A maior inovação no mercado dos smartphones está, por agora, nos equipamentos dobráveis.
No entanto, segundo um registo de patente, a Apple poderá estar já a pensar no lançamento de outro conceito, smartphones enroláveis.
Patente revela planos da Apple para iPhone enrolável
O lançamento dos últimos iPhone tem sido um pouco criticado pelos fãs da marca pela falta de inovação, levando até muitos utilizadores a comprar de 2 em 2 anos os novos iPhone por não sentirem necessidade de atualizar para a geração seguinte.
Enquanto Samsung, Xiaomi, OPPO e outras marcas já apostam forte no mercado dos dobráveis, a Apple está ainda a aguardar pela maturação desta tecnologia, não havendo ainda grandes dados sobre os planos para o lançamento de um iPhone dobrável.
No entanto, surgiu agora uma nova patente que coloca a Apple numa nova área de inovação. Em vez dos smartphones dobráveis, a marca americana está a estudar a possibilidade de desenvolver um iPhone enrolável.
Desta forma, sempre que o iPhone não estivesse a ser usado, o ecrã “poderia mover-se de um estado desenrolado onde o ecrã está plano para um estado enrolado em que uma parte do ecrã se enrola para dentro do armazenamento.
Além deste sistema, a patente também explica que “a tensão compressiva na superfície de vidro, voltada para fora, pode ajudar a evitar danos no ecrã quando este é dobrado.
Por exemplo, uma camada de vidro aderida à superfície externa (voltada para a frente) do painel pode ser usada para evitar o painel do ecrã seja deformado e danificado quando o dedo de um utilizador, caneta de computador ou outro objeto estranho entre em contacto com a face frontal.
Assim, o polímero e/ou outras camadas protetoras podem formar-se como revestimentos para ajudar a evitar arranhões na camada de vidro”.
Este projeto é ainda um protótipo, mas poderá representar uma área futura de evolução da Apple e dos seus iPhone.