulos de visão e boa legibilidade ao sol.

analise zeblaze thor ultra

Sistema Android completo com Play Store

O Zeblaze Thor Ultra integra uma versão completa do Android 8.1 adaptada ao ecrã do smartwatch.

analise zeblaze thor ultra

Desta forma, é possível aceder à Play Store para instalar praticamente qualquer aplicação que pode instalar no seu smartphone.

De origem vem instalado o Google Maps que tira proveito do GPS, GLONASS e A-GPS para permitir uma navegação diretamente através do relógio sem necessidade de equipamentos adicionais.

analise zeblaze thor ultra

Para perceber a experiência a correr aplicações, instalámos várias da Play Store para perceber como se adaptam ao ecrã do relógio.

No caso de, por exemplo, o WhatsApp e do CPU-Z, foi possível correr e utilizar as apps sem qualquer problema, embora a visualização aparecesse com os cantos cortados devido ao ecrã ser arredondado.

analise zeblaze thor ultra

Para resolver este problema, a Zeblaze adicionou uma opção que permite transformar o ecrã em quadrado para as apps externas onde é apresentada toda a imagem, sem cortes, embora a visualização seja adaptado a um quadrado perdendo alguma área de ecrã.

No caso do WhatsApp sentimos também alguma dificuldade com a atualização das conversas, sendo necessário mexer nas definições de energia para que não seja preciso abrir o WhatsApp para receber as mensagens novas.

analise zeblaze thor ultra

No caso, por exemplo, do Amazon Prime Video ou Netflix, o vídeo é apresentado numa área retangular que corta grande parte do ecrã.

analise zeblaze thor ultra

Embora a experiência de visualização no ecrã não é ótima, é bastante útil caso escolha a projeção do conteúdo num ecrã externo, ficando com o controlo da reprodução diretamente no relógio.

analise zeblaze thor ultra

Pode instalar também o Spotify ou outra aplicação de música para reprodução direta no Zeblaze Thor Ultra onde pode conectar uns earbuds Bluetooth e ouvir a sua música descansado.

Embora a experiência não seja ótima, uma vez que estamos a trabalhar com aplicações adaptadas para um relógio, a usabilidade é suficiente para uma boa interação com as apps.

analise zeblaze thor ultra

Todo o sistema está traduzido para Português de Portugal, embora surjam esporadicamente traduções mal feitas ou em Português do Brasil.

analise zeblaze thor ultra

Aplicações de sistema

Além das aplicações da Play Store, o Zeblaze Thor Ultra traz algumas aplicações de sistema:

  • Telefone
  • Navegador
  • Calculadora
  • Calendário
  • Contactos
  • Álbuns
  • Mensagens
  • Música
  • Cronómetro
  • Super economia de energia
  • Limpeza com um clique
  • Relógio
  • Leitor de vídeo
  • Lanterna
  • Gravador de voz
  • Desporto
  • Loja de mostradores
  • Frequência cardíaca
  • SpO2
  • Guia de utilizador
  • Configurações de estilo
  • Pedómetro
  • Explorador de arquivos
  • Play Store

Sendo considerado como um smartphone, integra as funcionalidades básicas que permite aceder ao calendário, gravar áudio, reproduzir conteúdos multimédia da memória, gerir ficheiros ou ainda a lanterna.

Tirando proveito do 4G, integra ainda a app de telefone, contactos e mensagens que funcionam tal e qual como o smartphone e que iremos falar a seguir.

analise zeblaze thor ultra

No caso do navegador, oferece uma possibilidade de aceder a qualquer página da internet com a visualização a ser adaptada ao ecrã do smartwatch e a ser totalmente utilizável.

analise zeblaze thor ultra

O teclado, sendo qwerty, apresenta uns botões de tamanho bastante reduzido, que nem sempre se torna fácil acertar na tecla certa à primeira, mas que também é totalmente usável.

analise zeblaze thor ultra

De origem, o Zeblaze Thor Ultra já traz várias opções de mostradores, embora possa adicionar outras opções através da loja disponível no relógio.

analise zeblaze thor ultra

Existe ainda um configurador de estilos onde pode personalizar diversas opções do relógio como é o caso do aspeto do menu.

Conectividade 4G LTE Global

Uma das grandes vantagens do Zeblaze Thor Ultra é a possibilidade de colocar diretamente no relógio um NanoSIM de forma a que o próprio smartwatch seja totalmente autónomo e permite aceder à internet, fazer chamadas e receber SMS.

Pode assim colocar o seu SIM do smartphone, pedir um clone na operadora que utilize à vez ou colocar um cartão específico para o relógio de forma a tirar proveito de um sistema Android completo no seu pulso.

analise zeblaze thor ultra

Como suporta 4G LTE global é totalmente compatível com a nossa rede, permitindo um acesso sem limitações à rede móvel além de poder ser também utilizado em roaming.

