Android recebe 8 novas funcionalidades para ajudar o utilizador a simplificar o dia a dia

Aproveitando o Mobile World Congress, em Barcelona, a Google decidiu avançar com algumas novas funcionalidades para o sistema Android que prometem simplificar o dia a dia dos utilizadores.

As novidades do sistema Android englobam os smartphones, tablets, smartwatches com Wear OS e os carros com compatibilidade com Android Auto.

android
Publicidade

Novidades para sistema Android prometem melhorar a produtividades

Com o Mobile World Congress, várias são as empresas a aproveitar o momento para trazerem a público algumas novidades que têm preparadas para 2024. A Google quis aproveitar o foco no evento e avançou algumas novas funcionalidades e melhorias para o sistema Android.

A ideia da empresa é tornar o sistema um companheiro melhorado do dia a dia que vai permitir ao utilizador simplificar o dia a dia e abrir-lhe as portas a que consiga fazer mais em qualquer equipamento com um dos variados sistemas Android.

1 – Mantenha-se contatável sem perder a concentração na estrada

Com a ajuda da IA, o Android Auto pode resumir automaticamente textos ou conversas de grupo longas, enquanto conduz.

android auto bmw

O Android Auto também vai sugerir respostas e ações relevantes, para que o utilizador possa simplesmente, com um só toque, enviar uma mensagem para partilhar o Tempo Estimado de Chegada (ETA) ou iniciar uma chamada.

2 – Ouça legendas para imagens criadas com recurso à IA

Com as legendas das imagens no Lookout no Android, o utilizador pode ouvir as descrições – geradas automaticamente por IA – das fotos, das imagens online e das imagens incluídas em mensagens.

Esta nova funcionalidade foi desenvolvida para as comunidades com deficiências visuais e está a ser implementada, a nível global, em inglês.

3 – Explore as redondezas com informação mais acessível sobre os locais

O suporte melhorado para leitura do ecrã para o Lens no Maps ajuda o utilizador a explorar as zonas à volta e a identificar locais como ATMs, restaurantes e estações de transporte público.

google maps

A partir de agora, é possível apontar a câmara do telefone para o local pretendido e o TalkBack vai ler as informações do local em voz alta, tais como o horário de funcionamento, as avaliações ou as direções de como chegar a esse determinado local.

4 – Feedback com marcações manuscritas no Docs

Com as marcações no Google Docs, agora pode adicionar anotações manuscritas ao Docs a partir do telefone ou tablet Android utilizando apenas o dedo ou a caneta.

Com uma seleção de ferramentas de marcação à escolha, como diferentes cores da caneta e marcadores, o processo de revisão dos documentos e feedback é rápido, flexível e fácil.

5 – Novos controlos de transmissão para reproduções sem interrupções no Spotify

O switcher de saída no ecrã inicial do Android já ajuda o utilizador a alternar facilmente entre os seus dispositivos ao reproduzir o YouTube Music – seja o altifalante do telefone, os auscultadores, as colunas inteligentes ou a TV.

Spotify

Agora, também passa a ser possível com o Spotify. Então, quando o utilizador estiver a utilizar o Spotify, o switcher de saída vai mostrar os dispositivos compatíveis com o Spotify Connect.

6 – Saúde, bem-estar e forma física, tudo no mesmo local

Tenha uma imagem mais completa da sua saúde diretamente na aplicação Fitbit redesenhada através do Health Connect – através dos dados dos seus wearables e aplicações favoritas, tais como AllTrails, Oura Ring e MyFitnessPal.

Na aplicação Fitbit no telefone Android, basta clicar no separador Você, para aceder aos dados das aplicações conectadas junto aos dados do Fitbit.

Fitbit Charge 6 smartband google

No separador Hoje, é possível o utilizador ver dados como exercícios, passos, calorias queimadas, andares subidos e distância percorrida nas aplicações compatíveis com o Health Connect.

7 – Bilhetes, cartões e muito mais diretamente no pulso

Com a Carteira da Google, agora, disponível nos smartwatch Wear OS, o utilizador pode aceder a cartões de embarque, bilhetes para eventos, cartão de clubes, cartões de fidelidade, entre outros diretamente no seu pulso.

Basta que o utilizador escolha a quais quer aceder para que estejam sempre prontos a utilizar quando forem precisos.

8 – Rotas de transportes públicos diretamente no pulso

Com as rotas de transporte público no Google Maps para Wear OS, o utilizador pode manter o telefone no bolso e olhar para o pulso para ter certeza que não vai perder o autocarro, comboio ou barco.

wearOS Google

É possível consultar os horários de partida diretamente no smartwatch e obter instruções de navegação guiadas até ao destino.

Se preferir o telefone, também poderá espelhar as instruções no relógio e navegar com as mãos livres.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory