h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Android Tiramisu, a nova versão do sistema da Google

A gigante tecnológica decidiu começar a disponibilizar a versão de desenvolvedor do novo Android Tiramisu, a 13ª versão do sistema operativo. Como manda a tradição, nova versão do Android, novo doce para lhe dar nome.

Além do nome, são algumas as mudanças que a Google decidiu implementar no novo Android Tiramisu quando comparado com o Android 12, o Snow Cone.

Android
Publicidade

Android Tiramisu entrou em fase de desenvolvimento

Para quem não é muito ligado ao mundo das sobremesas, o Tiramisu é uma sobremesa italiana com um sabor à base de café. E é também a sobremesa que vai dar o nome interno ao novo Android 13.

Já é tradição para a Google recorrer a sobremesas para apelidar as versões do sistema Android. Após o Android 9 (Pie) esta parou de promover os nomes das sobremesas tendo mesmo saltado o nome para o Android 10. No entanto, internamente, a empresa continuou a chamar o sistema operativo por algum nome de uma sobremesa.

As últimas versões foram o Red Velvet Cake (Android 11) e o Snow Cone (Android 12), que abriram espaço para se começar a desenvolver o Tiramisu (Android 13).

Além do nome italiano, a nova versão traz também algumas novidades nesta primeira fase de desenvolvimento. As novidades prendem-se em trazer os temas dinâmicos, mas com uma melhor integração com aplicações de terceiros quando comparado às versões anteriores além de ir melhorar diversas questões de segurança e de permissões do sistema.

Um novo modo de seleção vai permitir aos utilizadores partilhar fotos e vídeos do armazenamento local e do Google Drive sem que exista a necessidade de fornecer permissões de acesso a todas as fotografias do utilizador.

Esta última funcionalidade não será exclusiva do Android Tiramisu e vai chegar a todas as versões anteriores a partir do Android 11, inclusivé.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade