Aplicações de encontros recolhem mais informação que a necessária

Com a celebração do Dia dos Namorados, as aplicações de encontros ganham uma relevância muito maior que o habitual, com os solteiros a tentarem arranjar companhia para o dia mais romântico do ano.

A NordVPN realizou um estudo sobre as aplicações de encontros e chegou à conclusão que estas são mais invasivas na privacidade dos utilizadores que o necessário.

Love tech computador amor dating coracao codigo
Publicidade

Permissões em excesso nas aplicações de encontros

O Dia dos Namorados é o dia mais romântico de todo o ano. As lojas enchem-se de corações, as declarações amorosas começam a aparecer um pouco por todas as redes sociais e os gestos românticos surgem ao virar de cada esquina.

No entanto, este dia não está apenas repleto de amor. É um dia que pode provocar alguma comichão em algumas pessoas solteiras e que leva muitos utilizadores a virarem-se para as aplicações de encontros para tentarem encontrar a cara metade com quem vão passar o São Valentim.

Apesar de toda a mensagem positiva que as aplicações de encontros tentam passar para os utilizadores, existe um lado menos positivo por detrás destas aplicações. Segundo avança a NordVPN, cerca de 25% das permissões para aceder a funções do dispositivo por parte das aplicações de encontros não estão relacionadas com o desempenho das mesmas.

love dating tinder dia dos namorados

“Apps de dating encontram-se entre aquelas que mais requisitam o acesso a funções do dispositivo que não são relevantes para o seu desempenho. A informação coletada pode ser utilizada contra o interesse do utilizador e gerar problemas de privacidade bem mais graves do que anúncios direcionados. Mesmo que estejam a lidar com uma app com boa reputação, os utilizadores devem sempre pensar se a app precisa mesmo de certos dados para fazer o seu trabalho antes de carregar em Aceito”

Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança na NordVPN

Segundo investigadores de cibersegurança e privacidade, as aplicações de encontros para o telemóvel requisitam em média 23 permissões ao dispositivo, incluindo acesso à sua localização, fotos, ou vídeos. Até seis destas permissões são desnecessárias para o desempenho da aplicação.

tinder match love dating

Além disso, a categoria de aplicações de encontros é uma das que mais requisita permissões especiais, perigosas, e biométricas, que envolvem informação pessoal altamente sensível e processos do sistema fundamentais. Em média, as apps de dating requisitam 11 permissões especiais, perigosas, e biométricas. Apenas aplicações de lifestyle, mensagens, e redes sociais requisitam mais permissões deste género.

Proteja a privacidade das aplicações de encontros

Tratando-se de um tópico sensível, a NordVPN deixou algumas sugestões que visam ajudar os utilizadores a manterem-se seguros quando ponderam recorrer a aplicações de encontros ou a outro tipo de apps que podem solicitar mais permissões que as que necessitam.

  • Recorrer a lojas de aplicações oficiais – Lojas de apps não oficiais não têm nenhum tipo de verificação se uma determinada aplicação é, ou não, segura para o utilizador. Além disso, aplicações de encontros provenientes de lojas não oficiais são mais suscetíveis a serem modificadas por criminosos.
  • Ler a política de privacidade antes de fazer o downloads – Nesta política deverá estar indicada toda a informação que será recolhida pela aplicação em questão e de que modo será partilhada com agentes externos.
dia dos namorados sao valentim
  • Permissões de dados – O utilizador deve procurar informar-se sobre as permissões de acesso a dados que são solicitadas pelas aplicações de encontros e outras. Desta forma, deverá recusar ou desativar as permissões que não sejam relevantes para o funcionamento correto da aplicação de forma a manter a segurança pessoal acima de tudo.
  • Não recorrer às redes sociais para fazer o registo – em aplicações de encontros não deve recorrer às redes sociais para efetuar o registo e, posteriormente, o log-in. Ao permitir tal acesso, é possível recolher informação indevida presente na rede social em questão assim como é possível que a rede social recolha dados que não quer partilhar das aplicações de encontros.
  • Cuidado com a localização – Muitas aplicações, especialmente aplicações de encontros, pedem permissão para aceder à localização do dispositivo. Apesar de este ser um requisito fundamental em muitas apps do género, deverá ter em atenção para limitar o uso apenas para quando utiliza a aplicação em questão.
nordvpn
  • Apagar aplicações não utilizadas – se uma aplicação não é utilizada por muito tempo, deve apagar a mesma do equipamento, evitando assim que existam possíveis ataques provenientes daquela fonte quando nem recorre à aplicação no dia a dia.
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory