Certamente muitos se lembrar de, nas primeiras versões do sistema Android, utilizar a popular aplicação Greenify para impedir aplicações de executarem em segundo plano e, assim, poupar recursos e bateria.
Com o tempo, o sistema da Google passou a integrar a possibilidade de hibernar aplicações nativamente, no entanto deixou o controlo a cargo do sistema ou de uma aplicação do fabricante.
No entanto, a Google parece querer dar esse controlo aos utilizadores e está já a preparar uma nova funcionalidade de hibernação para o Android 12.
Android 12 irá permitir ao utilizar hibernar aplicações
Com a quantidade de aplicações que temos instaladas nos nossos smartphone, torna-se importante escolher aquelas que pretendemos a correr de fundo ou as que preferimos hibernar.
Embora para muitas pessoas a limitação dos recursos não seja um problema, esta pode ser uma excelente forma de poupar na bateria.
Por agora, o sistema Android faz esta gestão automaticamente de forma a otimizar a bateria e a RAM, no entanto, a Google pretende dar a possibilidade dos utilizadores definirem as suas regras.
Assim, e ao estilo do Greenify, está a preparar uma nova funcionalidade de hibernação que deverá incluir no Android 12.
A Google está assim a preparar várias novidades para a próxima versão do seu sistema que deverá ser lançada, em versão Preview, dentro de alguns meses.