Os iPhone são conhecidos pela sua fraca autonomia quando comparados a muitos topos de gama Android.
No entanto, esta é uma realidade que tem vindo a mudar, tendo agora o novo processador Apple A17 Pro, equipado num iPhone 15 Pro Max levado a melhor contra um Xiaomi 14 Pro com Snapdragon 8 Gen 3.
Apple A17 Pro perde em Multicore, mas ganha em autonomia face ao Snapdragon 8 Gen 3
Para perceber o desempenho do novo processador Apple A17 Pro, foi colocado frente a frente um iPhone 15 Pro Max contra um Xiaomi 14 Pro equipado com Snapdragon 8 Gen 3.
Se do lado do desempenho o processador da Qualcomm levou a melhor, na parte da autonomia o resultado já foi diferente.
Com o ecrã de ambos os smartphones com a taxa de atualização de 120 Hz definida (pode haver variações porque ambos têm resolução dinâmica) foram deixados ligados até se desligarem para se perceber quanto tempo aguentavam.
No caso do Xiaomi 14 Pro, manteve-se conectado por 10 horas e 24 minutos contra 11 horas e 54 minutos do iPhone 15 Pro Max.
No teste estiveram também outros equipamentos como foi o caso do Samsung Galaxy S23 Ultra que, com o Snapdragon 8 Gen 2 também não surpreendeu ao registar 10 horas e 5 minutos.
Embora em contexto de utilização real os resultados poderão ser diferentes, é possível perceber que o desempenho em standby dos processadores é mais elevado no chip da Qualcomm que no da Apple, sendo este último mais eficiente.