Apoios à Habitação têm um aumento de 600% de reclamações efetuadas

Os diversos programas que prometem Apoios à Habitação têm sido alvo de um elevado número de reclamações no Portal da Queixa.

As reclamações dirigidas à IHRU referentes aos Apoios à Habitação dispararam 600% no primeiro trimestre de 2024, segundo avança o Portal da Queixa.

portal da queixa reclamações
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Apoios à Habitação com demoras, falhas e muitos insatisfeitos

Os vários programas que visam fornecer alguns Apoios à Habitação do Governo estão a ser alvo de inúmeras reclamações no Portal da Queixa que, no primeiro trimestre do ano, identificou um aumento na ordem dos 600%, face a 2023.

Demora na entrega de casas, longos atrasos no pagamento das rendas e falta de resposta são os principais motivos das reclamações dirigidas ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). O Porta 65 é o programa que lidera o volume de queixas.

Segundo os dados analisados, a tendência de crescimento das reclamações começou a ganhar evidência em maio de 2023, observando-se ainda que, de 2022 para 2023, o IHRU aumentou em 373.3% o número de queixas registadas. Foram 60 ocorrências em 2022 e 284 em 2023.

porta 65 jovem

Aferiu-se ainda que, até ao dia 15 de abril, o IHRU já recebeu 106 reclamações ligadas aos diferentes Apoios à Habitação. No período homólogo de 2023, foram 15, traduzindo um aumento de 606.7%.

Entre os apoios à Habitação mais visados pelos consumidores, está o Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento jovem, a somar 34.4% das reclamações dirigidas ao IHRU, sendo que, o Porta 65+ (acessível a candidatos de qualquer faixa etária), recolheu 2.2%.

Segue-se o Apoio à Renda, a ocupar uma fatia de 32.2% e o Apoio Extraordinário à Renda (criado para as famílias mais vulneráveis) a gerar 13.3% das queixas.

Sobre os apoios Arrendamento Apoiado e Arrendamento Acessível recaíram, para cada um, 4.4% das reclamações.

Já os problemas reportados no âmbito da Habitação Social geraram 5.6% dos casos relatados no Portal da Queixa. Também o programa ‘Arrendar para Subarrendar’ motivou 3.3% das participações contra o instituto público.

portal da queixa

Relativamente à resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana perante as reclamações que lhe são dirigidas, os indicadores revelam baixos níveis de performance e reputação. O Índice de Satisfação do IHRU é pontuado pelos consumidores em 16.3 (em 100), avaliado como “Insatisfatório”. A Taxa de Resposta é de 32.9% e a Taxa de Solução de 10.2%.

De referir ainda que, na categoria Entidades Públicas, o IHRU é dos organismos mais reclamados no Portal da Queixa.

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