O mercado dos smartwatches há muito que é dominado pela Apple e o seu Apple Watch.
De 2021 para 2022, a marca americana viu a sua posição ser aumentada para 34.1% de quota, sendo também líder nas vendas, com um total de 60% do total de ganhos neste mercado.
Apple Watch domina mercado dos smartwatches
O mercado dos smartwatches tem crescido nos últimos anos, há medida que este tipo de equipamentos ganha interesse junto do público.
De entre as várias marcas que concorrem neste segmento a Apple tem sido a grande vencedora, sendo a marca com maior quota de mercado e fatia das vendas desde há alguns anos.
Olhando para os dados atualizados de 2022, fornecidos pela Couterpoint Research, esta tendência mantém-se e a marca americana continua a destacar-se largamente.
Mercado dos smartwatches cresceu em 2022
Quando comparado com o 2021, o ano de 2022 foi de crescimento para o mercado dos smartwatches. Segundo os dados partilhados, este segmento teve um crescimento de 12% quando comparado ao ano anterior.
No entanto, tal como nos smartphones, o último trimestre mostrou já alguma quebra no consumo, tendo sido registada uma queda de 2% quando comparado com o último trimestre de 2021.
Apple reforça a sua quota de mercado
Se olharmos para os valores das quotas de mercado, a Apple continua a destacar-se face às restantes marcas.
A marca americana viu a sua posição crescer 1.5%, passando dos 32.6% para os 34.1% de quota. Este crescimento foi também refletido no total de vendas, tendo a Apple sido responsável por 60% das receitas deste mercado.
Logo de seguida surge a Samsung, que manteve os 9.8%, e a Huawei que fecha o top 3 com uma queda de 0.7% face ao ano anterior, acabando 2022 com 6.7% do mercado.
No restante ranking, surge a noise (5.6%), a Firebolt (5.5%), a Garmin (4%), a Amazfit (4%) e a BoAt (3.8%). Já fora do gráfico de 2022, a Xiaomi e a Fitibt surgem em 10º e 11º, respetivamente.
Smartwatch low cost dominam mas relógios acima de 400€ registaram maior crescimento
Se olharmos ao segmento de preço, os smartwatches abaixo de 100$ foram os que registaram uma maior fatia com um total de 35% do mercado, um crescimento de 6% face a 2021.
Logo de seguida surgem os segmentos de 201-300$, 101-200$ e 301-400$, na 2ª, 3ª e 4ª posição, respetivamente, tendo todos perdido quota de mercado.
O grande vencedor de 2022 vai para o segmento de +400$ cuja quota subiu 129% com crescimento de 6% para 13%. Este aumento deve-se, sobretudo, ao lançamento do Apple Watch Ultra.
O mercado dos smartwatches continua assim a ganhar força, embora tenha acabado o ano de 2022 já com alguns sinais de quebra de consumo.