Este relógio permite assim ser totalmente autónomo, dando-lhe assim a possibilidade de deixar o smartphone em casa e utilizar apenas o relógio para tudo.

analise zeblaze thor ultra

Wi-fi e Bluetooth

Além do 4G LTE, o Zeblaze Thor Ultra integra ainda conectividade Wi-Fi de forma a que possa conectar-se à rede de casa e poupar bateria na ligação de dados, tal como se recomenda num smartphone para poupar bateria.

Além disso, suporta também Bluetooth 4.2, tornando possível conectar a outros dispositivos como é o caso de earbuds para chamadas ou ouvir música.

analise zeblaze thor ultra

Monitorização de métricas de saúde e atividades físicas

Para monitorização de saúde, o Zeblaze Thor Ultra utiliza um sensor biométrico OHR fusion que permite uma monitorização 24 horas dos batimentos cardíacos e a medição do nível de oxigénio no Sangue (SpO2).

analise zeblaze thor ultra

Ambos os valores aparentam ser medidos com precisão, havendo pouca diferença para um medidor de tensão tradicional.

analise zeblaze thor ultra

Além destas métricas de saúde, integra ainda um pedómetro para contabilizar passos e calorias gastas e a possibilidade de monitorizar uma série de desportos e atividades físicas com contabilização das estatísticas de cada sessão de treinos.

Desempenho

O Zeblaze Thor Ultra utiliza um processador quad-core Spreadtrum SC8541E, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Em termos de desempenho, os recursos estão ajustados à necessidade do relógio e as aplicações correm com uma boa fluidez e sem quebras de desempenho visíveis para as aplicações de dia a dia.

Claro que em termos de aplicações que exijam mais do 3D, como jogos, o desempenho vai sempre ficar bastante aquém, não sendo no entanto o objetivo deste relógio.

analise zeblaze thor ultra

Autonomia e carregamento

O Zeblaze Thor Ultra traz uma bateria de 930 mAh que pretende fazer frente ao alto consumo deste smartwatch.

Tendo em conta que temos um sistema completo Android, com toda a exigência que isso acarreta, juntamente com uma conexão 4G ativa não podemos pedir grandes milagres.

Numa utilização menos intensa conseguimos alcançar cerca de 1 dia completo de autonomia, enquanto se a utilização for mais regular foram muitas as vezes poderia não chegar ao final da tarde.

No entanto, utilizando numa ótica de maior poupança e com recurso, se necessário, ao modo de super poupança de energia conseguimos superar o dia e meio.

analise zeblaze thor ultra

Caso considere uma utilização regular e despreocupada, então irá mesmo precisar de o carregar todas as noites.

Quanto ao carregamento, este é realizado através de um carregamento rápido que permite repor o total da bateria em cerca de 45 minutos, um valor que se comprovou na realidade.

Não existe aplicação de ligação ao smartphone

Ao contrário do que é habitual, o Zeblaze Thor Ultra não dispõe de nenhuma aplicação destinada ao smartphone.

Este será mesmo uma escolha da marca que pretende que este smartwatch se torne uma alternativa e não um complemento do seu smartphone.

Embora se perceba o objetivo, a verdade é que o alerta de notificações e chamadas é algo que faz sempre falta e que se sente que falta neste relógio para quem quer utilizar este smartwatch com um segundo cartão mas manter a ligação ao seu número principal.

analise zeblaze thor ultra

Opinião do Zeblaze Thor Ultra

O Zeblaze Thor Ultra é um relógio elegante e bem construído que aparenta ser bastante mais caro do que é verdadeiramente.

Com suporte para 4G LTE global permite colocar um NanoSIM para se tornar totalmente autónomo e, assim, uma alternativa ao smartphone, objetivo que cumpre de forma bastante satisfatória.

Integra uma versão completa do Android que permite instalar aplicações da Play Store e correr como se de um smartphone se tratasse, mesmo que por vezes seja necessário adaptar a visualização para facilitar a interação.

analise zeblaze thor ultra

Em termos de desempenho, desde que não se tente jogar jogos ou utilizar aplicações pesadas que dependam muito do 3D tudo corre de forma fluída.

Face a estas funcionalidades todas é já de esperar que a autonomia não seja fantástica, conseguindo alcançar, com alguns cuidados, um dia de autonomia. O carregamento é, no entanto, rápido a repor a bateria necessária.

analise zeblaze thor ultra

Como outro ponto menos positivo assinalamos a falta de uma app de companhia para o smartphone, o que daria sempre jeito para receber as notificações no relógio.

Em termos de preço, o Zeblaze Thor Ultra está à venda na Banggood, com portes e taxas incluídas, por 69.54€ (com o código BGTHORCZE).

O Techbit agradece à Banggood a cedência do Zeblaze Thor Ultra para análise.

Zeblaze Thor Ultra

69.54€
8.5

Qualidade de construção

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Conforto

9.0/10

Autonomia

7.5/10

Sistema

8.0/10

Pros

  • Android completo com Play Store
  • 4G LTE Global integrado
  • Qualidade do ecrã

Contras

  • App de companhia para smartphone dava jeito
  • Autonomia limitada
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory