Com o desenvolvimento das redes 5G e de um mundo mais conectado, os dispositivos IoT irão desempenhar um papel importante no futuro.
No entanto, de forma a garantir a segurança e a viabilidade destes equipamentos, é importante que seja criada uma norma que permita tornar os equipamentos compatíveis entre si e que garanta a segurança das comunicações.
Este é o objetivo do Project Connected Home over IP, um protocolo open-source que está a ser desenvolvido entre a Apple, a Amazon, a Google e muitos outros integrantes da Zigbee Alliance para os dispositivos Smart Home.
Grandes tecnológicas tentam criar protocolo universal de comunicações nos dispositivos Smart Home
Grandes empresas tecnológicas como a Apple, Amazon, Google e Zigbee Alliance estão a desenvolver um padrão de comunicação doméstica inteligente para o Smart Home.
O Project Connected Home over IP está a ser trabalhado pela Zigbee Alliance e, após algum atraso devido ao Covid-19, deverá lançar um rascunho até final deste ano, pretendendo implementar estas novas normas já em 2021.
Na base deste projeto está a intenção de tornar os dispositivos domésticos inteligentes mais seguros, confiáveis e fáceis de usar, permitindo uma melhor comunicação entre os dispositivos, as aplicações e os serviços na cloud e a definição de um conjunto específico de tecnologias de rede baseadas em IP para certificação dos equipamentos.
Com isto, o acordo não pretende acabar com as soluções proprietárias de cada marca, mas sim oferecer uma tecnologia complementar que permite uma melhor integração dos dispositivos IoT e uma melhor compatibilidade com a Alexa, o Google Assistente e a Siri.
Neste projeto, as empresas podem optar por um protocolo Wi-Fi/Ethernet, Thread/BLE ou uma mistura de ambos. As primeiras especificações lançadas serão as de WiFi, até à versão 6 (802.11a/b/g/n/ac/ax), e Bluetooth 4.1, 4.2 e 5.0 para as redes e protocolos wireless físicos. No futuro, serão lançados os de Ethernet e dados móveis.
Os dispositivos que serão integrados inicialmente neste projeto serãos de iluminação, eletricidade, climatização e segurança (portas, fechaduras, sistemas de segurança, etc), TVs, automação de janelas, entre outros.
Desta forma, pretende-se que já em 2021 esteja em vigor uma forma de uniformizar as comunicações e de melhorar a segurança e a integração dos dispositivos de IoT para Smart Home.
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: thumbs-o-up”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]