Foi em 2012 que a versão 4.0 do sistema operativo da Google chegou ao mercado. Agora, em 2021, o suporte dos Play Services vai deixar de existir para esta versão do Android.
É estimado que menos de 1% dos utilizadores ainda utiliza o Android Jelly Bean, pelo que vão ser poucas as pessoas afetadas por esta decisão. No entanto, essas poucas pessoas precisam de ponderar comprar um novo equipamento.
Google deixa de fornecer Play Services para Android Jelly Bean
Claro que não vão ser as pessoas mais novas que vão ser afetadas por este fim de suporte. Nos dias de hoje um equipamento que ainda esteja a correr esta versão do Android já não consegue lidar com muitas das atividades do dia a dia de quem necessita efetivamente do smartphone ou tablet para trabalhar.
O fim do suporte vai acontecer já no próximo mês de agosto com o lançamento da versão 21.30.99 do Play Services APK e esta vai ser a ultima atualização que estes equipamentos mais antigos vão poder receber.
Esta mudança afeta todos e quaisquer equipamentos das versões 4.0, 4.1, 4.2 e 4.3 do sistema operativo da Google.
Esta decisão da empresa não fará com que os equipamentos deixem de funcionar corretamente nem vai colocar qualquer tipo de dados em perigo iminente. O que acontece é que algumas aplicações podem deixar de funcionar corretamente daqui para a frente.
Além disso claro que passa a ser um dispositivo com menos segurança devido à falta de futuras atualizações por parte da Google além do facto de já não receberem atualizações de segurança há alguns anos.
Se estes equipamentos forem utilizados apenas para realizar e receber chamadas e mensagens, não haverá propriamente a necessidade de um upgrade ao equipamento no imediato. Se for utilizado para mais que serviços básicos então os utilizadores podem ver-se forçados a trocar de equipamento devido a incompatibilidades futuras.