Apple já explicou porque é que as fotos apagadas reapareceram na galeria no iOS 17.5

Há uns dias, um bug no iOS 17.5 fez com que vários utilizadores se queixassem que algumas fotos apagadas tivessem reaparecido na galeria.

Depois de ter corrigido este erro com o iOS 17.5.1, a marca americana explicou agora o que originou este problema.

fotografia smartphone comida
Publicidade

Apple explicou como fotos apagadas apareceram na galeria dos iPhone com o iOS 17.5

A Apple lançou, com o iOS 17.5.1, uma correção para o bug que fazia com que fotos antigas, já elimindas há algum tempo, voltassem a aparecer na galeria.

No entanto, esta solução chegou sem grandes explicações do problema, deixando a dúvida se as fotos seriam realmente apagadas do sistema.

Para clarificar esta situação, a empresa americana lançou agora um comunicado que explica a origem do bug e de como as fotos foram recuperadas.

Segundo a marca, as fotos reapareceram devido a arquivos locais corrompidos que sobreviveram entre as atualizações do dispositivo, devido a backups e transferências.

Ou seja, as fotos são realmente apagadas da galeria e do sistema, no entanto, devido ao funcionamento do armazenamento NAND, a memória usada para armazenar a foto é marcada como disponível em vez de ser excluída imediatamente.

Este bug fazia com que alguns arquivos persistissem devido à corrupção do banco de dados que fazia com que os arquivos excluídos nunca fossem realmente apagados do dispositivo.

Com a instalação do iOS 17.5, o sistema recuperou esses arquivos foram restaurados do estado corrompido e preenchidos novamente no aplicativo de galeria.

No entanto, caso a memória do dispositivo fosse apagada corretamente, usando a função “Apagar todo o conteúdo e configurações”, o banco de dados corrompido também teria sido apagado.

Desta forma, a Apple afirma nunca ter tido ou ter acesso às fotos excluídas e que os dados corrompidos nunca foram mantidos como parte da sincronização do iCloud Photos.

Adicionalmente, a empresa americana referiu ainda que o único caso relatado de que teriam sido restauradas fotos de um antigo proprietário do iPhone era, na verdade, falso.

Com o iOS 17.5.1 este bug foi corrigido e já não há perigo de reapareceram fotografias na galeria.

Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X