Com a atualização dos dados do Android Studio, é possível conhecer os valores atualizados da distribuição das versões de Android.
Android 13 está agora em 15% dos smartphones, sendo o Android 11 a versão ainda mais utilizada.
Android 11 é ainda a versão Android mais utilizada com Android 13 a só chegar a 15% dos equipamentos
A Google deixou, há algum tempo, de publicar os dados de distribuição das suas versões de Android. No entanto, sempre que atualiza os dados do Android Studio, é possível perceber como está esta evolução.
Com uma nova atualização lançada, podemos agora verificar que a última versão oficial, o Android 13, chega apenas a 15% dos smartphones, um valor bastante baixo tendo em conta que irá fazer praticamente um ano.
A distribuição mais utilizada é, atualmente, o Android 11, estando instalado em 23.1% dos equipamentos com sistema operativo da Google.
Olhando para as restantes versões, temos os seguintes valores:
- Android 11 – 23,1%
- Android 10 – 17,8%
- Android 12 – 16,3%
- Android 13 – 15,0%
- Android Pie 11,9%
- Android Oreo – 8,3%
- Android Nougat – 3,0%
- Android Marshmallow – 2,3%
- Android Lollipop – 1,8%
As atualizações dos smartphones Android continuam a ser um grande problema. Embora diversos fabricantes estejam a investir no suporte e na política de atualizações, esta contempla apenas os modelos de gamas mais altas, com as gamas mais baixas a receberem menos novidades.
O facto de existirem imensas marcas e fabricantes dificulta também este processo, uma vez que a Google não consegue assegurar a atualização de todos os equipamentos, como acontece como a Apple que conseguiu alcançar 81% de taxa de adoção do iOS 16 em cerca de 1 ano.