Apple poderá implementar câmaras debaixo do ecrã em 2027

Seguindo os planos de alguns fabricantes de smartphones Android, a Apple iniciou agora o desenvolvimento, em parceria com a LG, de um sistema de câmaras inseridas debaixo do ecrã.

Este tecnologia deverá começar a ser implementada em 2025 no Face ID e irá englobar também a câmara frontal em 2027.

apple iphone sem camara frontal
Publicidade

Apple iniciou o desenvolvimento para colocar a câmara frontal debaixo do ecrã

Muitos fabricantes têm procurado, nos últimos anos, retirar a câmara frontal do ecrã para garantir uma imagem completa sem cortes desnecessários para armazenar a câmara.

Inicialmente a OnePlus e a Xiaomi tentaram um sistema de câmara pop-up que, embora bastante funcional, não foi mantido por ambas as marcas chinesas.

Mais recentemente, a Xiaomi apresentou também o seu sistema de câmaras debaixo do ecrã que, embora já muito funcional, ainda não apresentava a qualidade necessária para ser inserida nos smartphones de consumo da marca, tendo apenas sido testado no Mi Mix 4.

Com esta tecnologia a estar cada vez mais madura, também a Apple começa agora o seu desenvolvimento para os seus iPhone, procurando ter este novidade implementada nos próximos anos.

Para isso, está agora a trabalhar com a LG Innotek para desenvolver um sistema que permita albergar a câmara debaixo do painel e manter a mesma qualidade que as câmaras atuais.

oppo camara debaixo do ecra

Com os sensores a descer uma camada, passam a ter mais uma barreira que irá limitar a entrada da luz na câmara levando a uma perda de brilho e da qualidade final da fotografia.

Para colmatar este problema, a LG Innotek está a desenvolver um sistema múltiplo de sensores “freeform optic” que permitem aumentar a sensibilidade e captação de luz e reduzir as aberrações óticas produzidas por esta tecnologia.

Com já várias patentes lançadas nesta área, a empresa espera alcançar uma percentagem de transmissão de luz de 20% em 2023 e de 40% em 2024, permitindo assim chegar aos parâmetros pretendidos pela Apple.

Os planos da Apple para a tecnologia de câmeras debaixo do ecrã passam por passar o Face ID já em 2025, com o lançamento do iPhone 17 Pro, e assumir um ecrã integral sem recortes em 2027.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory